Os 28 F16A/B MLU da FAP

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raphael

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« Responder #390 em: Outubro 13, 2008, 08:12:08 pm »
o que caiu no pinhal de Leiria há uns meses é que fazia parte do pacote a alienar, dos MLU e o piloto desse está bem vivo e de saúde.
O outro que caiu e que esse provocou a lamentável morte do piloto era do 1º lote, dos OCU e já não constava do plano de venda, porque se a decisão foi tomada em 2006, já foi bem posterior ao acidente.
Qual é a dúvida?
Um abraço
Raphael
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pmdavila

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« Responder #391 em: Outubro 13, 2008, 08:20:38 pm »
Penso que o que se está a querer explicar é que a redução de 12 para 10 é devida à queda de ambos os aparelhos, uma vez que um dos "encaixotados" vai ter que assumir o lugar do 20.º OCU dos falcões. O sr. jornalista é que tem a memória fraca e só se lembra da queda do MLU, daí estar a dizer que
Citar
essa situação apenas explica a redução de 12 para 11, e não 10, dos aviões a alienar



Penso eu de que  :!:
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

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raphael

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« Responder #392 em: Outubro 13, 2008, 08:34:55 pm »
Ok ok tens razão. It's probably that!
Um abraço
Raphael
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Instrutor

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« Responder #393 em: Outubro 13, 2008, 09:39:40 pm »
Há uma coisa que me escapa, os primeiros F-16 que vierem eram 20 certo em 1994, passados 5 anos em 1999 vieram mais 25 F-16, sendo 5 para reposição de peças, se perdemos 2 avioes em acidentes e se o governo quer vender 10 restam 28 F-16, e os restantes 5 avioes?? Não se podem recuperar ou continuaram a servir de peças?
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Lightning

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« Responder #394 em: Outubro 13, 2008, 10:14:56 pm »
Citação de: "Instrutor"
Há uma coisa que me escapa, os primeiros F-16 que vierem eram 20 certo em 1994, passados 5 anos em 1999 vieram mais 25 F-16, sendo 5 para reposição de peças, se perdemos 2 avioes em acidentes e se o governo quer vender 10 restam 28 F-16, e os restantes 5 avioes?? Não se podem recuperar ou continuaram a servir de peças?


A ideia inicial era essa, 25 encaixotados, 20 para modernizar e 5 para peças.
Mas acho que quando caiu o 1º F-16 que se falou em modernizar um desses cinco, isto é,  dos 25 encaixotados modernizavam-se 21 em vez de 20, para substituir o que caiu, e ficavam 4 em vez de 5 para peças, mas depois de cair o 2º F-16 nunca mais ouvi falar nisso.
 

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Lancero

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« Responder #395 em: Outubro 20, 2008, 10:55:58 pm »
Citar
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Portaria n.º 843/2008
Considerando que a Força Aérea tem necessidade de assegurar a
operacionalidade da frota F-16, nomeadamente dos sistemas de ejecção
destas aeronaves;
Considerando a vantagem de um criterioso planeamento que permita
a prontidão e o aproveitamento integral das aeronaves nas missões a
que se destinam;
Tendo presente que a aquisição, em tempo oportuno, de componentes
para os sistemas de ejecção destas aeronaves é indispensável à consecução
daquele objectivo e implica processos de aquisição de bens cujos
prazos de entrega e respectivos encargos abrangem os anos de 2008,
2009, 2010, 2011, 2012 e 2013;
Considerando que, de acordo com as disposições conjugadas do n.º 2
do artigo 45.º da Lei n.º 91/2001, de 20 de Agosto, alterada e republicada
pela Lei n.º 48/2004, de 24 de Agosto, e do n.º 1 do artigo 22.º do Decreto-
-Lei n.º 197/99, de 8 de Junho, mantido em vigor pelo artigo 14.º do
Decreto -Lei n.º 18/2008, de 29 de Janeiro, a abertura do procedimento
relativo a despesas que dêem lugar a encargo orçamental em mais de um
ano económico não pode ser efectivada sem prévia autorização conferida
em portaria conjunta dos Ministros das Finanças e da tutela técnica:
Nestes termos, manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das
Finanças e da Defesa Nacional, o seguinte:
1 — Autorizar o Comando Logístico e Administrativo da Força Aérea
a desenvolver os procedimentos adequados à celebração de um contrato
de aquisição de componentes para o sistema de ejecção das aeronaves
F -16, no montante global de € 1 497 000.
2 — Os encargos resultantes do contrato não poderão exceder, em
cada ano económico, os seguintes montantes:
2008 — € 12 000;
2009 — € 298 000;
2010 — € 298 000;
2011 — € 298 000;
2012 — € 298 000;
2013 — € 293 000.
3 — Os montantes fixados para os anos de 2009, 2010, 2011, 2012
e 2013 poderão ser acrescidos dos saldos que se apurarem na execução
orçamental dos anos anteriores.
4 — Os encargos emergentes da presente portaria serão satisfeitos
por verbas adequadas inscritas e a inscrever no orçamento do Ministério
da Defesa Nacional, Força Aérea, para os anos de 2008, 2009, 2010,
2011, 2012 e 2013.
5 — A orçamentação das despesas em cada ano será precedida pela
apresentação de programas anuais de execução, elaborados de acordo
com as normas definidas pelo Ministério das Finanças e da Administração
Pública.
2 de Outubro de 2008. — O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando
Teixeira dos Santos. — O Ministro da Defesa Nacional, Henrique
Nuno Pires Severiano Teixeira.


http://www.dre.pt/pdf2sdip/2008/10/2030 ... 042581.pdf
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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Lancero

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« Responder #396 em: Outubro 22, 2008, 03:48:34 pm »
Citar
22 Outubro 2008 - 00h30

Força Aérea: Décimo segundo caça está agora a ser melhorado
Modernizar F16 demora 13 anos

A modernização dos trinta caças F16 das duas esquadras estacionadas na Base Aérea de Monte Real, Leiria, que ontem assinalou o seu dia, só ficará concluída daqui a quatro anos, apesar de estar no "topo das prioridades" da Força Aérea. O processo foi iniciado há nove anos e está agora a ser modernizada a 12ª aeronave.


