O Reapetrechamento da Marinha

  • 2767 Respostas
  • 725840 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21772
  • Recebeu: 7528 vez(es)
  • Enviou: 8504 vez(es)
  • +8171/-13712
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2760 em: Outubro 31, 2025, 02:03:38 pm »
Exatamente, deixem-se de tretas

Precisamos desses meios PARA ONTEM :new_argue:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 5355
  • Recebeu: 933 vez(es)
  • Enviou: 2479 vez(es)
  • +3339/-1491
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2761 em: Outubro 31, 2025, 02:07:52 pm »
Deviam fazer ou encomendar LFCs iguais ao Bojador, ao invés de andarem a querer reinventar a roda

Com isto tudo lá passou mais um ano e nada

Um navio destes para se produzir no minimo uma duzia de unidades, chega.  ;)


Citar
https://clickpetroleoegas.com.br/mark-6-dentro-do-barco-de-patrulha-mais-avancado-da-marinha-dos-eua/

Saudações

O P01 Bojador foi construído pela Damen. Alguém sabe em que país?
Para substituir as LFC se calhar serve, e as lanchas Mark VI a 15 M cada também seriam algo a considerar, embora mais caras.
O conceito dos NPC é interessante e eu gostaria que chegasse a ser construído. Qual será o entrave? Falta de dinheiro? Falta de ambição dos estaleiros nacionais? Ou mais provável, estão todos cheios de serviço que não conseguem pegar neste projeto atempadamente?

Se é a falta de dinheiro para financiar o projeto inicial, a culpa é da Marinha que subestimou os custos.. mas os estaleiros interessados podem bem dizer, " Ouve lá, nós construimos este barquito para vocês , mas têm que aumentar o guito, tá?  :mrgreen:

Se é falta de interesse, que se lancem empresas estrangeiras ao concurso. Não faltam por esta Europa fora. Só em Espanha há várias.

Não sendo especialista em construção naval, pergunto: o A A não poderia pegar neste projeto?

Se o problema é que está tudo de carteira de encomendas cheias, é um bom problema para eles, mas nem tanto para a Marinha. Neste caso insistir em construção nacional está a prejudicar a Marinha.
« Última modificação: Outubro 31, 2025, 02:12:00 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21772
  • Recebeu: 7528 vez(es)
  • Enviou: 8504 vez(es)
  • +8171/-13712
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2762 em: Outubro 31, 2025, 02:15:29 pm »
No estado em que se encontra o AA duvido que consigam construir um bote a remos sequer

Quanto ao Bojador, foi construído mesmo nos estaleiros da Damen na Holanda
« Última modificação: Outubro 31, 2025, 02:18:04 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, mafets

*

mayo

  • Investigador
  • *****
  • 1708
  • Recebeu: 128 vez(es)
  • Enviou: 1662 vez(es)
  • +307/-3063
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2763 em: Outubro 31, 2025, 02:20:41 pm »
10 Mk6 a 15M faz 150M€ , estão mais bem armado que os NPO !

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 5355
  • Recebeu: 933 vez(es)
  • Enviou: 2479 vez(es)
  • +3339/-1491
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2764 em: Outubro 31, 2025, 03:23:57 pm »
10 Mk6 a 15M faz 150M€ , estão mais bem armado que os NPO !

Mas é preciso navios de maior porte também, para substituir os Tejo e o imortal NRP Zaire. As MkVI não iriam servir na Madeira . Parece que a US Navy vai despachar as MkVI..  Uma oportunidade?  c56x1

https://www.usni.org/magazines/proceedings/2021/may/mk-vi-dead-long-live-mk-vii
« Última modificação: Outubro 31, 2025, 03:24:41 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 24387
  • Recebeu: 4729 vez(es)
  • Enviou: 3335 vez(es)
  • +3787/-4687
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2765 em: Outubro 31, 2025, 03:28:47 pm »
No estado em que se encontra o AA duvido que consigam construir um bote a remos sequer

Quanto ao Bojador, foi construído mesmo nos estaleiros da Damen na Holanda

Tens a certeza? É porque eu lembro-me de estarem a falar que tinha sido num estaleiro da Damen algures na ásia. Singapura?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10346
  • Recebeu: 5324 vez(es)
  • Enviou: 866 vez(es)
  • +5382/-1312
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2766 em: Outubro 31, 2025, 03:43:55 pm »
O P01 Bojador foi construído pela Damen. Alguém sabe em que país?
Para substituir as LFC se calhar serve, e as lanchas Mark VI a 15 M cada também seriam algo a considerar, embora mais caras.
O conceito dos NPC é interessante e eu gostaria que chegasse a ser construído. Qual será o entrave? Falta de dinheiro? Falta de ambição dos estaleiros nacionais? Ou mais provável, estão todos cheios de serviço que não conseguem pegar neste projeto atempadamente?

Se é a falta de dinheiro para financiar o projeto inicial, a culpa é da Marinha que subestimou os custos.. mas os estaleiros interessados podem bem dizer, " Ouve lá, nós construimos este barquito para vocês , mas têm que aumentar o guito, tá?  :mrgreen:

Se é falta de interesse, que se lancem empresas estrangeiras ao concurso. Não faltam por esta Europa fora. Só em Espanha há várias.

Não sendo especialista em construção naval, pergunto: o A A não poderia pegar neste projeto?

Se o problema é que está tudo de carteira de encomendas cheias, é um bom problema para eles, mas nem tanto para a Marinha. Neste caso insistir em construção nacional está a prejudicar a Marinha.

O Bojador é demasiado pequeno. A intenção é substituir os Cacine/Tejo, que têm 44 e 54 metros respectivamente.

No entanto a Damen tem versões maiores:
https://www.damen.com/vessels/defence-and-security/stan-patrol-vessels?view=models

Os Mark VI são ainda mais pequenos. É o tipo de embarcação que queres ter para defender pontos sensíveis, combate ao terrorismo e narcotráfico. Fazia sentido para proteger Sines, Tejo, costa algarvia. Uns meros CB-90, que custam cerca de 1/3 e precisam de uma guarnição mais reduzida, cumprem a função ma perfeição, permitindo inclusive a compra de mais unidades.

Para todas as outras missões expectáveis para os NPC, precisas se algo maior, principalmente se vão ter que operar ao largo da Madeira.

Quanto à demora dos NPC, o mais probabilidade é ser por questões orçamentais. Navios mais pequenos e simples,  têm custos mais elevados. O orçamento disponível pura e simplesmente não dá para o que se pretende com os NPC.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21772
  • Recebeu: 7528 vez(es)
  • Enviou: 8504 vez(es)
  • +8171/-13712
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2767 em: Hoje às 07:29:08 am »
No estado em que se encontra o AA duvido que consigam construir um bote a remos sequer

Quanto ao Bojador, foi construído mesmo nos estaleiros da Damen na Holanda

Tens a certeza? É porque eu lembro-me de estarem a falar que tinha sido num estaleiro da Damen algures na ásia. Singapura?

afinal tens razão, percebi mal

Citar
Foi construída pelos estaleiros Damen — mais precisamente na unidade Damen Shipyard Singapore (filial do grupo Damen). A lancha P-01 “Bojador” chegou a Lisboa a bordo de um navio cargueiro no fim de fevereiro de 2021.


"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas