KC-390 na FAP

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JohnM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4605 em: Setembro 18, 2025, 01:16:12 pm »
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, recebeu esta quinta-feira o ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, novo membro da NATO que tem um acordo com a empresa de aeronáutica brasileira Embraer, para a compra de quatro aviões KC-390, que são co-produzidos por Portugal na OGMA e em Évora. Nuno Melo já tinha anunciado a aquisição de dez aeronaves ao Brasil para vender aos aliados, gerando um retorno de pelo menos €11,3 milhões por unidade para a economia portuguesa. O Expresso chegou a noticiar que pelo três países tinham manifestado interesse em adquirir várias unidades. Um deles será a Suécia.

Os dois ministros (…) poderão ver o simulador de KC-390, o avião de transportes que já está a substituir os velhos Hércules C-130 norte-americanos.

Segundo apurou o Expresso, os benefícios para a economia portuguesa estarão garantidos com a compra por parte do governo sueco, mesmo que o negócio seja feito através do Brasil, uma vez que as especificações NATO destas aeronaves foram desenvolvidas por Portugal e pela Força Aérea com a Embraer (que é acionista da OGMA). No mínimo, esta aquisição deverá valer uma contrapartida de pelo menos €2 milhões diretos para a FAP, por cada aeronave.

O Governo português assinou um memorando com a Embraer para a aquisição de mais 10 aeronaves, para depois serem vendidas a outros Estados. A Grécia, os Países Baixos e Marrocos estarão entre os interessados.

A visita do ministro sueco Pål Jonson deverá servir igualmente para sensibilizar o Governo português para o caça Gripen, que a Saab já vendeu ao Brasil, onde também estabeleceu um acordo de co-produção com a Embraer para a produção dos jactos de combate. A Força Aérea Brasileira adquiriu 36 unidades (dez já foram entregues), que são montados numa unidade fabril em Gavião Peixoto. Em 2018, a Saab inaugurou também uma fábrica de aeroestruturas para o Gripen em São Bernardo do Campo, que irá produzir o cone de cauda, os travões aerodinâmicos, as fuselagens traseira e dianteira do Gripen E. Esta unidade inclui um laboratório especializado para a manutenção do radar AESA e dos sensores de guerra eletrónica do caça.

A Força Aérea Portuguesa, no entanto, tem manifestado preferência pelos F-35 norte-americanos - aviões ultra conectados, de 5ª geração - mas o ministro da Defesa, Nuno Melo, chegou a afastar essa possibilidade, dada a instabilidade manifestada pela nova administração de Donald Trump. Portugal poderá, eventualmente, participar num projeto a pensar na próxima geração de caças (de 6ª geração) e não optar imediatamente por nenhum dos que está no mercado.
 
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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4606 em: Setembro 18, 2025, 03:46:29 pm »
Oras, mas se 'gastarem' todas essas opções com outrem não sobrará para as versões IVR que estão a serem desenvolvidas pela FAP e FAB.



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typhonman

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4607 em: Setembro 18, 2025, 10:30:13 pm »
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, recebeu esta quinta-feira o ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, novo membro da NATO que tem um acordo com a empresa de aeronáutica brasileira Embraer, para a compra de quatro aviões KC-390, que são co-produzidos por Portugal na OGMA e em Évora. Nuno Melo já tinha anunciado a aquisição de dez aeronaves ao Brasil para vender aos aliados, gerando um retorno de pelo menos €11,3 milhões por unidade para a economia portuguesa. O Expresso chegou a noticiar que pelo três países tinham manifestado interesse em adquirir várias unidades. Um deles será a Suécia.

Os dois ministros (…) poderão ver o simulador de KC-390, o avião de transportes que já está a substituir os velhos Hércules C-130 norte-americanos.

Segundo apurou o Expresso, os benefícios para a economia portuguesa estarão garantidos com a compra por parte do governo sueco, mesmo que o negócio seja feito através do Brasil, uma vez que as especificações NATO destas aeronaves foram desenvolvidas por Portugal e pela Força Aérea com a Embraer (que é acionista da OGMA). No mínimo, esta aquisição deverá valer uma contrapartida de pelo menos €2 milhões diretos para a FAP, por cada aeronave.

O Governo português assinou um memorando com a Embraer para a aquisição de mais 10 aeronaves, para depois serem vendidas a outros Estados. A Grécia, os Países Baixos e Marrocos estarão entre os interessados.

