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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4635 em: Abril 04, 2025, 04:46:21 pm »
Ainda não percebeste que tens razão a nível técnico, operacional e financeiro e que tudo isso não interessa RIGOROSAMENTE para nada? Estamos a falar de uma  HIPOTÉTICA opção política de “desmame” dos Estados Unidos… tudo aquilo que mencionas, e muito bem,  é absolutamente verdade e simultaneamente irrelevante, a única questão que se coloca ao CEMA e ao MDN é “E em que côr quer, senhor Primeiro Ministro?”

Quanto a custos, a Croácia pagou esse valor por aviões quase novos. Eu estou a falar de Typhoon Tranche 2, com 15 anos de operação ou mais… não faz sentido custarem mais de metade de um Tranche 4 novo, no máximo uns 30-40 milhões por unidade, ou seja 900-1200 milhões por 30. Números redondos. Especialmente com o isco de entrarmos no GCAP (ou fazer o mesmo para o Rafael F2/F3 e FCAS).

Os Rafales croatas, praticamente novos ou não, tiveram um custo unitário de 80M, e foram vendidos com um pacote bastante limitado.

Os Typhoon em segunda mão, mesmo Tranche 2, tenho dúvidas que fiquem tão baratos. No máximo esse seria o preço só dos aviões, podendo ser necessário gastar 50% num contrato de manutenção, sobressalentes e afins. 0 armamento. Teriam que vir sem o Captor E, e a necessidade de os aguentar até à década de 40/45, obrigava à modernização para incluir o dito radar (e não só).

A ideia de que se gastam 1000M e ficamos despachados ate 2040, não é minimamente credível.

O isco de entrarmos num dos programas multinacionais, funciona, se estivermos dispostos a gastar o dinheiro para isso. Estando dispostos a gastar dinheiro nisso, que outros programas seriam cortados no processo?
Estouras muito mais que 1000M nos Typhoon, e depois investes 5000M no desenvolvimento do GCAP, quem é que nos garante não teremos que abdicar de baterias MRAD, ou de armamento para caças em quantidade suficiente?

Eu para aceitar uma opção dessas, tenho que saber todas as variáveis, e tem que haver garantias. Neste momento, todo este debate centra-se numa premissa em que vamos ser impedidos de usar os F-16, sem que ninguém tenha realmente feito as contas às probabilidades reais disto acontecer.

Neste momento, é muito mais provável por cá comprar caças europeus e não adquirir armamento para eles durante 1 década, do que os F-16 serem impedidos de operar contra a Rússia ou de ser cortado abastecimento de peças.

Questiono o racional de tomar uma decisão dessas em cima dos joelhos.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4636 em: Abril 04, 2025, 05:03:08 pm »
Ainda não percebeste que tens razão a nível técnico, operacional e financeiro e que tudo isso não interessa RIGOROSAMENTE para nada? Estamos a falar de uma  HIPOTÉTICA opção política de “desmame” dos Estados Unidos… tudo aquilo que mencionas, e muito bem,  é absolutamente verdade e simultaneamente irrelevante, a única questão que se coloca ao CEMA e ao MDN é “E em que côr quer, senhor Primeiro Ministro?”

Quanto a custos, a Croácia pagou esse valor por aviões quase novos. Eu estou a falar de Typhoon Tranche 2, com 15 anos de operação ou mais… não faz sentido custarem mais de metade de um Tranche 4 novo, no máximo uns 30-40 milhões por unidade, ou seja 900-1200 milhões por 30. Números redondos. Especialmente com o isco de entrarmos no GCAP (ou fazer o mesmo para o Rafael F2/F3 e FCAS).
Ninguém disse se era racional ou deixava de ser, é pura e simplesmente uma opção política. Se o intuito é entrar na 6ª geração, então não vale a pena estar a gastar dinheiro em modernizar o que quer que seja. Typhoon Tranche 2 ou Rafale F2/F3 aguentam bem até 2040. Só valeria a pena investir na modernização se essa solução fosse vista como de longo prazo (o que espero não seja…).

