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Substituiçao dos F-16's

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mayo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4620 em: Abril 03, 2025, 10:51:07 pm »

O que é importante é a avionica, o Rafale ou um dos outros, podem bem voar até 2060, os aviões stealth vão sempre ser apanhados por radars mais perfectionados, vejam o F-117 abatido na Servia ( ouvi dizer que o radar era da Thomson-CSF ).

« Última modificação: Abril 03, 2025, 11:17:57 pm por HSMW »
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4621 em: Abril 03, 2025, 10:53:18 pm »
Deixo aqui ficar uma solução radical: comprem 30 Typhoons usados por 1 Bi entrem no Tempest/GCAP com os restantes 4.5 Bi que iriam custar os F-35. Deve dar para ter uma quota de uns 5%, as nossas indústrias de drones, materiais e electrónica agradeciam…

Tenho grandes dúvidas que o FCAS venha a sair do papel, pelo menos na sua versão atual. Digam-me um projeto aeronáutico multinacional que os franceses não tenham querido dominar, e agora está a acontecer o mesmo, querem que os alemães paguem, mas que produção e propriedade intelectuais fiquem em França. O Tempest está muito mais avançado e já existe acordo nas partilhas entre os três parceiros. Inclusivamente, já estão a ver como possivelmente integrar Suecos, Sauditas e Australianos no projeto.

Tudo que envolva franceses é difícil.
Porque enquanto estiverem a vender RAFALEs não vão ter pressa em acabar o FCAS.

Vi uma notícia de outra "solução radical" que se torna interessante se pensares nela:
A Suécia e a França se juntarem para criar um 5ª geração sueco, sucessor do GRIPEN.

Os franceses estão a pensar se fazem ou não um motor novo para o RAFALE F5.
Poderia esse motor ser usado no SAAB 5ª?
Esse avião poderia "substituir" o RAFALE F5 e/ou o eventual RAFALE F6?
Eu penso que a suécia vai fazer "alguma coisa".
E não se vai contentar com participar num 6ª Geração.
E já há desenhos que foram circulados.

Aqui poderiam entrar Brasil e Portugal

Para isso, Portugal provavelmente teria que contribuir com a compra do Gripen.   ;D
Não estou a ver os Suecos aturarem parvoíces aos franceses, mas isto sou só eu, que sou cinico…
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4622 em: Abril 03, 2025, 10:57:13 pm »
Nenhum sistema de armas é invencível, tudo depende das capacidades, mas também da doutrina de emprego. No caso do F-117, os americanos acomodaram-se e todas as noites voavam as mesma rotas… os sérvios aperceberam-se disso montaram uma armadilha bem montada e tiveram sorte… até um relógio parado está certo duas vezes por dia…

Uma coisa é certa, sendo tudo o resto igual, por cada F-35 que ledes para defesas aéreas, perdes 10 ou 20 4a geração… basta veres o que acontece nos Red Flag… a não ser que se ache que o Red Flag não conta e é só propaganda americana…
« Última modificação: Abril 03, 2025, 11:17:42 pm por HSMW »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4623 em: Abril 03, 2025, 10:58:44 pm »

Os suecos precisam de um motor.


gripen out.
Boa noite.


« Última modificação: Abril 03, 2025, 11:17:29 pm por HSMW »
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4624 em: Abril 03, 2025, 11:03:52 pm »
A Rolls Royce tb tem motores…

