ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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Feinwerkbau

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #315 em: Outubro 08, 2011, 02:20:38 pm »
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article865369.ece

link com video da noticia

Citar
Governo em negociações para vender navio "Atlântida", parado desde 2008

O Governo está a negociar com três eventuais compradores estrangeiros a venda do navio "Atlântida" que continua parado. A Venezuela chegou a garantir que comprava o ferry português mas nunca avançou com o negócio de um barco que até ao momento só provocou polémica. O navio foi construído em 2008 em Viana do Castelo para fazer a travessia entre as ílhas dos Açores, só que não chegou a ser levantado pelo armador porque supostamente não atingia a velocidade que estava no contrato. Passado todo este tempo, concluiu-se que afinal a embarcação navega a uma velocidade maior do que a que tinha sido exigida.
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #316 em: Outubro 09, 2011, 06:06:26 pm »
Eu só vos posso garantir que ainda vai correr muita tinta!!

Citar
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, que afirmou, na sexta feira, que

  “o navio é capaz de fazer uma velocidade superior a 19 nós mais do que os 18 nós estabelecidos no contrato”.
 
 Braga Lino esclareceu ainda que a empresa que gere os estaleiros de Viana, a Empordef, está a analisar agora a possibilidade de contra-argumentar em relação às justificações apresentados pelo Governo açoriano.


A Atlanticoline que no passado Sabado, deu um prazo de uma semana para regularizar uma presumível divida de 7 milhões considerou hoje  o assunto encerrado.....

isto é caso de polícia desde o inicio!

E eu quero cabeças a rolar!!  :G-bigun:


Em 2009 Oficialmente faz 3 testes de mar e não passa os 16.4 Nós, estes testes foram acompanhados pelos ENVC pela Atlanticoline e pela entidade crediadora  Germanische Lloyd
Quase 3 anos depois faz uma viagem a Lisboa e ja navega a mais de 19 Nós
Isto cheira a corrupção a MILHAS de distancia!

 Ou então o Atlantida é como o Vinho do Porto quanto mais velho melhor!! :mrgreen:
 

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Lampuka

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #317 em: Outubro 10, 2011, 12:39:10 am »
Isso é porque os testes agora foram feitos a "descer" até Lisboa, e aí todos os santos ajudam...
Por outro lado, deverão ter passado por Fátima.
Mais e do mesmo, ou seja, chover no molhado.
Porque é que não são "ligeiramente" mais precisos e explicam totalmente as condições dos testes até agora efectuados?
Continua-se a falar de "nós" como se fossem batatas ou couves, saiem as notícias e os comunicados "omissos" naquilo que lhes interessa e pronto, está feita a notícia.
Num dia é a velocidade, no outro é o projecto, noutro as alterações, enfim, decidam-se, e sejam sérios, precisos e coerentes, que é o mínimo que se lhes exige.
O resto é "ruído".
Por outro lado, sairam por cá noticias da tomada de posição do Governo Regional acerca do concurso dos navios do triângulo, qualquer coisa que tem a ver com a possibilidade prevista das empresas nacionais poderem afinal entrar no concurso em consórcio com estrangeiras. Enfim, uma treta tão grande que nem me vou dar ao trabalho de postar a notícia completa. Mais valia assumirem as atitudes que tomam.
Finalmente, dizer que o actual Secretário Regional da Economia, responsável pela não aceitação dos navios, foi o escolhido pelo PS Regional para suceder a Carlos César como candidato às próximas eleições regionais.
Abraço,
João Pereira
 

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Turlu

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #318 em: Outubro 10, 2011, 04:35:33 pm »
Jornal A União de Angra do Heroísmo:

http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=25552

A Atlânticoline reafirma que a rescisão do contrato “resultou dos testes de mar, realizados entre 24 e 26 de Março de 2009, nos quais o navio Atlântida alcançou uma velocidade máxima de 16,5 nós a 85 por cento da potência dos motores, ou seja, uma velocidade inferior ao que era previsto e exigido contratualmente”.

