Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 584868 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
(sem assunto)
« Responder #930 em: Setembro 08, 2009, 05:39:12 pm »
Penso que essa discussão do nome da metralhadora pesada de 12.7mm é um bocado sem nexo, pois penso que ambos estão correctos (apesar de eu não conhecer alguns termos não quer dizer que estejam errados).

Por exemplo na Força Aérea, (penso que) essa arma se chama metralhadora pesada Browning .50, nunca se chamou de MG pois esse é um termo inglês e não português (apesar de ser um metralhadora e técnicamente poder ter essa designação), MG chama-se sim à metralhadora MG3, pois este é o termo original alemão. Mas é bem possivel que outras forças (Marinha, Exército) usem outros termos, e forças armadas de outras nações e até as fabricas que produzem essas armas podem usar outras designações.

Lembro que existem vários exemplos de armas, aeronaves, navios, etc que numa nação tem um nome e noutra nação tem outro nome, de fábrica tem um nome e nas forças armadas tem outro, isso é uma coisa normal.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #931 em: Setembro 08, 2009, 05:43:15 pm »
Lembro que existem vários exemplos de armas, aeronaves, navios, etc que numa nação tem um nome e noutra na~çao tem outro nome, de fábrica tem um nome e nas forças armadas tem outro, isso é uma coisa normal.

Vulgarissima ...
Existe essa diferenciação até dentro do mesmo pais.
Por exemplo a Walter de 9.mm tinha uma designação oficial nas FA, outra na GNR e ainda outra na PSP.
::..Trafaria..::

*

mikecharlie

• Membro
  • *
  • 8
  • +0/-0
Re: ISAF.
« Responder #932 em: Setembro 08, 2009, 05:55:09 pm »
Citação de: "tsahal"
nem mais! Permita-me que corriga dois pontos. Eram Land Cruiser e L200 Strakar.

As viaturas SUV de cor branca usadas no Afeganistão são Chevrolet adquiridas no Dubai (ou Abu Dhabi) de qual modelo?

Obrigado.

são Armored Chevrolet Suburban, cor branca :):):)

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
isaf.
« Responder #933 em: Setembro 08, 2009, 06:20:38 pm »
obrigado mikecharlie. Não me recordo bem o que me foi dito mas penso que tenha sido Dubai. Sabes o nome da empresa que as blindou?

As Land Cruiser HZJ73 foram feitas a 73% aqui em Portugal pela Salvador Caetano.

Pena a Strakar não ser blindadas. Não sei se satisfaz quando operada por tropas especiais mas é carro bonito :lol:

Os coletes balisticos usados não vão para o Afeganistão correcto? Estranhei muito usarem um PRR ja antigo. Imagino que deve ter muita qualidade.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #934 em: Setembro 08, 2009, 07:41:09 pm »
Citação de: "mikecharlie"
...
3º: era um DVD logo todas as questões tácticas, técnicas e de procedimentos foram ligeiramente "esquecidas" e/ou deturpadas no sentido de criar algo mais agradavel à vista dos senhores generais, almirantes e jornalistas.

por último em ambas as demonstrações estiveram homens com elevada experiência, alguns que já estiveram debaixo de fogo (tendo estilhaços de RPG no corpo)
...

Por ser um DVD não quer dizer que se faça as coisas mal, especialmente se é para superiores o verem.

E ninguém diz que estes homens não são experientes. Se nunca ninguém lhes ensinou mais eles estão a fazer um optimo trabalho.
Apenas não possuem mais conhecimentos que isto, daí estarmos a discutir isto para ver se há uma evolução.

Gosto de partilhar os meus conhecimentos numa base construtiva.

Todos sabemos que sob o stress do exercicio podemos cometer algumas lacunas. Eu proprio por vezes deixo arrastar um pouco as minhas posições atrás dos veículos mas tenho essa noção e tento corrigir rapidamente assim como a algum companheiro q faça o mesmo.
Agora nestes pedaços de Videos montados, ve-se os homens a aglomerarem-se atras de veiculos, a materem constantemente posições de pé, etc , etc, etc coisas basicas que haveria de haver obrigação de alguém corrigir
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Dead_Corpse

• 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #935 em: Setembro 08, 2009, 08:09:14 pm »
Citação de: "ACADO"
Por ser um DVD não quer dizer que se faça as coisas mal, especialmente se é para superiores o verem.

