KC-390 na FAP

  • 4649 Respostas
  • 1061356 Visualizações
*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1727
  • Recebeu: 1208 vez(es)
  • Enviou: 533 vez(es)
  • +346/-56
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4605 em: Setembro 18, 2025, 01:16:12 pm »
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, recebeu esta quinta-feira o ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, novo membro da NATO que tem um acordo com a empresa de aeronáutica brasileira Embraer, para a compra de quatro aviões KC-390, que são co-produzidos por Portugal na OGMA e em Évora. Nuno Melo já tinha anunciado a aquisição de dez aeronaves ao Brasil para vender aos aliados, gerando um retorno de pelo menos €11,3 milhões por unidade para a economia portuguesa. O Expresso chegou a noticiar que pelo três países tinham manifestado interesse em adquirir várias unidades. Um deles será a Suécia.

Os dois ministros (…) poderão ver o simulador de KC-390, o avião de transportes que já está a substituir os velhos Hércules C-130 norte-americanos.

Segundo apurou o Expresso, os benefícios para a economia portuguesa estarão garantidos com a compra por parte do governo sueco, mesmo que o negócio seja feito através do Brasil, uma vez que as especificações NATO destas aeronaves foram desenvolvidas por Portugal e pela Força Aérea com a Embraer (que é acionista da OGMA). No mínimo, esta aquisição deverá valer uma contrapartida de pelo menos €2 milhões diretos para a FAP, por cada aeronave.

O Governo português assinou um memorando com a Embraer para a aquisição de mais 10 aeronaves, para depois serem vendidas a outros Estados. A Grécia, os Países Baixos e Marrocos estarão entre os interessados.

A visita do ministro sueco Pål Jonson deverá servir igualmente para sensibilizar o Governo português para o caça Gripen, que a Saab já vendeu ao Brasil, onde também estabeleceu um acordo de co-produção com a Embraer para a produção dos jactos de combate. A Força Aérea Brasileira adquiriu 36 unidades (dez já foram entregues), que são montados numa unidade fabril em Gavião Peixoto. Em 2018, a Saab inaugurou também uma fábrica de aeroestruturas para o Gripen em São Bernardo do Campo, que irá produzir o cone de cauda, os travões aerodinâmicos, as fuselagens traseira e dianteira do Gripen E. Esta unidade inclui um laboratório especializado para a manutenção do radar AESA e dos sensores de guerra eletrónica do caça.

A Força Aérea Portuguesa, no entanto, tem manifestado preferência pelos F-35 norte-americanos - aviões ultra conectados, de 5ª geração - mas o ministro da Defesa, Nuno Melo, chegou a afastar essa possibilidade, dada a instabilidade manifestada pela nova administração de Donald Trump. Portugal poderá, eventualmente, participar num projeto a pensar na próxima geração de caças (de 6ª geração) e não optar imediatamente por nenhum dos que está no mercado.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, oi661114, wyldething, Nighthawk

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1307
  • Recebeu: 191 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +42/-2187
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4606 em: Setembro 18, 2025, 03:46:29 pm »
Oras, mas se 'gastarem' todas essas opções com outrem não sobrará para as versões IVR que estão a serem desenvolvidas pela FAP e FAB.



 c56x1
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5156
  • Recebeu: 748 vez(es)
  • Enviou: 1695 vez(es)
  • +8551/-4173
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4607 em: Setembro 18, 2025, 10:30:13 pm »
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, recebeu esta quinta-feira o ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, novo membro da NATO que tem um acordo com a empresa de aeronáutica brasileira Embraer, para a compra de quatro aviões KC-390, que são co-produzidos por Portugal na OGMA e em Évora. Nuno Melo já tinha anunciado a aquisição de dez aeronaves ao Brasil para vender aos aliados, gerando um retorno de pelo menos €11,3 milhões por unidade para a economia portuguesa. O Expresso chegou a noticiar que pelo três países tinham manifestado interesse em adquirir várias unidades. Um deles será a Suécia.

Os dois ministros (…) poderão ver o simulador de KC-390, o avião de transportes que já está a substituir os velhos Hércules C-130 norte-americanos.

Segundo apurou o Expresso, os benefícios para a economia portuguesa estarão garantidos com a compra por parte do governo sueco, mesmo que o negócio seja feito através do Brasil, uma vez que as especificações NATO destas aeronaves foram desenvolvidas por Portugal e pela Força Aérea com a Embraer (que é acionista da OGMA). No mínimo, esta aquisição deverá valer uma contrapartida de pelo menos €2 milhões diretos para a FAP, por cada aeronave.

