Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 6465 Respostas
  • 1860012 Visualizações
*

P44

• Investigador
  • 21868
  • Recebeu: 7629 vez(es)
  • Enviou: 8582 vez(es)
  • +8179/-13794
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6450 em: Hoje às 09:59:53 am »
Suponhamos em "contas de merceeiro", 2 FREMM EVO=~3 PPA EVO????

2 FREMM EVO...do SAFE.  Outra  por fora.

Quais as mais evoluídas, as PPA EVO ou as FREMM?

mais uma vez da IA

A principal diferença entre a FREMM EVO e o PPA EVO reside na sua função principal e nas capacidades inerentes: a FREMM EVO é uma fragata multifunções avançada, otimizada para guerra antissubmarino (ASW), enquanto o PPA EVO é um navio de patrulha polivalente com capacidades de combate, mas focado na reconfigurabilidade e numa gama mais ampla de missões, incluindo patrulha e assistência humanitária.

Em resumo, a FREMM EVO representa uma evolução da fragata tradicional para incorporar a tecnologia mais recente do PPA, enquanto o PPA EVO é uma plataforma mais flexível e modular que evoluiu do conceito de navio de patrulha para incluir capacidades de combate mais robustas.

« Última modificação: Hoje às 10:07:46 am por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

P44

• Investigador
  • 21868
  • +8179/-13794
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"

*

P44

• Investigador
  • 21868
  • +8179/-13794

*

P44

• Investigador
  • 21868
  • +8179/-13794
« Última modificação: Hoje às 10:14:58 am por P44 »

*

Lampuka

• Investigador
  • 1597
  • Recebeu: 606 vez(es)
  • Enviou: 673 vez(es)
  • +404/-1985
« Responder #6454 em: Hoje às 10:35:44 am »
Estava a referir-me às FREMM actuais, numa perspectiva de complementar as EVO com 2 FREMM usadas.

Um pacote com duas EVO novas recorrendo ao SAFE e outras duas usadas por fora.

mais uma vez da IA

A principal diferença entre a FREMM EVO e o PPA EVO reside na sua função principal e nas capacidades inerentes: a FREMM EVO é uma fragata multifunções avançada, otimizada para guerra antissubmarino (ASW), enquanto o PPA EVO é um navio de patrulha polivalente com capacidades de combate, mas focado na reconfigurabilidade e numa gama mais ampla de missões, incluindo patrulha e assistência humanitária.

Em resumo, a FREMM EVO representa uma evolução da fragata tradicional para incorporar a tecnologia mais recente do PPA, enquanto o PPA EVO é uma plataforma mais flexível e modular que evoluiu do conceito de navio de patrulha para incluir capacidades de combate mais robustas.

João Pereira

*

P44

• Investigador
  • 21868
  • +8179/-13794
« Responder #6455 em: Hoje às 10:41:30 am »
Estava a referir-me às FREMM actuais, numa perspectiva de complementar as EVO com 2 FREMM usadas.

Um pacote com duas EVO novas recorrendo ao SAFE e outras duas usadas por fora.
Ah....percebi mal...

Supostamente 2 FREMM usadas com 12 anos ficariam em 600M€  :o :o :o

But Italy has some tough arguments to overcome. Indeed, the two FREMMs, admittedly significantly less well-armed and equipped than the FDIs, and having already sailed for 12 years, are being offered at €300 million each, less than half the price of the new FDIs. Furthermore, they can be delivered in just a few months, or even weeks, which is potentially very attractive to the Hellenic Navy, as well as to the Greek government, which is seriously losing ground with public opinion as the elections approach.
https://meta-defense.fr/en/2025/04/22/2-fremm-frigates-greece-strategy-italy/#google_vignette

Agora em questão de comparativo...

O Tio chat diz:

Em que cenários cada uma é “melhor”

Aqui vão alguns cenários típicos para pensar:

Missões de guerra naval (combate intenso) → a FREMM provavelmente é mais indicada se precisas de um navio “de guerra”, para escolta, defesa de frota, combate anti-aéreo ou anti-submarino, ou operações de alto risco.

