LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1875 em: Agosto 02, 2015, 02:17:17 am »
Citação de: "ARIES"
Será que algum dia a Marinha terá capacidade, em termos de dinheiro e pessoal, para manter em simultâneo um navio de reabastecimento e um navio polivalente logístico?

cumps
Defina «manter em simultâneo». Simplesmente possuir os dois navios, ter os dois a participar activamente em exercícios/missões em simultâneo ou tê-los a navegar ao mesmo tempo?

Em termos de custos operacionais penso que provavelmente será mais fácil enviar um AOR e/ou um NAVPOL do que um JSS de uma só vez.

Em caso de catástrofe numa das regiões autónomas ou até mesmo fora de território nacional (pensem Cabo Verde onde já não seria necessário estar a enviar uma fragata ou outro navio em conjunto com um NAVPOL) seria mais económico enviar um navio "feito à medida" como o NAVPOL do que um JSS, mesmo que sem o pessoal a bordo para operar os equipamentos de reabastecimento. Mesma coisa para uma missão no Mediterrâneo ou como parte uma Task Force internacional onde já provavelmente estariam inseridos outros AOR. Mesmo caso para um cenário em que seria apenas necessário a capacidade do AOR e onde uma grande capacidade de transporte de carga/veículos/pessoal, meios de aviação e instalações hospitalares não teriam qualquer valor acrescido.

Num cenário ao estilo Guiné-Bissau, um único navio JSS já poderia fazer o papel de AOR, durante o percurso, e de NAVPOL durante a evacuação de cidadãos nacionais ou durante uma outra operação militar. No entanto, em certas operações teríamos de estar a aproximar o JSS, com as suas maiores dimensões (maior alvo) e maior guarnição, da costa. O que em caso de uma Guiné-Bissau vem armada poderia trazer riscos elevados e grandes problemas.

Em termos de guarnição? Existem outras pessoas mais capazes para responder a essa questão. Mas com a substituição de navios mais antigos por navios mais modernos, que requerem guarnições mais pequenas, haverá uma libertação de pessoal. E mesmo sendo pessoal de outras especialidades que não terão cabimento num AOR ou NAVPOL, continua a ser pessoal que vai acabar por sair da Marinha e que liberta fundos para pessoal novo noutras especialidades ou talvez até seja pessoal que poderia mudar de especialidade.

Também apostando em sistemas em comum nos vários navios da Marinha, parte do pessoal poderá ser treinado para operar tanto o equipamento num AOR ou num NAVPOL. Fica a questão de até que ponto ou que com limitações.

Citação de: "ICE 1A+"
O LPD vai ser construido PELA MARTIFER
Será o projecto original do NAVPOL?



Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1876 em: Agosto 02, 2015, 03:21:59 am »
Citação de: "ICE 1A+"
O LPD vai ser construido PELA MARTIFER

Em projecto co-financiado pelo Novo Banco e BPN  :twisted:
Talent de ne rien faire
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1877 em: Agosto 02, 2015, 08:50:01 am »
E vai chamar-se "Iker Casillas"
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1878 em: Agosto 02, 2015, 09:13:50 am »
Citação de: "mafets"
O Illustrious (https://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Illustrious_(R06)) está parado à espera de propostas. Teve uma modernização para Porta-Helicópteros em 2011 e foi retirado de serviço em 2014.Levar Fuzos e Merlins não há qualquer problema. Tem espaço para umas LD e Carga no convés de voo (uma grua mais potente e até Leopard 2 elevava). Bem falado com os "bifes" vinha a preço de saldo ( e certamente rendia mais que o Ark Royal que foi vendido para a sucata por apenas 3 milhões de libras) ... :twisted:




/quote]

Cumprimentos

Unicos problemas se este equipamento fosse adquirido, são a idade, pois já tem trinta e cinco anos desde o inicio ao serviço, .............. e a guarnição de 685 elmentos .  :roll:

Cumprimentos
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1879 em: Agosto 02, 2015, 10:44:53 am »
Só para que não exista dúvidas na discussão (e o valor é público) o peso máximo à descolagem dos EH-101 Portugueses (MTOW) é de 15.600 kg. De 13 para 15.6 vão 2.6 toneladas. Mais que um Alouette 3.


