Concordo, com a excepção do comentário dos 1500 milhões… o dinheiro dos até 10 KC só vai ser pago se estes entretanto já estiverem vendidos, e provavelmente a um preço superior ao que se vai entregar à Embraer. O Estado Português não vai entregar um tostão a Embraer que não vá receber dos potenciais clientes. Quanto ao resto, plenamente de acordo, a FAP precisa de uma injeção urgente de 1000 milhões apenas para modernização dos EH-101 e C-295M, além de munições, radares AESA e novos motores (no mínimo) para manter os F-16 relevantes até chegar o sucessor.
Desconfio que o CJ se refira aos 827M + perto de 100M pelo segundo simulador + 100+ milhões do 6⁰ KC + custos de desenvolvimento (dinheiro colocado no programa antes da compra da aeronave).
Ou então não se refere aos custos de desenvolvimento, mas sim ao programa ST. Ou então é referente a tudo junto, que não me recordo quanto foi investido no projecto inicialmente.
É portanto um dado adquirido que, de Portugal, a Embraer recebeu ou vai receber algo como 1500M de euros.
Mais, com a compra do 2⁰ simulador e da 6ª aeronave, é oficialmente o programa mais caro da história das FA.
Se leres com atenção o que eu escrevi, vais ver que eu disse que também não concordo. O que eu estou a dizer é que outros também usam esse truque contabilístico e ninguém se chateia. Quando a Itália compra duas fragata e vende uma, o que entra para os gastos militares são as duas fragatas compradas, não apenas a que acaba por entrar ao serviço. Fui claro, ou é preciso fazer um desenho?
E tens provas disso? Que os italianos contabilizam essa 2 fragata como investimento na Defesa deles?
Se calhar é preciso um desenho, para veres que estás a alegar que um país que tem umas poderosas FA, usa truques contabilísticos para fingir que gastam muito na Defesa, e a fazer paralelismos com Portugal, que finge que gasta muito na Defesa, mas que na prática as FA estão na lama. Algo de errado não está certo.
Mas mesmo que os italianos recorram a esses truques, estás a comparar fragatas italianas, que têm participação italiana em pelo menos 90% dos navios, com os KCs, com apenas 10% de participação portuguesa?
Mas convence-te lá que a realidade portuguesa e italiana são equivalentes.
Olha o tipo contra as especulações a especular novamente… quantas vezes é preciso dizer que ninguém vai pagar nada à Embraer antes de vender os aviões? Ninguém vai dar nada a ninguém, muito menos 1300 milhões, a não ser que entre outro tanto, ou mais, através da venda. É assim tão difícil perceber?
O único cenário em que o governo português pode pagar algo à Embraer sem a entrada correspondente da venda da(s) aeronave(s), é se for decidido reforçar o número de a paralelos da FAP, mas isso já é outra questão.
E tu a dar-lhe com a retórica de eu ser contra especulações, quando eu nunca disse que o era.

Não tens uma ofensa nova para usar?
Olha, o tipo que é supostamente professor, novamente a demonstrar incapacidade de interpretação.

Então mas onde é que eu disse que Portugal ia pagar à Embraer antes de vender? Eu disse é que estes negócios serão contabilizados para os gastos na Defesa como mais um truque contabilístico.
É assim tão difícil de perceber, ou é preciso um desenho?