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Substituiçao dos F-16's

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4605 em: Abril 03, 2025, 08:09:25 pm »
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Tantos anos nestas andanças e ainda fazes perguntas dessas, João? Isso é praticamente o 4º segredo de Fátima, como tu bem sabes. :mrgreen:

O que eu queria era saber o "tamanho" do segredo... temo que seja "poucachinho".🤣
Vou imbestigar...
João Pereira
 

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4606 em: Abril 03, 2025, 08:09:57 pm »
De facto a Europa, para conseguir padronizar seja o que for, é complicado...  ::)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4607 em: Abril 03, 2025, 08:19:09 pm »
E os novos radares AESA, especialmente o Inglês, são do melhor que se faz no mundo. A versão inglesa tem, inclusivamente, um modo de guerra electrónica que faz com que o Typhoon seja quase tão bom quanto o Growler nesse aspecto e minimiza a necessidade uma variante ECR dedicada.

Em termos de guerra electrónica em Typhoons - o que se destada é o sistema SAAB que os alemães vão instalar nos deles.

Ou seja os tranche 4 são bastante diferentes entre si, a começar pelos radares - que são AESA mas modelos (e capacidades) diferentes, não sendo apenas produzidos por empresas diferentes?
Mais ou menos… o radar base é o CAPTOR-E, que existe nas versões Mk 0, Mk 1 e Mk 2, sendo cada uma mais avançada que a precedente.

Neste momento,  Espanha e Alemanha usam as versões Mk 0 e Mk 1 nos seus novos Tranche 4, enquanto o Reino Unido esperou para começar logo pelo Mk 2 e fazer o upgrade aos seus Tranche 3, ainda não tendo decidido sobre se vai comprar mais uns quantos Tranche 4 (se o fizerem, vão ser equipados com o Mk2. Os ingleses, para ja, não vão instalar o radar AESA nos Tranche 2). Os italianos ainda não decidiram o que querem fazer… 
« Última modificação: Abril 03, 2025, 08:25:31 pm por JohnM »
 
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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4608 em: Abril 03, 2025, 08:34:26 pm »
Porque o radar AESA deles e dos espanhóis e italianos não é tão avançado como o dos Ingleses. Daí estes não precisarem do sistema de guerra electrónica da Saab… que por sinal, é ótimo, que fique bem claro.

Se não estou enganado, o Radar Inglês é muito avançado porque está montado em cima de um "Swash-plate".
Ou seja um radar AESA, normalmente fixo, montado em cima de um apoio móvel - como os radares antigos.

Só que a SAAB colocou um radar Leonardo em cima de um mecanismo desses, nos GripenE, penso que antes dos ingleses.
O resultado é um aumento grande do ângulo de varrimento do radar, permitindo que seja "sideways-looking".

Portanto o Gripen E combina um Radar que deve estar ao nível do do Typhoon inglês com o sistema EW SAAB do Typhoon alemão.

« Última modificação: Abril 03, 2025, 08:35:23 pm por saabGripen »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4609 em: Abril 03, 2025, 08:38:09 pm »
Porque o radar AESA deles e dos espanhóis e italianos não é tão avançado como o dos Ingleses. Daí estes não precisarem do sistema de guerra electrónica da Saab… que por sinal, é ótimo, que fique bem claro.

Se não estou enganado, o Radar Inglês é muito avançado porque está montado em cima de um "Swash-plate".
Ou seja um radar AESA, normalmente fixo, montado em cima de um apoio móvel - como os radares antigos.

Só que a SAAB colocou um radar Leonardo em cima de um mecanismo desses, nos GripenE, penso que antes dos ingleses.
O resultado é um aumento grande do ângulo de varrimento do radar, permitindo que seja "sideways-looking".

Portanto o Gripen E combina um Radar que deve estar ao nível do do Typhoon inglês com o sistema EW SAAB do Typhoon alemão.
Sim, ambos têm essa vantagem. O CAPTOR-E Mk 2 também tem as capacidades EW e ar-solo já incluídas, daí os Ingleses terem preferido esperar, enquanto os alemães e Espanhóis avançaram logo com as versões iniciais otimizadas para ar-ar .Basicamente, o que isto quer dizer, é que o Mk 2 não necessita do módulo EW da Saab porque tb já tem essa capacidade incluída. Ambos estão claramente acima dos CAPTOR-E de primeira geração, por assim dizer.