A visita do ministro sueco Pål Jonson deverá servir igualmente para sensibilizar o Governo português para o caça Gripen, que a Saab já vendeu ao Brasil, onde também estabeleceu um acordo de co-produção com a Embraer para a produção dos jactos de combate. A Força Aérea Brasileira adquiriu 36 unidades (dez já foram entregues), que são montados numa unidade fabril em Gavião Peixoto. Em 2018, a Saab inaugurou também uma fábrica de aeroestruturas para o Gripen em São Bernardo do Campo, que irá produzir o cone de cauda, os travões aerodinâmicos, as fuselagens traseira e dianteira do Gripen E. Esta unidade inclui um laboratório especializado para a manutenção do radar AESA e dos sensores de guerra eletrónica do caça.

A Força Aérea Portuguesa, no entanto, tem manifestado preferência pelos F-35 norte-americanos - aviões ultra conectados, de 5ª geração - mas o ministro da Defesa, Nuno Melo, chegou a afastar essa possibilidade, dada a instabilidade manifestada pela nova administração de Donald Trump. Portugal poderá, eventualmente, participar num projeto a pensar na próxima geração de caças (de 6ª geração) e não optar imediatamente por nenhum dos que está no mercado.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-09-18-negocios-num-aviao-com-cheiro-a-novo-portugal-tambem-beneficiario-do-lucro-dos-kc-390-sublinha-nuno-melo-6b3b9bf1

Com sorte, o Sueco vendou a ideia ao NM, para produzirmos aqui 40 Gripen E,que irão surfar a onda até chegar o GCAP lá para 2045/50....
 

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goldfinger

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4608 em: Hoje às 07:33:29 am »
La Fuerza Aérea de Portugal evalúa la compra de hasta diez aviones KC-390 Millennium adicionales a Embraer



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Como parte de la modernización de sus capacidades de transporte aéreo táctico, la Fuerza Aérea de Portugal (FAP) y Embraer firmaron en Lisboa una enmienda al contrato vigente que confirma la adquisición de un sexto avión KC-390 Millennium, e incorpora la opción de compra de hasta diez aeronaves adicionales. Este paso convierte a Portugal en el primer operador internacional en ampliar su pedido y refuerza su papel como socio estratégico dentro del programa del fabricante brasileño.


Según destacó el jefe del Estado Mayor de la Fuerza Aérea Portuguesa, general João Cartaxo Alves, la incorporación del sexto avión incrementará de manera sustancial la disponibilidad de transporte táctico y logístico, además de potenciar la capacidad de respuesta ante misiones militares y de apoyo civil. El oficial subrayó que el acuerdo también fortalece la Base Aérea N.º 11 de Beja como centro especializado para el entrenamiento de tripulaciones, consolidándola como polo de referencia en Europa para la operación del KC-390.


Desde Embraer, el presidente y CEO de Defensa y Seguridad, Bosco da Costa Júnior, destacó que la firma de esta enmienda marca un precedente dentro del programa. Subrayó que la decisión portuguesa demuestra la confianza en la versatilidad y eficiencia de la aeronave, posicionando al país como referente entre las naciones europeas y de la OTAN interesadas en modernizar sus flotas de transporte con un avión de nueva generación.

La medida se produce pocas semanas después de que Portugal recibiera su tercer KC-390 Millennium, el pasado 18 de julio. La aeronave, identificada con la matricula 26903, aterrizó en la Base Aérea de Beja tras un vuelo de traslado desde Gavião Peixoto, Brasil, y se sumó al  Escuatron N° 506 “Rinocerontes”. Con esta incorporación, la unidad reforzó su experiencia en el empleo de una plataforma diseñada para cumplir un amplio espectro de misiones, desde transporte de carga hasta evacuaciones médicas y operaciones humanitarias.


El contrato original, firmado en 2019, contemplaba la compra inicial de cinco aeronaves y un simulador de vuelo, a lo que se sumó la activación de la opción por una sexta unidad. Con la posibilidad de incorporar un nuevo lote de aviones, Portugal abre la puerta a una expansión que no solo cubriría sus necesidades, sino que también podría facilitar adquisiciones conjuntas con países aliados de la OTAN, en línea con la estrategia de interoperabilidad de la Alianza.


El avance de la FAP cobra mayor relevancia si se lo contrasta con la situación en Brasil, donde la Fuerza Aérea redujo su pedido original de 28 a 19 unidades, con entregas que se extenderán hasta 2034. Este ajuste, derivado de restricciones presupuestarias, deja margen para que Embraer priorice la producción destinada a exportaciones, lo que aumenta el peso de clientes internacionales como Portugal, Hungría, Países Bajos y Austria.

https://www.zona-militar.com/2025/09/17/la-fuerza-aerea-de-portugal-evalua-la-compra-de-hasta-diez-aviones-kc-390-millennium-adicionales-a-embraer/
A España servir hasta morir