Os testes, acrescenta, “foram certificados pela sociedade classificadora Germanische Lloyd, não tendo merecido qualquer contestação, como se conclui pelo facto de terem sido os ENVC a comunicar o incumprimento contratual e não, como se parece agora querer fazer crer, qualquer critério abstracto invocado pela Atlânticoline S.A.”.

Realça ainda que foi dado “o seu assentimento para que os ENVC repetissem testes de mar por mais duas vezes - uma com o acompanhamento da própria Atlânticoline S.A., e outra novamente com o acompanhamento da Germanische Lloyd –, tendo o navio Atlântida continuado a não cumprir o exigido contratualmente”.

Cumprimentos,

Turlu
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #319 em: Outubro 10, 2011, 04:48:57 pm »
Citação de: "Turlu"
Jornal A União de Angra do Heroísmo:

http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=25552

A Atlânticoline reafirma que a rescisão do contrato “resultou dos testes de mar, realizados entre 24 e 26 de Março de 2009, nos quais o navio Atlântida alcançou uma velocidade máxima de 16,5 nós a 85 por cento da potência dos motores, ou seja, uma velocidade inferior ao que era previsto e exigido contratualmente”.

Os testes, acrescenta, “foram certificados pela sociedade classificadora Germanische Lloyd, não tendo merecido qualquer contestação, como se conclui pelo facto de terem sido os ENVC a comunicar o incumprimento contratual e não, como se parece agora querer fazer crer, qualquer critério abstracto invocado pela Atlânticoline S.A.”.

Realça ainda que foi dado “o seu assentimento para que os ENVC repetissem testes de mar por mais duas vezes - uma com o acompanhamento da própria Atlânticoline S.A., e outra novamente com o acompanhamento da Germanische Lloyd –, tendo o navio Atlântida continuado a não cumprir o exigido contratualmente”.

Cumprimentos,

Turlu


E agora por milagre ja anda a mais de 19`nós!

No minimo estranho não?

Turlu?  
Porque motivo a Atlanticoline no aceitou o Duck tail?  tambem não cabia  nos portos dos Açores ou porque deitava o argumento da velocidade por terra?
 

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Turlu

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #320 em: Outubro 10, 2011, 05:20:07 pm »
Caro Chaimites,

Não me faça perguntas às quais não sei responder. Nem sei o que é um Duck Tail.
 :oops: . Limitei-me a recolher a informação que foi hoje publicada no Jornal A União e a assinalar os pontos em que, na minha opinião, a Atlanticoline se baseia para responder ao Secretário da Defesa.
Além disso, julgo que o que está em causa não é a velocidade máxima mas sim a velocidade que o navio atinge a uma determinada rotação.
No meio disto tudo, julgo que houve culpas de ambos os lados. Uns porque se deviam ter prevenido contratualmente de que as alterações solicitadas iriam alterar o desempenho do navio e outros porque se calhar porque não tinham feito bem o trabalho de casa e quando deram conta de que o navio não seria o mais adequado ao transporte marítimo na RAA, procuraram por todos os meios que tinham ao seu alcance recusar o navio.

Cumprimentos

Turlu

P.S. Em relação ao concurso que está a decorrer, também não percebo o motivo pelo qual se dificulta o acesso aos estaleiros nacionais.
 

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Feinwerkbau

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #321 em: Outubro 10, 2011, 06:06:30 pm »
não foi esse jornal que em tempos chamou "carroça" ao Atlântida?  :wink:

ou seja um navio provido de rabo de pato dá determinada velocidade com menos potência aplicada nos motores

http://www.deltamarin.com/technical-papers/EnergySavingInShips_MeriliikenneJaYmparisto2005.pdf

ja agora uma noticia curiosa, é uma no prego outra na ferradura lol

Citar
Estaleiros de Viana. Gestão ruinosa de vento em popa
Por Nelson Pereira, publicado em 8 Out 2011 - 03:00 | Actualizado há 2 dias 14 horas

