Chegado a casa, depois de algum tempo de ausência, ligo a net e vai de ver o que se tem passado por aqui e esta discussão então deixou-me com uma "paradinha".
Quero apenas explicar que em qualquer vídeo ou DVD ou seja lá o que for de demonstração militar, principalmente neste glorioso país, as coisas são feitas para parecer bonitas e para encher olho sendo que raramente se processa assim no duro do terreno.
Quanto a tomar posição encostado ao veiculo. A regra é nunca tomar posição atrás de um veiculo e muito menos encostado ao mesmo. porque o mesmo é um alvo por si e se lá estiverem meia dúzia de gatos, encostados a ele, passa a ser um alvo remunerador. Alem do perigo dos ricochetes, a cinética de uma granada anticarro nos corpinhos dos "zés" abrigados atrás da mesma é uma coisa gira de se ver. Erro ainda mais crasso é fazer fogo apoiando-se em cima do veiculo, mas já se espera tudo (isto é o que dá ver muita CNN).
Mas tal como disse, isso é a regra e claro que existem umas pequenas excepções, como em todas a regras. Uma delas é quando se cai em minas. Como geralmente as ditas cujas costumam andar em grupos o desembarque da viatura e a disposição dos homens deve ser feita o mais próximo possível da mesma. A não ser que o CMDT da viatura queira ver os seus homens a subir na vida (literalmente).