KC-390 na FAP

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4500 em: Julho 11, 2025, 06:34:16 am »

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Defence 360°

A 🇵🇹 @fap_pt realizou a aquisição de dois conjuntos de transporte médico (MEDEVAC) UHMMSS para os seus helicópteros multi-missão @LockheedMartin UH-60 Black Hawk. O contrato foi celebrado com a Air Methods por EUR442.833,00.

https://x.com/Defence360/status/1872279901317063141

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AQUISIÇÃO DE KIT MEDEVAC PARA O SISTEMA DE ARMASHEBM   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   AIR METHODS LLC   442.833,00 €   26-12-2024   

Fica mais mais caro do que fazer dois contratos com uma empresa privada.

Dois contratos de quê? Já agora.

Prestação de serviços, chave na mão. Helicópteros, manutenção, pessoal e transporte.

Ahh, mas o último contrato de helicópteros que vi ai nas notícias era de 77 milhões para 4 helicópteros.  :mrgreen:

Como assim?
Os 77 milhões incluem tudo, os helicópteros, o serviço de manutenção e a operação de voo, por 5 anos.

Acima também disseste que 400 mil incluía tudo.

400 mil para 77 milhões ainda vai uma grande diferença.

Se 77 milhões dá para 5 anos, então 400 mil dá para quê? Um dia? Uma semana?
« Última modificação: Julho 11, 2025, 06:37:10 am por Lightning »
 

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4501 em: Julho 11, 2025, 08:46:20 am »

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Defence 360°

A 🇵🇹 @fap_pt realizou a aquisição de dois conjuntos de transporte médico (MEDEVAC) UHMMSS para os seus helicópteros multi-missão @LockheedMartin UH-60 Black Hawk. O contrato foi celebrado com a Air Methods por EUR442.833,00.

https://x.com/Defence360/status/1872279901317063141

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AQUISIÇÃO DE KIT MEDEVAC PARA O SISTEMA DE ARMASHEBM   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   AIR METHODS LLC   442.833,00 €   26-12-2024   

Fica mais mais caro do que fazer dois contratos com uma empresa privada.

Dois contratos de quê? Já agora.

Prestação de serviços, chave na mão. Helicópteros, manutenção, pessoal e transporte.

Ahh, mas o último contrato de helicópteros que vi ai nas notícias era de 77 milhões para 4 helicópteros.  :mrgreen:

Como assim?
Os 77 milhões incluem tudo, os helicópteros, o serviço de manutenção e a operação de voo, por 5 anos.

Acima também disseste que 400 mil incluía tudo.

400 mil para 77 milhões ainda vai uma grande diferença.

Se 77 milhões dá para 5 anos, então 400 mil dá para quê? Um dia? Uma semana?

Onde é que eu disse isso?
Onde é que um contrato de aluguer de helicópteros por 5 anos podia ser 400 mil euros...?

O que eu disse é que com as comprinhas quevse vão fazendo a miude fica duas vezes mais caro do que alugar a empresas privadas. Ora são uns uns uh60 recauchutados hoje, ora outros amanhã ora só um kit de emergência hoje ora outro amanhã. Só o kit do uh60 custou 400 mil.
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4502 em: Julho 11, 2025, 05:49:31 pm »
Pronto, vou escrever em português "simples".

Eu se for a uma empresa de helicópteros com 400 mil euros posso alugar um heli por quanto tempo?
 

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4503 em: Julho 11, 2025, 07:36:20 pm »
Pronto, vou escrever em português "simples".

Eu se for a uma empresa de helicópteros com 400 mil euros posso alugar um heli por quanto tempo?

Vou tentar então explicar em gestão simplória.
Se um serviço custa 77 milhões de euros para 5 anos, 400 milhões dariam para 9 dias e 8 horas, visto que haveria muitos ajustes a fazer pela falta de escala, provavelmente daria para menos de uma semana.
No entanto se ao invés de 4 fizermos as contas a um, daria para aproximadamente 1 mês.

No estado daria para zero! 0 dias.
Porque só para adquirir um (1) kit de emergência foram precisos 400 mil euros. Há portanto que acrescentar a compra de cada helicóptero recauchutado a cerca de 7 milhões de euros, toda a integração da aeronave na estrutura, 16 pilotos por ano para operar 24h/ dias, 1360000€, manutenção preventiva e reativa, bem como os custos de operação. Admitindo que o helicóptero operaria 10 anos e ao final ao invés de um novo contrato de leasing, se somariam todos os custos de aquisição e integração novamente, mas deixemos isso de fora, que é uma cálculo de cust de projecto mais complexo.

