E mesmo esses a partir do momento em que têm um radar activo ficam mais iluminados que uma árvore de Natal num quarto escuro.... Mas pelo menos não há risco para vidas humanas.
E não só. Pelo preço de 1 AWACS tripulado de médio/grande porte (dependendo do modelo), compras 2 a 4 UAVs em variante AEW. Pelo preço de 3 AWACS tripulados, compras 6 a 12 UAV AEW.
É muito mais "tolerável" perder 1 de UAV AEW de vários que tu tens, sem perder um tripulante com o seu abate, do que perder 1 dos teus 3 AWACS mais a sua tripulação.
E lanças paraquedistas de onde?
Vão de moto e de burro como os russos?
Se o espaço aéreo não for permissivo, seja através de SEAD, seja através de superioridade aérea face ao adversário, tu pura e simplesmente não vais lançar paraquedistas.
Vão de helicóptero, a muito baixa altitude, se tiveres com sorte.
A piada é que as nossas FA não estão talhadas para proporcionar as condições necessárias ao lançamento de Paraquedistas num conflito de média ou alta intensidade.
Falta o SEAD, o armamento stand-off lançado por terra, ar e mar, faltam as munições ar-ar para os caças, as baterias anti-aéreos que criem uma "no fly zone" perto da linha da frente.
Então a ideia de lançar Paraquedistas atrás das linhas do inimigo, é apenas um mito.