Passeio a Lisboa do navio Atlântida não serviu para nada e custou 130 mil euros
Nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) reinam as mordomias e os velhos hábitos. O que se passa ali, dava um filme. O navio Atlântida foi trazido ao Alfeite, unicamente para uma mise en cene que custou ao Estado 130 mil euros. Numa empresa onde já não há dinheiro para comprar papel higiénico. A Galp cortou o fornecimento de gás por falta de pagamento. Mas onde os trabalhadores na cantina têm 16 senhoras para servir à mesa e um leque de benefícios sociais, entre os quais o direito adquirido de 37 horas semanais, com o grosso do pessoal a sair às 16.30. Uma situação que obriga por vezes a sub-contratar serviços que poderiam ser feitos pelos quadros da empresa. O rol de absurdos é grande, como o de um desenhador de navios que vem todas as segundas-feiras de Lisboa, em primeira classe, tem motorista dos estaleiros à espera para o conduzir, fica instalado num hotel, e regressa todas as quintas, isto apesar de não ter nada para desenhar.
Os recentes despedimentos de cinco quadros dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo foram comentados pelo ministro da Defesa, Aguiar-Branco, como “um acto de gestão mais eficiente”. Fontes próxima do processo contestam esta apreciação e afirmam que, “muito pelo contrário, estamos diante de mais uma decisão que faz parte da nova política nos ENVC: instalar os boys do PSD e abortar a reestruturação”. E que “estamos diante um cenário que instala os ENVC num limbo onde nenhuma reestruturação será feita”. Estes despedimentos acontecem depois da aparição, em inícios de Setembro, de dois consultores contratados pela Empordef, a “holding” estatal para as indústrias militares accionista dos ENVC. Uma decisão que “surpreendeu a administração e tem criado uma situação de bloqueio decisivo na empresa, pois estes dois consultores vêm duplicar as funções dos administradores do pelouro financeiro e de recursos humanos, respectivamente José Luís Serra e Jorge Pinho” – garante ao i a mesma fonte. De acordo com o director administrativo da Empordef, Luís Miguel Novais, os dois consultores em questão, Gonçalo Macedo e Artur Guimarães Silva, “foram integrados em regime de contratação pública normal até ao final do ano, para fazer auditoria e ajudar na decisão para o futuro dos estaleiros”. A fonte do i nos ENVC defende que os dois consultores “foram contratados para todas as empresas do universo Empordef”. “E representam empresas de consultadoria de pouca dimensão no mercado, praticamente desconhecidas”, acrescenta. Miguel Novais desmente ao i esta acusação: “Conheço pessoalmente Macedo e Guimarães Silva e são capazes e competentes”. E avança que esta contratação teve por objectivo poupar gastos, já que as duas empresas de consultadoria em questão, a Atpeople de Gonçalo Macedo e a AGS Consulting de Artur Guimarães Silva, ganham muito menos do que as grandes empresas de consultadoria. O facto de serem pouco conhecidas no mercado é também rebatido: “uma delas fez consultadoria à Sonae”, sublinha. E acrescenta que “foram contratadas para recolher os elementos para avaliar a situação real dos ENVC e propor ao Estado uma saída”.

