Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 584670 Visualizações
*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: ISAF.
« Responder #915 em: Setembro 07, 2009, 07:19:27 pm »
Citação de: "tsahal"
Bem as demonstrações de Outubro e as da semana passada foram bem differentes. Digo isso pq estive em ambas ou seja não me estás a dar nenhuma novidade!

Bem para quem afirmou que o tiro real era feito em Lamego e Mafra sem ter conhecimento. No entanto eu dei-te a informaçãõ correcta, ficas-te a saber o verdadeiro local onde foi realizado o tiro real.

Eu ja expliquei o que foi feito na semana passada com argumentos pq presenciei pessoalmente e não opinei perante um video. Apenas depois das explicações nas quais não usei terminologias Inglesas é que referis-te o que estavam a fazer ou seja apenas depois é que entendes-te o que tinha sido simulado nesse momento. Falta-te humildade e inteligencia caro Lazaro.

Não te vou chamar burro mas sobre defesa és um zero!

Você está muito agressivo para quem parece não perceber nada de posicionamento de combate com viaturas.
A partir do momento em que diz que concorda com o que foi feito só posso concluir que ou não quer saber mais ou não tem qualificação pra chamar zero a ninguém.

Ou vai-me dizer que nesta foto também está tudo bem só porque o carro é blindado e tem uma BMG na torre.

Veja lá se é mais humilde e tenta trocar ideias com os outras pessoas e especialmente sem ofender pessoas que parecem perceber alguma coisa e até lhe estão a tentar ajudar como é o caso do Lazaro.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #916 em: Setembro 07, 2009, 08:01:39 pm »
MG e não BMG! Depois eu não ajudo!

Eu é que estou a ajudar o Lazaro e a si visto que lhes disse o que a tropa estava a fazer nesse dia, onde treinaram o tiro, ect. Depois vc ainda tem a lata de dizer que ele ajuda! Só se for a ajudar a baralhar quem lê :lol:

Sobre a sua foto do M11, não vou fazer comentarios visto que desconheço o contexto em que foi tirada ou seja n se sabe o tipo de operação que estavam a desenvolver ou até podia ser uma fotografia para ficar bonito, nem vc sabe para opinar ou seja não meta outras coisas ao barulho, estamos a falar do Hummer e não do M11, não confunda as viaturas! O VBL é um blindado de reconhecimento desenvolvido ha anos mas podemos falar dele sem problema. Até lhe posso enviar documentação e fotografias que não andam na net se vc desejar.

E vou ajudar o caro amigo. A MG é como sabe uma 12.7mm e está integrada numa torre PL 127 da Nexter Systems, no entanto pode ser designada de PL 40 visto que pode levar um AGL de 40mm. Vê ainda ajudo novamente! Vc e o seu comparsa ja vão mais ricos para a cama!

Meta uma coisa na cabeça, se uma força estiver a fazer protecção de forças é normal que a posição seja encostado ao blindado visto que um blindado proteje com a sua blindagem e a tropa tem que estar pronta para ir embora. Se for uma viatura sem blindagem, é melhor fugir e ficar atras de uma pedra. Entendeu? Ja estou cansado de lhes explicar as mesmas coisas. Vc tem problemas em entender as coisas? Se não concorda problema seu, fique com as suas ideias do seculo passado e passe bem!

Volto a perguntar, vc esteve na demonstração? Vc opina sobre coisas que não viu, apenas mais tarde é que concluiram que tavam a fazer protecção de forças depois de eu comentar. Depois ainda diz que não ajudo. Fazer critica sem conhecimento dos factos, é facil e tipicamente português!

Vc é que não ajuda visto que apenas criticou a tropa do seu próprio pais repito sem ter visto a demonstração a não ser uma curta compilação de varias demonstrações. E ainda pensa que o tiro deve ser o mesmo em todas a situações, pense bem caro amigo. Vc devia auto criticar-se pela sua atitude mesquinha e não criticar quem fez o trabalho de uma forma profissional.

A unica critica que tenho a fazer porque nem tudo é perfeito, é o armamento usado, ou seja a G3, a Walther e PRRs antigos.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #917 em: Setembro 07, 2009, 08:48:56 pm »
MG e não BMG! Depois eu não ajudo!

Browning Machine Gun, se é q ainda me deixa ensinar-lhe alguma coisa.
MG são todas as metrelhadoras, BMG só há uma.

