Video sobre o treino de militares a caminho do Afeganistão.
http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx ... id=1352902
Quem é q os anda a ensinar estas coisas, a esta rapaziada valente?? Parece q não estão tão preparados como isso.
Qualquer pessoa sabe que apontar por cima do capo de um carro ( e então se for blindado pior) é um erro.
Estar colado, de Joelhos atras das rodas de um Jeep é um erro. E ainda por cima estar com o Joelho prespegado para fora pior ainda.
Até assusta como a malta está atras do jeeps, em pé, de joelhos como se aquilo fosse um humvy blindado.
Gosto especialmente das armas a encravarem, mas calculo que seja por ser tiros de salva.
E se isto é uma reacção a uma emboscada porque não se fogo a sério, só se ouve uns tirozecos.
Acho preocupante também que não se faça um exercicio com tiro real para Homens que vão para a Guerra.
Estou deveras assustado, pensava que o estado de prontidão em Portugal era muito superior.
Esta rapaziada é quem? exercito regular??
Bryan,
O exercicio foi feito partindo do principio que todas as viaturas eram Hummvees.
O video contem de facto questões dignas de critica, embora seja só um video e nada mais.
Uma das minhas criticas reside no proprio facto do pessoal fazer tiro junto ás viaturas, algo que por acaso não mencionaste, afinal de contas a realidade não é uma carreira de tiro nem é airsoft, como deves saber.
Na minha modesta opinião o atirador deve estar afastado da viatura porque esta pode ser atingida por um rocket e ele sofrer os efeitos do choque da viatura após esta receber o impacto do rocket. Portanto acho que o atirador deve estar afastado da viatura. Infelizmente este pessoal está a cumprir o que é ensinado e com o qual eu não concordo.
Isso do joelho estar
pespegado para fora é sempre relativo porque depende da direcção de onde o fogo hostil está a ser feito.
De resto também não concordo com os procedimentos dos atiradores relativamente ao seu posicionamento com a viatura pelas razões que anteriormente referi.
O pessoal tem diversas proveniencias e não representam nenhuma unidade em concreto e muito menos o estado de prontidão do Exército.
Para finalizar, este pessoal treinou com tiro real, salvo erro no CTOE ou no CTC.