O Governo português assinou um memorando com a Embraer para a aquisição de mais 10 aeronaves, para depois serem vendidas a outros Estados. A Grécia, os Países Baixos e Marrocos estarão entre os interessados.

A visita do ministro sueco Pål Jonson deverá servir igualmente para sensibilizar o Governo português para o caça Gripen, que a Saab já vendeu ao Brasil, onde também estabeleceu um acordo de co-produção com a Embraer para a produção dos jactos de combate. A Força Aérea Brasileira adquiriu 36 unidades (dez já foram entregues), que são montados numa unidade fabril em Gavião Peixoto. Em 2018, a Saab inaugurou também uma fábrica de aeroestruturas para o Gripen em São Bernardo do Campo, que irá produzir o cone de cauda, os travões aerodinâmicos, as fuselagens traseira e dianteira do Gripen E. Esta unidade inclui um laboratório especializado para a manutenção do radar AESA e dos sensores de guerra eletrónica do caça.

A Força Aérea Portuguesa, no entanto, tem manifestado preferência pelos F-35 norte-americanos - aviões ultra conectados, de 5ª geração - mas o ministro da Defesa, Nuno Melo, chegou a afastar essa possibilidade, dada a instabilidade manifestada pela nova administração de Donald Trump. Portugal poderá, eventualmente, participar num projeto a pensar na próxima geração de caças (de 6ª geração) e não optar imediatamente por nenhum dos que está no mercado.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-09-18-negocios-num-aviao-com-cheiro-a-novo-portugal-tambem-beneficiario-do-lucro-dos-kc-390-sublinha-nuno-melo-6b3b9bf1

Com sorte, o Sueco vendou a ideia ao NM, para produzirmos aqui 40 Gripen E,que irão surfar a onda até chegar o GCAP lá para 2045/50....
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3978
  • Recebeu: 2707 vez(es)
  • Enviou: 783 vez(es)
  • +1421/-1507
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4608 em: Setembro 19, 2025, 07:33:29 am »
La Fuerza Aérea de Portugal evalúa la compra de hasta diez aviones KC-390 Millennium adicionales a Embraer



Citar
Como parte de la modernización de sus capacidades de transporte aéreo táctico, la Fuerza Aérea de Portugal (FAP) y Embraer firmaron en Lisboa una enmienda al contrato vigente que confirma la adquisición de un sexto avión KC-390 Millennium, e incorpora la opción de compra de hasta diez aeronaves adicionales. Este paso convierte a Portugal en el primer operador internacional en ampliar su pedido y refuerza su papel como socio estratégico dentro del programa del fabricante brasileño.


Según destacó el jefe del Estado Mayor de la Fuerza Aérea Portuguesa, general João Cartaxo Alves, la incorporación del sexto avión incrementará de manera sustancial la disponibilidad de transporte táctico y logístico, además de potenciar la capacidad de respuesta ante misiones militares y de apoyo civil. El oficial subrayó que el acuerdo también fortalece la Base Aérea N.º 11 de Beja como centro especializado para el entrenamiento de tripulaciones, consolidándola como polo de referencia en Europa para la operación del KC-390.


Desde Embraer, el presidente y CEO de Defensa y Seguridad, Bosco da Costa Júnior, destacó que la firma de esta enmienda marca un precedente dentro del programa. Subrayó que la decisión portuguesa demuestra la confianza en la versatilidad y eficiencia de la aeronave, posicionando al país como referente entre las naciones europeas y de la OTAN interesadas en modernizar sus flotas de transporte con un avión de nueva generación.

La medida se produce pocas semanas después de que Portugal recibiera su tercer KC-390 Millennium, el pasado 18 de julio. La aeronave, identificada con la matricula 26903, aterrizó en la Base Aérea de Beja tras un vuelo de traslado desde Gavião Peixoto, Brasil, y se sumó al  Escuatron N° 506 “Rinocerontes”. Con esta incorporación, la unidad reforzó su experiencia en el empleo de una plataforma diseñada para cumplir un amplio espectro de misiones, desde transporte de carga hasta evacuaciones médicas y operaciones humanitarias.


El contrato original, firmado en 2019, contemplaba la compra inicial de cinco aeronaves y un simulador de vuelo, a lo que se sumó la activación de la opción por una sexta unidad. Con la posibilidad de incorporar un nuevo lote de aviones, Portugal abre la puerta a una expansión que no solo cubriría sus necesidades, sino que también podría facilitar adquisiciones conjuntas con países aliados de la OTAN, en línea con la estrategia de interoperabilidad de la Alianza.


El avance de la FAP cobra mayor relevancia si se lo contrasta con la situación en Brasil, donde la Fuerza Aérea redujo su pedido original de 28 a 19 unidades, con entregas que se extenderán hasta 2034. Este ajuste, derivado de restricciones presupuestarias, deja margen para que Embraer priorice la producción destinada a exportaciones, lo que aumenta el peso de clientes internacionales como Portugal, Hungría, Países Bajos y Austria.

https://www.zona-militar.com/2025/09/17/la-fuerza-aerea-de-portugal-evalua-la-compra-de-hasta-diez-aviones-kc-390-millennium-adicionales-a-embraer/
A España servir hasta morir
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2418
  • Recebeu: 3035 vez(es)
  • Enviou: 3542 vez(es)
  • +5656/-3558
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4609 em: Setembro 19, 2025, 10:11:53 am »
La Fuerza Aérea de Portugal evalúa la compra de hasta diez aviones KC-390 Millennium adicionales a Embraer



Citar
Como parte de la modernización de sus capacidades de transporte aéreo táctico, la Fuerza Aérea de Portugal (FAP) y Embraer firmaron en Lisboa una enmienda al contrato vigente que confirma la adquisición de un sexto avión KC-390 Millennium, e incorpora la opción de compra de hasta diez aeronaves adicionales. Este paso convierte a Portugal en el primer operador internacional en ampliar su pedido y refuerza su papel como socio estratégico dentro del programa del fabricante brasileño.


Según destacó el jefe del Estado Mayor de la Fuerza Aérea Portuguesa, general João Cartaxo Alves, la incorporación del sexto avión incrementará de manera sustancial la disponibilidad de transporte táctico y logístico, además de potenciar la capacidad de respuesta ante misiones militares y de apoyo civil. El oficial subrayó que el acuerdo también fortalece la Base Aérea N.º 11 de Beja como centro especializado para el entrenamiento de tripulaciones, consolidándola como polo de referencia en Europa para la operación del KC-390.


Desde Embraer, el presidente y CEO de Defensa y Seguridad, Bosco da Costa Júnior, destacó que la firma de esta enmienda marca un precedente dentro del programa. Subrayó que la decisión portuguesa demuestra la confianza en la versatilidad y eficiencia de la aeronave, posicionando al país como referente entre las naciones europeas y de la OTAN interesadas en modernizar sus flotas de transporte con un avión de nueva generación.

La medida se produce pocas semanas después de que Portugal recibiera su tercer KC-390 Millennium, el pasado 18 de julio. La aeronave, identificada con la matricula 26903, aterrizó en la Base Aérea de Beja tras un vuelo de traslado desde Gavião Peixoto, Brasil, y se sumó al  Escuatron N° 506 “Rinocerontes”. Con esta incorporación, la unidad reforzó su experiencia en el empleo de una plataforma diseñada para cumplir un amplio espectro de misiones, desde transporte de carga hasta evacuaciones médicas y operaciones humanitarias.


El contrato original, firmado en 2019, contemplaba la compra inicial de cinco aeronaves y un simulador de vuelo, a lo que se sumó la activación de la opción por una sexta unidad. Con la posibilidad de incorporar un nuevo lote de aviones, Portugal abre la puerta a una expansión que no solo cubriría sus necesidades, sino que también podría facilitar adquisiciones conjuntas con países aliados de la OTAN, en línea con la estrategia de interoperabilidad de la Alianza.


El avance de la FAP cobra mayor relevancia si se lo contrasta con la situación en Brasil, donde la Fuerza Aérea redujo su pedido original de 28 a 19 unidades, con entregas que se extenderán hasta 2034. Este ajuste, derivado de restricciones presupuestarias, deja margen para que Embraer priorice la producción destinada a exportaciones, lo que aumenta el peso de clientes internacionales como Portugal, Hungría, Países Bajos y Austria.

https://www.zona-militar.com/2025/09/17/la-fuerza-aerea-de-portugal-evalua-la-compra-de-hasta-diez-aviones-kc-390-millennium-adicionales-a-embraer/

4 vão para a Suécia.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, PTWolf, goncalobmartins

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 505 vez(es)
  • Enviou: 622 vez(es)
  • +367/-1935
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4610 em: Setembro 19, 2025, 04:41:15 pm »
Cada vez mais "universal".
Quem diria...
https://www.facebook.com/share/1D1fovgmD9/
« Última modificação: Setembro 19, 2025, 04:45:38 pm por Lampuka »
João Pereira
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2418
  • Recebeu: 3035 vez(es)
  • Enviou: 3542 vez(es)
  • +5656/-3558
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4611 em: Setembro 19, 2025, 04:45:30 pm »
Em breve na Grécia...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lampuka, PTWolf, goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7233
  • Recebeu: 8174 vez(es)
  • Enviou: 5596 vez(es)
  • +10217/-2955
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4612 em: Setembro 19, 2025, 05:13:08 pm »
Em breve na Grécia...