Grande abraço,
Ricardo Nunes
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1880 em: Agosto 02, 2015, 10:54:37 am »
Sea Platforms
Portugal abandons plan to buy French LPD
Victor Barreira, Istanbul - IHS Jane's Navy International
30 July 2015

Portugal has decided not to buy the FS Siroco (L9012) landing platform dock (LPD) from the French Navy the country's Ministry of National Defence has told IHS Jane's ..

Technical visits were made to the ship and requests of information were issued by Portugal, but no acquisition proposal was delivered at any time to French authorities

Incompatibility of FS Siroco with military hardware in use by Portugal, including the air force's AgustaWestland AW101 Merlin helicopters dictated the decision.

FS Siroco was intended to provide the navy with a currently non-extant capability to deploy troops and material, assist in humanitarian missions and provide support to disaster relief operations and joint operations.

Portugal will now seek another solution to meet the country's amphibious requirements.

The Portuguese decision opens the door to other countries to purchase FS Siroco . The vessel's sister ship and first-of class, FS Foudre (L9011), was bought by Chile back in December 2011 and renamed Sargento Aldea (LSDH-91).

FS Siroco entered service in December 1998, and was retired from operational service in early July. The French amphibious assault force now relies on three Mistral-class ships.

http://www.janes.com/article/53350/port ... french-lpd
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1881 em: Agosto 02, 2015, 11:31:48 am »
Citação de: "Get_It"
Citação de: "ICE 1A+"
O LPD vai ser construido PELA MARTIFER
Será o projecto original do NAVPOL?



Cumprimentos,

A aquisição do Siroco sempre era melhor que nada e livre de telenovelas, atrasos na construção e esquemas de corrupção...
Mas para vir despido de certos sistemas e armamentos (SatCom, Mistral, etc) mais vale construir um navio à medida da das nossas necessidades, compatível com os nossos equipamentos, pelo menos o EH 101 e Pandur, e climatizado tendo em conta as zonas para onde será provável a projecção deste meio.

E não esquecer a idade, nos finais de 80 e inícios de 90 os franceses andavam a produzir isto:



https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1882 em: Agosto 02, 2015, 11:41:53 am »
Citação de: "tenente"
Únicos problemas se este equipamento fosse adquirido, são a idade, pois já tem trinta e cinco anos desde o inicio ao serviço, .............. e a guarnição de 685 elmentos .  :mrgreen: :roll:  :roll: ).  Restam os LST usados como por exemplo os gregos da Classe Jason, com a falta de "guito" dos helénicos quiça pela verba estipulada vinham dois (o que para a marinha que nada tem neste campo já era a ter um navio capaz de levar fuzos e equipamento mais um heli no convês de voo)... :twisted:
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1883 em: Agosto 02, 2015, 03:16:56 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Únicos problemas se este equipamento fosse adquirido, são a idade, pois já tem trinta e cinco anos desde o inicio ao serviço, .............. e a guarnição de 685 elmentos .  :mrgreen: :wink:

Cumprimentos
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1884 em: Agosto 02, 2015, 07:01:23 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Únicos problemas se este equipamento fosse adquirido, são a idade, pois já tem trinta e cinco anos desde o inicio ao serviço, .............. e a guarnição de 685 elmentos .  :mrgreen: :wink:

Cumprimentos
O Illustrious como Porta-Aviões era  685 + 366 Fleet Air Arm (https://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Illustrious_(R06)). Mas em 2011 o navio foi re-convertido para substituir o HMS Ocean que é um LPH e esteve em manutenção até 2014 (https://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Ocean_(L12)). Como o antigo porta-aviões foi substitui-lo na tarefa de "flagship" e "Landing Plataform helicopter" recebeu modificações para operar com uma guarnição semelhante ou seja: 285 + 180 da FAA/RAF e o resto acomodações para cerca de 830 fuzileiros. Se não estou em erro só nunca levou os veículos e lanchas de desembarque, tipicas do HMS Ocean.