Temos assim que o custo para o Estado de adquirir uh60 recauchutados + kit de emergência médica + 16 pilotos para cada um + integração + manutenção preventiva e relativa (estimadas) + custo de hora de voo, por 4 equipamentos por 5 anos = +/- 106 000 000€


Ou seja, de forma muito simplista, se eu só tiver 400 mil euros e só quiser um helicóptero, na Gulfmed tenho serviço para 38 dias.
No Estado para 27 dias.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4504 em: Julho 11, 2025, 07:41:42 pm »
Sem esquecer que ou o Estado cria uma "empresa" dele e... bom, haverá outros custos, desorganizações, dificuldade em responsabilizar, etc; ou coloca a responsabilidade na Força Aérea, com um orçamento próprio e... com o tempo o orçamento vai sendo "congelado" e a tentação é "que a Força Aérea diminua as missões militares para ter recursos, que o serviço transporte INEM não pode falhar, que isso nota-se".
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4505 em: Julho 11, 2025, 08:16:38 pm »
 Isto das tarifas de 50% do Trump à proto-ditadura brasileira do Lula, deverá ser suficiente para dar cabo da negociata dos super tucano e dos KC. Pois motores IAEV2500, PT6, aviónicos e outros sistemas aumentarem 50% é óptimo para os reais interesses operacionais da FAP, para o país que pode fazer as mesmas escolhas que os países civilizados e aliados fazem e para o próprio contribuinte. E péssimo para a oligarquia instalada que está capturada pela Embraer.
« Última modificação: Julho 11, 2025, 08:22:51 pm por Major Alvega »
 

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LM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4506 em: Julho 11, 2025, 08:22:24 pm »
Porque em resposta às tarifas do Trump vai haver uma resposta simétrica do Brasil e / ou Europa? Nos motores e aviónicos? 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4507 em: Julho 11, 2025, 08:24:26 pm »
Porque em resposta às tarifas do Trump vai haver uma resposta simétrica do Brasil e / ou Europa? Nos motores e aviónicos?

 Resposta simétrica??? Ahahahah!!!! Em quê? Em caju e picanha?
 A Europa não se mete nisso. Isto é uma guerra entre os EUA e a proto-ditadura comunista cleptocrata de Brasilia, aliada de grupos terroristas e das ditaduras mais repressivas do mundo.
« Última modificação: Julho 11, 2025, 08:37:52 pm por Major Alvega »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4508 em: Julho 11, 2025, 08:36:50 pm »
Não percebo... o Trump lança tarifas de 50% nas importações, porquê as exportações (ie produtos fabricados nos EUA e vendidos à EMBRAER) iriam aumentar? Só se o governo brasileiro resolver responder com tarifas aos motores, que importam.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4509 em: Julho 11, 2025, 08:40:36 pm »
Não percebo... o Trump lança tarifas de 50% nas importações, porquê as exportações (ie produtos fabricados nos EUA e vendidos à EMBRAER) iriam aumentar? Só se o governo brasileiro resolver responder com tarifas aos motores, que importam.

Se o Lula respondesse na mesma moeda, isto é aplicar tarifas às importações da IAE, P&W, Collins, etc. A Embraer pura e simplesmente fecha as portas porque não tem componentes para fabricar as suas aeronaves.
« Última modificação: Julho 11, 2025, 08:41:18 pm por Major Alvega »
 

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4510 em: Julho 11, 2025, 09:16:43 pm »
Sem esquecer que ou o Estado cria uma "empresa" dele e... bom, haverá outros custos, desorganizações, dificuldade em responsabilizar, etc; ou coloca a responsabilidade na Força Aérea, com um orçamento próprio e... com o tempo o orçamento vai sendo "congelado" e a tentação é "que a Força Aérea diminua as missões militares para ter recursos, que o serviço transporte INEM não pode falhar, que isso nota-se".

O Estado já teve uma empresa para gerir os meios aéreos durante 7 anos, a EMEAA.
Funciona tão bem que a tiveram que fechar.
É mais que certo que se fosse para fazer missões de emergência, a FAP deixava de ter meios de asa rotativa para funções militares, passava a SAR, Emergência médica, Incêndios e transportes variados, Lda.

A boa notícia notícia é que o contrato com a Gulf Med por 5 anos, esta brincadeira dura só mais um par de meses, e nos próximos 5 anos a FAP pode passar a ser SAR, Emergência médica, Incêndios e transportes variados, Lda.
 

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4511 em: Julho 11, 2025, 09:23:18 pm »
Não percebo... o Trump lança tarifas de 50% nas importações, porquê as exportações (ie produtos fabricados nos EUA e vendidos à EMBRAER) iriam aumentar? Só se o governo brasileiro resolver responder com tarifas aos motores, que importam.

Se o Lula respondesse na mesma moeda, isto é aplicar tarifas às importações da IAE, P&W, Collins, etc. A Embraer pura e simplesmente fecha as portas porque não tem componentes para fabricar as suas aeronaves.

O molusco ainda se vai dar muito mal com esta bravata.
Um é maluco, semi-analfabeto mas está sempre sóbrio, o outro é maluco, analfabeto e cachaceiro.
Tem tudo para dar mal.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4512 em: Julho 12, 2025, 02:14:06 am »
Como assim?
Os 77 milhões incluem tudo, os helicópteros, o serviço de manutenção e a operação de voo, por 5 anos.

Se o estado comprasse os helicópteros novos e mantivesse a operação, gastaria aproximadamente 90 milhões de euros em 5 anos, com tudo a correr bem. Dependendo do serviço que passasse a operar, durante metade do tempo ou não iam ter pessoal suficiente ou iam estar de greve ou os helicópteros INOP porque alguém se esqueceu da manutenção ou o secretário de estado do não sei o quê não assinou o despacho a tempo para comprar a peça.

