LPD- Navio Polivalente Logístico

  • 5792 Respostas
  • 1852958 Visualizações
*

Cláudio C.

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +8/-2
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1380 em: Março 25, 2015, 06:55:48 pm »
Isso mesmo caro Alvalade! E se fossem mesmo os Stinger ate penso que ficaríamos melhor servidos que com os Mistral 2, ou estou engando?
E Pluribus Unum
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1074
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +53/-13
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1381 em: Março 25, 2015, 07:09:24 pm »
Esses são dinamarqueses (LvSa2 M/00) a maioria dos navios que o utilizavam já foi retirada de serviço (Podiam adicionar dois suportes na compra dos Stanflex).

Os Estados Unidos também devem ter uns em reserva.
 

*

Toni87

  • 34
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1382 em: Março 25, 2015, 09:16:30 pm »
Navio polivalente deixa maioria sozinha na aprovação da LPM

PS absteve-se na votação na especialidade da proposta que prevê os gastos com equipamento militar para os próximos anos.
A abstenção do PS na votação na especialidade da Lei de Programação Militar (LPM) que define o reequipamento das Forças Armadas e as verbas necessárias para a executar confirmou ontem que a lei terá apenas dos votos favoráveis do PSD e CDS.

A razão para a abstenção revelou-se esta terça-feira durante uma reunião da Comissão Parlamentar de Defesa, quando o deputado socialista, Marcos Perestrello, propôs e viu rejeitada a hipóstese de inscrever no diploma em discussão um programa ou projecto referente à capacidade onde cabe a aquisição do navio polivalente logístico que o Estado português está a negociar com a França.

Invocando a “seriedade da lei” e questionando as “implicações” que a aquisição do navio Siroco teria no dispositivo de forças, Perestrello defendeu “consagrar” na lei a necessidade de um navio desse tipo.

A maioria, no entanto, descartou a possibilidade com o argumento de que a redacção do projecto de lei já o permitia. A social-democrata Mónica Ferro lembrou que a aquisição em causa cabia na “capacidade oceanográfica e hiodrográfica” inscrita na lei. O centrista João Rebelo secundou com o argumentou de que a futura LPM permitia a “transferência [de verbas] entre programas”.

Mas a resistência socialista foi reforçada quando Perestrelo criticou o facto de não se ter sequer discutido o impacto que teria para a Marinha o abandono da modernização de duas das cinco fragatas ao serviço da Armada. Por motivos de ordem financeira, o ministro da Defesa confirmou há meses no Parlamento que a aquisição do Siroco seria feita à custa de verbas previstas para outros programas militares. Mais tarde veio a saber-se que o esforço financeiro seria feito à custa da modernização de duas fragatas.

“Então e o investimento que se fez nas fragatas, que participam em missões da NATO? Vamos deitar duas abaixo?”, questionou o ex-secretário de Estado da Defesa, antes de acrescentar que o resultado prático da decisão seria a inevitabilidade de Portugal passar a ter apenas “uma fragata operacional” em permanência. Com a agravante, acrescentou Perestrello, do navio polivalente necessitar de uma destas para operar.

João Rebelo tentou contrariar o socialista com o argumento de que “os franceses operam o Siroco no Golfo da Guiné sem qualquer protecção”. Perestrelo respondeu que tal seria impossível num cenário de conflito.

O debate decorria num momento em que as negociações com a França parecem ter-se tornado num braço-de-ferro. Portugal pretende reduzir o preço para um valor mais próximo dos 60 milhões de euros que o Chile pagou há um ano aos franceses por um navio semelhante. Por seu turno, as autoridades gaulesas exigem uma verba mais próximas dos 80 milhões, com a justificação de que o equipamento é cinco anos mais novo e, por isso, com capacidades mais modernas.

Esse impasse não entrou no entanto, no debate parlamentar. Nem sequer a decisão francesa de não incluir no negócio parte do sistema de armas do Siroco. Ao que o PÚBLICO apurou, os misseis SIMBAD que garantem protecção anti-aérea ao navio não estão incluídos no negócio. Embora tanto os deputados da maioria como do PS considerassem à partida que o navio tem potencial “estratégico” para o país, os socialistas optaram por não apoiar a alteração à LPM. “Estamos a aprovar uma lei a fingir”, resumiu o socialista Marcos Perestrello quando anunciou o voto da sua bancada.