 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1885 em: Agosto 02, 2015, 07:42:36 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Únicos problemas se este equipamento fosse adquirido, são a idade, pois já tem trinta e cinco anos desde o inicio ao serviço, .............. e a guarnição de 685 elmentos .  :mrgreen: :wink:

Cumprimentos
O Illustrious como Porta-Aviões era  685 + 366 Fleet Air Arm (https://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Illustrious_(R06)). Mas em 2011 o navio foi re-convertido para substituir o HMS Ocean que é um LPH e esteve em manutenção até 2014 (https://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Ocean_(L12)). Como o antigo porta-aviões foi substitui-lo na tarefa de "flagship" e "Landing Plataform helicopter" recebeu modificações para operar com uma guarnição semelhante ou seja: 285 + 180 da FAA/RAF e o resto acomodações para cerca de 830 fuzileiros. Se não estou em erro só nunca levou os veículos e lanchas de desembarque, tipicas do HMS Ocean.

 

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Não tenham ilusões megalômanas!! Isto é um porta-aviões!! Ia custar muita massa para trabalhar com ele... E muito mais só ter meios para aquele convés!!
Temos de ser realistas e pensar ao nosso tamanho e às nossas capacidades...
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1886 em: Agosto 02, 2015, 07:55:52 pm »
Citação de: "ACADO"
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Cumprimentos
O Illustrious como Porta-Aviões era  685 + 366 Fleet Air Arm (https://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Illustrious_(R06)). Mas em 2011 o navio foi re-convertido para substituir o HMS Ocean que é um LPH e esteve em manutenção até 2014 (https://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Ocean_(L12)). Como o antigo porta-aviões foi substitui-lo na tarefa de "flagship" e "Landing Plataform helicopter" recebeu modificações para operar com uma guarnição semelhante ou seja: 285 + 180 da FAA/RAF e o resto acomodações para cerca de 830 fuzileiros. Se não estou em erro só nunca levou os veículos e lanchas de desembarque, tipicas do HMS Ocean.

 

Saudações

Não tenham ilusões megalômanas!! Isto é um porta-aviões!! Ia custar muita massa para trabalhar com ele... E muito mais só ter meios para aquele convés!!
Temos de ser realistas e pensar ao nosso tamanho e às nossas capacidades...
Nenhum já é Porta-Aviões mas sim LPH (O HMS Ocean sempre o foi de raiz e o HMS Illustrous foi convertido para LPH), sendo que o segundo tinha uma função semelhante aos antigos USS Iwo Jima, não levando veículos nem lanchas de desembarque (Os marines e cargas eram transportados praticamente só por Helicóptero). Além, disso os "Smiles" ainda querem dizer alguma coisa, ou estaríamos à espera que Portugal fosse adquirir o Príncipe das Astúrias aos "nuestros hermanos" para usar como Plataforma de Desembarque (esse sim um Porta-Aviões)?  :twisted:

Além disso, com 50 milhões dificilmente se compra algo superior a um Classe Jason (farto-me de ouvir dizer mal das construções asiáticas que proponho algo europeu, tipo grego). :wink:


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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1887 em: Agosto 02, 2015, 09:16:30 pm »
o HMAS TOBRUK acabou de ser retirado de serviço




"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1888 em: Agosto 02, 2015, 09:46:25 pm »
Citação de: "P44"
o HMAS TOBRUK acabou de ser retirado de serviço




E o deck suporta o chinook: https://en.m.wikipedia.org/wiki/HMAS_Tobruk_(L_50)

Citar
http://www.navy.gov.au/hmas-tobruk-ii-part-1
Infelizmente após completar os 40 anos ganhou a reputação de hmas "tobroken" :shock:
Citar
http://www.news.com.au/national/broken-down-hmas-tobruk-hmas-choules-limit-navys-emergency-response/story-fndo4eg9-1226495016027

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1889 em: Agosto 02, 2015, 10:36:02 pm »
Fica aqui uma info que pode ser verdadeira ou não, mas ao que parece dentro de três dias o Chile vai oficializar a compra do sirocco.

http://www.militar.org.ua/foro/armada-de-chile-t36123-750.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva