KC-390 na FAP

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4395 em: Junho 17, 2025, 05:11:21 pm »
Pois, mas alguém contabiliza a receita? Que eu saiba, ninguém o faz e não me parece que sejamos nós a ir fazê-lo. Não dá jeito para atingir os mínimos… num mundo ideal, o governo assumiria o compromisso de qualquer lucro reverter diretamente para as FA e não para outra coisa qualquer. Do meu ponto de vista, mesmo que não o façam, o negócio é de fazer para promover a indústria e aumentar a base de utilizadores, mas é uma oportunidade perdida de aumentar o investimento nas FA sem o fazer com dinheiro dos contribuintes.

Claro que contabilizas a receita. No balanço das exportações/importações, vai ser contabilizado. Possivelmente será contabilizado para a receita das FA, mas sem efeitos práticos.

Até pode acontecer o seguinte:
-Portugal compra 10 KCs por 1300M para revender (130M/avião como na notícia);
-Portugal vende os 10 por 1500M;
-os 1500M são alocados na LPM para aquisições;
-o Governo decide contabilizar ambos os valores para a % do PIB em Defesa, inflacionando o valor real em 1300M.

Para mim é simples. Se querem fazer esse negócio, que não o incluam para a percentagem do PIB. O país precisa de gastar 2% verdadeiramente em Defesa, sem truques nem invenções. Se não fizerem isto, tudo bem.

Quanto do valor da venda dos F-16 a Roménia já foi disponibilizado a FAP?

Basta ver os relatórios para ver que esta tudo cativado.
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4396 em: Hoje às 08:19:29 am »
Eu interpretei o comentário do CJ como sendo os 200 milhões dos ST mais os supostos 1300 que alguém avançou aqui num dos primeiro posts sobre o assunto, que íamos dar à Embraer (sinceramente, não fui ver quem avançou esse número inicialmente, de memória acho que foste tu, mas pode ter sido outro membro). Se estou enganado e ele se referia ao custo inicial do programa, então peço desculpa, mas o custo inicial, mais o 6o aparelho mais os 200 milhões dos ST não somam 1500 milhões, é mais qualquer coisa como 1300–1400 milhões.

E interpretaste bem. Se olharmos somente aos valores conhecidos, o total de 6 KC-390, 12 A-29N e 2 simuladores dá algo em torno dos 1360M€. O que não discriminei no meu post, e aí a falha foi minha, são os custos subjacentes a essas aquisições como o treino, melhoria ou construção de infraestruturas, desenvolvimento da plataforma, etc. Daí ter mencionado um valor a rondar os 1500 milhões de euros, embora haja na FAP quem argumente que poderá ser inclusivamente superior a isso. Vale o que vale.

Alguns incautos ou iletrados interpretaram a minha publicação como sendo mais uma farpa à Embraer; isso não podia estar mais errado. A Embraer, enquanto um dos grandes construtores aeronáuticos a nível mundial, reconhecida pela sua excelência, não faz mais que o seu papel. As críticas que aqui faço são quase em exclusivo para os nossos governantes, que muitas vezes mandam às malvas os requisitos operacionais - isto é, a procura pela melhor plataforma disponível - em prol de princípios político-económicos. Uns dirão que é a atitude correta, outros estarão contra, é como tudo na vida. Porém, nunca deixarei de criticar algo que ache desajustado, e neste caso a culpa desta "dependência" nacional da Embraer não é certamente do fabricante de São José dos Campos.
« Última modificação: Hoje às 08:20:21 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4397 em: Hoje às 11:10:21 am »
Se ganharmos 30 milhões por aparelho são 300 milhões. Com mais 11 milhões são mais 110 milenas, pelo que vai aos 410 milhões.  Paga os ST e quanto muitos dois Kc. É de facto mais que o que ganhamos com a venda dos 12 F16 aos Romenos, e ainda podemos ganhar mais umas coisas com os simuladores, mas não devemos ficar ricos.  ;)

