Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Fmfg

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6465 em: Novembro 16, 2025, 08:27:45 pm »
"Um oficial da 🇵🇹 @MarinhaPT com um cargo importante na força naval disse ao @defence360 que os decisores da @MarinhaPT já escolheram qual a próxima fragata que querem adquirir. Revelaremos qual foi, nos próximos dias."

https://x.com/Defence360/status/1990153597045412040?t=PmBiKD_9-fH4b2CQsXIllA&s=19
« Última modificação: Novembro 16, 2025, 08:28:37 pm por Fmfg »
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6466 em: Novembro 16, 2025, 08:45:02 pm »
"Um oficial da 🇵🇹 @MarinhaPT com um cargo importante na força naval disse ao @defence360 que os decisores da @MarinhaPT já escolheram qual a próxima fragata que querem adquirir. Revelaremos qual foi, nos próximos dias."


https://x.com/Defence360/status/1990153597045412040?t=PmBiKD_9-fH4b2CQsXIllA&s=19

 :mrgreen:

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слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
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Ghidra

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6467 em: Novembro 16, 2025, 09:13:07 pm »
Tendo em conta aquilo que têm sido as nossas missões,  as PPA provavelmente serviriam.

No entanto,  pelo timing e a possibilidade do SAFE, penso termos uma oportunidade única de termos pelo menos dois navios combatentes de última geração, elevando as capacidades da Marinha portuguesa a um nível muito diferente das últimas décadas.
Não existindo capacidade financeira para 3, julgo pertinente avançar com 2 duas destas fragatas e complementar essa escolha com usadas de qualidade,  mantendo ainda pelo menos duas das atuais fragatas.
Por mim, duas EVO (ou F110) mais duas FREMM usadas (ou similar) e as duas BD.
Um investimento ambicioso, mas penso que possível,  negociando contrapartidas económicas e vendendo as VG.
Ficaríamos com fragatas de primeira linha para as missões NATO, com a reserva de duas de ainda grande capacidade, deixando as BD para missões internas complementadas pelos novos NPO's.

Não sendo possível ir tão longe, julgo imprescindível adquirir 2 EVO ou 110.

E nesse caso manter 2 BD e 2 VG por mais algum tempo, junto com os NPO's e, se possível, adquirir  mais 1 submarino idêntico aos atuais.

O problema será sempre o mesmo,  dividir o bolo por todos. Não será fácil porque nunca dará para tudo o que nos faz falta.

Eu até já me dava por feliz se viessem duas EVO e mantivessem 4 das atuais...
Isso não vai acontecer pelo tenho lido a marinha ou compra 2 submarinos mais pequenos para juntar aos actuais ou vende a classe tridente e compra 3 submarinos tudo da Coreia parece não gostam por ai das manutenções da classe tridente...
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6468 em: Novembro 16, 2025, 10:18:51 pm »
"Um oficial da 🇵🇹 @MarinhaPT com um cargo importante na força naval disse ao @defence360 que os decisores da @MarinhaPT já escolheram qual a próxima fragata que querem adquirir. Revelaremos qual foi, nos próximos dias."

https://x.com/Defence360/status/1990153597045412040?t=PmBiKD_9-fH4b2CQsXIllA&s=19

Veremos então se se confirma serem "2 a 3 fragatas italianas FREMM-EVO".
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6469 em: Novembro 16, 2025, 10:28:24 pm »
"Um oficial da 🇵🇹 @MarinhaPT com um cargo importante na força naval disse ao @defence360 que os decisores da @MarinhaPT já escolheram qual a próxima fragata que querem adquirir. Revelaremos qual foi, nos próximos dias."

https://x.com/Defence360/status/1990153597045412040?t=PmBiKD_9-fH4b2CQsXIllA&s=19

Veremos então se se confirma serem "2 a 3 fragatas italianas FREMM-EVO".
Três p’á mesa do canto, faz favor… infelizmente, não sei como os italianos vão conseguir entregar três fragatas até 2030; às duas em construção vão ser entregues em 2029 e 2030, portanto presumivelmente uma terceira seria entregue em 2031, a não ser que a Fincantieri consiga entregar a 31 de Dezembro  :mrgreen:
 

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Bubas

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6470 em: Novembro 16, 2025, 10:36:30 pm »
Apostava nisso.