Aqui o problema é que o governo português, mesmo que quisesse gastar dinheiro em caças novos, está num dilema. Tu argumentas que quando o F-35 chegasse o Trump já tinha saído de cena, mas eu contra-argumento que o Trump pode ser apenas o início dos problemas… neste momento, por incrível que pareça, a taxa de impopularidade do Trump é a menor dos dois mandatos. Basicamente, ele está a fazer aquilo que disse que ia fazer e a base de apoio está toda contente. Esta gente só vai cair em si quando as tarifas levarem a taxa de inflação para cima de 10%, o desemprego disparar e os serviços federais (segurança social, Medicare, Medicaid, etc.) acabarem e, mesmo nesse caso, ainda vão tentar culpar o Biden… neste momento, o principal candidato a Presidente em 2028 é um senhor chamado JD Vance, que tem um ódio de morte à Europa porque representa tudo aquilo que ele (e quem manda nele… para isso refiro as excelentes análises do Papatango) odeiam. O movimento Project 2025 está a alterar fundamentalmente a Sociedade e o sistema políticos americanos, e vão ser precisas décadas até os Estados Unidos recuperarem a credibilidade em assuntos externos. Temo que o pior ainda esteja para vir. Os últimos 3 meses fizeram-me mudar de opinião, e neste momento tb acho que temos que efetuar o “desmame” desta dependência de equipamento americano, porque esta não é uma situação passageira. Vai doer arrancar o penso, mas tem que ser… Já agora, o que me fez mudar de opinião em definitivo foi a facilidade (leviandade?) com que deixaram de partilhar informações com a Ucrânia e as consequências que isso teve em Kursk, em que os Russos aproveitaram esse gap para basicamente reconquistar tudo o que tinham perdido.


Os Rafales croatas, praticamente novos ou não, tiveram um custo unitário de 80M, e foram vendidos com um pacote bastante limitado.

Os Typhoon em segunda mão, mesmo Tranche 2, tenho dúvidas que fiquem tão baratos. No máximo esse seria o preço só dos aviões, podendo ser necessário gastar 50% num contrato de manutenção, sobressalentes e afins. 0 armamento. Teriam que vir sem o Captor E, e a necessidade de os aguentar até à década de 40/45, obrigava à modernização para incluir o dito radar (e não só).

A ideia de que se gastam 1000M e ficamos despachados ate 2040, não é minimamente credível.

O isco de entrarmos num dos programas multinacionais, funciona, se estivermos dispostos a gastar o dinheiro para isso. Estando dispostos a gastar dinheiro nisso, que outros programas seriam cortados no processo?
Estouras muito mais que 1000M nos Typhoon, e depois investes 5000M no desenvolvimento do GCAP, quem é que nos garante não teremos que abdicar de baterias MRAD, ou de armamento para caças em quantidade suficiente?

Eu para aceitar uma opção dessas, tenho que saber todas as variáveis, e tem que haver garantias. Neste momento, todo este debate centra-se numa premissa em que vamos ser impedidos de usar os F-16, sem que ninguém tenha realmente feito as contas às probabilidades reais disto acontecer.

Neste momento, é muito mais provável por cá comprar caças europeus e não adquirir armamento para eles durante 1 década, do que os F-16 serem impedidos de operar contra a Rússia ou de ser cortado abastecimento de peças.

Questiono o racional de tomar uma decisão dessas em cima dos joelhos.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4637 em: Abril 04, 2025, 10:57:03 pm »
Ninguém disse se era racional ou deixava de ser, é pura e simplesmente uma opção política. Se o intuito é entrar na 6ª geração, então não vale a pena estar a gastar dinheiro em modernizar o que quer que seja. Typhoon Tranche 2 ou Rafale F2/F3 aguentam bem até 2040. Só valeria a pena investir na modernização se essa solução fosse vista como de longo prazo (o que espero não seja…).