Iria ficar espupefacto com as alterações e atrocidades que se cometem só para que "fique mais bonito" para o senhor VIP (General, Politico, etc...)

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #936 em: Setembro 09, 2009, 12:38:34 pm »
Caros foristas

Peço desculpa por vir um bocado a destempo meter-me nesta discussão que se está a tornar um tanto ou quanto patética mas gostaria de fazer uma pergunta:

Este (Force Protection) e outro tipo de procedimentos não seguem uma padronização NATO?? Especialmente quando visam a operação num contexto dentro do seio da Aliança como é o caso do Afeganistão? Será que a "nossa" forma de fazer as coisas será assim tão diferente da forma dos espanhois, franceses, belgas, italianos, holandeses, americanos etc. etc. Eu não sei..mas presumo que não. Até porque pode dar-se uma situação em que forças de um país estejam a operar em conjunto com as forças de outro país membro e nesse caso será de esperar que todos "dancem ao som da mesma música". Duvido que uma organização como a NATO deixasse uma questão destas ao acaso...permitindo que uns "dançassem fandango e outros flamenco ou tarantella".

Ora se este tipo de procedimentos estiverem, como eu penso que deverão estar, padronizados então..ao criticar a forma de operar dos portugueses...estar-se-ia a criticar a forma de proceder de todos os outros.

Também concordo que por vezes o tsahal faz comentários de uma forma um tanto ou quanto agressiva...mas pelo menos parece saber do que fala. Já personagens como o Sr. ACADO...bem...sem comentários..de facto..é de exasperar um santo.

*

Miguel Silva Machado

• Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
(sem assunto)
« Responder #937 em: Setembro 09, 2009, 05:24:49 pm »
Para se perceber melhor do que se está a falar...

A foto não é da minha autoria. Chegou-me às mãos por mão amiga que está no local.
Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
(sem assunto)
« Responder #938 em: Setembro 09, 2009, 07:46:33 pm »
Citação de: "sefr81"
Ora se este tipo de procedimentos estiverem, como eu penso que deverão estar, padronizados então..ao criticar a forma de operar dos portugueses...estar-se-ia a criticar a forma de proceder de todos os outros.

Portanto está a dizer que concorda que soldados que efectuam os tiros a cobrir qualquer tipo de operação estão bem colocados quando estão em pé, colados às viaturas, com as armas sobre as viaturas, com Joelhos expostos para fora da Roda que já por si não protege nada, etc, etc, ... ???

É que eu até já expliquei porque não devem fazer isso.
Alguém que não concorde comigo sabe então me dizer porque é que devem?
É que só me disseram que os carros eram blindados ( o que nem todos são porque alguns são simples todo terreno), e o que só se aplica à zona blindada e como nem sequer são blindados contra tudo não percebo.
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
(sem assunto)
« Responder #939 em: Setembro 09, 2009, 08:16:22 pm »
Citação de: "sefr81"
Já personagens como o Sr. ACADO...bem...sem comentários..de facto..é de exasperar um santo.

Essa faz-me lembrar quando alguém andava dizer a AUG não era ambidextra e que não se podia disparar uma AUG com ejecção para a direita, do ombro esquerdo. E alguém explicou-lhes que sim, não era o mais usual mas que dava para o fazer porque já o tinha feito e havia mais pessoas que o faziam.
Ui, era o maior burro e ignorante do mundo ... Que isto e aquilo ...
Até que um Video de Australianos a fazerem-no comprovava o que dizia. Por mistério esse Video foi apagado do Forum...

Com comentários como os seus posso eu bem. Só tenho pena é que não abra mais os olhos para a realidade que lhe está a passar ao lado...

*

rossi46

• 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #940 em: Setembro 09, 2009, 10:14:14 pm »
e que não se podia disparar uma AUG com ejecção para a direita, do ombro esquerdo.

Sem quer entrar nas polémicas, só vou dar uma achega ao que disse, embora isto fuja completamente ao assunto do tópico:
podia-se disparar a Styer do ombro direito com ejecção para a direita e do ombro esquerdo com ejecção para a esquerda, porque o contrario implicava o atirador levar com os involucros na cara.
Entretanto o exercito austriaco tinha deixado de utilizar esta opcção de comutar o sistema de ejecção, pois tendo a arma um aparelho de pontaria optico, possibilitava o tiro com os dois olhos abertos o que permitia a um atirador esquerdo, disparar a arma do ombro direito
Em relação à versão que equipa os australianos, produzida na australia com algumas modificações, sinceramente já não me recordo se a tinha  .
Cumprimentos
"Alea jacta est"

*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #941 em: Setembro 09, 2009, 10:45:47 pm »
Citação de: "mikecharlie"
Citação de: "tsahal"
nem mais! Permita-me que corriga dois pontos. Eram Land Cruiser e L200 Strakar.