Quanto ao Rafale, segundo os Franceses faz tudo isso, lava e seca a roupa e ainda faz uns ovos estrelados espetaculares. Acredita quem quiser.
« Última modificação: Abril 03, 2025, 08:42:45 pm por JohnM »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4610 em: Abril 03, 2025, 09:01:12 pm »
Porque o radar AESA deles e dos espanhóis e italianos não é tão avançado como o dos Ingleses. Daí estes não precisarem do sistema de guerra electrónica da Saab… que por sinal, é ótimo, que fique bem claro.

Se não estou enganado, o Radar Inglês é muito avançado porque está montado em cima de um "Swash-plate".
Ou seja um radar AESA, normalmente fixo, montado em cima de um apoio móvel - como os radares antigos.

Só que a SAAB colocou um radar Leonardo em cima de um mecanismo desses, nos GripenE, penso que antes dos ingleses.
O resultado é um aumento grande do ângulo de varrimento do radar, permitindo que seja "sideways-looking".

Portanto o Gripen E combina um Radar que deve estar ao nível do do Typhoon inglês com o sistema EW SAAB do Typhoon alemão.
Sim, ambos têm essa vantagem. O CAPTOR-E Mk 2 também tem as capacidades EW e ar-solo já incluídas, daí os Ingleses terem preferido esperar, enquanto os alemães e Espanhóis avançaram logo com as versões iniciais otimizadas para ar-ar .Basicamente, o que isto quer dizer, é que o Mk 2 não necessita do módulo EW da Saab porque tb já tem essa capacidade incluída. Ambos estão claramente acima dos CAPTOR-E de primeira geração, por assim dizer.

Quanto ao Rafale, segundo os Franceses faz tudo isso, lava e seca a roupa e ainda faz uns ovos estrelados espetaculares. Acredita quem quiser.

p.q.p
Escrevi um texto, enviei e .... tinha expirado o tempo de log-in
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4611 em: Abril 03, 2025, 09:05:20 pm »
Porque o radar AESA deles e dos espanhóis e italianos não é tão avançado como o dos Ingleses. Daí estes não precisarem do sistema de guerra electrónica da Saab… que por sinal, é ótimo, que fique bem claro.

Se não estou enganado, o Radar Inglês é muito avançado porque está montado em cima de um "Swash-plate".
Ou seja um radar AESA, normalmente fixo, montado em cima de um apoio móvel - como os radares antigos.

Só que a SAAB colocou um radar Leonardo em cima de um mecanismo desses, nos GripenE, penso que antes dos ingleses.
O resultado é um aumento grande do ângulo de varrimento do radar, permitindo que seja "sideways-looking".

Portanto o Gripen E combina um Radar que deve estar ao nível do do Typhoon inglês com o sistema EW SAAB do Typhoon alemão.
Sim, ambos têm essa vantagem. O CAPTOR-E Mk 2 também tem as capacidades EW e ar-solo já incluídas, daí os Ingleses terem preferido esperar, enquanto os alemães e Espanhóis avançaram logo com as versões iniciais otimizadas para ar-ar .Basicamente, o que isto quer dizer, é que o Mk 2 não necessita do módulo EW da Saab porque tb já tem essa capacidade incluída. Ambos estão claramente acima dos CAPTOR-E de primeira geração, por assim dizer.

Quanto ao Rafale, segundo os Franceses faz tudo isso, lava e seca a roupa e ainda faz uns ovos estrelados espetaculares. Acredita quem quiser.

p.q.p
Escrevi um texto, enviei e .... tinha expirado o tempo de log-in

RESUMO
Sistema SPECTRA deve estar ao nível do EW do GRIPEN porque os frogs não precisam de um RAFALE dedicado a EW.

Defeito do Rafale
Sensor Fusion fraco comparado com o GRIPEN E-
GRIPEN C já tinha SF de primeira geração.

Disclaimer
Não estou a dizer que o GRIPEN E é o melhor deles todos.
Mas a FAP tem que o considerar com alternativa.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4612 em: Abril 03, 2025, 09:07:24 pm »


Está-me a custar imenso não fazer piadas e trollar alguém.

Não anda por aí o CharlieJaguar?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4613 em: Abril 03, 2025, 09:13:38 pm »


Está-me a custar imenso não fazer piadas e trollar alguém.