Aqui o problema é que o governo português, mesmo que quisesse gastar dinheiro em caças novos, está num dilema. Tu argumentas que quando o F-35 chegasse o Trump já tinha saído de cena, mas eu contra-argumento que o Trump pode ser apenas o início dos problemas… neste momento, por incrível que pareça, a taxa de impopularidade do Trump é a menor dos dois mandatos. Basicamente, ele está a fazer aquilo que disse que ia fazer e a base de apoio está toda contente. Esta gente só vai cair em si quando as tarifas levarem a taxa de inflação para cima de 10%, o desemprego disparar e os serviços federais (segurança social, Medicare, Medicaid, etc.) acabarem e, mesmo nesse caso, ainda vão tentar culpar o Biden… neste momento, o principal candidato a Presidente em 2028 é um senhor chamado JD Vance, que tem um ódio de morte à Europa porque representa tudo aquilo que ele (e quem manda nele… para isso refiro as excelentes análises do Papatango) odeiam. O movimento Project 2025 está a alterar fundamentalmente a Sociedade e o sistema políticos americanos, e vão ser precisas décadas até os Estados Unidos recuperarem a credibilidade em assuntos externos. Temo que o pior ainda esteja para vir. Os últimos 3 meses fizeram-me mudar de opinião, e neste momento tb acho que temos que efetuar o “desmame” desta dependência de equipamento americano, porque esta não é uma situação passageira. Vai doer arrancar o penso, mas tem que ser… Já agora, o que me fez mudar de opinião em definitivo foi a facilidade (leviandade?) com que deixaram de partilhar informações com a Ucrânia e as consequências que isso teve em Kursk, em que os Russos aproveitaram esse gap para basicamente reconquistar tudo o que tinham perdido.

Eu argumento que, se queremos "esperar para ver", a modernização F-16 é a solução mais racional do ponto de vista do custo-benefício. Se depois decidimos na mesma por F-35, ou se optamos por entrar no FCAS ou GCAP, tudo bem, agora a solução intermediária até lá, tem que ser escolhida com critério, não com base em valores hipotéticos longe da realidade, ou com negócios "incompletos", em que se compram caças e depois vê-se os contratos para manutenção e armamento.

Neste momento, era crucial perceber o real estado da frota F-16, perceber quantos aguentariam, após modernização, até 2040/45, e só depois disto, extrapolar quantos teriam que ser substituídos com "urgência".

Se houver urgência em substituir todos, esta decisão terá que ser tomada com cuidado, e sobretudo sem penalizar todos os outros programas. Nunca irá custar menos de 2000M substituir todos os F-16, e é aqui que começam os problemas.
Em termos de armamento para caças, seja qual for o modelo escolhido, é preciso investir no mínimo 500M em armamento, sendo 1000M um valor mais adequado. Neste momento não estamos sequer em condições de dizer que "basta adquirir os aviões", pois se compramos apenas os aviões, estes apenas servem para fingir que sim.

Caso se optasse por comprar caças usados, vai haver investimento em armamento, e haverá o investimento necessário noutros programas? Ou vamos ser, como de costume, colocados numa posição de "ou um ou outro"? É isto que eu gostava de saber, as "consequências" de uma decisão dessas.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4638 em: Abril 04, 2025, 11:33:08 pm »
Ninguém disse se era racional ou deixava de ser, é pura e simplesmente uma opção política. Se o intuito é entrar na 6ª geração, então não vale a pena estar a gastar dinheiro em modernizar o que quer que seja. Typhoon Tranche 2 ou Rafale F2/F3 aguentam bem até 2040. Só valeria a pena investir na modernização se essa solução fosse vista como de longo prazo (o que espero não seja…).

Aqui o problema é que o governo português, mesmo que quisesse gastar dinheiro em caças novos, está num dilema. Tu argumentas que quando o F-35 chegasse o Trump já tinha saído de cena, mas eu contra-argumento que o Trump pode ser apenas o início dos problemas… neste momento, por incrível que pareça, a taxa de impopularidade do Trump é a menor dos dois mandatos. Basicamente, ele está a fazer aquilo que disse que ia fazer e a base de apoio está toda contente. Esta gente só vai cair em si quando as tarifas levarem a taxa de inflação para cima de 10%, o desemprego disparar e os serviços federais (segurança social, Medicare, Medicaid, etc.) acabarem e, mesmo nesse caso, ainda vão tentar culpar o Biden… neste momento, o principal candidato a Presidente em 2028 é um senhor chamado JD Vance, que tem um ódio de morte à Europa porque representa tudo aquilo que ele (e quem manda nele… para isso refiro as excelentes análises do Papatango) odeiam. O movimento Project 2025 está a alterar fundamentalmente a Sociedade e o sistema políticos americanos, e vão ser precisas décadas até os Estados Unidos recuperarem a credibilidade em assuntos externos. Temo que o pior ainda esteja para vir. Os últimos 3 meses fizeram-me mudar de opinião, e neste momento tb acho que temos que efetuar o “desmame” desta dependência de equipamento americano, porque esta não é uma situação passageira. Vai doer arrancar o penso, mas tem que ser… Já agora, o que me fez mudar de opinião em definitivo foi a facilidade (leviandade?) com que deixaram de partilhar informações com a Ucrânia e as consequências que isso teve em Kursk, em que os Russos aproveitaram esse gap para basicamente reconquistar tudo o que tinham perdido.

