Tendo em conta aquilo que têm sido as nossas missões, as PPA provavelmente serviriam.
No entanto, pelo timing e a possibilidade do SAFE, penso termos uma oportunidade única de termos pelo menos dois navios combatentes de última geração, elevando as capacidades da Marinha portuguesa a um nível muito diferente das últimas décadas.
Não existindo capacidade financeira para 3, julgo pertinente avançar com 2 duas destas fragatas e complementar essa escolha com usadas de qualidade, mantendo ainda pelo menos duas das atuais fragatas.
Por mim, duas EVO (ou F110) mais duas FREMM usadas (ou similar) e as duas BD.
Um investimento ambicioso, mas penso que possível, negociando contrapartidas económicas e vendendo as VG.
Ficaríamos com fragatas de primeira linha para as missões NATO, com a reserva de duas de ainda grande capacidade, deixando as BD para missões internas complementadas pelos novos NPO's.
Não sendo possível ir tão longe, julgo imprescindível adquirir 2 EVO ou 110.
E nesse caso manter 2 BD e 2 VG por mais algum tempo, junto com os NPO's e, se possível, adquirir mais 1 submarino idêntico aos atuais.
O problema será sempre o mesmo, dividir o bolo por todos. Não será fácil porque nunca dará para tudo o que nos faz falta.
Eu até já me dava por feliz se viessem duas EVO e mantivessem 4 das atuais...
Isso não vai acontecer pelo tenho lido a marinha ou compra 2 submarinos mais pequenos para juntar aos actuais ou vende a classe tridente e compra 3 submarinos tudo da Coreia parece não gostam por ai das manutenções da classe tridente...