Não anda por aí o CharlieJaguar?
Aposto que sim, mas estás a ver que quando não te armas em troll a coisa até fica interessante? Bem vindo.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4614 em: Abril 03, 2025, 09:17:03 pm »
Porque o radar AESA deles e dos espanhóis e italianos não é tão avançado como o dos Ingleses. Daí estes não precisarem do sistema de guerra electrónica da Saab… que por sinal, é ótimo, que fique bem claro.

Se não estou enganado, o Radar Inglês é muito avançado porque está montado em cima de um "Swash-plate".
Ou seja um radar AESA, normalmente fixo, montado em cima de um apoio móvel - como os radares antigos.

Só que a SAAB colocou um radar Leonardo em cima de um mecanismo desses, nos GripenE, penso que antes dos ingleses.
O resultado é um aumento grande do ângulo de varrimento do radar, permitindo que seja "sideways-looking".

Portanto o Gripen E combina um Radar que deve estar ao nível do do Typhoon inglês com o sistema EW SAAB do Typhoon alemão.
Sim, ambos têm essa vantagem. O CAPTOR-E Mk 2 também tem as capacidades EW e ar-solo já incluídas, daí os Ingleses terem preferido esperar, enquanto os alemães e Espanhóis avançaram logo com as versões iniciais otimizadas para ar-ar .Basicamente, o que isto quer dizer, é que o Mk 2 não necessita do módulo EW da Saab porque tb já tem essa capacidade incluída. Ambos estão claramente acima dos CAPTOR-E de primeira geração, por assim dizer.

Quanto ao Rafale, segundo os Franceses faz tudo isso, lava e seca a roupa e ainda faz uns ovos estrelados espetaculares. Acredita quem quiser.

p.q.p
Escrevi um texto, enviei e .... tinha expirado o tempo de log-in

RESUMO
Sistema SPECTRA deve estar ao nível do EW do GRIPEN porque os frogs não precisam de um RAFALE dedicado a EW.

Defeito do Rafale
Sensor Fusion fraco comparado com o GRIPEN E-
GRIPEN C já tinha SF de primeira geração.

Disclaimer
Não estou a dizer que o GRIPEN E é o melhor deles todos.
Mas a FAP tem que o considerar com alternativa.
A real capacidade dos equipamentos franceses é algo que eu tenho sempre dificuldade em aferir objetivamente, porque segundo os Franceses são sempre os melhores do mundo e talvez até da Europa…  mas que o Rafale é um excelente 4.5a geração, isso é…

Concordo que a partir do momento que o governo português decida que pelo menos metade da frota tem que ser independente dos EUA, o Gripen E tem que estar na conversa. Relate que eu sempre falei em eurocanards e o Gripen é um deles. É certo que tem um motor americano, mas o grau de dependência é muito menor que o dos F-16.
« Última modificação: Abril 03, 2025, 09:19:47 pm por JohnM »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4615 em: Abril 03, 2025, 09:26:31 pm »
Porque o radar AESA deles e dos espanhóis e italianos não é tão avançado como o dos Ingleses. Daí estes não precisarem do sistema de guerra electrónica da Saab… que por sinal, é ótimo, que fique bem claro.

Se não estou enganado, o Radar Inglês é muito avançado porque está montado em cima de um "Swash-plate".
Ou seja um radar AESA, normalmente fixo, montado em cima de um apoio móvel - como os radares antigos.

Só que a SAAB colocou um radar Leonardo em cima de um mecanismo desses, nos GripenE, penso que antes dos ingleses.
O resultado é um aumento grande do ângulo de varrimento do radar, permitindo que seja "sideways-looking".

Portanto o Gripen E combina um Radar que deve estar ao nível do do Typhoon inglês com o sistema EW SAAB do Typhoon alemão.
Sim, ambos têm essa vantagem. O CAPTOR-E Mk 2 também tem as capacidades EW e ar-solo já incluídas, daí os Ingleses terem preferido esperar, enquanto os alemães e Espanhóis avançaram logo com as versões iniciais otimizadas para ar-ar .Basicamente, o que isto quer dizer, é que o Mk 2 não necessita do módulo EW da Saab porque tb já tem essa capacidade incluída. Ambos estão claramente acima dos CAPTOR-E de primeira geração, por assim dizer.

Quanto ao Rafale, segundo os Franceses faz tudo isso, lava e seca a roupa e ainda faz uns ovos estrelados espetaculares. Acredita quem quiser.

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Sistema SPECTRA deve estar ao nível do EW do GRIPEN porque os frogs não precisam de um RAFALE dedicado a EW.