O mesmo argumento usado pelo PCP, mas para votar contra. O facto de antecipar que a proposta antes de estar aprovada já estava desactualizada, levou António Filipe a desvalorizá-la:  “Isto não é lei, não é nada. Esta lei tem mecanismos para que tudo o que está nela previsto seja reduzido a zero. Como um deputado me dizia em off, esta lei é digna dos Monty Python”

           http://www.publico.pt/politica/noticia/ ... pm-1690219
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1074
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +53/-13
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1383 em: Março 25, 2015, 09:25:13 pm »
 

*

pfsbca

  • Membro
  • *
  • 73
  • Recebeu: 22 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1384 em: Março 25, 2015, 09:54:19 pm »
Obrigado pelas boas-vindas Alvalade.

Sem dúvida que o navio tem que ser bem negociado. Não é pelo facto de ser 5 anos mais novo do que o navio irmão Sargento Aldea (ex Foudre) que o vai inflacionar em 20 milhões de euros. Os franceses são loucos!
O negócio vai demorar mas tem que ser bem feito.
Abraço
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5475
  • Recebeu: 4150 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-257
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1385 em: Março 26, 2015, 03:04:24 am »
A notícia esta incorrecta no que concerne à diferença de idade entre o Foudre e o Siroco. Parece que partiram da data de início de construção do Siroco e subtrairiam a data de entrada em serviço do Foudre -- nem um merceeiro faria melhor. Normalmente, nestas coisas utiliza-se a data de entrada em serviço como referência, o que dá 8 anos. Mas, neste caso, até vale a pena mencionar as datas de início de construção de ambos os navios -- que distam 9 anos e meio. Durante um período tão alargado há melhorias tecnológicas que acabam por se reflectir nos projectos.

Mas o mais importante, quanto a mim, não são estes dados, mas sim a idade que ambas as naves estiveram ao serviço da MN, ou seja, o desgaste sofrido -- o Foudre serviu 21 anos e o Siroco 17 anos. Conclusão:  não só, o Siroco é 8 anos mais novo que o seu irmão e tem algumas melhorias tecnológicas, mas foi também menos utilizado que o seu irmão. Penso, portanto, que a diferença de preço se justifica, mas se conseguirmos mais barato muito bem, siga a Marinha!

Name:    Foudre
Laid down:    26 March 1986
Launched:    19 November 1988
Commissioned:    7 December 1990
Decommissioned:    December 2011
Identification:    L 9011

Name:    Siroco
Laid down:    9 October 1995
Launched:    14 December 1996
Commissioned:    21 December 1998
Identification:    L 9012
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, night_runner

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5475
  • Recebeu: 4150 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-257
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1386 em: Março 26, 2015, 04:32:14 am »
Citação de: "ACADO"
Ate da jeito q nao venham com esses misseis. Seria mais um sistema diferente. Mais vale depois colocar misseis iguais aos das Fragatas.

Ja agora, se a UALE pedincha-se aos Americanos, podia ser que eles lhe dessem estes brinquedos dos quais se estao a livrar.
Ja tinha-mos algo para apoiar os desembarques de EH

Os holandeses não utilizam helicópteros de ataque, ou de reconhecimento, nos seus LPD. Os espanhóis, que em tempos tiveram Cobras na Marinha, desistiram deles nos anos 80. Tal tipo de equipamento não é fundamental e, atendendo ao espaço limitado num navio tipo LSD/LPD, a sua utilização significa um menor número de helicópteros de transporte, esses sim fundamentais. Os ingleses utilizam regularmente Apaches do exército no HMS Ocean, mas o Ocean é um porta-helicopteros de convés corrido. As metralhadoras laterais dos helis das escoltas e dos helis de transporte do LPD vão ter que chegar.

A Força Aérea Holandesa  utiliza regularmente os seus Cougar a partir dos LPD da Marinha Holandesa. Os 17 Cougar (que foram encomendados em 93 e entregues entre 96 e 97) vão ser substituídos dentro de poucos anos por NH-90 e CH-47F. Ao que parece (ver link em baixo), 7 dos Cougar foram modificados para operarem a partir dos LPD. Estes Cougar são maiores que os nossos Puma e como é apanágio dos holandeses estão muito equipados em termos de aviónicos.  Quem sabe se daqui a uns 2 ou 3 anos o governo não perde a cabeça e adquire, em simultâneo, estes aparelhos para a Marinha e para essa grande unidade que é o GALE/UALE  :mrgreen:

http://www.touchdown-aviation.com/types ... cougar.php

Talent de ne rien faire
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1387 em: Março 26, 2015, 07:30:52 am »
Citação de: "NVF"
Citação de: "ACADO"
Ate da jeito q nao venham com esses misseis. Seria mais um sistema diferente. Mais vale depois colocar misseis iguais aos das Fragatas.

Ja agora, se a UALE pedincha-se aos Americanos, podia ser que eles lhe dessem estes brinquedos dos quais se estao a livrar.
Ja tinha-mos algo para apoiar os desembarques de EH

Os holandeses não utilizam helicópteros de ataque, ou de reconhecimento, nos seus LPD. Os espanhóis, que em tempos tiveram Cobras na Marinha, desistiram deles nos anos 80. Tal tipo de equipamento não é fundamental e, atendendo ao espaço limitado num navio tipo LSD/LPD, a sua utilização significa um menor número de helicópteros de transporte, esses sim fundamentais. Os ingleses utilizam regularmente Apaches do exército no HMS Ocean, mas o Ocean é um porta-helicopteros de convés corrido. As metralhadoras laterais dos helis das escoltas e dos helis de transporte do LPD vão ter que chegar.

A Força Aérea Holandesa  utiliza regularmente os seus Cougar a partir dos LPD da Marinha Holandesa. Os 17 Cougar (que foram encomendados em 93 e entregues entre 96 e 97) vão ser substituídos dentro de poucos anos por NH-90 e CH-47F. Ao que parece (ver link em baixo), 7 dos Cougar foram modificados para operarem a partir dos LPD. Estes Cougar são maiores que os nossos Puma e como é apanágio dos holandeses estão muito equipados em termos de aviónicos.  Quem sabe se daqui a uns 2 ou 3 anos o governo não perde a cabeça e adquire, em simultâneo, estes aparelhos para a Marinha e para essa grande unidade que é o GALE/UALE  :mrgreen:

http://www.touchdown-aviation.com/types ... cougar.php


Basicamente o q me esta a dizer é q as Marinhas que têm experiência de combate usam helicopteros de escolta e as outras nao!! Ahahah

Deixe-me pensar, por quem é q nos devemos seguir: por quem percebe da coisa.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9912
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 1208 vez(es)
  • +4130/-7024
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1388 em: Março 26, 2015, 11:33:08 am »
O Siroco pode perfeitamente usar e armazenar Helicópteros ligeiros sem usar o Hangar (foto logo abaixo) e o Deck principal.


Vemos aqui pelo menos 4 Gazelle armazenados por baixo do convés de voo Principal. Os Puma estão no Deck de voo móvel situado à Popa.


http://envelopmer.blogspot.pt/2011/02/du-depart-en-corymbe-et-de-lart-deviter.html
Além disso o que não falta é no mercado Helicópteros que fazem perfeitamente bem um conjunto de funções, pelo que é um debate que não faz grande sentido.



Cumprimentos
« Última modificação: Março 26, 2015, 12:45:39 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5475
  • Recebeu: 4150 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-257
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1389 em: Março 26, 2015, 12:02:48 pm »
Citação de: "ACADO"
Basicamente o q me esta a dizer é q as Marinhas que têm experiência de combate usam helicopteros de escolta e as outras nao!! Ahahah

Deixe-me pensar, por quem é q nos devemos seguir: por quem percebe da coisa.

Nao, estou a dizer que nem outras marinhas com experiência de combate e mais recursos que nós têm os meios do binómio USN/USMC. Devemos seguir quem sabe, mas dentro das nossas limitações. Neste momento, fala-se em deixar cair parte fundamental da nossa esquadra, não há patrulhas em número suficiente, a FAP voa com meia dúzia dos helis mais antigos do mundo e o pessoal anda aqui a sonhar com helicópteros de ataque e reconhecimento XPTO que nem países varias vezes mais ricos que nós não conseguem sustentar.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9859
  • Recebeu: 5044 vez(es)
  • Enviou: 846 vez(es)
  • +5365/-1107
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1390 em: Março 26, 2015, 12:29:30 pm »
Boas,

Eu tenho reparado que tem havido muita discussão sobre a necessidade de adquirir de imediato o LPD em vez de modernizar as duas fragatas ou em vez disso, prosseguir com o plano original de modernizar todas as fragatas. E penso que a questão crucial é saber o que de facto vai ser feito às fragatas, ou o que estava planeado com aquele orçamento. De nada nos serve discutir uma decisão destas entre "carne ou peixe" quando não se sabe o contornos da modernização das fragatas, mais concretamente das duas BD... Para já, é preciso saber o que seria possível fazer com apenas 60/70 milhões a dividir por duas fragatas... parece-me curto o orçamento tendo em conta o que seria necessário fazer para aumentar o potencial dos navios, não me parece suficiente para abranger novos misseis (ESSM e Harpoon Block II), nem para modernizar/substituir sensores, nomeadamente os radares. Portanto, o que envolveria, concretamente, tal modernização que aumentaria o potencial dos navios ao ponto de, a não ser feita, passam a ter um papel secundário na marinha? Há algo que está a faltar... porque uma modernização a nível de sistemas de combate que não abranja o armamento em si, não me parece fazer uma diferença assim tão grande que torne o navio completamente obsoleto! Já as VdG, essas sim terão que fazer uma modernização mais extensa, novos sensores, armamentos, etc., no entanto, também pouco ou nada se sabe sobre o que vai ser feito concretamente, falava-se em implementar um segundo CIWS, lançador vertical MK41 (no lugar do MK29), substituição do canhão, modernização dos radares diretores de tiro e dos restantes radares e se não me engano, sonares novos, no entanto, parece-me que o orçamento dado, não vai dar para tanto (se alguém souber o orçamento para a modernização das fragatas, agradecia, já vi tantos valores que não sei de facto o que está correcto.. no entanto, nenhum valor até agora apresentado me pareceu razoável para uma modernização extensa).
De volta ao tópico, se a modernização planeada for extensa e de facto aumentar exponencialmente as capacidades do navio, então que seja feita! Agora, se a modernização for por uns míseros 30/40 milhões para cada fragata, penso que não será feito nada de imprescindível, que dentro de dois anos não seja possível arranjar esse dinheiro para avançar com a tal modernização...
Eu pessoalmente ainda não tenho o meu voto atribuído... não sei o suficiente sobre a tal modernização para dizer o rumo a ser tomado, o que sei é que de um lado temos uma aquisição de oportunidade, e do outro uma modernização dos meios de superfície principais há muito desejada, mas que de momento é uma total incógnita sobre o que está planeado.

Papatango, em parte concordo consigo quando diz que a prioridade é o que está por baixo, isto é, tratar das lacunas nos meios de patrulha, no entanto, a aquisição ou não do LPD em nada terá influência na aquisição de meios de patrulha, seria sim sacrificada a modernização das duas BD. Sim é verdade que os meios de patrulha são extremamente importantes, mas são meios mais fáceis de justificar a sua aquisição para o povo, do que um navio anfíbio ou outro navio com funções mais militares... Mesmo a nível de parlamento, há mais consenso na aquisição de patrulhas do que noutra questões de defesa, portanto, as lacunas nesse nível seriam gradualmente tapadas, ora actualmente vêm 4 Stanflex e vão ser construídos dois NPOs, facilmente dentro de dois anos, se a marinha ficar "contente" com os Stanflex, propõe a aquisição de mais 2 (e ainda houver algum à venda), e o próximo governo joga a cartada do "criar emprego e desenvolver a industria nacional" com a encomenda de mais dois NPOs e pronto, até lá, os dois NPOs encomendados serão construídos, levarão pelo menos 1 ano, quando tiverem sido aumentados ao efectivo, já houve tempo para fazer a encomenda e iniciar a construção do 5º e 6º navio do tipo.
É sim uma pena não se ter avançado com as LFCs, pelos desenhos essas sim pareciam projectos promissores e mais fáceis de exportar mais tarde...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: night_runner