"Embora envolvendo verbas elevadas, o programa de modernização e de actualização dos F16 é um requisito permanente e contínuo, estando no topo da lista de prioridades", afirmou o general Luís Araújo, Chefe de Estado--Maior da Força Aérea, que falava na cerimónia do Dia da Unidade e de Rendição do Comando.

O novo comandante da Base Aérea de Monte Real, coronel piloto-aviador Joaquim Borrego, prometeu uma "gestão rigorosa" dos meios e revelou as linhas de acção: "Prontidão operacional – a garantia da nossa utilidade –, prevenção de acidentes e comunicação eficaz."

"Intrinsecamente relacionado com a prontidão operacional, a prevenção de acidentes, ao promover a segurança, evitará a delapidação dos recursos, pelo que dedicarei e exigirei uma supervisão muito rigorosa", destacou Joaquim Borrego, que pretende ainda promover uma "cultura de mérito, a gestão rigorosa da justiça e continuar a desenvolver as condições ideais de trabalho e bem-estar".


"GENERAL GANHA MENOS QUE CO-PILOTO": Luís Araújo Chefe de Estado-Maior da Força Aérea

Correio da Manhã – Continua a haver muitos pilotos a quererem sair da Força Aérea?

Luís Araújo – Sim. Motivamo-los a ficar, mas não há uma instituição que consiga aguentar pilotos em que o general CEMFA ganhe menos do que um co-piloto da TAP.

– Mas há novas medidas deretenção em estudo?

– Uma das medidas será aumentar os suplementos, nomeadamente o de serviço aéreo, que estão a ser estudados com os outros ramos das Forças Armadas.

– Como vê a abertura da BA5 à aviação civil?

– Temos de estudar essa possibilidade, mas de todas as bases esta é aquela em que é mais difícil aplicar o conceito de duplo uso (militar e comercial).

– Porquê?

– Devido aos meios aéreos e à missão. Os F16 de alerta têm de reagir rapidamente a uma ameaça e de descolar em 15 minutos.

Isabel Jordão


http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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PereiraMarques

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« Responder #397 em: Outubro 22, 2008, 10:08:37 pm »
Fotos dos F-16 em formação.





Fonte:  :arrow:  http://f16portugal.blogspot.com/
 

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PereiraMarques

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« Responder #398 em: Novembro 22, 2008, 09:55:00 pm »
Citação de: "LPro"
Para registo, já está operacional o 12º MLU (o 5º deste ano) a sair da "linha de produção" :

Citação de: "I_Pereira"
Desta 5ª feira (20-11-2008), spottada com o Marcos 8)

15127

Citação de: "Marcos Figueiredo"
Citação de: "LPro"
Para registo, já está operacional o 12º MLU (o 5º deste ano) a sair da "linha de produção" :
Aqui fica um registo diferente do "15127"


Abraço


Fonte 9 g's:  :arrow: http://www.falcoes.net/9gs/viewtopic.php?f=11&t=1688
 

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butterfly

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« Responder #399 em: Novembro 23, 2008, 01:24:53 pm »
 

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Lightning

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« Responder #400 em: Dezembro 01, 2008, 12:05:09 am »
Então já temos 12 F-16 MLU certo?

Gostava que o pessoal que domina os numeros de caude me desse uma ajuda, fui ver umas páginas lá para trás onde tem os numeros de cauda e pelas minhas contas temos 11 F-16 MLU, incluindo o que caiu.

Citar
15121 F-16A MLU
15122 F-16A MLU
15123 F-16A MLU
15124 F-16A MLU
15125 F-16A em modernização
15126 F-16A em modernização
15127 F-16A MLU
15128 F-16A em modernização
15129 F-16A
15130 F-16A
15131 F-16A
15132 F-16A
15133 F-16A MLU
15134 F-16A MLU
15135 F-16A
15136 F-16A
15137 F-16B MLU
15138 F-16B MLU
15139 F-16B MLU
15140 F-16B MLU (destruido)
15141 F-16A


Qual é que falta colocar como MLU?
 

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nelson38899

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« Responder #401 em: Dezembro 01, 2008, 12:18:33 am »
Falta este como MLU

15126 , F-16AM (2008)
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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migbar2

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« Responder #402 em: Dezembro 01, 2008, 12:35:48 am »
Citação de: "nelson38899"
Falta este como MLU

15126 , F-16AM (2008)





Exacto, esse já está em Monte-Real pelo menos desde setembro.
 

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Lightning

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« Responder #403 em: Dezembro 01, 2008, 11:27:17 am »
Citação de: "migbar2"
Citação de: "nelson38899"
Falta este como MLU

15126 , F-16AM (2008)




Exacto, esse já está em Monte-Real pelo menos desde setembro.


Obrigado :D .
 

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HSMW

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« Responder #404 em: Dezembro 01, 2008, 04:28:12 pm »

Será que ficavam bem com uma camuflagem destas?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."