Boa noite
« Última modificação: Abril 03, 2025, 11:17:15 pm por HSMW »
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4625 em: Abril 03, 2025, 11:10:56 pm »
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  a não ser que se ache que o Red Flag não conta e é só propaganda americana…
Eventualmente poderá ser um pouco desfasado dos conflitos actuais.
Penso que a guerra Ucrânia/Rússia tem revelado algumas suepresas.
No que diz respeito a combate aéreo,  quase nada. São mais "emboscadas" utilizando meios complementares do que propriamente luta entre aviões.
As defesas A/A são suficientemente eficientes para manter à distância tudo o que voa. Normalmente só são atingidas por saturação e utilização de iscos e drones.
Não se consegue perceber ainda bem se o SU57 realmente tem feito alguma diferença. De resto, todos os restantes modelos caiem como tordos assim que se arriscam a passar determinadas linhas.
Não me parece que esta realidade se enquadre em qualquer exercício actual.
Sem ter nada a ver, vi umas imagens de um exercício/simulação de combate urbano em França. Vendo a forma como operam e comparando com as imagens que nos chegam do conflito... não tem nada a ver.
João Pereira
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4626 em: Abril 03, 2025, 11:14:53 pm »
Deixo aqui ficar uma solução radical: comprem 30 Typhoons usados por 1 Bi entrem no Tempest/GCAP com os restantes 4.5 Bi que iriam custar os F-35. Deve dar para ter uma quota de uns 5%, as nossas indústrias de drones, materiais e electrónica agradeciam…

Tenho grandes dúvidas que o FCAS venha a sair do papel, pelo menos na sua versão atual. Digam-me um projeto aeronáutico multinacional que os franceses não tenham querido dominar, e agora está a acontecer o mesmo, querem que os alemães paguem, mas que produção e propriedade intelectuais fiquem em França. O Tempest está muito mais avançado e já existe acordo nas partilhas entre os três parceiros. Inclusivamente, já estão a ver como possivelmente integrar Suecos, Sauditas e Australianos no projeto.

Já te informaste do tamanho do bicho? Dizem que será maior do que um F111 e o preço tb será de acordo com a dimensão. Não estou a ver a FAP a ter um caça com essas características.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Ghidra

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4627 em: Abril 03, 2025, 11:21:54 pm »
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  a não ser que se ache que o Red Flag não conta e é só propaganda americana…
Eventualmente poderá ser um pouco desfasado dos conflitos actuais.
Penso que a guerra Ucrânia/Rússia tem revelado algumas suepresas.
No que diz respeito a combate aéreo,  quase nada. São mais "emboscadas" utilizando meios complementares do que propriamente luta entre aviões.
As defesas A/A são suficientemente eficientes para manter à distância tudo o que voa. Normalmente só são atingidas por saturação e utilização de iscos e drones.
Não se consegue perceber ainda bem se o SU57 realmente tem feito alguma diferença. De resto, todos os restantes modelos caiem como tordos assim que se arriscam a passar determinadas linhas.
Não me parece que esta realidade se enquadre em qualquer exercício actual.
Sem ter nada a ver, vi umas imagens de um exercício/simulação de combate urbano em França. Vendo a forma como operam e comparando com as imagens que nos chegam do conflito... não tem nada a ver.
Sim, mas um conflito entre a Europa e a Russia tinha uma frente desde as ilhas da Noruega até ao mar Negro tb não é viavel cobrir esse espaço com Defesa antiaéreas. Tanto em equipamentos como as munições
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4628 em: Abril 04, 2025, 01:34:55 am »
Deixo aqui ficar uma solução radical: comprem 30 Typhoons usados por 1 Bi entrem no Tempest/GCAP com os restantes 4.5 Bi que iriam custar os F-35. Deve dar para ter uma quota de uns 5%, as nossas indústrias de drones, materiais e electrónica agradeciam…

Tenho grandes dúvidas que o FCAS venha a sair do papel, pelo menos na sua versão atual. Digam-me um projeto aeronáutico multinacional que os franceses não tenham querido dominar, e agora está a acontecer o mesmo, querem que os alemães paguem, mas que produção e propriedade intelectuais fiquem em França. O Tempest está muito mais avançado e já existe acordo nas partilhas entre os três parceiros. Inclusivamente, já estão a ver como possivelmente integrar Suecos, Sauditas e Australianos no projeto.