Comentários
by ze marreta | 10 Outubro, 2011 - 17:29

Sr. jornalista

Pelos vistos a sua fonte interna esqueceu-se de lhe dizer que as Sras que servem as refeições a mesa, também cozinham e preparam as refeições, bem como limpam o refeitorio e levantam e lavam a louça na qual os 700 funcionários da empresa comem todos os dias.... Ehh paaahhh grande regalia que ele têm até refeitorio têm.. Pois, mas façamos umas contas simples... essas 16 sras têm ordenados que andarão pelos 600€ mais encargos ou seja custam a empresa cerca de 900€ mÊs. Ou seja, 16 x 900 x 14 = 201600€ ano... Eh paaahhh tanto dinheiro oh pahhhhh.... Pois pois, mas a sua fonte interna também não lhe deve ter dito que essas Sras terão todas mais de 50 anos e em média 25 anos de casa. A sua fonte interna também não lhe deve ter dito que os ENVC não pagam o subsidio de alimentação aos seus 700 funcionários, pois prestam.lhes as refeições. Então continuemos a fazer contas... 700 x 5€ x 22 dias x 11meses = 847,000€ seria o valor que a empresa teria que paga em dinheiro.
Considerando que o valor dos generos para cada prato devera andar nos 2€, devido à qualidade humilde das refeições servidas, temos 338,800€ de géneros mais 201600€ de ordenados e como hoje estou mãos largas vou atribuir +20% para outras despesas.. Teremos então uma despesa / ano de 648, 720€ com o refeitorio da empresa... Conclusão temos 16 senhoras de perto de 50 anos a trabalhar, a servir refeições e a fazer os respectivos descontos para a SS, temos os trabalhadores satisfeitos porque tem um serviço rapido e comodo no refeitorio e ainda poupamos 198,280€ à empresa.
Como deve estar provado, é um gravissimo e vergonhoso direito adquirido que os trabalhadores dos ENVC têm o facto de terem 16 senhoras a preparar refeições e servir a mesa.

Será melhor despedi-las?
Mais grave acho o facto alguns administradores irem todos os dias a restaurantes de luxo pagos com cartões da empresa, tendo 16 senhoras simpaticas que lhes podem servir a refeição.

Se tiver duvidas pergunte Sr. jornalista.

abraço

by zemargon | 8 Outubro, 2011 - 23:44

Parece estarmos perante uma notícia encomendada, e que a ser, por quem terá sido?
Leia-se com atenção, e certamente não irão concluir que tenha sido o desenhador, ou os consultores referenciados...

by balqash | 8 Outubro, 2011 - 13:40

Esta notícia é do pior que já vi. Quais direitos adquiridos? O jornalista não sabo do que está a falar, se os funcionários têm menos horas de trabalho é porque a administração não os aumenta há séculos, tendo negociado entretanto a redução do horário com os sindicatos, de forma a compensar essa perda de salário. Tratem de ter um mínimo de conhecimento sobre as matérias antes de elaborarem notícias.

by joao.camoes | 8 Outubro, 2011 - 12:55

Caros Srs.
Numa altura em que se anda a procurar uma solução que consiga ultrapassar os enormes vícios e "direitos adquiridos", que vêm de décadas de má gestão, esta notícia é apenas ruído que em nada ajuda. Façam um trabalho mais positivo, em vez de lançarem "não-notícias", com informação incompleta e de fontes "próximas do processo".


by Ferros | 9 Outubro, 2011 - 18:44

A Viagem ja devia ter sido feita ha mais tempo e serviu para demonstrar isto:

http://www.ionline.pt/lusa/defesa-navio ... ade-era-...

Alguem meteu argolada!
Alguem mentiu a respeito da velocidade do navio e agora a EMPORDEF estuda a possibilidade de avaçar com um processo contra a Atlanticoline!

sempre ouvi dizer, gaivotas em terra, tempestade no mar  :twisted:
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #322 em: Outubro 10, 2011, 08:11:50 pm »
Citar

Ducktail ou rabo de pato é um apêndice na popa do navio que melhora a hidrodinâmica, o que diminui o consumo, melhora a estabilidade e aumenta a velocidade do mesmo  

ou seja um navio provido de rabo de pato dá determinada velocidade com menos potência aplicada nos motores

Quando os ENVC apresentaram as opções para fazer  aumentar a velocidade do Atlantida,
A Atlanticoline afirmou em comunicado aos ENVC  não admitir um Ducktail no Atlantida,   e no  mesmo dia rescindiram   o contrato

Acho que nao preciso dizer mais nada..............

Abraço!
 

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Turlu

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #323 em: Outubro 10, 2011, 10:34:35 pm »
Caro Chaimites,

Se houve uma proposta de solução do "problema", então aquilo que eu disse sobre o motivo que levou ao "desinteresse" da Atlanticoline estará correcto.