Eu é que estou a ajudar o Lazaro e a si visto que lhes disse o que a tropa estava a fazer nesse dia, onde treinaram o tiro, ect. Depois vc ainda tem a lata de dizer que ele ajuda! Só se for a ajudar a baralhar quem lê

Sobre a sua foto do M11, não vou fazer comentarios visto que desconheço o contexto em que foi tirada ou seja n se sabe o tipo de operação que estavam a desenvolver ou até podia ser uma fotografia para ficar bonito, nem vc sabe para opinar ou seja não meta outras coisas ao barulho, estamos a falar do Hummer e não do M11, não confunda as viaturas!

Nós nunca lhe perguntamos nada sobre o que estavam a fazer ou onde.
E isso é completamente irrelevante.
O posicionamento dos Soldados está mal. Assim como na foto que mostrei. Até podia ser uma foto ou um Video para o gajo menos entendido do Mundo que um Soldado profissional não deve fazer mal por isso.
Todas as oportunidades devem ser pra treinar e portanto não se treina mal.
Quanto ao tipo de Viatura, pouca diferença faz porque estão mal colocados nas duas situações.

Não me venha encher com palha sobre as armas da torre e etc. Acredito que ache que sabe muito sobre isso. Mas isso pra mim é palha e pouco conta a quando da acção.

Estamos a discutir a posição dos soldados.
Seja qual for a missao, se é a protecção a forças que está a dizer ou outra coisa qualquer, só os soldados que não estão a disparar e que têm de fazer alguma coisa dentros dos carros ou à volta deles é q estão ao pé destes.

Meta uma coisa na cabeça e aprenda alguma coisa actual e comprovada, os outros homens devem estar deitados no chão, recuados dos carros a fazer o melhor fogo possivel.
O blindado só o protege se for até ao chão e se aguentar munições de grande calibre (ex. Leopard). Porque as balas passam por baixo do carro ou através dele. Já pra não falar que perde completamente angulos de visão e ataque se estiver colado ao veículo.
Na foto, com uma simples caçadeira com chumbo de 9mm conseguia-se acertar numa serie de homens que pensam que estão protegidos atrás do blindado.
Esta é de borla mas para a próxima tem de começar a pagar as aulas.

Vc é que não ajuda visto que apenas criticou a tropa do seu próprio pais repito sem ter visto a demonstração a não ser uma curta compilação de varias demonstrações. E ainda pensa que o tiro deve ser o mesmo em todas a situações, pense bem caro amigo. Vc devia auto criticar-se pela sua atitude mesquinha e não criticar quem fez o trabalho de uma forma profissional.

Eu só digo mal porque desejo que eles melhorem. Só vale a pena criticar para depois evoluir. Se ninguém os corrigir eles irão aprender mas à custa do pêlo.
Se eu visse uns filho da puta de uns macazanbuanos a fazer isso tava-me a cagar e ensinava era os nossos o que deveriam de fazer para os eleminar.
Esta lição serve para nós não fazermos mal e para se virmos o nosso inimigo a faze-lo sabermos aproveitar.

A unica critica que tenho a fazer porque nem tudo é perfeito, é o armamento usado, ou seja a G3, a Walther e PRRs antigos

O armamento é o que menos conta nisto tudo.
O que é mais importanto é a maneira de pensar. Se tivermos a preparação mental conseguimos fazer maravilhas.
« Última modificação: Setembro 07, 2009, 09:20:49 pm por ACADO »
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
12.7mm
« Responder #918 em: Setembro 07, 2009, 09:01:15 pm »
nunca ouvi falar nessa designação BMG e nunca vi isso escrito mas sim MG de machine gun ou heavy machine gun. A 12.7mm é actualmente fabricada pela FN Herstal, General Dynamics, Manroy e outras e não pela Browning. Deve ter saida da sua mente inventora, fertil por sinal. Vc apenas posta para inventar e tenho que corrigir os seus erros e mesma assim ainda pensa que tem razão! Depois não ajudo!

BMG :lol:  Soa a uma marca de bikes! é BMX!

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
Re: 12.7mm
« Responder #919 em: Setembro 07, 2009, 09:31:01 pm »
nunca ouvi falar nessa designação BMG e nunca vi isso escrito mas sim MG de machine gun ou heavy machine gun. A 12.7mm é actualmente fabricada pela FN Herstal, General Dynamics, Manroy e outras e não pela Browning. Deve ter saida da sua mente inventora, fertil por sinal. Vc apenas posta para inventar e tenho que corrigir os seus erros e mesma assim ainda pensa que tem razão! Depois não ajudo!