As viaturas SUV de cor branca usadas no Afeganistão são Chevrolet adquiridas no Dubai (ou Abu Dhabi) de qual modelo?

Obrigado.

são Armored Chevrolet Suburban, cor branca :):):)

com que destino foram os chevrolet comprados? e qual vai ser a sua função uma vez terminada a missão?

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #942 em: Setembro 09, 2009, 11:38:42 pm »
Sr. ACADO....eu não estou a dizer porra absolutamente nenhuma se acho bem ou se acho mal porque pura e simplesmente, apesar de ter sido militar (ao contrário de outras pessoas por aqui... e por outras pessoas refiro-me a você) não me sinto com competência para questionar o modo de proceder de profissionais que executam no terreno...(e por terreno refiro-me a teatro de operações..não terreno de jogo onde se vai brincar às guerras com armas que disparam bolinhas .. percebeu??) procedimentos que são padronizados dentro das Forças Armadas dos países que compõem a Aliança Atlântica. Se você acha que o que estas pessoas fazem está mal..então sugiro-lhe que escreva uma carta ao Secretário Geral da NATO e junto lhe anexe o seu curriculum nesta matéria ... que deve ser impressionante presumo...pode ser que a NATO o contrate para rever todos os procedimentos de combate. Com sorte e os seus conselhos..pode ser que seja desta que a NATO capture o Bin Laden.

Já agora..pode esclarecer os membros do Fórum e dizer-nos..por obséquio.. quais são as suas qualificações nesta matéria???

Foi/é militar??? Qual o seu Nim, turno de incorporação, unidade, especialidade e posto??

Já esteve nalguma Guerra, Missão de Paz, teatro de operações, exercicio militar, luta de bar, porrada na escolinha......qualquer coisa????

Foi/é policia, guarda prisional, policia municipal...........prosegur :roll: ??? Não??...nada?

Qual é a sua experiência??? videozinhos do youtube, counterstrike e airsoft??? Pertença a uma suposta academia de colecionadores de armas que ninguém conhece a não ser o senhor??? E que a julgar pelos seus comentários faz exercicios regulares com armas automáticas e veiculos e granadas e caças de última geração e submarinos nucleares lá para os lados do Oeste...sera o Far (west)???

homem!!!..e o "h" pequeno foi de propósito...não consegue perceber o quanto os seus comentários são ridículos e patéticos??? Se não consegue..então sugiro-lhe que procure ajuda psiquiátrica..porque o que já li aqui roça o delírio psicótico.

Que fique bem claro que eu não defendo que apenas se possam comentar questões militares se se tiver "curriculum" na matéria...muito pelo contrário..julgo até que muitas boas contribuições saem precisamente de pessoas sem essa "formatação"...pois permite-lhes pensar "outside the box"...agora...o bom senso e a educação ficam sempre bem..nada deste tipo de atitude arrogante e sobranceira que, aliada ao disparate fazem deste senhor uma personagem digna de pena.

sem mais termino.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #943 em: Setembro 09, 2009, 11:51:31 pm »
O ACADO n sabe o que diz. Ignorem o Rambo e dexem no falar para a parede e continuemos o debate sem ele. Trata se de um Portugues descontente com a a vida, um frustrado q apenas sabe criticar. Deve ter tıdo uma tropa infeliz e agora vinga se.

Isso do Chevrolet tava a ficar interessante.

Alphaite, julgo que os SUV sao usados para deslocamentos que nao da FP. Sao SUVs blindados e dotados com inibidores. No final devem encostar pq ja terao mts kms na pele.

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #944 em: Setembro 10, 2009, 09:30:49 am »
Citação de: "alphaiate"

com que destino foram os chevrolet comprados? e qual vai ser a sua função uma vez terminada a missão?

Os Chevrolet foram comprados para responder à necessidade de possuir viaturas descaracterizadas para os deslocamentos das OMLT.

Uma vez terminada a missão ainda não se sabe o seu destino, apesar de haver pessoal que duvide que elas cheguem ao fim da missão. :)