Que armamento terão? O Duarte falava em armamento! 
Se estás a falar dos NRE+ serão 2 RWS e futuramente 2 phalanx das Vasco da Gama...
Se era dos NPC ia ser 3 RWS
Phalanx das Vasco da Gama ou os 2 armazenados destinados ao mitico NAVPOL?
é que se vão armar as duas Meko restantes com 2 CIWS cada, não chega (partindo que o total atual é 5), vai ter de ser adquirido +1 pelo menos 
Também não se sabe quando é que as gama vão navegar! Eu parto do pressuposto que os dois ciws armazenados serão instalados nas VG no famoso MLU ficam com 2 e quando as retirarem de serviço mudem para os NRE+. Resta saber é se o que está instalado na Vasco da gama pode ir já para um dos reabastecedor. Ainda não entendi muito bem o querem fazer como aquilo
Eu também não percebo.... se é para instalar 2 RWS 12,7mm nas VdG, que além disto já têm uma peça 100m, para quê meter um segundo CIWS numa fragata que é para aguentar apenas mais 10 anos no máximo? Faz muito mais sentido instalar estes 2 CIWS + dois novos (ou usados..) nos novos NRE+, navios que irão servir 30+ anos...
Se há planos de se comprar mais 4 Phalanx CIWS (novos ou usados) eu até compreendo.. mas o mais provável, sabendo o que casa gasta, é que vão meter os dois Phalanx CIWS armazenados nas VdG, e
talvez comprar dois novos (ou usados..) para os NRE+ e ao fim de 10 anos mudar os das VdG (quando finalmente forem reformadas) para os 2 NRE+...

. Ou seja, os NRE+ irão ter apenas 1 CIWS durante 10 anos.