LPD- Navio Polivalente Logístico

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Vicente de Lisboa

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #495 em: Outubro 29, 2009, 04:04:58 pm »
Sabe o que lhe digo?



 :wink:
 

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voador

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #496 em: Novembro 05, 2009, 12:16:59 am »
Independentemente da cor, o que é certo é certo é que a grande maioria dos politicos não sabe para que servem as FA e apenas olha paras as denominadas missões de interesse publico, porque essas ainda dão uns votos!!!

Eles querem sobretudo é gastar o menos possivel com a tropa !!!

Qualquer ministro seja de que partido for tem feito os possiveis para adiar, cancelar ou diminuir novas aquisições em todos os dominios !!!

Basta só ver a diferença de velocidade das aquisiçoes entre o MAI e o MD (e as regras das aquisições publicas são iguais)

Deixei de se atacar e pensei sempre que um politico pensa sempre que so militares apenas querem uns brinquedos novos e só quando muito apertados é que largam os cordões à bolsa.

O problema é que normalmente as chefias militares tambem não resmungam muito senão lá se vai a renovação do mandato


 :G-beer2:
 
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SSK

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #497 em: Novembro 10, 2009, 10:14:16 pm »
Citação de: "voador"
Independentemente da cor, o que é certo é certo é que a grande maioria dos politicos não sabe para que servem as FA e apenas olha paras as denominadas missões de interesse publico, porque essas ainda dão uns votos!!!

Eles querem sobretudo é gastar o menos possivel com a tropa !!!

Qualquer ministro seja de que partido for tem feito os possiveis para adiar, cancelar ou diminuir novas aquisições em todos os dominios !!!

Basta só ver a diferença de velocidade das aquisiçoes entre o MAI e o MD (e as regras das aquisições publicas são iguais)

Deixei de se atacar e pensei sempre que um politico pensa sempre que so militares apenas querem uns brinquedos novos e só quando muito apertados é que largam os cordões à bolsa.

O problema é que normalmente as chefias militares tambem não resmungam muito senão lá se vai a renovação do mandato


 :G-beer2:

Sinceramente, julgo que faz uma avaliação/observação muito acertada, mas há que não esquecer que existem meios/fomas de efectuar os tais "resmugansos". Mas, se efectivamente eles são feitos ou não ninguém sabe, mas decerto que EXMO Senhor Almirante Gomes não o deve ter feito, mas isto são outras conversas ou navegações...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #498 em: Dezembro 01, 2009, 03:36:10 pm »
só por curiosidade, outro tipo de LPD  :shock: , has the capacity to carry five helicopters and can reach a speed of 15.4 knots.




Technical specifications Banjarmasin KRI-592:
• Length Over All = 125 M
• Breath = 22.0 M
• Depth (Tank Deck) / Truck Deck = 6.7 M / 11.3 M
• Draft: Max = 4.9 M
• Displacement = 7300 Tonnes
• Maximum Speed = 15 Knots
• Endurance days = 30 days
• Cruisning Range = 10,000 Miles
• Max Embarcation = 344 persons (Crew 126; Troops 218)
• Helicopter = 5 units
• LCVP = 2 units


http://thejakartaglobe.com/news/indones ... hip/344419
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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typhonman

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #499 em: Fevereiro 20, 2010, 05:43:07 pm »
Ha pouco o presidente do governo regional da Madeira, disse que algum equipamento da engenharia militar  poderia ser transportado por C-130H, e outro teria de ser feito por meios navais....AONDE ANDA O LPD? LPD?
 

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Crypter

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #500 em: Fevereiro 20, 2010, 06:47:43 pm »
Citação de: "typhonman"
Ha pouco o presidente do governo regional da Madeira, disse que algum equipamento da engenharia militar  poderia ser transportado por C-130H, e outro teria de ser feito por meios navais....AONDE ANDA O LPD? LPD?

Foi a primeira coisa que me lembrei, assim que soube do que aconteceu na Madeira!

Pode ser que isto venha abrir os olhos a muita gente sobre a necessidade URGENTE de um equipamento como o LPD.
 

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cromwell

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #501 em: Fevereiro 20, 2010, 07:46:56 pm »
Quando houve aquele desastre do M60 no desfile de 10 de junho de 2006, foi quando se decidiu comprar os tanques Leopardo.

Será que com o desastre na Madeira, irá o LPD vir da mesma forma?
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

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Ricardo

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #502 em: Fevereiro 20, 2010, 08:11:10 pm »
Caros foristas,

A calamidade que esta parcela do território nacional sofreu expressa que todos nós, mais informados que a nação em geral e interessados na materialização do projecto do NPL / LPD, num acto de verdadeira cidadania e mediante a possibilidade de cada um, se digne! a abordar a necessidade de um navio desta natureza, nos seus circulos familiares, de amigos e conhecidos, com objectivo de contribuir para a consciencialização da opinião pública.