No fim, quem irá pagar a(s) factura(s) serão sempre os mesmos: O Zé pagante e o Zé Trabalhador.

Um abraço

Turlu
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #324 em: Outubro 10, 2011, 11:14:23 pm »
Citar
não foi esse jornal que em tempos chamou "carroça" ao Atlântida?
Dê-nos por favor uma listagem das fontes fidedignas, no seu entender, para os nossos comentários, uma vez que parece que só contam as que estão de acordo com o seu ponto de vista.
Já agora, poderemos considerar a Germanische Lloyd como fiável ou apenas a comissão de trabalhadores dos ENVC e o presidente da câmara de Viana do Castelo? É que parece que o resto é são tudo vigaristas...
E o tal "cu do pato" estava previsto no projecto ou era só mais um "remendo" a juntar à "bóia" de chapa colada à volta do casco para resolver o problema da estabilidade?
E volto a repetir a pergunta para alguém que saiba e esteja interessado em responder. Em que condições se atingiram dos ditos 19 nós na migração para sul? (voltamos aos patos... :shock: )
Finalmente, parece que afinal existem muitas outras coisas menos bem lá para os lados dos ENVC para além da Atlanticoline. Aliás, o problema toda a gente sabe que não é de agora. Deu foi jeito arranjar um culpado "cá dentro". É como a história das férias... cá dentro.
João Pereira
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #325 em: Outubro 11, 2011, 02:00:47 am »
Eu so queria que os ENVC tivessem feito o navio como estava no projecto e depois punha o lanpuka a la dentro!

Lampuka

Tu nao entendes as coisas porque nao consegues ou porque nao queres?

Da maneira como falas   deves ser tu o  Açoreano a quem foi o encomendado o projecto, do Atlantida e  depois o subcontratou a um estaleiro Russo para ficar mais barato!
deves...... deves....
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #326 em: Outubro 11, 2011, 08:44:16 am »
Citação de: "Turlu"
Caro Chaimites,

Se houve uma proposta de solução do "problema", então aquilo que eu disse sobre o motivo que levou ao "desinteresse" da Atlanticoline estará correcto.

No fim, quem irá pagar a(s) factura(s) serão sempre os mesmos: O Zé pagante e o Zé Trabalhador.

Um abraço

Turlu

O desinteresse pelo Atlantida foi decisão política a Atlanticoline agiu como cordeiro manso nas mãos do Governo Regional
Ate a data da anulação do contrato, nunca,  tinham posto em causa a aceitação do navio e sempre participaram em tudo o que nele se fez!

E digo-te mais, se a Atlanticoline fosse uma empresa privada,  e se  o Governo dos Açores  nao fosse dominado por lobby´s,  o Atlantida ha muito tempo que estava a navegar nos Açores, com a velocidade contratada e sem problemas de estabilidade.  a verdade e essa!
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #327 em: Outubro 11, 2011, 11:19:43 am »
Citar
Eu so queria que os ENVC tivessem feito o navio como estava no projecto e depois punha o lanpuka a la dentro!

Também eu, e aí em vez de estarmos aqui a pregar contra tudo e todos já teriamos um "culpado", se bem que ainda ninguém me explicou porque raios entrou o desenho russo na história :?: .

Citar
Tu nao entendes as coisas porque nao consegues ou porque nao queres?

Da maneira como falas deves ser tu o Açoreano a quem foi o encomendado o projecto, do Atlantida e depois o subcontratou a um estaleiro Russo para ficar mais barato!
deves...... deves....