Saudações

P.S. Melhor melhor negócio, eram duas linhas de montagem de KC e STN com largas dezenas de encomendas. Aos postos de trabalho e às vendas, se calhar já pagava alguns programas da FAP.  ;)

Esses "30M por aparelho" vêm de onde? Isso representa uma subida de preço de cada aeronave em quase 30%. Que país maluco vai comprar KC-390 quase ao preço de A-400? Qual o incentivo para a UE financiar esta compra por parte de outro país europeu, ao invés de financiar o A-400, este sim verdadeiramente europeu, e beneficiando grande parte dos países mais influentes da Europa?  ???

Os simuladores, pelo seu preço exorbitante, e pelo facto de não haverem assim tantos KC a operar na Europa (baixo número de aviões = baixo número de tripulações por formar por ano), vai tornar extremamente demorado até se recuperar o dinheiro dos 2 simuladores.

Se para cada tripulação, exigirmos 2M de euros para treinar no simulador (valor exagerado apenas para usar simulador), seria necessário formar 100 tripulações, só para pagar o custo dos 2 simuladores. Quantas tripulações é que serão realmente formadas por ano? O número justificava o segundo simulador tão cedo?

Essa das linhas de montagem só pode ser sarcasmo.
Porque criar mais linhas de montagem de ambos os produtos, estaria dependente de encomendas reais e num volume suficientemente elevado para tornar rentável.

Sabendo que mão de obra é finita, eu antes preferia usar a que temos para produzir UAVs nacionais, na construção naval, e munições (desde balas a mísseis), do que desperdiçar esta mão de obra em linhas de montagem de produtos que pouco mercado têm.

O KC, com a possibilidade de ter uma cadeia na Polónia, menos razões existiriam para aumentar a produção em Portugal. Se por algum motivo viesse a ser escolhido pela USAF, exigiam o fabrico do avião inteiramente nos EUA, e o mesmo deveria acontecer na Índia.
Por isso disse "se".  Se nós apenas podemos especular ganhos é o MDN com as conhecidas contradições que sabe valores? OU é mais um negocio baseado no joelho, quando tu dizes e muito bem, existem os A400, parte deles já produzidos e que os países querem despachar. Gostava só e apenas de ver as contas do Dr. Nuno, que servem de base a este negócio. Além disso e como foi dito pelo Decas, o dinheiro ganho dos F16 vendido à Roménia continua cativo. Portanto...

https://www.aereo.jor.br/2025/01/25/franca-e-espanha-consideram-reduzir-pedidos-do-airbus-a400m-enquanto-polonia-demonstra-interesse-no-aviao/

A questão dos simuladores é o mesmo. Os Holandeses vão adquirir, assim como pelo menos mais um país. Uma coisa é Portugal garantir que a Áustria ou os Checos, por exemplo, vêm cá fazer a formação, outra coisa é dizer que podem fazer cá como na Holanda. Novamente, gostava de ver a compra do segundo simulador alicerçada numa frase simples: "temos dois ou 3 países com contrato assinado para fazerem cá a formação em KC".  Ao não ver, ou não existe, ou está no campo das hipóteses, ou é top secret como muita coisa da defesa portuguesa. E saiba-se lá porque...

https://www.aereo.jor.br/2025/04/01/portugal-adquire-segundo-simulador-de-voo-para-kc-390-e-estabelece-centro-europeu-de-formacao/

https://observador.pt/2025/03/26/portugal-vai-albergar-centro-europeu-de-formacao-de-pilotos-kc-390-e-adquirir-segundo-simulador/

Linhas de montagem têm sempre a ver com a produção, mas não só. Os brasileiros no que diz respeito ao ST têm 3. A dos EUA está às moscas, mas vieram abrir uma em Portugal para 12 ST N, com a esperança de entrar no mercado Europeu (apesard e ter falhado no mercado dos EUA). Se terão esta lógica com o Kc, não sei. Uma linha de montagem na India, só caso os indianos optem pelo KC. Se inviabilizaria uma linha Europeia, talvez, mas com este PRR da defesa europeia, não sei se a justificação para as mesmas 3 linhas de montagem não iriam existir (pelo menos para a polaca já existe, mas seria interessante o Nuno Melo explicar porque não veio para Portugal e foi para a Polonia e se tem relação com o A29N). Lá está, depende das encomendas ou de arriscar num novo mercado. Agora o que vai ser feito, se mais linhas de montagem, mais opções de compra por governos europeus ou outra qualquer opção tipo coelho da cartola, não faço a mínima ideia, pois entre alguma lógica também existe muita ilógica.

https://www.publico.pt/2025/03/21/publico-brasil/noticia/embraer-anuncia-implantacao-fabrica-aviao-militar-kc390-polonia-2126869 

Portugal dificilmente lançará algo nacional, com conta, peso e medida. Temos o caso do Lus 222 em que apenas a linha de montagem final será em Portugal e o resto feito no Brasil. Mais depressa via empresas estrangeiras a colocar por cá a produção de componentes ou equipamento, do que nós avançarmos em algo nacional que realmente faça a diferença. Não que o Lus 222 não possa fazer, mas não deixa de ser um regresso do "Aviocar" depois de aposentarmos o mesmo  à décadas.

https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/primeira-aeronave-projectada-e-fabricada-no-pais-tem-o-dedo-da-almadesign

https://www.publico.pt/2025/03/14/publico-brasil/noticia/empresas-disputam-justica-autoria-projeto-aviao-otan-2125330


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Modelo do avião LUS-222, que está no centro de uma disputa judicial. Aeronave será fabricada para a OTAN

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4398 em: Hoje às 11:44:55 am »
 :G-bigun:Aqui está a confirmação da motivação para o negócio, diretamente da boca do homem que manda, i.e., o CEMA, esse corrupto que se atreve a gostar do KC (modo sarcasmo off). Parece-me um excelente negócio, feito na altura certa e em que todos os envolvidos saem a ganhar, mas outros certamente me provarão errado e me mostrarão que é o terceiro pior negócio que já foi feito, depois do ST e do negócio original dos KC, e que só mostra que estão todos a “mamar” da Embraer e deviam ser defenestrados. Aguardemos…

https://breakingdefense.com/2025/06/embraer-sells-new-c-390-to-portugal-adds-new-aeromedical-evacuation-unit-for-the-netherlands/?utm_campaign=BD%20Daily&utm_medium=email&_hsenc=p2ANqtz-8Rjfro3INKc3aBIhAGH4kcmchBfo2Od_z9QSKEV3gyUjszlLKyJnocGgT_8OZC1pWvhz1yaWrhDA2AIXbqV0LNJipdRw&_hsmi=367280764&utm_content=367280764&utm_source=hs_email

P.S. - E antes de me chamarem vendedor da Embraer pela 25a vez, decidam-se se sou vendedor da Embraer ou da LM! Não posso ser das duas, porque configuraria uma situação clara de conflito de interesses. Aguardo pela clarificação, para saber a quem enviar as faturas. Obrigado.
« Última modificação: Hoje às 12:18:35 pm por JohnM »
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4399 em: Hoje às 01:21:05 pm »
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P.S. - E antes de me chamarem vendedor da Embraer pela 25a vez, decidam-se se sou vendedor da Embraer ou da LM! Não posso ser das duas, porque configuraria uma situação clara de conflito de interesses. Aguardo pela clarificação, para saber a quem enviar as faturas. Obrigado. 

O Herman,  nos velhos tempos,  dava um nome a isso, tipo... " não passas de uma prostituta política..." 🤣
João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4400 em: Hoje às 01:50:15 pm »
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P.S. - E antes de me chamarem vendedor da Embraer pela 25a vez, decidam-se se sou vendedor da Embraer ou da LM! Não posso ser das duas, porque configuraria uma situação clara de conflito de interesses. Aguardo pela clarificação, para saber a quem enviar as faturas. Obrigado. 