BMG :lol:  Soa a uma marca de bikes! é BMX!

é pá além de casmurro não é muito desenrascado. Até nos dicionários aperece...
A Net vale o que vale mas foi só colocar no google que aparece em primeiro plano tudo sobre BMG ou Browning Machine Gun.
Se for preciso tb faço uns scans mas tem de pedir por favor pra aprender comigo!!!
Mas já que tenho de lo ensinar e corrigir as suas barbaridades para que as outras pessoas não aprendam coisas erradas consigo, aqui vão uns sites pra se cultivar:

http://www.navweaps.com/Weapons/WNUS_50cal-M2_MG.htm
http://www.bmgparts.com/
http://www.cbbullets.com/brassSpec_50BMG.html
http://www.youtube.com/watch?v=okRRc4hqV0c
http://acronyms.thefreedictionary.com/Browning+machine+gun

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #920 em: Setembro 07, 2009, 09:52:21 pm »
Poste sim links mas de publicações especializadas que quando fazem referencia à M2/M3 escrevem heavy machine gun ou machine gun e não youtubes e sitios que para de forma superficial usam BMG visto que no passado foi fabricada por essa empresa!

A Browning já nem sequer fabrica a M2.

No exército nem sequer usam essa designação de BMG mas sim MG 12.7mm

Se vc se sente feliz em chamar-lhe BMG, esteja à vontade, eu quero é q vc seja uma pessoa feliz!

Quanto ao resto, vc parece um papagaio mas o sitio deles é na selva e não no forum! Seja humilde homem e sobretudo inteligente. Olhe para si próprio antes de criticar militares e opinar sobre coisas que não viu. Se vc tem vergonha de qualquer coisa feita em Portugal, aliste-se na legião estrangeira, la poderá disparar à vontade e atrás de um calhau se tiver medo de o fazer ao lado de blindado. :lol:

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
(sem assunto)
« Responder #921 em: Setembro 07, 2009, 10:42:03 pm »
Mas por a browning não fabricar quer dizer que as nossas não são Browning é ???

E engraçado, até os fabricantes de armas lhe chamam BMG ou será que a Barrett também não é credivel !!!

Se fosse a si, punha-me no lugar e era mais humilde. Só lhe ficava bem e nem ninguém ia gozar consigo. Assim vão todos ficar a pensar mal de si e é chato se calhar para a sua reputação.

Eu vi o que está a vista. E se é publico e está mal posso criticar o que quiser.
Sobre o que não é visivel no Video eu não falei pois não...

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #922 em: Setembro 07, 2009, 11:20:36 pm »
bem vc anda a correr a internet toda á procura de BMGs!!!! Peça uma BMG ao Pai Natal! :lol:

Eu nunca disse que não eram Brownings! Eu disse que são chamadas de MG 12.7mm e não de BMGs! Vc tem problemas no cerebro? Entende mal as coisas para além de ver mal.

Bem na sua fotografia é referido o nome de uma munição e como ja lhe disse alguns usam BMG para encurtar no entanto a designação comun não é essa e vc sabe isso perfeitamente. Se não sabe, procure no google 12.7mm heavy machine gun ou machine gun e encontrará milhoes de sites e não youtubes e outras coisas superficiais como uma empresa que usa o nome de BMG Inc!

Bem vc julga os militares, que não sabem disparar correctamente, será que vc faz melhor????? ou é mais um Rambo de lingua cumprida? :lol:

Humilde vc n é de certeza visto que não aceita o facto da M2 ser conhecida por heavy machine gun ou MG e não por BMG. Tem andado feito tolo a procurar sites com a designação BMG para justificar-se! Procure pelas designações correctas e ai sim vai ver. terá mt coisa para visitar durante a noite.

Bem, ja me ri bastante consigo, agora ta na hora recolher. desejo-lhe uns sonhos BMGs!

*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #923 em: Setembro 08, 2009, 04:06:53 am »
bem vc anda a correr a internet toda á procura de BMGs!!!! Peça uma BMG ao Pai Natal! :lol:

Eu nunca disse que não eram Brownings! Eu disse que são chamadas de MG 12.7mm e não de BMGs! Vc tem problemas no cerebro? Entende mal as coisas para além de ver mal.