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1391 em: Março 26, 2015, 12:53:32 pm »
Citação de: "NVF"
Citação de: "ACADO"
Basicamente o q me esta a dizer é q as Marinhas que têm experiência de combate usam helicopteros de escolta e as outras nao!! Ahahah

Deixe-me pensar, por quem é q nos devemos seguir: por quem percebe da coisa.

Nao, estou a dizer que nem outras marinhas com experiência de combate e mais recursos que nós têm os meios do binómio USN/USMC. Devemos seguir quem sabe, mas dentro das nossas limitações. Neste momento, fala-se em deixar cair parte fundamental da nossa esquadra, não há patrulhas em número suficiente, a FAP voa com meia dúzia dos helis mais antigos do mundo e o pessoal anda aqui a sonhar com helicópteros de ataque e reconhecimento XPTO que nem países varias vezes mais ricos que nós não conseguem sustentar.

Eu nao falei em Hélis de ataque, falei em Hélis de reconhecimento armados. Que são bem mais baratos q os nh90 e com a possibilidade de serem quase oferecidos uma vez que os Americanos estão a retira-los de serviço.
Assim como anteriormente ja tinha falado em comprarem mais lynx armados, tipo os do exercito Inglês.
É bem diferente.

E ja agora, quais é que são essas marinhas com experiência de combate que nao usam Hélis de escolta?
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1074
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +53/-13
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1392 em: Março 26, 2015, 02:30:28 pm »
Citar
Ministro da Defesa pode suspender negociações para compra de navio francês
26 | 03 | 2015   06.51H

O ministro da Defesa português admite suspender "todas as negociações" com a França para comprar o navio polivalente logístico Siroco, devido à abstenção do PS na votação da Lei de Programação Militar (LPM) na especialidade.

"Face à posição do PS e face às graves declarações proferidas, questionando as opções (...) dos chefes do Estado-Maior, o Ministério da Defesa Nacional pondera suspender todas as negociações tendo em vista a aquisição do navio polivalente logístico Siroco", disse à agência Lusa fonte oficial.

A mesma fonte sublinhou que a opção pela compra do navio francês partiu de "uma deliberação unânime" do Conselho de Chefes militares e que tanto o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, como o chefe da Marinha discutiram a questão com os deputados nas audições na comissão parlamentar de Defesa, em fevereiro

http://www.destak.pt/artigo/224597-mini ... io-frances.

Bluff
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12938
  • Recebeu: 3315 vez(es)
  • Enviou: 7941 vez(es)
  • +1184/-1959
    • http://youtube.com/HSMW
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1393 em: Março 26, 2015, 02:34:59 pm »
Ou então...

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23206
  • Recebeu: 4215 vez(es)
  • Enviou: 2971 vez(es)
  • +2994/-4541
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1394 em: Março 26, 2015, 02:41:28 pm »
Da mesma fonte:

Maioria quer ouvir novamente chefias militares sobre compra de navio logístico à França
26 | 03 | 2015   13.44H

O PSD e o CDS-PP querem voltar a ouvir no parlamento o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e o chefe do Estado-Maior da Armada sobre a compra do navio polivalente logístico Siroco.

O deputado centrista João Rebelo disse à agência Lusa que os partidos da maioria vão chamar os dois chefes militares à comissão parlamentar de Defesa para que estes possam fornecer "mais informações sobre a necessidade deste meio naval" e as suas "capacidades operacionais".

João Rebelo não quis comentar diretamente a mudança de sentido de voto do PS na especialidade em relação à Lei da Programação Militar (LPM) - absteve-se quando tinha votado a favor na generalidade - e afirmou que esta discussão se deve à necessidade de esclarecimentos dos deputados da comissão e pela aparente "falta de consenso em relação a esta matéria".
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].