Algo nessas contas não está a bater certo.
Queria detalhes dessas contas todas, para chegar aos 90M.

Agora, o que posso dizer, é que não dá para comparar o custo da compra de helicópteros, com um aluguer de 5 anos.

Porque assim estás a tentar diluir os custos de aquisição por 5 anos, quando esta frota é suposto durar pelo menos 10/15 anos, (provavelmente 20-30 anos se forem helis novos).

O mesmo se aplica aos kits de evacuação médica, que irão durar muito tempo, e portanto o valor seria diluído por esse tempo.

O aluguer dos 4 helicópteros por 20 anos, custaria 308M (se o valor não aumentar entretanto).

Só para se ter noção, a Lituânia comprou 6 UH-60M em 2020 por 380M. Estamos a falar de helicópteros militares, em maior quantidade, com muito equipamento que um heli civil não precisa. Estes helicópteros durarão pelo menos os mesmos 20 anos.

https://media.defense.gov/2024/Dec/09/2003604100/-1/-1/0/LITHUANIA_20-47.PDF

Eu sei que isto não inclui todos os custos associados. Mas se neste caso a diferença de preço não é assim tão grande, imaginem se o termo de comparação forem 4 helicópteros civis novos, de um modelo bimotor mas mais barato e simples que o UH-60.

É difícil dizer que fica muito mais barato o aluguer.
 

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4513 em: Julho 12, 2025, 05:12:46 am »
Como assim?
Os 77 milhões incluem tudo, os helicópteros, o serviço de manutenção e a operação de voo, por 5 anos.

Se o estado comprasse os helicópteros novos e mantivesse a operação, gastaria aproximadamente 90 milhões de euros em 5 anos, com tudo a correr bem. Dependendo do serviço que passasse a operar, durante metade do tempo ou não iam ter pessoal suficiente ou iam estar de greve ou os helicópteros INOP porque alguém se esqueceu da manutenção ou o secretário de estado do não sei o quê não assinou o despacho a tempo para comprar a peça.

Algo nessas contas não está a bater certo.
Queria detalhes dessas contas todas, para chegar aos 90M.

Agora, o que posso dizer, é que não dá para comparar o custo da compra de helicópteros, com um aluguer de 5 anos.

Porque assim estás a tentar diluir os custos de aquisição por 5 anos, quando esta frota é suposto durar pelo menos 10/15 anos, (provavelmente 20-30 anos se forem helis novos).

O mesmo se aplica aos kits de evacuação médica, que irão durar muito tempo, e portanto o valor seria diluído por esse tempo.

O aluguer dos 4 helicópteros por 20 anos, custaria 308M (se o valor não aumentar entretanto).

Só para se ter noção, a Lituânia comprou 6 UH-60M em 2020 por 380M. Estamos a falar de helicópteros militares, em maior quantidade, com muito equipamento que um heli civil não precisa. Estes helicópteros durarão pelo menos os mesmos 20 anos.

https://media.defense.gov/2024/Dec/09/2003604100/-1/-1/0/LITHUANIA_20-47.PDF

Eu sei que isto não inclui todos os custos associados. Mas se neste caso a diferença de preço não é assim tão grande, imaginem se o termo de comparação forem 4 helicópteros civis novos, de um modelo bimotor mas mais barato e simples que o UH-60.

É difícil dizer que fica muito mais barato o aluguer.

Alugados também tens o preço diluído por 20 ou 30 anos, porque a empresa também vai fazer o ajuste ao preço contando que vai poder utilizar os equipamentos noutros contratos, não vai deitar os helicópteros fora ao fim de 5 anos.

Além disso tens todos os custos de estrutura que terias que criar no estado e ias ter que manter, desde integração do sistema a formação, aos custos com os pilotos que iam ficar a receber salários mesmo sem voar já, as carreiras paralela e auxiliares.

Há uma série de custos que tens que assumir quando crias uma estrutura tua nos quais podes não incorrer se fizeres outsourcing, porque esses custos podem ser diluídos numa estrutura maior ou ser transferidos pelo prestador por contratos futuros.
« Última modificação: Julho 12, 2025, 05:15:08 am por yuwanko »
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4514 em: Julho 12, 2025, 09:08:51 pm »
Isto das tarifas de 50% do Trump à proto-ditadura brasileira do Lula, deverá ser suficiente para dar cabo da negociata dos super tucano e dos KC. Pois motores IAEV2500, PT6, aviónicos e outros sistemas aumentarem 50% é óptimo para os reais interesses operacionais da FAP, para o país que pode fazer as mesmas escolhas que os países civilizados e aliados fazem e para o próprio contribuinte. E péssimo para a oligarquia instalada que está capturada pela Embraer.
Estás tu preocupado com o KC e o Brasil...
As "pseudo-ditaduras europeias", digo eu, terão outros problemas...
https://www.jn.pt/24849220/tarifas-de-trump-podem-afetar-exportacoes-portuguesas-de-5300-milhoes-de-euros/
João Pereira