Bem na sua fotografia é referido o nome de uma munição e como ja lhe disse alguns usam BMG para encurtar no entanto a designação comun não é essa e vc sabe isso perfeitamente. Se não sabe, procure no google 12.7mm heavy machine gun ou machine gun e encontrará milhoes de sites e não youtubes e outras coisas superficiais como uma empresa que usa o nome de BMG Inc!

Bem vc julga os militares, que não sabem disparar correctamente, será que vc faz melhor????? ou é mais um Rambo de lingua cumprida? :lol:

Humilde vc n é de certeza visto que não aceita o facto da M2 ser conhecida por heavy machine gun ou MG e não por BMG. Tem andado feito tolo a procurar sites com a designação BMG para justificar-se! Procure pelas designações correctas e ai sim vai ver. terá mt coisa para visitar durante a noite.

Bem, ja me ri bastante consigo, agora ta na hora recolher. desejo-lhe uns sonhos BMGs!

bem, completamente "off topic", considero-me um assíduo leitor deste fórum e nas minhas poucas participações tento ser o mais educado e informado possivel, mantendo sempre a humildade a que a minha ignorância nos temas me relega, mas não posso deixar de notar a sua clara falta de humildade e respeito caro tashal! há muitas formas de dizermos o mesmo, e mostrarmos, respeitosamente (vivemos em democracia, todos tem direito à sua opinião, mais não seja direito a estar errados!) a nossa linha de pensamento!

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #924 em: Setembro 08, 2009, 08:36:01 am »
tudo bem Alphaite mas ele é teimoso, cabeça dura como dizem os Brasileiros e não aceita o obvio, depois mete outras coisas ao barulho e ai ha que rir um pouco. Quanto a humildade, ele é que não tem tido! Eu não procuro impor as minhas ideias mas sim esclarecer à luz dos factos. Se a 12.7mm é conhecida por heavy machine gun quem somos nós para inventar outro nome? Se na demonstração estavam a fazer force protection, quem somos nós para dizer que a posição de tiro estava errada? Vc procura informação correcta ou errada?

Lembro que o Lazaro referiu erradamente os locais do treino de tiro real, eu esclareci e ele não teve a humildade de comentar o erro e agradecer o esclarecimento para além da historia da force protection, veio sim atirar pedras e ainda a pensar que estava a dar o KABUL de Outubro como novidade numa de pensar que sabia mais! Quem tem falta de humildade afinal?

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #925 em: Setembro 08, 2009, 09:51:16 am »

Lembro que o Lazaro referiu erradamente os locais do treino de tiro real, eu esclareci e ele não teve a humildade de comentar o erro e agradecer o esclarecimento para além da historia da force protection, veio sim atirar pedras e ainda a pensar que estava a dar o KABUL de Outubro como novidade numa de pensar que sabia mais! Quem tem falta de humildade afinal?

Já tinha prometido a mim próprio não responder mas enfim aqui vai:

Uma leitura calma dos meus posts pode ajudar ... :roll:

Eu referi que Para finalizar, este pessoal treinou com tiro real, salvo erro no CTOE ou no CTC. Nunca referi isto como uma certeza e nem a tentei impor a ninguem. O unico objectivo era esclarecer o ACADO que a OMLT e a Forceprotection já tinham efectuado tiro real.
Nunca esperei que o facto de não ter agradecido a correcção posterior pudesse significar que estava a ser arrogante. Afinal de contas o que estava em discussão era a posição relativa dos atiradores em relação às viaturas, só isso. Obviamente que mantenho a miha opinião relativamente a este ponto. Gostaria de ter lido argumentos válidos contra a minha opinião, afinal sempre posso estar errado....

Quanto a Forceprotection...

Quem se preocupa em ler conscientemente e com calma os posts dos outros foristas sabe que eu já falo de forceprotection á uns tempos. Neste assunto inicialmente só não referi a expressão forceprotection porque o Tsahal não a utilizou. Para além disso não era a acção da forceprotection (muro de protecção nas palavras do Tsahal) que eu estava a discordar mas sim a posição dos atiradores relativamente à viatura INOP.

Falei do exercicio de Outubro de 2008 porque o cenário que aparece no video (só falo do que aparece no video) é exactamente o mesmo de 2008: viatura fica INOP por acção de IED e a equipa de force protection vai recolher o pessoal e rebocar a viatura. O que coincide com a descrição do post do Tsahal.

lamento que o Tsahal seja do tipo dispara primeiro e pergunta depois.

