KC-390 na FAP

  • 4717 Respostas
  • 1095308 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2440
  • Recebeu: 3110 vez(es)
  • Enviou: 3595 vez(es)
  • +5663/-3582
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4710 em: Novembro 05, 2025, 09:43:04 pm »
A missão de ontem à noite...

https://www.facebook.com/share/1JkSh6aviZ/
Nem omitem a face da doente  :o

O que interessa é mostrar a ambulancia...
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1563
  • Recebeu: 583 vez(es)
  • Enviou: 659 vez(es)
  • +395/-1969
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4711 em: Novembro 05, 2025, 10:01:06 pm »
Por acaso reparei...
Vamos pensar que o mesmo autorizou.
João Pereira
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1563
  • Recebeu: 583 vez(es)
  • Enviou: 659 vez(es)
  • +395/-1969
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4712 em: Novembro 06, 2025, 11:52:24 am »
Ao.que parece as coisas não estão a correr de feição para o KC-390 na FAB.

3 incidentes graves, 3 aviões inutilizados e sem certezas quanto à utilização futura. Um deles a ser "canibalizado" para manter a restante frota operacional.

De 8 entregues, metade está INOP.

Acho que começo a perceber o "carinho" da EMBRAER  pela FAP.
São o seu melhor cartão de visita, habituados a fazer milagres com pouco...
Mesmo com aquela falha em Lisboa.
Ainda ontem era ver um dos nossos KC-390 a "desfilar" em Itália.
Andam porto do o lado, Suécia,  Polónia,  Lituânia,  Itália,  Espanha,  EUA,  Alemanha... uma montra voadora em boas mãos.

Independentemente das razões, 50% da frota INOP nunca é um bom sinal.
João Pereira
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3751
  • Recebeu: 1856 vez(es)
  • Enviou: 4742 vez(es)
  • +2697/-166
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4713 em: Novembro 06, 2025, 12:02:37 pm »
3 acidentes ou 2? 2 inop (e, em principio, perda total) e 2 em revisão programada / atualização e padronização?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1563
  • Recebeu: 583 vez(es)
  • Enviou: 659 vez(es)
  • +395/-1969
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4714 em: Novembro 06, 2025, 12:13:36 pm »
3.
O primeiro, ainda protótipo,  durante uma aterragem em 2019.
O segundo, penso que em 2021, entrou numa tempestade de granizo e sofreu danos consideráveis.  Foi entretanto canibalizado.
O mais recente,  na Argentina,  mais um toque na pista e danos significativos. Ainda sem decisão quanto ao futuro.
A juntar a 1 em manutenção programada.

Não está fácil...
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2440
  • Recebeu: 3110 vez(es)
  • Enviou: 3595 vez(es)
  • +5663/-3582
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4715 em: Novembro 06, 2025, 10:22:04 pm »
A adicionar a isso, certas missões com cargas mais elevadas e/ou transporte de água com MAFFS, alegadamente é para não fazer mais....
Cps
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1563
  • Recebeu: 583 vez(es)
  • Enviou: 659 vez(es)
  • +395/-1969
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4716 em: Novembro 06, 2025, 10:40:40 pm »
A adicionar a isso, certas missões com cargas mais elevadas e/ou transporte de água com MAFFS, alegadamente é para não fazer mais....
Cps

Desenvolves, sff?
João Pereira
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7343
  • Recebeu: 8348 vez(es)
  • Enviou: 5690 vez(es)
  • +10220/-2955
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4717 em: Novembro 07, 2025, 11:41:13 am »
Os 3 KC-390 até agora entregues à FAP voando em formação, ontem sobre a BA11.  :)

(Fotos: Ivo Rodrigues)


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lampuka, sivispacem, MATRA, Fmfg, PTWolf, goncalobmartins, Bubas