Eu argumento que, se queremos "esperar para ver", a modernização F-16 é a solução mais racional do ponto de vista do custo-benefício. Se depois decidimos na mesma por F-35, ou se optamos por entrar no FCAS ou GCAP, tudo bem, agora a solução intermediária até lá, tem que ser escolhida com critério, não com base em valores hipotéticos longe da realidade, ou com negócios "incompletos", em que se compram caças e depois vê-se os contratos para manutenção e armamento.

Neste momento, era crucial perceber o real estado da frota F-16, perceber quantos aguentariam, após modernização, até 2040/45, e só depois disto, extrapolar quantos teriam que ser substituídos com "urgência".

Se houver urgência em substituir todos, esta decisão terá que ser tomada com cuidado, e sobretudo sem penalizar todos os outros programas. Nunca irá custar menos de 2000M substituir todos os F-16, e é aqui que começam os problemas.
Em termos de armamento para caças, seja qual for o modelo escolhido, é preciso investir no mínimo 500M em armamento, sendo 1000M um valor mais adequado. Neste momento não estamos sequer em condições de dizer que "basta adquirir os aviões", pois se compramos apenas os aviões, estes apenas servem para fingir que sim.

Caso se optasse por comprar caças usados, vai haver investimento em armamento, e haverá o investimento necessário noutros programas? Ou vamos ser, como de costume, colocados numa posição de "ou um ou outro"? É isto que eu gostava de saber, as "consequências" de uma decisão dessas.
Não é nada que já não tenha acontecido antes… os italianos alugaram F-16 durante uns anos enquanto esperavam pelos Typhoon. Nada nos impede de fazer i mesmo. E volto a dizer que não interessa que a melhor opção técnica ou em termos de custo seja a modernização seja o upgrade aos F-16; se a opção política for por por fazer o “desmame” dos Estados Unidos, fazer o upgrade aos F-16 ou comprar apenas F-35 são non-starters, independentemente dos custos ou méritos técnicos, porque em qualquer dos casos toda a frota de caças Portuguesa ficaria dependente dos Estados Unidos. Ponto final, parágrafo. É assim tão difícil perceber? Acho que não…
« Última modificação: Abril 04, 2025, 11:34:17 pm por JohnM »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4639 em: Abril 04, 2025, 11:58:59 pm »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.
 

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Ghidra

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4640 em: Abril 05, 2025, 12:02:27 am »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.
Principalmente pk tanto f16 como p3 são impossiveis de embargar dado a quantidade peças pelo mundo fora
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4641 em: Abril 05, 2025, 12:07:48 am »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.
Tens toda a razão e tudo isso continua tão irrelevante com há três posts atrás… em Democracia as Forças Armadas estão subordinadas ao poder político, portanto se a opção POLÍTICA for cortar laços com os Estados Unidos (não estou a fazer juízos de valor ou dar opinião sobre se é uma boa opção), então o CEMA apresenta um relatório técnico e financeiro ao MDN, este leva a coisa ao primeiro Ministro, que a leva a Conselho de Ministros e uma decisão, POLÍTICA, é tomada. É neste cenário que eu apresentei a sugestão de adquirir um caça eurocanard usado como solução interina… não estou a afirmar que é a melhor opção técnica ou financeira.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4642 em: Abril 05, 2025, 12:08:17 am »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.


Eu posso garantir que este assunto não é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É sim para ser tratado sem o critério, sem o racional, sem o plano e sem a coerência do JohnM e do dc.

Yá?

 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4643 em: Abril 05, 2025, 12:09:52 am »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.
Principalmente pk tanto f16 como p3 são impossiveis de embargar dado a quantidade peças pelo mundo fora
Acho que devias ir dizer isso aos Ucranianos os e ver como eles respondem. Bastou deixarem de partilhar informações e atualizar o software de EW dos F-16 e a frota toda ficou em terra em menos de um dia… acho que eles iam mesmo concordar com essa afirmação.
« Última modificação: Abril 05, 2025, 12:10:44 am por JohnM »
 

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« Responder #4644 em: Abril 05, 2025, 12:10:59 am »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.