Possivelmente 3 ou 4 aeronaves.

Citar
(...) While Greece is discussing C-130J acquisitions, there is greater interest in Embraer’s medium-sized C-390 jet transport aircraft. Several EU countries, including Portugal, Hungary, Austria, the Czech Republic, the Netherlands, Slovakia, and Sweden, have already selected the C-390. Negotiations for the potential acquisition of C-390s are being conducted with Portugal, which operates its own C-390 fleet and provides a framework for a more straightforward intergovernmental agreement within the EU.

https://greekreporter.com/2025/09/12/greece-considers-expanding-f-35-fleet-amid-f-16-upgrade-delays/

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf, goncalobmartins

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1727
  • Recebeu: 1208 vez(es)
  • Enviou: 533 vez(es)
  • +346/-56
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4613 em: Setembro 19, 2025, 05:23:29 pm »
Não querendo contar com os ovos no dito cujo da galinha, se estes negócios se confirmarem vou ficar à espera com grande sentido de antecipação, para ver as reações do povo que andava aqui a arrancar os cabelos com o negócio da reserva das 10 aeronaves extra… vou ali buscar as pipocas e já volto…

P.S.- Por falar nisso, onde anda o nosso especialista-mor em tudo e mais alguma coisa, o grande @dc?
« Última modificação: Setembro 19, 2025, 05:24:53 pm por JohnM »
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 505 vez(es)
  • Enviou: 622 vez(es)
  • +367/-1935
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4614 em: Setembro 19, 2025, 05:44:19 pm »
E o Gripas? Que lhe aconteceu?
Andei fora uns tempos e perdi-lhe o rasto.
Quanto ao KC, é recuar umas dezenas de páginas no tópico e engolir em seco...
João Pereira
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1727
  • Recebeu: 1208 vez(es)
  • Enviou: 533 vez(es)
  • +346/-56
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4615 em: Setembro 19, 2025, 05:51:42 pm »
E o Gripas? Que lhe aconteceu?
Andei fora uns tempos e perdi-lhe o rasto.
Quanto ao KC, é recuar umas dezenas de páginas no tópico e engolir em seco...
Aparentemente o Gripas levou com 6 meses de suspensão do site, ou coisa parecida. Se bem me lembro, foi o que alguém aqui disse…
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3662
  • Recebeu: 1800 vez(es)
  • Enviou: 4625 vez(es)
  • +2593/-162
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4616 em: Setembro 19, 2025, 05:54:06 pm »
E o Gripas? Que lhe aconteceu?
Andei fora uns tempos e perdi-lhe o rasto.
Quanto ao KC, é recuar umas dezenas de páginas no tópico e engolir em seco...

Foi expulso; se bem... bom, digamos que eu preferia um "processo" mais lento ao inicio, mais gradual... e não só para ele.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1727
  • Recebeu: 1208 vez(es)
  • Enviou: 533 vez(es)
  • +346/-56
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4617 em: Setembro 19, 2025, 05:58:26 pm »
E o Gripas? Que lhe aconteceu?
Andei fora uns tempos e perdi-lhe o rasto.
Quanto ao KC, é recuar umas dezenas de páginas no tópico e engolir em seco...

Foi expulso; se bem... bom, digamos que eu preferia um "processo" mais lento ao inicio, mais gradual... e não só para ele.
Nos outros forae onde eu ando, o povo primeiro leva com uns avisos e só depois é que é suspenso ou, eventualmente, expulso…
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 505 vez(es)
  • Enviou: 622 vez(es)
  • +367/-1935
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4618 em: Setembro 19, 2025, 06:31:52 pm »
Pobre Gripas... logo agora que o avião dele está pra chegar 🤣🤣🤣
Calma!!! Estou só a brincar. 😇
João Pereira
 

*

Tikuna

  • Perito
  • **
  • 367
  • Recebeu: 253 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +186/-2509
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4619 em: Setembro 19, 2025, 07:51:42 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka