Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 575736 Visualizações
*

Crypter

• Investigador
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
(sem assunto)
« Responder #900 em: Setembro 05, 2009, 02:58:06 pm »
Video sobre o treino de militares a caminho do Afeganistão.

http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx ... id=1352902

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #901 em: Setembro 05, 2009, 04:10:04 pm »
Citação de: "Crypter"

Quem é q os anda a ensinar estas coisas, a esta rapaziada valente?? Parece q não estão tão preparados como isso.

Qualquer pessoa sabe que apontar por cima do capo de um carro ( e então se for blindado pior) é um erro.

Estar colado, de Joelhos atras das rodas de um Jeep é um erro. E ainda por cima estar com o Joelho prespegado para fora pior ainda.

Até assusta como a malta está atras do jeeps, em pé, de joelhos como se aquilo fosse um humvy blindado.

Gosto especialmente das armas a encravarem, mas calculo que seja por ser tiros de salva.
E se isto é uma reacção a uma emboscada porque não se fogo a sério, só se ouve uns tirozecos.

Acho preocupante também que não se faça um exercicio com tiro real para Homens que vão para a Guerra.

Estou deveras assustado, pensava que o estado de prontidão em Portugal era muito superior.

Esta rapaziada é quem? exercito regular??
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #902 em: Setembro 05, 2009, 04:55:55 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "Crypter"

Quem é q os anda a ensinar estas coisas, a esta rapaziada valente?? Parece q não estão tão preparados como isso.

Qualquer pessoa sabe que apontar por cima do capo de um carro ( e então se for blindado pior) é um erro.

Estar colado, de Joelhos atras das rodas de um Jeep é um erro. E ainda por cima estar com o Joelho prespegado para fora pior ainda.

Até assusta como a malta está atras do jeeps, em pé, de joelhos como se aquilo fosse um humvy blindado.

Gosto especialmente das armas a encravarem, mas calculo que seja por ser tiros de salva.
E se isto é uma reacção a uma emboscada porque não se fogo a sério, só se ouve uns tirozecos.

Acho preocupante também que não se faça um exercicio com tiro real para Homens que vão para a Guerra.

Estou deveras assustado, pensava que o estado de prontidão em Portugal era muito superior.

Esta rapaziada é quem? exercito regular??

Bryan,

O exercicio foi feito partindo do principio que todas as viaturas eram Hummvees.

O video contem de facto questões dignas de critica, embora seja só um video e nada mais.

Uma das minhas criticas reside no proprio facto do pessoal fazer tiro junto ás viaturas, algo que por acaso não mencionaste, afinal de contas a realidade não é uma carreira de tiro nem é airsoft, como deves saber.
Na minha modesta opinião o atirador deve estar afastado da viatura porque esta pode ser atingida por um rocket e ele sofrer os efeitos do choque da viatura após esta receber o impacto do rocket. Portanto acho que o atirador deve estar afastado da viatura. Infelizmente este pessoal está a cumprir o que é ensinado e com o qual eu não concordo.

Isso do joelho estar pespegado para fora é sempre relativo porque depende da direcção de onde o fogo hostil está a ser feito.
De resto também não concordo com os procedimentos dos atiradores relativamente ao seu posicionamento com a viatura pelas razões que anteriormente referi.

O pessoal tem diversas proveniencias e não representam nenhuma unidade em concreto e muito menos o estado de prontidão do Exército.

Para finalizar, este pessoal treinou com tiro real, salvo erro no CTOE ou no CTC.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #903 em: Setembro 05, 2009, 05:45:23 pm »
O treino de tiro real das duas OMLTs e do Modulo de Apoio teve lugar no RI 19 e não nas unidades referidas pelo Lazaro. Durante a simulação apresentada no video foram por razões obvias usadas munições de salva não fosse alguma atingir os carros que passavam na estrada ou os convidados!

Foram usados Hummers blindados para além da Strakar L200 e do Land Cruiser. O video é uma compilação de varios scenarios simulados no exercicio.

O Hummer tinha sido atingido por um IED ou seja ficou INOP, tendo chegado outro para servir de muro de protecção e evacuar os feridos. No caso do Land Cruiser a fazer um patrulha, ele avariou, chegaram de seguida dois Hummers, um para rebocar o Land Cruiser e outro para servir de muro de protecção, enquanto n iam embora com a situação resolvida faziam tiro desde as viaturas, usando-as como escudo.

Queria os militares onde Lazaro? em cima dos vehiculos a servirem de alvo, a fugir e levar tiros nas costas ou escondidos debaixo da areia do deserto?

Eles estavam a simular um ataque durante uma patrulha no Afeganistão.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
(sem assunto)
« Responder #904 em: Setembro 05, 2009, 06:09:41 pm »
Citação de: "lazaro"

O exercicio foi feito partindo do principio que todas as viaturas eram Hummvees.

O video contem de facto questões dignas de critica, embora seja só um video e nada mais.

Uma das minhas criticas reside no proprio facto do pessoal fazer tiro junto ás viaturas, algo que por acaso não mencionaste, afinal de contas a realidade não é uma carreira de tiro nem é airsoft, como deves saber.
Na minha modesta opinião o atirador deve estar afastado da viatura porque esta pode ser atingida por um rocket e ele sofrer os efeitos do choque da viatura após esta receber o impacto do rocket. Portanto acho que o atirador deve estar afastado da viatura. Infelizmente este pessoal está a cumprir o que é ensinado e com o qual eu não concordo.

Isso do joelho estar pespegado para fora é sempre relativo porque depende da direcção de onde o fogo hostil está a ser feito.
De resto também não concordo com os procedimentos dos atiradores relativamente ao seu posicionamento com a viatura pelas razões que anteriormente referi.

O pessoal tem diversas proveniencias e não representam nenhuma unidade em concreto e muito menos o estado de prontidão do Exército.

Para finalizar, este pessoal treinou com tiro real, salvo erro no CTOE ou no CTC.

Concordo. Eu tb referi que eles estavam colados às viaturas e q isso é errado. Não só pelos explosivos mas também porque as balas passam por baixo delas e fazem ricochete, etc, etc , aliás é uma tecnica muito empregada para eliminar alvos por tras de carros.
Os carros são autenticos imans de balas e se alguem estiver junto deles vai sofrer.
Devem estar deitados e afastados.
Se estiverem ajoelhados o joelho deve ser o do lado de dentro sempre. Ou seja, se for do lado esq. do carro deve ser o joelho esq q esta no chao.

Quanto ao tiro real, disse isso porque parece que vi passar um carro civil por tras da zona de tiro! ahah! Mas se o diz, eu acredito.
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
Re: ISAF.
« Responder #905 em: Setembro 05, 2009, 06:12:35 pm »
Citação de: "tsahal"

Queria os militares onde Lazaro? em cima dos vehiculos a servirem de alvo, a fugir e levar tiros nas costas ou escondidos debaixo da areia do deserto?

Eles estavam a simular um ataque durante uma patrulha no Afeganistão.

ele por certo queria-os no sitio certo, ou seja, no chão afastados dos carros a dar fogo de cubertura aos colegas que estavam a efectuar as suas tarefas.

se é um treino para o Afeganistão é para ser bem feito não é às 3 pancadas. Não se brinca com a vida dos nossos Homens

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #906 em: Setembro 05, 2009, 06:21:03 pm »
ACADO, esteve presente no exercicio para afirmar que estariam a treinar às 3 pancadas? Isso de fazer tiro distante dos vehiculos era na epoca em que o 4x4 não eram blindados. Mesmo os que estavam a fazer tiro do Land Cruiser tinham um à frente. Foi uma tactica correcta visto que sabendo que o Land Cruiser não tem protecção veio logo um blindado fazer de muro de protecção.

O blindado serve de escudo visto que por ser blindado à partida foi construido para proteger os seus ocupantes contra tiros de armas ligeiras e estilhaços. Contra os IEDs tb visto que na coluna ha sempre um Hummer com um inibidor de frequencias.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #907 em: Setembro 05, 2009, 08:05:03 pm »
ACADO, esteve presente no exercicio para afirmar que estariam a treinar às 3 pancadas? Isso de fazer tiro distante dos vehiculos era na epoca em que o 4x4 não eram blindados. Mesmo os que estavam a fazer tiro do Land Cruiser tinham um à frente. Foi uma tactica correcta visto que sabendo que o Land Cruiser não tem protecção veio logo um blindado fazer de muro de protecção.

O blindado serve de escudo visto que por ser blindado à partida foi construido para proteger os seus ocupantes contra tiros de armas ligeiras e estilhaços. Contra os IEDs tb visto que na coluna ha sempre um Hummer com um inibidor de frequencias.

Desculpe, mas deve-se fazer tiro distante de qualquer veículo.
As tecnicas são bastantes actuais e comprovadas. Se estiver junto a Veículos por muito blindados que sejam corre muitos riscos.
Até das paredes se deve fazer tiro distante quanto mais de um veículo que tem mais sitios por onde as balas passam.
Já para não falar que se tiver mais longe tem muito mais angulos de ataque.

