Entre o fazer sentido e o usar vai uma grande distância. Desde os tempos da guerra colonial que os Aloutte são inadequados para a função que actualmente ainda desempenham na FAP, e então porque o fazem à 50 anos? Simples, porque ainda não foram substituídos, apesar do modelo estar obsoleto segundo os padrões actuais. Portanto a questão mantém-se, principalmente quando adquirir um novo helicóptero ligeiro, montar a estrutura, formar os pilotos vai custar o mesmo ou mais que o upgrade das fragatas que vindo o Siroco vai ficar por realizar e certamente terá valores bem superiores a treinar e certificar uns quantos ALIII para operar de um LPD. É isto que digo, não defendo que se deva comprar mais Aloutte ou que seja feito um investimento maior a moderniza-los, etc. O seu tempo à muito que já passou mas é o que ainda faz de heli de ataque na FAP por motivos financeiros e falta de vontade politica para o susbtituir.

O Ideal seria pelo menos uns Cobras e uns Uh1, nem que fossem recondicionados. Não sou grande fâ de helicópteros ligeiros tipo Gazelle, Eceuril, nem propriamente de helis de transporte pesadamente armados pelas simples razão: Se os EUA tinham os Huey armados no Vietname e mesmo assim evoluíram para os Cobra, é porque consideraram que o primeiro não era suficiente. Desde aí nunca mais prescindiram dos helicópteros de ataque, sendo seguidos por outras nações como os Britânicos, Franceses e até Holandeses. Por cá continua-se a usar os Al III e por muito que estes clamem substituição, esta nem tão pouco está a agendada. Sem duvida que o ideal seria substitui-los por algo mais moderno, mas à falta de dinheiro, planificação e vontade politica. E se não é possível ter algo mais moderno, adequado e capaz, então que se arme um helicóptero que cá exista, seja o Aloutte III, Puma ou Lynx, pois é preferível qualquer deles com os gastos que implicam a nenhum. Porque aqui a opção é simplesmente entre ter e não ter.Nada mais.
Acho o treino fundamental e também defendo que exista uma estrutura que permita treinar e operar os meios da FAP e Protecção Civil embarcados, mas volto a insistir na questão: A Marinha que tem a estrutura para operar os Lynx, e disso não temos qualquer dúvida, já os certificou para o operar e reabastecer do NRP Bérrio, do NRP Viana do Castelo? das Corvetas? Se sim muito bem, se não (que é o que consta por aí, relativo às duas ultimas) nada tem a ver com a estrutura. Aliás, Portugal só certificou os Lynx para transportar uma metralhadora quando começou a operar nas operações anti-pirataria, com os adventos claros de treino, tempo de adaptação, etc, totalmente diferentes de quando um helicóptero chega e é imediatamente certificado nesse campo ( algo que acontecia no tempo da guerra colonial, porque era necessário e feito nem que implicasse riscos como acontecia com o Helicanhão). E isto não é querer mal para as f.a. É dizer a verdade que consiste cá no burgo no seguinte: "Só fazer as coisas quando estamos enrascados, depois é a pressa e a desenrascar à Portuguesa sem nos preocupamos com o tempo necessário para treinar, ganhar experiência e criar doutrinas". Estou a dizer alguma mentira?
Relativamente à questão do MI17 da FAA, é evidente que à estrutura formada, treino, experiência, etc. A questão aqui está no facto de as FAA ter montada essa estrutura para 2 helicópteros apenas, mesmo financeiramente com uma Argentina e uma Força Aérea em muito pior estado que Portugal (quem dera a FAA ter os meios da FAP), enquanto que a FAP não o fez e sempre disso que não seria possível (apesar de ter voltado a usar os PUMA devido aos problemas com os Merlin), e a própria UALE que tem estrutura (à 20 anos!!! que a reconverta, re estruture, etc, mas opere), e não tem uma única aeronave, nem dois ou três PUMA se dignificou a querer usar. Portanto aqui não se trata de estrutura, mas sim de vontade (ou falta dela, melhor dizendo). E um pais com recursos limitados e que não adquire novo equipamento como helis ligeiros desde praticamente a guerra colonial (à excepção dos Lynx), não se pode dar ao luxo de mesmo com a baixa operacionalidade dos Eh101 ter 8 Pumas parados, sobretudo por falta de vontade para os operar (as tais capelinhas, não operando pode ser que venha novo, não à Merlin suficientes operacionais por vários motivos, paciência :roll: ) .

Saudações