É tão importante ouvir como falar. No caso: é tão importante ler atentamente as ideias dos outros para depois então responder, com calma.

*

rossi46

• 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #926 em: Setembro 08, 2009, 12:47:40 pm »
Bom dia,
descobri recentemente este forum numa pesquisa de material de trabalho na net e tenho seguido com alguma atenção alguns dos tópicos e de certo modo a maior parte das intervenções tem o seu interesse, com maior ou menor conhecimento dos assuntos abordados, face aos conhecimentos dos autores sobre as matérias.
No entanto estas ultimas intervenções, baixaram um pouco o nivel que o forum tem .
Procurem manter a discussão aberta, que esta bastante interessante, mas com a educação própria, do direito à diferença de  opiniões.
Cumprimentos
"Alea jacta est"

*

Crypter

• Investigador
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
(sem assunto)
« Responder #927 em: Setembro 08, 2009, 01:14:47 pm »
Citação de: "rossi46"
Bom dia,
descobri recentemente este forum numa pesquisa de material de trabalho na net e tenho seguido com alguma atenção alguns dos tópicos e de certo modo a maior parte das intervenções tem o seu interesse, com maior ou menor conhecimento dos assuntos abordados, face aos conhecimentos dos autores sobre as matérias.
No entanto estas ultimas intervenções, baixaram um pouco o nivel que o forum tem .
Procurem manter a discussão aberta, que esta bastante interessante, mas com a educação própria, do direito à diferença de  opiniões.
Cumprimentos

Bravo..

Faço das tuas, as minhas palavras..

*

mikecharlie

• Membro
  • *
  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #928 em: Setembro 08, 2009, 04:50:46 pm »
Boas,
já venho lendo este tópico à uns dias pelo que entendi esclarecer algumas coisas:
1º o filme é uma montagem. são duas demonstrações diferentes num espaço temporal de pelo menos 15 minutos (OMLT G e OMLT KCD)
2º o cenário criado, para a OMLT G (utilizando o land rover e as L300), tentou simular o deslocamento diário para pol-e-charki em três chevys sem FP, onde uma das viaturas apresentando problemas mecanicos teve de parar imobilizando a coluna. os elementos da omlt saiam (5&25) e de seguida eram flagelados (neste caso pelas 5 horas da coluna). era solicitado ao COT o apoio da FP para retirar do local a omlt e a viatura imobilizada por causa dos sistemas de C2 e EJAB. PRIMEIRAS QUESTÕES QUE GOSTAVA DE SALIENTAR: as SOP  em vigor estabelecem que a coluna não imobiliza (quantos pneus furados aguentaram até CW ou KMTC....), caso a coluna parasse e fosse alvo de flagelação, rapidamente as outras saiam do local (bump plan para 4/3/2 chevy); a AO da OMLT (i.e. os itinerarios pelos quais se desloca não têm cobertos ou abrigos (campo aberto), daí que numa situação inicial ficar atrás das viaturas (chevy blindadas) é a melhor solução; as armas não encravaram não havia era obturadores de gases, daí puxa a culatra....
3º: era um DVD logo todas as questões tácticas, técnicas e de procedimentos foram ligeiramente "esquecidas" e/ou deturpadas no sentido de criar algo mais agradavel à vista dos senhores generais, almirantes e jornalistas.

por último em ambas as demonstrações estiveram homens com elevada experiência, alguns que já estiveram debaixo de fogo (tendo estilhaços de RPG no corpo) mas também outros que me deixam orgulhoso como um 1SAR TF (taifa) da Marinha que nunca tinha tido infantaria de combate e nunca nos seus 20 e tal anos de marinha tinha feito tanto tiro de G3 como agora. ele é um dos mentores que foi "flagelado" e se efectivamente a sua postura ou atitude perante o fogo dos insurgentes/terroristas/forças inimigas não foi a mais adequada julgo que merece alguma compreensão.
desculpem alguma falta de coerência ou sequência na minha linha de pensamento ou palavras mas está a ser "teclado" à pressa...
1 abraço
mike

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #929 em: Setembro 08, 2009, 05:33:42 pm »
nem mais! Permita-me que corriga dois pontos. Eram Land Cruiser e L200 Strakar.

As viaturas SUV de cor branca usadas no Afeganistão são Chevrolet adquiridas no Dubai (ou Abu Dhabi) de qual modelo?

Obrigado.