O Herman,  nos velhos tempos,  dava um nome a isso, tipo... " não passas de uma prostituta política..." 🤣
🤣 boa…
 

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Mentat

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4401 em: Hoje às 02:05:43 pm »
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P.S. - E antes de me chamarem vendedor da Embraer pela 25a vez, decidam-se se sou vendedor da Embraer ou da LM! Não posso ser das duas, porque configuraria uma situação clara de conflito de interesses. Aguardo pela clarificação, para saber a quem enviar as faturas. Obrigado. 

O Herman,  nos velhos tempos,  dava um nome a isso, tipo... " não passas de uma prostituta política..." 🤣

 :Soldado:
Os Monólogos secretos eram qualquer coisa de maravilhoso.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4402 em: Hoje às 02:44:06 pm »
Eu interpretei o comentário do CJ como sendo os 200 milhões dos ST mais os supostos 1300 que alguém avançou aqui num dos primeiro posts sobre o assunto, que íamos dar à Embraer (sinceramente, não fui ver quem avançou esse número inicialmente, de memória acho que foste tu, mas pode ter sido outro membro). Se estou enganado e ele se referia ao custo inicial do programa, então peço desculpa, mas o custo inicial, mais o 6o aparelho mais os 200 milhões dos ST não somam 1500 milhões, é mais qualquer coisa como 1300–1400 milhões.

E interpretaste bem. Se olharmos somente aos valores conhecidos, o total de 6 KC-390, 12 A-29N e 2 simuladores dá algo em torno dos 1360M€. O que não discriminei no meu post, e aí a falha foi minha, são os custos subjacentes a essas aquisições como o treino, melhoria ou construção de infraestruturas, desenvolvimento da plataforma, etc. Daí ter mencionado um valor a rondar os 1500 milhões de euros, embora haja na FAP quem argumente que poderá ser inclusivamente superior a isso. Vale o que vale.

Alguns incautos ou iletrados interpretaram a minha publicação como sendo mais uma farpa à Embraer; isso não podia estar mais errado. A Embraer, enquanto um dos grandes construtores aeronáuticos a nível mundial, reconhecida pela sua excelência, não faz mais que o seu papel. As críticas que aqui faço são quase em exclusivo para os nossos governantes, que muitas vezes mandam às malvas os requisitos operacionais - isto é, a procura pela melhor plataforma disponível - em prol de princípios político-económicos. Uns dirão que é a atitude correta, outros estarão contra, é como tudo na vida. Porém, nunca deixarei de criticar algo que ache desajustado, e neste caso a culpa desta "dependência" nacional da Embraer não é certamente do fabricante de São José dos Campos.

Excelente contribuição CG, é exactamente o que penso desta e de outras negociatas, os IrResponsaveis politicozecos de pacotilha vão sendo usados a favor de alguma(s) empresas só resta descobrir onde e a quem irão parar os custos desses serviços prestados a Outrém, pois, neu Amigo,  como sabes, e eu também, não há almoços grátis !!!

Esses ditos responsáveis deveriam ser condecorados, por outro dignissimo Responsavel, pelos serviços prestados, mas não a Portugal ou à Defesa Nacional!!

Grande abraço
« Última modificação: Hoje às 02:47:59 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4403 em: Hoje às 02:45:33 pm »
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P.S. - E antes de me chamarem vendedor da Embraer pela 25a vez, decidam-se se sou vendedor da Embraer ou da LM! Não posso ser das duas, porque configuraria uma situação clara de conflito de interesses. Aguardo pela clarificação, para saber a quem enviar as faturas. Obrigado. 

