Boas,
Eu tenho reparado que tem havido muita discussão sobre a necessidade de adquirir de imediato o LPD em vez de modernizar as duas fragatas ou em vez disso, prosseguir com o plano original de modernizar todas as fragatas. E penso que a questão crucial é saber o que de facto vai ser feito às fragatas, ou o que estava planeado com aquele orçamento. De nada nos serve discutir uma decisão destas entre "carne ou peixe" quando não se sabe o contornos da modernização das fragatas, mais concretamente das duas BD... Para já, é preciso saber o que seria possível fazer com apenas 60/70 milhões a dividir por duas fragatas... parece-me curto o orçamento tendo em conta o que seria necessário fazer para aumentar o potencial dos navios, não me parece suficiente para abranger novos misseis (ESSM e Harpoon Block II), nem para modernizar/substituir sensores, nomeadamente os radares. Portanto, o que envolveria, concretamente, tal modernização que aumentaria o potencial dos navios ao ponto de, a não ser feita, passam a ter um papel secundário na marinha? Há algo que está a faltar... porque uma modernização a nível de sistemas de combate que não abranja o armamento em si, não me parece fazer uma diferença assim tão grande que torne o navio completamente obsoleto! Já as VdG, essas sim terão que fazer uma modernização mais extensa, novos sensores, armamentos, etc., no entanto, também pouco ou nada se sabe sobre o que vai ser feito concretamente, falava-se em implementar um segundo CIWS, lançador vertical MK41 (no lugar do MK29), substituição do canhão, modernização dos radares diretores de tiro e dos restantes radares e se não me engano, sonares novos, no entanto, parece-me que o orçamento dado, não vai dar para tanto (se alguém souber o orçamento para a modernização das fragatas, agradecia, já vi tantos valores que não sei de facto o que está correcto.. no entanto, nenhum valor até agora apresentado me pareceu razoável para uma modernização extensa).
De volta ao tópico, se a modernização planeada for extensa e de facto aumentar exponencialmente as capacidades do navio, então que seja feita! Agora, se a modernização for por uns míseros 30/40 milhões para cada fragata, penso que não será feito nada de imprescindível, que dentro de dois anos não seja possível arranjar esse dinheiro para avançar com a tal modernização...
Eu pessoalmente ainda não tenho o meu voto atribuído... não sei o suficiente sobre a tal modernização para dizer o rumo a ser tomado, o que sei é que de um lado temos uma aquisição de oportunidade, e do outro uma modernização dos meios de superfície principais há muito desejada, mas que de momento é uma total incógnita sobre o que está planeado.
Papatango, em parte concordo consigo quando diz que a prioridade é o que está por baixo, isto é, tratar das lacunas nos meios de patrulha, no entanto, a aquisição ou não do LPD em nada terá influência na aquisição de meios de patrulha, seria sim sacrificada a modernização das duas BD. Sim é verdade que os meios de patrulha são extremamente importantes, mas são meios mais fáceis de justificar a sua aquisição para o povo, do que um navio anfíbio ou outro navio com funções mais militares... Mesmo a nível de parlamento, há mais consenso na aquisição de patrulhas do que noutra questões de defesa, portanto, as lacunas nesse nível seriam gradualmente tapadas, ora actualmente vêm 4 Stanflex e vão ser construídos dois NPOs, facilmente dentro de dois anos, se a marinha ficar "contente" com os Stanflex, propõe a aquisição de mais 2 (e ainda houver algum à venda), e o próximo governo joga a cartada do "criar emprego e desenvolver a industria nacional" com a encomenda de mais dois NPOs e pronto, até lá, os dois NPOs encomendados serão construídos, levarão pelo menos 1 ano, quando tiverem sido aumentados ao efectivo, já houve tempo para fazer a encomenda e iniciar a construção do 5º e 6º navio do tipo.
É sim uma pena não se ter avançado com as LFCs, pelos desenhos essas sim pareciam projectos promissores e mais fáceis de exportar mais tarde...