Cumprimentos a todos
 

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typhonman

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #503 em: Fevereiro 20, 2010, 08:24:16 pm »
Citação de: "Ricardo"
Caros foristas,

A calamidade que esta parcela do território nacional sofreu expressa que todos nós, mais informados que a nação em geral e interessados na materialização do projecto do NPL / LPD, num acto de verdadeira cidadania e mediante a possibilidade de cada um, se digne! a abordar a necessidade de um navio desta natureza, nos seus circulos familiares, de amigos e conhecidos, com objectivo de contribuir para a consciencialização da opinião pública.

Cumprimentos a todos

Eu já me fartei de o fazer e já me cansei, as pessoas não entendem ou não querem entender.. :idea:
 

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LuisC

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #504 em: Fevereiro 20, 2010, 08:49:25 pm »
É algo que realmente não consigo compreender…é que a aquisição de um navio deste tipo nem sequer é um investimento por aí além e é um meio com um valor inquestionável para o país.
O que é preciso acontecer mais para que estes políticos da treta vejam isso?
 

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Miguel

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #505 em: Fevereiro 20, 2010, 11:17:06 pm »
Os nossos Comandos vao para o Afeganistao com vehiculos emprestados.

E voces falam de adquirir um LPD :mrgreen:

Isto é um circo, desde o inicio deste Forum e para os mais antigos no tempo do Forum Militar Conjunto, falava-se da urgencia em adquirir um LPD, alias ja  podiamos ter aquele LST Newport.

Podiamos ter aceite o LST ate vir o NAVPOL que nunca vira antes de 2020 se tudo correr bem.
 

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Vicente de Lisboa

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #506 em: Fevereiro 21, 2010, 05:18:22 pm »
Citação de: "LuisC"
É algo que realmente não consigo compreender…é que a aquisição de um navio deste tipo nem sequer é um investimento por aí além e é um meio com um valor inquestionável para o país.
O que é preciso acontecer mais para que estes políticos da treta vejam isso?
Acho que essa abordagem é a chamada carroça à frente dos boys. Ah não, espera! Dos bois.

Os políticos sabem bem que um LPD faz falta, mas como qualquer pessoa que já tentou a sugestão do Ricardo, também sabem que os investimentos em FA's são caminho seguro para perder popularidade. O Portas ainda hoje é gozado pelos submarinos. Imaginem o que não seria se outro MDN gastasse mais uns Milhões num "Porta Aviões". Em cenário de crise ainda por cima.

My point - o problema não são os politicos, ou pelo menos não os do "arco governativo" PS-PSD-CDS. O problema é que os Portugueses (e os Europeus em geral) ainda acreditam que quem está na NATO não precisa de Forças Armadas.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #507 em: Fevereiro 22, 2010, 02:44:48 pm »
No tópico da área livre um colega informou que parece que vão usar um Ferry Espanhol  :roll:

viewtopic.php?f=21&p=178432#p178432



pergunta: o salário anual do Rui Pedro Soares na PT (2,5M€) dava para QUANTOS Navpol, desde que ele lá está  ??????  :x
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pchunter

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #508 em: Fevereiro 22, 2010, 08:06:32 pm »
Citar
A falta de meios novamente à vista

por Paulo Mendonça
22.02.2010
De forma trágica, com mortos, feridos e destruição, as chuvas torrenciais na ilha da Madeira, que devastaram a cidade do Funchal, bem assim como vários municípios limítrofes, vieram por a nu, as debilidades das forças armadas portuguesas e do pais no seu todo, no que respeita à capacidade para apoiar as populações civis em caso de desastre natural.

Passadas 48 horas da catástrofe, e quando ainda há alarmes sobre a possibilidade de deslizes de terras provocados pelas chuvas, as quais tornaram instáveis os solos, a capacidade portuguesa de enviar auxilio para uma parte do território nacional, está limitada a dois aviões C-130 e a uma fragata da classe Vasco da Gama.
O envio daquele meio da marinha aliás, demonstra por um lado a incapacidade e a falta de meios e por outro a tentativa por parte dos governantes de mostrar serviço.

Mas independentemente da abnegação e da dedicação dos militares a bordo daquele meio da marinha, uma fragata da classe «Vasco da Gama» especializada na luta contra submarinos e equipada para abater aviões, serve de relativamente pouco para prestar auxilio a populações civis. Os 200 militares que transporta, seriam eventualmente mais eficazes se fossem enviados para a ilha de avião, onde seguramente chegariam mais cedo.