Quando falei em adicionar 3 PPA EVO às 3 FREMM EVO, teria a ver com a eventual upgrade das BD mais tarde. a vantagem da compra ser feita num só contrato a um só estaleiro, baixa com certeza custos na compra bem como melhora qualquer contrapartida pelo volume de investimento. Também poderá baixar os custos ao longo da vida dos navios, na manutenção de navios com filosofias de construção semelhantes. A formação dos marinheiros seria tb facilitada bem como a rotação de tripulações (penso eu de que).



"Um oficial da 🇵🇹 @MarinhaPT com um cargo importante na força naval disse ao @defence360 que os decisores da @MarinhaPT já escolheram qual a próxima fragata que querem adquirir. Revelaremos qual foi, nos próximos dias."

https://x.com/Defence360/status/1990153597045412040?t=PmBiKD_9-fH4b2CQsXIllA&s=19

Veremos então se se confirma serem "2 a 3 fragatas italianas FREMM-EVO".
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6471 em: Novembro 16, 2025, 10:39:51 pm »
As FREMM EVO são verdadeiras ASW topo de gama, enquanto que os PPA são forças de trabalho adaptáveis, mais indicadas para a nossa ZEE, mas muito capazes.

Suponhamos em "contas de merceeiro", 2 FREMM EVO=~3 PPA EVO????

2 FREMM EVO...do SAFE.  Outra  por fora.

Quais as mais evoluídas, as PPA EVO ou as FREMM?

mais uma vez da IA

Citar
A principal diferença entre a FREMM EVO e o PPA EVO reside na sua função principal e nas capacidades inerentes: a FREMM EVO é uma fragata multifunções avançada, otimizada para guerra antissubmarino (ASW), enquanto o PPA EVO é um navio de patrulha polivalente com capacidades de combate, mas focado na reconfigurabilidade e numa gama mais ampla de missões, incluindo patrulha e assistência humanitária.


Em resumo, a FREMM EVO representa uma evolução da fragata tradicional para incorporar a tecnologia mais recente do PPA, enquanto o PPA EVO é uma plataforma mais flexível e modular que evoluiu do conceito de navio de patrulha para incluir capacidades de combate mais robustas.



 

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saabGripen

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6472 em: Novembro 16, 2025, 11:18:52 pm »
"Um oficial da 🇵🇹 @MarinhaPT com um cargo importante na força naval disse ao @defence360 que os decisores da @MarinhaPT já escolheram qual a próxima fragata que querem adquirir. Revelaremos qual foi, nos próximos dias."

https://x.com/Defence360/status/1990153597045412040?t=PmBiKD_9-fH4b2CQsXIllA&s=19

Veremos então se se confirma serem "2 a 3 fragatas italianas FREMM-EVO".
Três p’á mesa do canto, faz favor… infelizmente, não sei como os italianos vão conseguir entregar três fragatas até 2030; às duas em construção vão ser entregues em 2029 e 2030, portanto presumivelmente uma terceira seria entregue em 2031, a não ser que a Fincantieri consiga entregar a 31 de Dezembro  :mrgreen:



As respostas são melhores, quanto melhores forem as perguntas

please clarify this; for a specific SAFE project, does the country have to receive the systems it buys until 2030 or does it have to pay for it before 2030?




Direct answer: Under the SAFE regulation, the critical deadline is financial approval and disbursement of funds by 2030. Countries do not need to physically receive the systems by 2030; they only need to have the procurement contracts approved and the financing allocated before that date.

📝 Detailed clarification
SAFE timeline:

The European Commission will raise up to €150 billion through borrowing and channel it as loans to Member States.

According to the regulation, payments to Member States may be approved until 2030.

This means the EU’s financial support window closes in 2030. After that, no new SAFE-backed disbursements can be made.