Missões de patrulha, presença, diplomacia naval → a PPA EVO pode brilhar: sua modularidade permite adaptar para patrulha, vigilância, apoio logístico, forças de paz, escolta leve, intervenções, operações onde não é necessário estar 100% “armado como fragata de guerra”.

Projeção de capacidade moderna (drones, guerra futura) → a PPA EVO, com capacidade para USVs, UUVs e drones, mais seus modernos sistemas, pode oferecer uma vantagem “futurista” para missões de reconhecimento, guerra assimétrica, patrulha 4ª geração.

Operações de longo alcance → ambos são bons, mas a FREMM talvez tenha vantagem para missões muito exigentes, enquanto a PPA EVO pode ser mais eficiente logisticamente por modularidade.

4. Conclusão: “Qual é melhor?”

Não há uma resposta universal: “melhor” depende muito do propósito da marinha, do orçamento, do tipo de missão e dos recursos adicionais (como suporte em terra, reabastecimento, interoperabilidade com outras forças).

Se tu fores uma marinha que precisa de navios de combate “sérios”, para conflito ou guerra de alto nível, a FREMM pode ser a escolha mais sólida.

Se a tua prioridade for uma frota versátil, capaz de patrulhar, reagir a crises, fazer missões diplomáticas e ainda assim ter poder de combate decente, a PPA EVO pode ser mais interessante e custo-efetiva para muitas situações.

Em muitos casos, uma marinha pode usar ambos: usar as FREMM para tarefas de guerra de ponta e as PPAs para patrulha, presença e tarefas menos intensivas.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1597
  • Recebeu: 606 vez(es)
  • Enviou: 673 vez(es)
  • +404/-1985
« Responder #6456 em: Hoje às 02:34:53 pm »
Tendo em conta aquilo que têm sido as nossas missões,  as PPA provavelmente serviriam.

No entanto,  pelo timing e a possibilidade do SAFE, penso termos uma oportunidade única de termos pelo menos dois navios combatentes de última geração, elevando as capacidades da Marinha portuguesa a um nível muito diferente das últimas décadas.
Não existindo capacidade financeira para 3, julgo pertinente avançar com 2 duas destas fragatas e complementar essa escolha com usadas de qualidade,  mantendo ainda pelo menos duas das atuais fragatas.
Por mim, duas EVO (ou F110) mais duas FREMM usadas (ou similar) e as duas BD.
Um investimento ambicioso, mas penso que possível,  negociando contrapartidas económicas e vendendo as VG.
Ficaríamos com fragatas de primeira linha para as missões NATO, com a reserva de duas de ainda grande capacidade, deixando as BD para missões internas complementadas pelos novos NPO's.

Não sendo possível ir tão longe, julgo imprescindível adquirir 2 EVO ou 110.

E nesse caso manter 2 BD e 2 VG por mais algum tempo, junto com os NPO's e, se possível, adquirir  mais 1 submarino idêntico aos atuais.

O problema será sempre o mesmo,  dividir o bolo por todos. Não será fácil porque nunca dará para tudo o que nos faz falta.

Eu até já me dava por feliz se viessem duas EVO e mantivessem 4 das atuais...
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, LightningBolt

*

Pescador

• Investigador
  • 5539
  • Recebeu: 3661 vez(es)
  • Enviou: 3096 vez(es)
  • +5967/-3862
« Responder #6457 em: Hoje às 03:57:57 pm »
Tendo em conta aquilo que têm sido as nossas missões,  as PPA provavelmente serviriam.