Eu posso garantir que este assunto não é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É sim para ser tratado sem o critério, sem o racional, sem o plano e sem a coerência do JohnM e do dc.

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« Responder #4645 em: Abril 05, 2025, 12:14:11 am »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.


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« Responder #4646 em: Abril 05, 2025, 12:20:16 am »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.
Principalmente pk tanto f16 como p3 são impossiveis de embargar dado a quantidade peças pelo mundo fora
Acho que devias ir dizer isso aos Ucranianos os e ver como eles respondem. Bastou deixarem de partilhar informações e atualizar o software de EW dos F-16 e a frota toda ficou em terra em menos de um dia… acho que eles iam mesmo concordar com essa afirmação.
Sim pk eles estão no meio de uma guerra é dificil encontrar alternativas... Mas nós não ainda...
 

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« Responder #4647 em: Abril 05, 2025, 12:23:00 am »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.


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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4648 em: Abril 05, 2025, 12:26:38 am »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.
Principalmente pk tanto f16 como p3 são impossiveis de embargar dado a quantidade peças pelo mundo fora
Acho que devias ir dizer isso aos Ucranianos os e ver como eles respondem. Bastou deixarem de partilhar informações e atualizar o software de EW dos F-16 e a frota toda ficou em terra em menos de um dia… acho que eles iam mesmo concordar com essa afirmação.
Sim pk eles estão no meio de uma guerra é dificil encontrar alternativas... Mas nós não ainda...
E? No primeiro dia de uma invasão russa dos países bálticos, os Estados Unidos podem colocar todos os F-16 e F-35 europeus em terra imediatamente, tal como fizeram com os Ucranianos. Sem apoio aéreo, os Bálticos caem em 48h…
 

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Ghidra

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4649 em: Abril 05, 2025, 12:47:03 am »
Ah já percebi. Este assunto é para ser tratado sem critério, sem racional, sem um plano e sem coerência.

É essencialmente dizer "f*ck it", temos que despachar tudo o que é americano, e não importa como fazemos, nem quanto é que isso custa, nem se no processo temos que cancelar outros programas prioritários, ou se no meio do caos todo, perdemos a aviação de caça por completo.

A haver alguma decisão política, o mais provável é que esta decisão seja de adiar indefinidamente esta questão. Sendo esta a decisão que é de longe a mais provável, se calhar era inteligente ir comprando armamento, preferencialmente europeu, para as aeronaves que irremediavelmente temos.

Certamente não posso ser o único a ver que ficar com os F-16 e P-3 como o único equipamento de origem americana não é o fim do mundo se o resto do material militar for de outras origens.
Principalmente pk tanto f16 como p3 são impossiveis de embargar dado a quantidade peças pelo mundo fora
Acho que devias ir dizer isso aos Ucranianos os e ver como eles respondem. Bastou deixarem de partilhar informações e atualizar o software de EW dos F-16 e a frota toda ficou em terra em menos de um dia… acho que eles iam mesmo concordar com essa afirmação.
Sim pk eles estão no meio de uma guerra é dificil encontrar alternativas... Mas nós não ainda...
E? No primeiro dia de uma invasão russa dos países bálticos, os Estados Unidos podem colocar todos os F-16 e F-35 europeus em terra imediatamente, tal como fizeram com os Ucranianos. Sem apoio aéreo, os Bálticos caem em 48h…

não pk a europa continuava a poder usar os Eurofighter, Rafales e Gripen...
Nós não vamos poder embarcar tudo... Se nós tiveramos uma frota logistica tanto no ar como no mar, capacidade ASW grande mais uma boa capaciade proteger os nossos ceus e costa já era um grande ajuda para a defesa da Europa... Os f16 da venezuela ainda voam apesar super limitados estão embargados uns 20 anos...  Nós nalgumas areas temos ter o minimo para poder apostar noutras... Tal como todos os país pequenos e médios... O balticos não têm marinha nem força aerea mas os seus exercitos são mt bem equipados dado a sua dimensão...