Delivery vs. payment:

The delivery of systems can extend beyond 2030. Defence procurement projects often have long lead times (e.g., ships delivered in 2029–2031). SAFE is designed to cover the financing, not to force delivery within the same window.

What matters is that the contract is signed and financing approved before 2030. Once approved, the repayment of loans can stretch over long maturities, beyond 2030.

Practical example (Portugal and fragatas):

If Portugal signs a contract for FREMM EVO frigates under SAFE in 2028, the financing is locked in before 2030.

Even if the frigates are only delivered in 2031, the SAFE support still applies, because the commitment and payment approval happened before 2030.

Why this distinction matters:

Countries can plan ambitious acquisitions (ships, aircraft, systems) without worrying about delivery deadlines.

The EU wants to ensure budgetary commitments are made before 2030, aligning with the broader ReArm Europe / Readiness 2030 plan.

✅ Summary: For SAFE projects, the key requirement is that financing and contracts are approved before 2030. The actual delivery of systems can happen later, since defence procurement naturally extends beyond that horizon.

Would you like me to map out the likely delivery schedule for FREMM EVO frigates if Portugal joins SAFE, so you can see how this plays out in practice? That would show how the financing window (≤2030) and delivery window (≥2030) overlap.
« Última modificação: Novembro 16, 2025, 11:20:35 pm por saabGripen »
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6473 em: Hoje às 12:11:44 am »
"Um oficial da 🇵🇹 @MarinhaPT com um cargo importante na força naval disse ao @defence360 que os decisores da @MarinhaPT já escolheram qual a próxima fragata que querem adquirir. Revelaremos qual foi, nos próximos dias."

https://x.com/Defence360/status/1990153597045412040?t=PmBiKD_9-fH4b2CQsXIllA&s=19

Veremos então se se confirma serem "2 a 3 fragatas italianas FREMM-EVO".
Três p’á mesa do canto, faz favor… infelizmente, não sei como os italianos vão conseguir entregar três fragatas até 2030; às duas em construção vão ser entregues em 2029 e 2030, portanto presumivelmente uma terceira seria entregue em 2031, a não ser que a Fincantieri consiga entregar a 31 de Dezembro  :mrgreen:



As respostas são melhores, quanto melhores forem as perguntas

please clarify this; for a specific SAFE project, does the country have to receive the systems it buys until 2030 or does it have to pay for it before 2030?




Direct answer: Under the SAFE regulation, the critical deadline is financial approval and disbursement of funds by 2030. Countries do not need to physically receive the systems by 2030; they only need to have the procurement contracts approved and the financing allocated before that date.

📝 Detailed clarification
SAFE timeline:

The European Commission will raise up to €150 billion through borrowing and channel it as loans to Member States.

According to the regulation, payments to Member States may be approved until 2030.

This means the EU’s financial support window closes in 2030. After that, no new SAFE-backed disbursements can be made.

Delivery vs. payment:

The delivery of systems can extend beyond 2030. Defence procurement projects often have long lead times (e.g., ships delivered in 2029–2031). SAFE is designed to cover the financing, not to force delivery within the same window.

What matters is that the contract is signed and financing approved before 2030. Once approved, the repayment of loans can stretch over long maturities, beyond 2030.

Practical example (Portugal and fragatas):

If Portugal signs a contract for FREMM EVO frigates under SAFE in 2028, the financing is locked in before 2030.

Even if the frigates are only delivered in 2031, the SAFE support still applies, because the commitment and payment approval happened before 2030.

Why this distinction matters:

Countries can plan ambitious acquisitions (ships, aircraft, systems) without worrying about delivery deadlines.

The EU wants to ensure budgetary commitments are made before 2030, aligning with the broader ReArm Europe / Readiness 2030 plan.

✅ Summary: For SAFE projects, the key requirement is that financing and contracts are approved before 2030. The actual delivery of systems can happen later, since defence procurement naturally extends beyond that horizon.