No entanto,  pelo timing e a possibilidade do SAFE, penso termos uma oportunidade única de termos pelo menos dois navios combatentes de última geração, elevando as capacidades da Marinha portuguesa a um nível muito diferente das últimas décadas.
Não existindo capacidade financeira para 3, julgo pertinente avançar com 2 duas destas fragatas e complementar essa escolha com usadas de qualidade,  mantendo ainda pelo menos duas das atuais fragatas.
Um investimento ambicioso, mas penso que possível,  negociando contrapartidas económicas e vendendo as VG.
Ficaríamos com fragatas de primeira linha para as missões NATO, com a reserva de duas de ainda grande capacidade, deixando as BD para missões internas complementadas pelos novos NPO's.

E nesse caso manter 2 BD e 2 VG por mais algum tempo, junto com os NPO's e, se possível, adquirir  mais 1 submarino idêntico aos atuais.

O problema será sempre o mesmo,  dividir o bolo por todos. Não será fácil porque nunca dará para tudo o que nos faz falta.

Mas no caso seria 70% da frota usada, com 2 a sair em poucos anos que teriam de ser na mesma substituídas. Ou não, porque se perdeu tempo e oportunidade e depois ficam a 4.
Dois factores de grande implementação nas FA, perder tempo e perder oportunidades

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 253
  • Recebeu: 85 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +25/-75
« Responder #6458 em: Hoje às 04:22:29 pm »

Pelo que o P44 postou e pelo que pude interpretar, julgo que as FREMM EVO são mais evoluídas, até por estarem  capacitadas para combates de alta intensidade. Podíamos ter um mix de FREMM Evo + PPA EVO. Nunca PPA EVO em detrimento das FREMM EVO.

Até pela vasta área oceânica que Portugal detém e a questão de guerra submarina, algo que a FREMM EVO faz bem como 'ninguém'. Ou FREMM Evo ou T26 (que não vêm 😞)  ou F110.  Esqueçam FDI e AH140 e Meko A200. Não que não sejam boas com características diferentes mas apenas porque as outras 3, parecem melhores e servem melhor Portugal.  Daquilo que pude ler e perceber convosco.
« Última modificação: Hoje às 06:22:18 pm por LightningBolt »

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 253
  • +25/-75
« Responder #6459 em: Hoje às 04:40:49 pm »

Pelo que o P44 postou e pelo que pude interpretar, julgo que as FREMM EVO são mais evoluídas, até por estarem  capacitadas para combates de alta intensidade. Podíamos ter um mix de FREMM Evo + PPA EVO. Nunca PPA EVO em detrimento das FREMM EVO.

Até pela vasta área oceânica que Portugal detém e a questão de guerra submarina, algo que a FREMM EVO faz bem como 'ninguém'. Ou FREMM Evo ou T26 (que não vêm 😞)  ou F110.  Esqueçam FDI e AH140 e Meko A200. Não que não sejam boas com características diferentes mas apenas porque as outras 3, parecem melhores e servem melhor Portugal.  Daquilo que pude ler e perceber convosco.

São as "pobrezinhas" as "baratuchas" o mais fraquinho para semos "a Marinheca".

Odeio mentalidade de "pobre", de coitadinho miserável e de ser o inofensivo humilde sempre com o equipamento mais fraquinho ou que não tem grandes capacidades ou que não oferece a totalidade da tecnologia existente no mercado.

Sempre na minha vida pautei por não ser assim. Se não tenho capacidade de ter determinada coisa, espero para ter e em vez de ter 6 de um determinado tipo mais fraco com menos capacidades ou que menos me serve, prefiro ter 2 boas e que me servem na plenitude, que irão dar-me condições, que eu gosto e que me fazem sentir o dinheiro bem gasto.

Quando compro, compro bom. Não compro se calhar o supra-sumo de tudo e sempre, mas compro bom, de qualidade, de eficácia comprovada. Não compro baratucho para depois avariar e voltar a ter que comprar e depois dá-se o caso que acabo por gastar mais, do que se tivesse logo comprado primeiramente aquela opção mais cara. Claro que às vezes até o caro pode dar barraca, mas aqui não falamos de fragatas. Falo de exemplos quotidianos como um frigorífico, uma televisão, um automóvel, etc.

Se não tenho simplesmente não compro nada. Serve para dizer que na questão das Fragatas, Portugal deve procurar o melhor, o mais imponente, o expoente máximo dentro daquilo que procura, já que tem o dinheiro e vai comprar. Então abra os cordões à bolsa. "Ah mas o dinheiro não dá para tudo..." podem dizer as pessoas... certo, então comprem 2 T26 ou 2 FREMM EVO em vez de 3 ou 4 ou 5 mais baratas ou de menor capacidade ou mais fracas.

« Última modificação: Hoje às 06:24:38 pm por LightningBolt »

*

saabGripen

• Investigador
  • 1923
  • Recebeu: 281 vez(es)
  • Enviou: 105 vez(es)
  • +1137/-2027
« Responder #6460 em: Hoje às 04:51:33 pm »

Penso que este assunto fica resolvido hoje.

O P44 deve estar a traduzir os posts de AI em inglês para a língua do Pescador ...

É aguardar.

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 253
  • +25/-75
« Responder #6461 em: Hoje às 05:02:36 pm »

Mas no caso seria 70% da frota usada, com 2 a sair em poucos anos que teriam de ser na mesma substituídas. Ou não, porque se perdeu tempo e oportunidade e depois ficam a 4.
Dois factores de grande implementação nas FA, perder tempo e perder oportunidades

👏👏👏

"Ou não, porque se perdeu tempo e oportunidade e depois ficam a 4.
Dois factores de grande implementação nas FA, perder tempo e perder oportunidades"

Ora aí está. Falta de planeamento a juntar a recursos escassos, invariavelmente dá nisto. O tempo acaba sempre por cobrar e condicionar. O exemplo do que, mediante estes factores, significa uma má gestão e um mau planeamento. Mas vemos estes exemplos por todo o lado no país. Somos reactivos e não proativos. Veja-se a questão dos incêndios, das cheias de tudo neste país... no modelo económico para o país, do planeamento que se quis para o país, plantar para colher os frutos... nada! raça corrupta, desleixada, desmanzelada, nada patriótica, que deixou o país a navegar ao sabor da maré e a empurrar com a barriga por 51 anos. Porque haveria de ser diferente nas FA?? É triste mas é real.
« Última modificação: Hoje às 05:14:57 pm por LightningBolt »

*

P44

• Investigador
  • 21868
  • +8179/-13794
« Responder #6462 em: Hoje às 05:18:28 pm »
Como sou o pessimista cá do burgo, se ficarmos com 2 FREMM + 2 BD,  já ficava feliz

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 253
  • +25/-75
« Responder #6463 em: Hoje às 05:35:30 pm »

Já tinha visto esse vídeo no YouTube. Bom vídeo. Fez-me gostar das FREMM EVO

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 253
  • +25/-75
« Responder #6464 em: Hoje às 06:05:29 pm »

Entronca no que falei no meu comentário, que a Marinha deverá ter a abordar a política de investimento nas fragatas e a estratégia a seguir.

Não existindo capacidade financeira para 3, julgo pertinente avançar com 2 duas destas fragatas e complementar essa escolha com usadas de qualidade,  mantendo ainda pelo menos duas das atuais fragatas. 👏

Por mim, duas EVO (ou F110) mais duas FREMM usadas (ou similar) e as duas BD.👏
Um investimento ambicioso, mas penso que possível,  negociando contrapartidas económicas e vendendo as VG.👏

Ficaríamos com fragatas de primeira linha para as missões NATO, com a reserva de duas de ainda grande capacidade, deixando as BD para missões internas complementadas pelos novos NPO's. 👏

Não sendo possível ir tão longe, julgo imprescindível adquirir 2 EVO ou 110.👏

Seria sempre o cenário mais remediado, menos apetecível, tirando de parte a questão do submarino.

👏👏

O submarino terá de vir obrigatoriamente independentemente da combinação escolhida ou estratégia seguida em relação às fragatas.
« Última modificação: Hoje às 06:10:14 pm por LightningBolt »