Pronto, vou escrever em português "simples".
Eu se for a uma empresa de helicópteros com 400 mil euros posso alugar um heli por quanto tempo?
Vou tentar então explicar em gestão simplória.
Se um serviço custa 77 milhões de euros para 5 anos, 400 milhões dariam para 9 dias e 8 horas, visto que haveria muitos ajustes a fazer pela falta de escala, provavelmente daria para menos de uma semana.
No entanto se ao invés de 4 fizermos as contas a um, daria para aproximadamente 1 mês.
No estado daria para zero! 0 dias.
Porque só para adquirir um (1) kit de emergência foram precisos 400 mil euros. Há portanto que acrescentar a compra de cada helicóptero recauchutado a cerca de 7 milhões de euros, toda a integração da aeronave na estrutura, 16 pilotos por ano para operar 24h/ dias, 1360000€, manutenção preventiva e reativa, bem como os custos de operação. Admitindo que o helicóptero operaria 10 anos e ao final ao invés de um novo contrato de leasing, se somariam todos os custos de aquisição e integração novamente, mas deixemos isso de fora, que é uma cálculo de cust de projecto mais complexo.
Temos assim que o custo para o Estado de adquirir uh60 recauchutados + kit de emergência médica + 16 pilotos para cada um + integração + manutenção preventiva e relativa (estimadas) + custo de hora de voo, por 4 equipamentos por 5 anos = +/- 106 000 000€
Ou seja, de forma muito simplista, se eu só tiver 400 mil euros e só quiser um helicóptero, na Gulfmed tenho serviço para 38 dias.
No Estado para 27 dias.