Já te informaste do tamanho do bicho? Dizem que será maior do que um F111 e o preço tb será de acordo com a dimensão. Não estou a ver a FAP a ter um caça com essas características.
Eu sei, mas estes aviões vão ser nós de comando de enxames de drones. Vão ser comprados em poucas quantidades, mas vão ser acompanhados por muitos drones. A força aérea do futuro não são 100 aviões a 80 milhões cada, são 20 aviões a 200 milhões cada e 200 drones a 20 milhões cada… vai haver muito dinheiro para se fazer nos drones e no armamento e sensores…
« Última modificação: Abril 04, 2025, 03:51:17 am por JohnM »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4629 em: Abril 04, 2025, 01:41:12 am »
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  a não ser que se ache que o Red Flag não conta e é só propaganda americana…
Eventualmente poderá ser um pouco desfasado dos conflitos actuais.
Penso que a guerra Ucrânia/Rússia tem revelado algumas suepresas.
No que diz respeito a combate aéreo,  quase nada. São mais "emboscadas" utilizando meios complementares do que propriamente luta entre aviões.
As defesas A/A são suficientemente eficientes para manter à distância tudo o que voa. Normalmente só são atingidas por saturação e utilização de iscos e drones.
Não se consegue perceber ainda bem se o SU57 realmente tem feito alguma diferença. De resto, todos os restantes modelos caiem como tordos assim que se arriscam a passar determinadas linhas.
Não me parece que esta realidade se enquadre em qualquer exercício actual.
Sem ter nada a ver, vi umas imagens de um exercício/simulação de combate urbano em França. Vendo a forma como operam e comparando com as imagens que nos chegam do conflito... não tem nada a ver.
Eu acho que estás a ver a coisa ao contrário… a Guerra na Ucrânia, quando muito, valida o Red Flag ainda mais, dada a necessidade de conseguir supremacia aérea na presença de redes A2D2 avançadas, que é EXATAMENTE, o foco do Red Flag. Não importa o que digam, drones podem ajudar a não perder guerras, mas também não as ganham, vamos ser realistas. Se a Rússia tivesse conseguido estabelecer supremacia aérea, a guerra há muito que estava acabada. Como nem uns nem outros conseguiram, estamos no impasse que se vê…

E, como é óbvio, as lições aprendidas na Ucrânia, em Israel e no Mar Vermelho, estão a ser implementadas em tempo real no Red Flag, COMPTUEX, FOST, etc. um dos destroyers da Royal Navy que vai escoltar o Prince of Wales este ano acabou de fazer um exercício ao largo do País de Gales onde derrotou um ataque simulado de  40 drones em simultâneo…
« Última modificação: Abril 04, 2025, 01:48:40 am por JohnM »
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4630 em: Abril 04, 2025, 02:21:33 am »
Deixo aqui ficar uma solução radical: comprem 30 Typhoons usados por 1 Bi entrem no Tempest/GCAP com os restantes 4.5 Bi que iriam custar os F-35. Deve dar para ter uma quota de uns 5%, as nossas indústrias de drones, materiais e electrónica agradeciam…

Onde é que está a evidência que 30 Typhoons usados custariam apenas 1000M?  ??? Por esse preço não faltariam clientes, a não ser que os aviões viessem todos rebentados.

Está-se a criar uma falsa ideia de que comprar eurocanards em 2a mão, é a coisa mais barata de sempre, quando não é.

A Croácia pagou 1000M há 4 anos atrás, por 12 Rafale aparentemente desarmados.

Um valor bem mais realista, seria 30 Typhoons custarem perto de 2800-3000M, talvez com um contrato de suporte logístico durante 3-5 anos e treino.

De resto, mesmo que nos atirássemos de cabeça para eurocanards em segunda mão, já alguém se perguntou quanto tempo se demoraria a atingir FOC?
E com a possibilidade de uma guerra em larga escala num prazo de 2 anos, faz sentido ficarmos limitados em mais uma vertente, por não termos pilotos com horas de voo suficientes no novo caça, e sem dinheiro investido em armamento (porque se gastou tudo nesta solução "stop-gap")?