Defeito do Rafale
Sensor Fusion fraco comparado com o GRIPEN E-
GRIPEN C já tinha SF de primeira geração.

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Não estou a dizer que o GRIPEN E é o melhor deles todos.
Mas a FAP tem que o considerar com alternativa.
Concordo que a partir do momento que o governo português decida que pelo menos metade da frota tem que ser independente dos EUA, o Gripen E tem que estar na conversa. Relate que eu sempre falei em eurocanards e o Gripen é um deles. É certo que tem um motor americano, mas o grau de dependência é muito menor que o dos F-16.

Ter um motor americano até poderia ser uma boa desculpa a dar aos americanos.

E, querendo, podiamos fazer um mix monomotor/bimotor com Rafale ou TYPHOON.

Poderiamos obter contrapartidas dos dois lados.
E como o GripenE é "open architecture", ele pode levar as armas que o outro leva.

Acredito que tanto Gripen como Rafale e TYPHOON vão ser relevantes até 2060.

Sempre pensei que o "negócio ideal" para Portugal seria uma "Troica" Portugal/Brasil/Suécia á volta do Gripen.
Com vários cruzamentos de contrapartidas
LUS-222 para Brasil e Suécia, por exemplo.
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4616 em: Abril 03, 2025, 09:39:53 pm »
Porque o radar AESA deles e dos espanhóis e italianos não é tão avançado como o dos Ingleses. Daí estes não precisarem do sistema de guerra electrónica da Saab… que por sinal, é ótimo, que fique bem claro.

Se não estou enganado, o Radar Inglês é muito avançado porque está montado em cima de um "Swash-plate".
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Só que a SAAB colocou um radar Leonardo em cima de um mecanismo desses, nos GripenE, penso que antes dos ingleses.
O resultado é um aumento grande do ângulo de varrimento do radar, permitindo que seja "sideways-looking".

Portanto o Gripen E combina um Radar que deve estar ao nível do do Typhoon inglês com o sistema EW SAAB do Typhoon alemão.
Sim, ambos têm essa vantagem. O CAPTOR-E Mk 2 também tem as capacidades EW e ar-solo já incluídas, daí os Ingleses terem preferido esperar, enquanto os alemães e Espanhóis avançaram logo com as versões iniciais otimizadas para ar-ar .Basicamente, o que isto quer dizer, é que o Mk 2 não necessita do módulo EW da Saab porque tb já tem essa capacidade incluída. Ambos estão claramente acima dos CAPTOR-E de primeira geração, por assim dizer.

Quanto ao Rafale, segundo os Franceses faz tudo isso, lava e seca a roupa e ainda faz uns ovos estrelados espetaculares. Acredita quem quiser.

p.q.p
Escrevi um texto, enviei e .... tinha expirado o tempo de log-in

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Sistema SPECTRA deve estar ao nível do EW do GRIPEN porque os frogs não precisam de um RAFALE dedicado a EW.

Defeito do Rafale
Sensor Fusion fraco comparado com o GRIPEN E-
GRIPEN C já tinha SF de primeira geração.

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Não estou a dizer que o GRIPEN E é o melhor deles todos.
Mas a FAP tem que o considerar com alternativa.
Concordo que a partir do momento que o governo português decida que pelo menos metade da frota tem que ser independente dos EUA, o Gripen E tem que estar na conversa. Relate que eu sempre falei em eurocanards e o Gripen é um deles. É certo que tem um motor americano, mas o grau de dependência é muito menor que o dos F-16.

Ter um motor americano até poderia ser uma boa desculpa a dar aos americanos.

E, querendo, podiamos fazer um mix monomotor/bimotor com Rafale ou TYPHOON.

Poderiamos obter contrapartidas dos dois lados.
E como o GripenE é "open architecture", ele pode levar as armas que o outro leva.

Acredito que tanto Gripen como Rafale e TYPHOON vão ser relevantes até 2060.