Quanto às 3 pancadas. Basta ver o Vídeo, embora valha o que vale. Assusta bastante que oficiais andem a ensinar isto a Homens que vão para o afeganistão

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #908 em: Setembro 05, 2009, 09:29:20 pm »
Sendo assim, pela sua lógica, quando um blindado for atacado pelo IN com fogo de armas ligeiras, é melhor a tropa sair da viatura e esconder-se atrás de uma pedra ou deitar-se no chão. Estará mais seguro a disparar atrás de um calhau do que atrás de um blindado! E a 12.7mm em torre protegida, serve para quê? Para decorar? Bem elas não estavam instaladas mas no Afeganistão sim e está sempre um militar na torre pronto a disparar de forma protegida.

O talibã vê a malta distante, lança um ataque em massa e com poder de fogo, mata a tropa e ainda fica com os vehiculos!

Na guerra do ultramar quando os Unimogs e as Berliets eram atacados, eles faziam isso sim mas por razões óbvias.

Vc pede treino para a malta e que vai para o Afeganistão chama incompetentes aos mesmos mas parece é que deseja a morte deles! Volto a perguntar, vc esteve na demonstração e viu o seu contexto para tirar conclusões sobre tudo e todos?

Eu estive e achei que tudo que foi executado foi feito com muito profissionalismo e de forma adequada tendo em conta o contexto das operações simuladas.

Não pense que sou militar porque não sou.

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #909 em: Setembro 05, 2009, 11:32:00 pm »

Se leres com calma o que postei constatarás que nunca afirmei que os atiradores se deviam posicionar em cima dos veículos. Só afirmei que deviam estar afastados das viaturas. Estar afastado de uma viatura não significa que esta não seja utilizada como protecção para armas de tiro tenso.

Os efeitos cinéticos do impacto de um RPG-7 num viatura podem ser de tal ordem que causem danos corporais nos atiradores que estejam em contacto físico com a viatura. Não disse que a viatura deve ser abandonada à sua sorte!

Ainda assim, uma 12.7 na torre das viaturas não protege ninguém dos impactos das munições inimigas, quanto muito suprime o fogo In retirando-lhe precisão sobre os nosso lindos e musculados corpinhos.

O facto de não concordar com a localização do pessoal relativamente às viaturas não significa que não tenha existido profissionalismo por parte dos militares participantes. Afinal é só uma opinião puramente pessoal.

O pormenor do Hummer cobrir a viatura acidentada acidentada e evacuar o pessoal dessa mesma viatura é uma técnica que começou por ser ensinada no CTOE ao pessoal da 2ª OMLT com base em conhecimentos adquiridos em cursos de defesa/segurança a altas entidades. No caso do Afeganistão esta será hipoteticamente uma função da Force Protection.

Até já!

*

voador

• 218
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #910 em: Setembro 06, 2009, 04:45:53 pm »
Realmente é só teoricos e treinadores de bancada.....

Camarada Lazaro não expliques tanto porque eles nunca hão-de perceber....

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #911 em: Setembro 07, 2009, 08:59:05 am »
Lazaro, finalmente la entendes-te o que eles estavam a fazer no video ou seja Force Protection!

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #912 em: Setembro 07, 2009, 11:09:11 am »
Lazaro, finalmente la entendes-te o que eles estavam a fazer no video ou seja Force Protection!

Não percebi a relação entre a tua ironiazinha e o que estava a ser discutido. Ainda assim fico a aguardar o teu comentário costrutivo  ao meu post anterior ... mas sem ironia ... porque senão parece que não tens argumentos e optas por dar a entender que os outros foristas são burros. c34x

O que se está a passar no video sei eu muito bem. Até te digo que a primeira demonstração do género ocorreu em Outubro de 2008 no RI 19.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #913 em: Setembro 07, 2009, 12:48:24 pm »
Bem as demonstrações de Outubro e as da semana passada foram bem diferentes. Digo isso pq estive em ambas ou seja não me estás a dar nenhuma novidade!

Bem para quem afirmou que o tiro real era feito em Lamego e Mafra sem ter conhecimento. No entanto eu dei-te a informaçãõ correcta, ficas-te a saber o verdadeiro local onde foi realizado o tiro real.

Eu ja expliquei o que foi feito na semana passada com argumentos pq presenciei pessoalmente e não opinei perante um video. Apenas depois das explicações nas quais não usei terminologias Inglesas é que referis-te o que estavam a fazer ou seja apenas depois é que entendes-te o que tinha sido simulado nesse momento. Falta-te humildade e inteligencia caro Lazaro.

Não te vou chamar burro mas sobre defesa és um zero!
« Última modificação: Setembro 07, 2009, 03:23:27 pm por tsahal »

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #914 em: Setembro 07, 2009, 02:23:48 pm »
:?: