IMHO ter dois navios multifunções do Tipo MESHD seria o ideal. Como são multi-funções pode servir de AOR, LPD, LHD e n coisas mais. (devia receber da HDW pela propaganda).
A questão de necessidade é que como são multifunções podem servir para tudo incluindo para Projecção de Força. Podem ser um boa base de reabastecimento para os Merlin no meio do nosso triângulo se for caso disso, etc.
Agora o problema é temos os 4 Helis Merlim para isso e nada mais.
Nem temos para todas as fragatas em simultâneo, ou melhor temos para todas as que possam estar operacionais em simultâneo... não contanto que os Helis estejam na revisão períodica i.e 2 por cada VDG (4) e 1 para a BD. Total 5.
Ainda tendo em conta que os NPO tem uma plataforma de aterragem (sendo que julgo a capacidade de reabastecimento pode ser incluída) o mas problema não é o se vem um ou dois LHD/LPD mas se temos o número de Helis suficientes para satisfazer as necessidades.
Depois na melhor das hipóteses e tendo de enviar a esquadra para uma guerra de pequena ou média intensidade teremos dois navios de escolta e o NPL... o que é manifestamente insuficiente.
Se ter um LPD ou MESHD é essencial? Sim é!
Não por aquilo que não aconteceu nos últimos 50 anos nos Açores (fora o Vulcão dos Capelinhos e o terramoto de 1980 que são eventos de grande magnitude), mas por aquilo que pode vir a acontecer.
Mas mais importante é termos os meios suficientes para o fazer valer ou seja precisamos de mais Helis para Marinha!
Quanto a deslocar um meio destes para uma zona de risco só se tiver os meios para se proteger.
I.e. o NPL ser também o nosso navio de defesa aérea. devidamente equipado com Radares, VLS e sistemas defesa próxima.
Nem sei se será possível
Bem acabou-se a verborreia...