Sempre pensei que o "negócio ideal" para Portugal seria uma "Troica" Portugal/Brasil/Suécia á volta do Gripen.
Com vários cruzamentos de contrapartidas
LUS-222 para Brasil e Suécia, por exemplo.
Não mal nenhum em. O cordão em discordar… caças de 4a ou 4.5a geração vão estar obsoletos a parti de 2040, no máximo 2045. Vão estar duas gerações atrás do que se vai fazer na altura. É o mesmo que dizer que o F-4 Phantom não está obsoleto hoje…

Para mim, comprar uma esquadra de eurocanards novos é uma burrice. Se forem alugados por 10-15 anos ou comprados em segunda mão, como solução transitória para ver como as coisas se desenrolam, não apenas com a 6a geração, mas com os drones associados a 5a geração, ainda aceito, mas comprar novos seria um erro tremendo. 
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4617 em: Abril 03, 2025, 09:57:33 pm »
Deixo aqui ficar uma solução radical: comprem 30 Typhoons usados por 1 Bi entrem no Tempest/GCAP com os restantes 4.5 Bi que iriam custar os F-35. Deve dar para ter uma quota de uns 5%, as nossas indústrias de drones, materiais e electrónica agradeciam…

Tenho grandes dúvidas que o FCAS venha a sair do papel, pelo menos na sua versão atual. Digam-me um projeto aeronáutico multinacional que os franceses não tenham querido dominar, e agora está a acontecer o mesmo, querem que os alemães paguem, mas que produção e propriedade intelectuais fiquem em França. O Tempest está muito mais avançado e já existe acordo nas partilhas entre os três parceiros. Inclusivamente, já estão a ver como possivelmente integrar Suecos, Sauditas e Australianos no projeto.
 
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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4618 em: Abril 03, 2025, 10:20:52 pm »
Deixo aqui ficar uma solução radical: comprem 30 Typhoons usados por 1 Bi entrem no Tempest/GCAP com os restantes 4.5 Bi que iriam custar os F-35. Deve dar para ter uma quota de uns 5%, as nossas indústrias de drones, materiais e electrónica agradeciam…

Tenho grandes dúvidas que o FCAS venha a sair do papel, pelo menos na sua versão atual. Digam-me um projeto aeronáutico multinacional que os franceses não tenham querido dominar, e agora está a acontecer o mesmo, querem que os alemães paguem, mas que produção e propriedade intelectuais fiquem em França. O Tempest está muito mais avançado e já existe acordo nas partilhas entre os três parceiros. Inclusivamente, já estão a ver como possivelmente integrar Suecos, Sauditas e Australianos no projeto.

Tudo que envolva franceses é difícil.
Porque enquanto estiverem a vender RAFALEs não vão ter pressa em acabar o FCAS.

Vi uma notícia de outra "solução radical" que se torna interessante se pensares nela:
A Suécia e a França se juntarem para criar um 5ª geração sueco, sucessor do GRIPEN.

Os franceses estão a pensar se fazem ou não um motor novo para o RAFALE F5.
Poderia esse motor ser usado no SAAB 5ª?
Esse avião poderia "substituir" o RAFALE F5 e/ou o eventual RAFALE F6?
Eu penso que a suécia vai fazer "alguma coisa".
E não se vai contentar com participar num 6ª Geração.
E já há desenhos que foram circulados.

Aqui poderiam entrar Brasil e Portugal

Para isso, Portugal provavelmente teria que contribuir com a compra do Gripen.   ;D
 


« Última modificação: Abril 03, 2025, 10:25:14 pm por saabGripen »
 

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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4619 em: Abril 03, 2025, 10:41:22 pm »
Citar
O Eurofighter Typhoon traz a vantagem de poder aproveitar a quase totalidade da panóplia de armamento e sensores do F-16 MLU, do Litening ao AIM-120C, exceção feita ao AIM-9X que ainda não foi integrado no caça. 
Uma pergunta,  isto representa o quê? Que armamento realmente existe? Alguém tem ideia de números?

Segundo a SIPRI:
12x AMRAAM em 2002 (mais comprados entretanto)
50x JDAM em 2004
50x Paveway em 2007
100 JDAM em 2016

Para além disso penso que JDAM houve mais 2-3 compras através da NSPA

Capacidade GBU-49 adquirida em 2021 através da NSPA, desconheço números

18x AIM-9X Blk II para 2026

GBU-39 para ?
EW:
14x pods em 2015, desconheço de que tipo (presumo que os dos A-7?)

AN/ALQ-131 Blk II recebidos dos holandeses em 2016-17

2016-17, 4x AN/ALQ-131 Blk II entregues aos romenos

2018, 12x AN/ALQ-131 Blk I recebidos dos americanos


Outros equipamentos:
12x Litening, versão G4 se não me falha a memória, comprados em 2008

Tendo andado a tentar através de documentação americana obter mais informação, mas não parece existir
(pessoal anos luz à nossa frente em matéria de transparência)
 
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