O Herman,  nos velhos tempos,  dava um nome a isso, tipo... " não passas de uma prostituta política..." 🤣

E tinha de ser sempre com a voz do saudoso Baptista-Bastos!  :mrgreen:


P.S. - E antes de me chamarem vendedor da Embraer pela 25a vez, decidam-se se sou vendedor da Embraer ou da LM! Não posso ser das duas, porque configuraria uma situação clara de conflito de interesses. Aguardo pela clarificação, para saber a quem enviar as faturas. Obrigado.

Pessoalmente, prefiro que sejas vendedor da LM. Agora vá, arranja lá 30 F-35A Block IV a um preço não superior ao do quilo da cereja do Fundão, sff. :mrgreen: c56x1 ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4404 em: Hoje às 02:51:02 pm »

Pessoalmente, prefiro que sejas vendedor da LM. Agora vá, arranja lá 30 F-35A Block IV a um preço não superior ao do quilo da cereja do Fundão, sff. :mrgreen: c56x1 ;)
Epá, é já, nem precisas de pedir outra vez! Dada a qualidade do produto, o preço vai ser mais tipo secretos de porco preto de Mértola, pode ser?
 
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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4405 em: Hoje às 04:38:04 pm »
Será que dentre as dez opções portuguesas a repassar a terceiros já estariam os três que a Lituânia anunciou?

https://www.aerotime.aero/articles/lithuania-embraer-c-390-order

Sds
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miguelbud

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4406 em: Hoje às 04:42:58 pm »
Exerçam já a opçao para mais 3 porque a Lituania tem interesse.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4407 em: Hoje às 04:46:23 pm »
Será que dentre as dez opções portuguesas a repassar a terceiros já estariam os três que a Lituânia anunciou?

https://www.aerotime.aero/articles/lithuania-embraer-c-390-order

Sds

Faria sentido.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4408 em: Hoje às 08:55:07 pm »
Eu interpretei o comentário do CJ como sendo os 200 milhões dos ST mais os supostos 1300 que alguém avançou aqui num dos primeiro posts sobre o assunto, que íamos dar à Embraer (sinceramente, não fui ver quem avançou esse número inicialmente, de memória acho que foste tu, mas pode ter sido outro membro). Se estou enganado e ele se referia ao custo inicial do programa, então peço desculpa, mas o custo inicial, mais o 6o aparelho mais os 200 milhões dos ST não somam 1500 milhões, é mais qualquer coisa como 1300–1400 milhões.

E interpretaste bem. Se olharmos somente aos valores conhecidos, o total de 6 KC-390, 12 A-29N e 2 simuladores dá algo em torno dos 1360M€. O que não discriminei no meu post, e aí a falha foi minha, são os custos subjacentes a essas aquisições como o treino, melhoria ou construção de infraestruturas, desenvolvimento da plataforma, etc. Daí ter mencionado um valor a rondar os 1500 milhões de euros, embora haja na FAP quem argumente que poderá ser inclusivamente superior a isso. Vale o que vale.

Alguns incautos ou iletrados interpretaram a minha publicação como sendo mais uma farpa à Embraer; isso não podia estar mais errado. A Embraer, enquanto um dos grandes construtores aeronáuticos a nível mundial, reconhecida pela sua excelência, não faz mais que o seu papel. As críticas que aqui faço são quase em exclusivo para os nossos governantes, que muitas vezes mandam às malvas os requisitos operacionais - isto é, a procura pela melhor plataforma disponível - em prol de princípios político-económicos. Uns dirão que é a atitude correta, outros estarão contra, é como tudo na vida. Porém, nunca deixarei de criticar algo que ache desajustado, e neste caso a culpa desta "dependência" nacional da Embraer não é certamente do fabricante de São José dos Campos.

Tomando por ver as palavras do ministro, e para sermos justos, temos que deduzir a receita para o estado pela participação no projecto. Nesse caso, o Estado português já garantiu mais de 400 milhões de euros e se vender mais mais uns quantos, a aquisição fica quase de graça ou poderá até haver lucro.
 
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