Em termos de apoio naval o alcance não é muito relevante uma vez que o apoio será apenas para a primeira vaga pois após este ja se poderá colocar artilharia na costa. Alias um dos papeis principais do siroco será os eh101 colocarem rapidamente artilharia num ponto estratégico.
Se o alcance em apoio naval não é muito relevante porque razão os EUA estão a gastar tanto dinheiro para terem o rail gun justamente também para maior capacidade de apoio naval?
Ter mais alcance permite que os navios que fazem apoio naval estejam mais afastados, reduzindo deste modo o risco potêncial de serem atingidos apartir de terra.
Permite também fazer uma limpeza das defesa de terra numa maior área e a maior distância. Dando desta forma maior segurança e flexibilidade às forças terrestres, mantendo por exemplo a artilharia inimiga a uma maior distância, aumentando os tempos de resposta inimiga, permitindo uma colocação das forças aliadas em pontos extrategicamente mais interessantes.
Em termos de artilharia quanto maior o alcance melhor.
O rail gun, se não me engano, é uma arma de combate naval. Não é uma arma para apoio a terra. É uma arma que dispara um enorme projéctil de aço que não vai precisar ter sequer qualquer explosivo pois irá apenas usar a energia cinética do mesmo.
De qualquer modo não podemos comparar a estratégia americana com a nossa. Os USA têm a capacidade de efectuar um assalto anfíbio contra forças opositoras de primeira linha, enquanto nós não temos capacidade para enfrentar um inimigo com capacidades moderadas.
Sim, ter maior alcance é melhor, eu também disse isso.
No entanto temos de considerar que a operação amfibia só sera lançada do alcance que as forças de projecção terao, ou seja, não vale de nada ter as fragatas a 80km da Costa, se depois o sirocco tem de estar a 20km. Temos de adequar as coisas as nossas capacidades. É o que eu disse foi que por uma diferença de poucos KM mais vale ter uma artilharia mais precisa e polivalente do que ter uma que vai mais longe mas não é tão boa.
Por mim podem colocar no Sirocco, as peças de 155mm dos zumwalt que devem ser brutais, mas não podemos ter mais do que a nossa dimensão!!
Se tiverem munições para as peças já existentes que façam o mesmo que as novas peças fazem, estou certo que ninguém iria querer trocar as peças antigas. Se as querem trocar por algo mais polivalente, percebe-se porquê.