Eu não estou a colocar em causa a necessidade de extensão de vida das VdG, só estou curioso para saber quais vão ser as fragatas abatidas ao serviço quando as FREMM chegarem, porque a Marinha não tem tripulações para sete fragata e 10 NPO…
Quanto ao número eventual de fragatas, onde viste que a Marinha pretende operar seis? Tens alguma fonte?
P.S.- E já li em vários sítios que as VdG iam ter os Harpoon retirados, um Phalanx adicionado à leoa e um sonar rebocado adicionado. Precisaria de ir ver se encontro as referências (já foi há algum tempo) e não sei se a intenção se mantém, ou se é mesmo só colar com cuspo para ver se aguentam mas cinco ânimos..
O Subsea referiu aqui o desejo da Marinha de ter 6 fragatas. Este número deve-se com certeza não só às reais necessidades da Marinha, mas também, é de supor por algum target NATO? Mas já vi esta afirmação em vários lugares:
“A Marinha Portuguesa já está a procurar substituto para a sua atual frota de três fragatas da classe Vasco da Gama e duas da classe Bartolomeu Dias.”
“Portugal busca seis nuevas fragatas de hasta 6.000 toneladas, lo que da opciones a las F-110 españolas”
O aumento da força naval de 5 para 6 fragatas é referido como objetivo estratégico.
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/5366331/portugal-busca-seis-nuevas-fragatas-hasta-6000-toneladas-da-opciones-f-110-espanolasParece-me que a classe Bartolomeu Dias será a primeira a ser desativada, seguida da classe Vasco da Gama.
Esta é a única sequência que faz sentido quando se conjuga a idade dos navios (as duas classes são mais ou menos da mesma geração, embora as BD são ligeiramente mais novas), o histórico de modernização e o atual plano de regeneração da Marinha Portuguesa.
Acho que a classe Bartolomeu Dias será a primeira a ser desativada por dois factos de reportagens recentes deixam claro:
https://defensearchives.com/editorials/portugals-frigate-mlu/A classe Bartolomeu Dias já concluiu a sua modernização completa em 2022, e esta
modernização foi concebida apenas para a manter operacional até meados da década de 2030.
Entraram ao serviço em 1994-1995, sendo ligeiramente mais novas que a classe Vasco da Gama, mas a sua modernização foi mais ligeira e concebida como uma ponte, não como um prolongamento da vida útil como a que se está a fazer às duas VdG.
A Marinha espera que estes navios se mantenham operacionais até cerca de 2035, após o que serão substituídos pelas primeiras entregas das FREMM EVO.
Porque é que a classe VdG será retirada mais tarde? Embora entraram ao serviço entre 1991 e 1992, pelo que são um pouco mais antigas que as BD, no entanto agora estão a receber um
MLU especificamente para prolongar a sua vida útil até 2035 e talvez além.
Como o
MLU está a acontecer agora, a Marinha pretende manter a classe Vasco da Gama em serviço durante mais tempo, provavelmente até ao início da década de 2040, dependendo dos calendários de entrega das FREMM e, posteriormente, das EPC, ECV, etc.
Isto é apenas especulação minha, mas acho que os factos confirmam mais esta possibilidade. Só o facto de haver concurso NSPA para adicionar 2 x RWS 12,7mm às VdG (e não as BD) indica que estas são para ser usadas por mais tempo. Pormenor, mas significativo.