Would you like me to map out the likely delivery schedule for FREMM EVO frigates if Portugal joins SAFE, so you can see how this plays out in practice? That would show how the financing window (≤2030) and delivery window (≥2030) overlap.
Ok, obrigado. Pensava que era preciso receber os equipamentos até 2030. Ainda bem que estava enganado, isso expande muito as hipóteses. Três FREMM Evo, por favor.
« Última modificação: Hoje às 12:35:54 am por JohnM »
 

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Lampuka

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6474 em: Hoje às 12:21:19 am »
"Um oficial da 🇵🇹 @MarinhaPT com um cargo importante na força naval disse ao @defence360 que os decisores da @MarinhaPT já escolheram qual a próxima fragata que querem adquirir. Revelaremos qual foi, nos próximos dias."

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Este amigo anda a brincar connosco... 😄
Anda a picar o pessoal com a NAVAL GROUP, põe a foto de uma FREMM... e diz que já sabe a escolha da Marinha.
O que até pode não significar nada, porque a decisão é do governo.
Mas também novembro está a terminar...
João Pereira
 

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Duarte

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6475 em: Hoje às 12:39:00 am »
Ok, obrigado. Pensava que era preciso receber os equipamentos até 2030. Ainda bem que estava enganado, isso expande muito as hipóteses. Três FREMM Evo, por favor.

Neste caso as type 26 ainda são uma possibilidade.  c56x1
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6476 em: Hoje às 03:02:33 am »
Eu apostaria por ai...

"Um oficial da 🇵🇹 @MarinhaPT com um cargo importante na força naval disse ao @defence360 que os decisores da @MarinhaPT já escolheram qual a próxima fragata que querem adquirir. Revelaremos qual foi, nos próximos dias."

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Veremos então se se confirma serem "2 a 3 fragatas italianas FREMM-EVO".
Três p’á mesa do canto, faz favor… infelizmente, não sei como os italianos vão conseguir entregar três fragatas até 2030; às duas em construção vão ser entregues em 2029 e 2030, portanto presumivelmente uma terceira seria entregue em 2031, a não ser que a Fincantieri consiga entregar a 31 de Dezembro  :mrgreen:



As respostas são melhores, quanto melhores forem as perguntas

please clarify this; for a specific SAFE project, does the country have to receive the systems it buys until 2030 or does it have to pay for it before 2030?




Direct answer: Under the SAFE regulation, the critical deadline is financial approval and disbursement of funds by 2030. Countries do not need to physically receive the systems by 2030; they only need to have the procurement contracts approved and the financing allocated before that date.

📝 Detailed clarification
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The European Commission will raise up to €150 billion through borrowing and channel it as loans to Member States.

According to the regulation, payments to Member States may be approved until 2030.

This means the EU’s financial support window closes in 2030. After that, no new SAFE-backed disbursements can be made.

Delivery vs. payment:

The delivery of systems can extend beyond 2030. Defence procurement projects often have long lead times (e.g., ships delivered in 2029–2031). SAFE is designed to cover the financing, not to force delivery within the same window.

What matters is that the contract is signed and financing approved before 2030. Once approved, the repayment of loans can stretch over long maturities, beyond 2030.

Practical example (Portugal and fragatas):

If Portugal signs a contract for FREMM EVO frigates under SAFE in 2028, the financing is locked in before 2030.

Even if the frigates are only delivered in 2031, the SAFE support still applies, because the commitment and payment approval happened before 2030.

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Countries can plan ambitious acquisitions (ships, aircraft, systems) without worrying about delivery deadlines.

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✅ Summary: For SAFE projects, the key requirement is that financing and contracts are approved before 2030. The actual delivery of systems can happen later, since defence procurement naturally extends beyond that horizon.

Would you like me to map out the likely delivery schedule for FREMM EVO frigates if Portugal joins SAFE, so you can see how this plays out in practice? That would show how the financing window (≤2030) and delivery window (≥2030) overlap.
Ok, obrigado. Pensava que era preciso receber os equipamentos até 2030. Ainda bem que estava enganado, isso expande muito as hipóteses. Três FREMM Evo, por favor.