O que estou a ver, é que neste momento não há qualquer preocupação em adquirir armamento para o nosso caça actual, e com isto a nossa capacidade de combate não evolui. E não estou a ver a situação melhorar, ao cair do céu uma (grande) despesa adicional com caças em 2a mão que há 6 meses atrás ninguém previa.
 

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mayo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4631 em: Abril 04, 2025, 02:38:43 am »
Nenhum sistema de armas é invencível, tudo depende das capacidades, mas também da doutrina de emprego. No caso do F-117, os americanos acomodaram-se e todas as noites voavam as mesma rotas… os sérvios aperceberam-se disso montaram uma armadilha bem montada e tiveram sorte… até um relógio parado está certo duas vezes por dia…

Uma coisa é certa, sendo tudo o resto igual, por cada F-35 que ledes para defesas aéreas, perdes 10 ou 20 4a geração… basta veres o que acontece nos Red Flag… a não ser que se ache que o Red Flag não conta e é só propaganda americana…
Houve um segundo F-117 que foi tocado nessa operação. Eu que voava um Etendard IV , avião velho, fiz muitas missões , bem que fui iluminado varias vez, safei-me sempre ! entre nós a minha missão era mais perigosa, visto que voava de dia , e eles ( os servios ) sabiam que vinha, sempre depois dos bombardeamentos para tirar fotos !
« Última modificação: Abril 04, 2025, 02:34:00 pm por mayo »
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4632 em: Abril 04, 2025, 02:48:22 am »
Deixo aqui ficar uma solução radical: comprem 30 Typhoons usados por 1 Bi entrem no Tempest/GCAP com os restantes 4.5 Bi que iriam custar os F-35. Deve dar para ter uma quota de uns 5%, as nossas indústrias de drones, materiais e electrónica agradeciam…

Onde é que está a evidência que 30 Typhoons usados custariam apenas 1000M?  ??? Por esse preço não faltariam clientes, a não ser que os aviões viessem todos rebentados.

Está-se a criar uma falsa ideia de que comprar eurocanards em 2a mão, é a coisa mais barata de sempre, quando não é.

A Croácia pagou 1000M há 4 anos atrás, por 12 Rafale aparentemente desarmados.

Um valor bem mais realista, seria 30 Typhoons custarem perto de 2800-3000M, talvez com um contrato de suporte logístico durante 3-5 anos e treino.

De resto, mesmo que nos atirássemos de cabeça para eurocanards em segunda mão, já alguém se perguntou quanto tempo se demoraria a atingir FOC?
E com a possibilidade de uma guerra em larga escala num prazo de 2 anos, faz sentido ficarmos limitados em mais uma vertente, por não termos pilotos com horas de voo suficientes no novo caça, e sem dinheiro investido em armamento (porque se gastou tudo nesta solução "stop-gap")?

O que estou a ver, é que neste momento não há qualquer preocupação em adquirir armamento para o nosso caça actual, e com isto a nossa capacidade de combate não evolui. E não estou a ver a situação melhorar, ao cair do céu uma (grande) despesa adicional com caças em 2a mão que há 6 meses atrás ninguém previa.
Ainda não percebeste que tens razão a nível técnico, operacional e financeiro e que tudo isso não interessa RIGOROSAMENTE para nada? Estamos a falar de uma  HIPOTÉTICA opção política de “desmame” dos Estados Unidos… tudo aquilo que mencionas, e muito bem,  é absolutamente verdade e simultaneamente irrelevante, a única questão que se coloca ao CEMA e ao MDN é “E em que côr quer, senhor Primeiro Ministro?”

