@dc, o chorrilho de asneiras e contradições que sai da tua pena é, de facto impressionante. Adoro ver os nós em que te metes só para provares que tens razão…
Então o tipo que se queixa dos outros especularem à cerca de submarinos, acha que pode vir para aqui especular sem fundamento absolutamente nenhum, que o eventual MPA da Airbus vai ser mais barato que o KC ou que este é quase tão caro como o P-8, quando o Canadá pagou quase 400 milhões por cada um? Ou que não vão existir clientes para estes 10 aparelhos extra? Vou-me divertir a ler as tuas justificações para o mau negócio que foi quando os primeiros forem vendidos…
Como diz o ditado, o Ótimo pode ser k inimigo do Bom. Claro que as FA têm lacunas brutais, mas argumentar que porque temos só 18 AIM-9X não podemos fazer este negócio é para lá de estúpido.
Na última semana já fui acusado de ser vendedor da LM e da Embraer. Vocês não têm mais imaginação que isso? A minha filha de 4 anos é que acha piada à mesma coisa repetida 10 vezes… esperava mais imaginação de homens adultos.
Escreveste tanto, e não conseguiste rebater nada.
Eu não me queixei em lado nenhum da especulação dos outros. Foram vocês que reclamaram da especulação dos outros, tentando passar a ideia de que a vossa especulação é que é a certa, e a especulação dos outros é a errada. Continuas a dar tiros nos pés e a perder credibilidade, continua assim rapaz.
O Canadá contabiliza muita coisa nas suas aquisições, normalmente para a operação dos meios durante "a vida toda". Depois estás a comparar custos totais do programa, enquanto eu estou a falar de custos unitários.
Se fizer o mesmo que tu, cada KC-390 português custou 165.4M de euros.
Uma variante MPA, com todo o equipamento inerente a este tipo de aeronave, não terá um custo abaixo de 150M unidade, o que deverá elevar os custos totais do programa para perto dos 250M/unidade.
Já agora, para contextualizar:
https://www.navalnews.com/naval-news/2024/03/boeing-awarded-3-4-billion-contract-for-17-p-8a-poseidon-aircraft/Ou seja, 200M/avião. Cada KC-390, segundo a notícia, custará actualmente 130M, aos quais vais ter que somar vários milhões em equipamento e sensores, colocando os custos num patamar cada vez mais próximo do P-8. O Kawasaki P-1 é, à partida, mais barato que o P-8, não esquecer.
O modelo da Airbus, terá acesso a financiamento UE, logo com estes apoios financeiros + envolvimento de indústria nacional no seu desenvolvimento e produção, é de longe a opção mais racional para nós, e tem tudo para ficar tão ou mais barato que o 390.