Há já décadas que a marinha portuguesa tem planos para a construção de um navio de apoio logístico [1] que permita, em conjugação com os restantes meios das forças armadas não só realizar operações militares, mas também actuar em situações de emergência, como é o caso da situação que presentemente ser vive na Madeira.

Para que serve o Navio de Apoio logístico ?
Este tipo de navio, normalmente designado pela sigla NAVPOL é basicamente uma plataforma flutuante, a bordo da qual podem ser transportados militares e viaturas, de forma a permitir a sua utilização de forma rápida e tão eficaz quanto o permitir a situação no terreno.

Independente das suas valências em termos militares, é um navio que possui no seu interior, lanchas de desembarque, e que pode por exemplo transportar desde tractores, empilhadores e bulldozers até ambulâncias. Ao contrário de outros navios, que precisam de um porto adequado para o desembarque dos meios, o NAVPOL, pode em caso de emergência e necessidade - e caso o porto seja destruído ou não esteja operacional – colocar os meios que transporta utilizando a sua capacidade própria de funcionar como doca flutuante.

Numa situação de emergência como a que ocorreu na Madeira, várias pontes foram destruídas, e embora a engenharia militar disponha de meios para apoiar as populações em alguns casos, não possui a necessária capacidade autónoma de transporte para enviar para a Madeira esses equipamentos.
O país ficará dependente da capacidade para a mendicidade que tem mostrado ser uma das características mais vincadas dos dirigentes do actual governo português.

Naturalmente que o país receberá, por pena, apoio exterior. Esse apoio é naturalmente bem vindo, pois se não temos meios próprios, então que haja outros.
O problema, evidentemente, é o atraso que o facto de não se possuírem meios próprios provoca.

Porque não temos um NAVPOL ?

É absolutamente natural que se coloque a questão, ainda mais quando se sabe que navios deste tipo são até um pouco mais baratos que os submarinos adquiridos pela marinha. Um Navio de Apoio Logístico poderá ter um custo entre os 200 e os 350 milhões de Euros [2] (considerando as necessidades portuguesas), enquanto que os submarinos têm um custo que ronda os 500 milhões.

O anterior ministro da defesa Nuno Serveriano Teixeira afirmou, pouco tempo após tomar posse da pasta, em Novembro de 2006 que considerava que o NAVPOL era mais urgente que os submarinos, mas que estes não substituíam aquele.

A decisão de adquirir os submarinos foi portanto do governo em que foi ministro da defesa Paulo Portas, que defendeu a prioridade dada à aquisição daqueles meios.
O ministro Portas, foi na altura colocado perante a possibilidade de o país perder as capacidades que tinha no campo da arma submarina.
Temia-se que a marinha, reduzida de quatro a dois submarinos, perdesse a sua capacidade submarina para sempre, num país cuja única real riqueza é a sua posição estratégica e aquilo que hoje se denomina por Zona Económica Exclusiva.

Há um outro factor que levou a que os submarinos se tornassem mais importantes que o NAVPOL: A arma submarina tem tradição e tem uma estrutura montada, que é composta por meios humanos, pessoas que inevitavelmente contam e têm capacidade para explicar os seus pontos de vista.

Já a necessidade de um NAVPOL não tinha o mesmo tipo de adeptos e depende de um número de meios e estruturas que têm que ser criadas de raiz com o objectivo de permitir criar uma capacidade efectiva de projecção de forças combinadas.
Aparentemente esta visão, que faz sentido, não possuiu força suficiente para se superiorizar ao «Lobby» dos submarinos.

A ideia básica por detrás da aquisição dos submarinos antes de um navio logístico, se quisermos ser politicamente incorrectos foi a seguinte:
Ao adquirir os submarinos, salva-se a arma submarina, que o país precisa mas que a opinião pública não entende, e o NAVPOL acabará sendo construído, porque os cidadãos vão acabar por perceber a sua necessidade mais tarde ou mais cedo.
O raciocínio pode não parecer o mais decente, mas não deixa de ter a sua razão de ser.

Ainda assim, o país continua com o problema de não ter um navio de apoio logístico, cuja aquisição é ainda mais dificultada pela presente situação financeira.
A Madeira é um aviso, mas outros avisos deveriam ter sido já ouvidos.

As ilhas dos Açores, foram várias vezes afectadas por problemas decorrentes da sua origem vulcânica. Em caso de catástrofe, se aeroporto e porto de mar, numa dessas ilhas tornarem impossível o acesso, não haverá forma de prestar auxilio às vítimas em tempo útil.

Fonte: http://www.areamilitar.net/opiniao/opiniao.aspx?nrnot=140
 

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Ricardo

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #509 em: Fevereiro 27, 2010, 11:51:17 pm »
Artigo sobre o Navio Polivalente Logístico: http://barcoavista.blogspot.com/2010/02 ... stico.html