Quanto a custos, a Croácia pagou esse valor por aviões quase novos. Eu estou a falar de Typhoon Tranche 2, com 15 anos de operação ou mais… não faz sentido custarem mais de metade de um Tranche 4 novo, no máximo uns 30-40 milhões por unidade, ou seja 900-1200 milhões por 30. Números redondos. Especialmente com o isco de entrarmos no GCAP (ou fazer o mesmo para o Rafael F2/F3 e FCAS).
« Última modificação: Abril 04, 2025, 03:48:31 am por JohnM »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4633 em: Abril 04, 2025, 10:53:57 am »

E os novos radares AESA, especialmente o Inglês, são do melhor que se faz no mundo. A versão inglesa tem, inclusivamente, um modo de guerra electrónica que faz com que o Typhoon seja quase tão bom quanto o Growler nesse aspecto e minimiza a necessidade uma variante ECR dedicada.

https://theaviationist.com/2019/08/14/u-k-to-receive-its-final-eurofighter-typhoon-by-the-end-of-the-year-while-eyeing-new-upgrades/





Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4634 em: Abril 04, 2025, 02:15:28 pm »
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  a não ser que se ache que o Red Flag não conta e é só propaganda americana…
Eventualmente poderá ser um pouco desfasado dos conflitos actuais.
Penso que a guerra Ucrânia/Rússia tem revelado algumas suepresas.
No que diz respeito a combate aéreo,  quase nada. São mais "emboscadas" utilizando meios complementares do que propriamente luta entre aviões.
As defesas A/A são suficientemente eficientes para manter à distância tudo o que voa. Normalmente só são atingidas por saturação e utilização de iscos e drones.
Não se consegue perceber ainda bem se o SU57 realmente tem feito alguma diferença. De resto, todos os restantes modelos caiem como tordos assim que se arriscam a passar determinadas linhas.
Não me parece que esta realidade se enquadre em qualquer exercício actual.
Sem ter nada a ver, vi umas imagens de um exercício/simulação de combate urbano em França. Vendo a forma como operam e comparando com as imagens que nos chegam do conflito... não tem nada a ver.
Eu acho que estás a ver a coisa ao contrário… a Guerra na Ucrânia, quando muito, valida o Red Flag ainda mais, dada a necessidade de conseguir supremacia aérea na presença de redes A2D2 avançadas, que é EXATAMENTE, o foco do Red Flag. Não importa o que digam, drones podem ajudar a não perder guerras, mas também não as ganham, vamos ser realistas. Se a Rússia tivesse conseguido estabelecer supremacia aérea, a guerra há muito que estava acabada. Como nem uns nem outros conseguiram, estamos no impasse que se vê…

E, como é óbvio, as lições aprendidas na Ucrânia, em Israel e no Mar Vermelho, estão a ser implementadas em tempo real no Red Flag, COMPTUEX, FOST, etc. um dos destroyers da Royal Navy que vai escoltar o Prince of Wales este ano acabou de fazer um exercício ao largo do País de Gales onde derrotou um ataque simulado de  40 drones em simultâneo…


"E, como é óbvio, as lições aprendidas na Ucrânia, em Israel e no Mar Vermelho, estão a ser implementadas em tempo real no Red Flag, COMPTUEX, FOST, etc. um dos destroyers da Royal Navy que vai escoltar o Prince of Wales este ano acabou de fazer um exercício ao largo do País de Gales onde derrotou um ataque simulado de  40 drones em simultâneo…"

Pena na Marinha dos whiskies não verem isso, pois a vista esta turva. As famosas Fragatas M de "alta intensidade" nada lhes foi acrescentado. As VDG enfim......... e os Patrulhas nada impedia de estarem melhor preparados para lhes atirarem com uns drones. Não faltam soluções de varias escalas de valores ou níveis de resposta, adequados a cada navio e missões 

Quanto a FAP, há a possibilidade insana de virmos a ter 2ª esquadra de tucanitos que resolvem esses problemas todos de aviões de combate. Aceitem........ dizem os feiticeiros

E denunciar politicamente e publicamente  este treta toda? A malta cá fora vai abrindo os olhos devagarinho

Uma coisa é certa, o governo vai continuar com outro nome, mas vão seguir a mesma ideia de américas é para esquecer. Por isso......venha lá algo mais compatível e de se adaptar melhor. além de mais adequado a nossa geografia( lembro aqui as distancias a percorrer no atlântico até as ilhas e necessidade de permanecia em combate, logo autonomia). Não estamos na Suécia 
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