Não, sou apenas um Português que paga impostos, por acaso residente nos Açores, e que já não acredita há muito tempo no Pai Natal nem vai em histórias da Carochinha.
No meio de toda esta palhaçada é o que sobra... impostos mal gastos.
João Pereira
 

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Feinwerkbau

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #328 em: Outubro 11, 2011, 06:37:29 pm »
Citação de: "Lampuka"
Citar
não foi esse jornal que em tempos chamou "carroça" ao Atlântida?
Dê-nos por favor uma listagem das fontes fidedignas, no seu entender, para os nossos comentários, uma vez que parece que só contam as que estão de acordo com o seu ponto de vista.
Já agora, poderemos considerar a Germanische Lloyd como fiável ou apenas a comissão de trabalhadores dos ENVC e o presidente da câmara de Viana do Castelo? É que parece que o resto é são tudo vigaristas...
E o tal "cu do pato" estava previsto no projecto ou era só mais um "remendo" a juntar à "bóia" de chapa colada à volta do casco para resolver o problema da estabilidade?
E volto a repetir a pergunta para alguém que saiba e esteja interessado em responder. Em que condições se atingiram dos ditos 19 nós na migração para sul? (voltamos aos patos... :wink:

Nunca ninguém afirmou que as coisas estão ou alguma vez estiveram bem nos ENVC, caso fosse verdade não estavamos a ter esta discussão... na Atlânticoline também não me parece que estejam...

daí até ser posta em causa a competência na construção naval, a qualidade e o ganha-pão das pessoas que trabalham nos ENVC vai uma grande distância.

o "cú de pato" como lhe chama ou as "boias" não seriam necessárias caso o projecto apresentado pelo cliente cumprisse os critérios que foram transcritos para o contrato.....

não gosto de ping-pong nem sou sindicalista, gosto de competência, trabalho, honestidade e boa fé  :twisted:
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #329 em: Outubro 12, 2011, 01:15:06 am »
Feinwerkbau,
assim estamos novamente, e como sempre deveriamos fazer, a discutir "factos", se bem que por vezes possamos não estar de acordo.
Foi por este forum se estar a tornar num mural de lamentações e ataques a uma das partes que decidi intervir, apesar de seguir atentamente o mesmo desde há alguns anos.

Desde já quero esclarecer que, em parte alguma, pôs em causa as capacidades técnicas e profissionais dos trabalhadores dos ENVC, pelo menos na sua maioria. O que disse e repito é que, aparentemente, a sua administração tratou de forma desastrosa todo este processo.

E digo "aparentemente" porque ainda tenho uma dúvida, que é saber afinal quem é o verdadeiro responsável pelo projecto. É que das duas uma:
-ou é da ATLANTICOLINE/Governo dos Açores e, neste caso, a falha dos ENVC foi na forma pouco inteligente como se "entalaram"
-ou é dos ENVC, e neste caso não há espinhas

Há ainda uma terceira hipótese que já se falou de que o projecto teria sido "impingido" pelo governo do Sr. Sócrates com o intuito de fomentar as relações comerciais com a Rússia por alturas da visita do Sr. Putin a Portugal e onde se realizaram/forçaram mais alguns negócios que se começam agora a revelar "menos conseguidos". Neste caso entende-se que, tendo sido ambas as partes arrastadas para esta desgraça, queiram saír o menos mal possivel da situação e tentem descalçar a bota para cima uma da outra.

Quanto aos factos:

Citar
o navio cumpriu o contrato assinado? NÃO
...de acordo.
Citar
era razão para a Atlânticoline invocar a rescisão? NÂO
... SIM, devido às regras impostas pela legislação relativa aos concursos públicos, uma vez que não se cumpriu com, pelo menos, uma das características técnicas obrigatórias do caderno de encargos.
Citar
o navio era um navio competente para prestar o serviço para o qual foi encomendado aos compatriotas Açoreanos? SIM SEM QUALQUER SOMBRA DE DUVIDA
DEPENDE. Poderá o navio operar em todos os portos previstos sem limitações? Conseguirá efectuar todas as rotações previstas para um dia em época alta apesar da velocidade ser mais baixa do que a pretendida? Afinal a velocidade é mesmo mais baixa ou alguma alteração efectuada ou a efectuar permitiu que a mesma aumentasse relativamente à existente a quando dos testes iniciais? Tem estabilidade que lhe permita navegar, sem por em causa a segurança e conforto dos passageiros, nos nossos mares?
Citar
houve vontade das entidades envolvidas de resolver o assunto com bom senso? NENHUMA
...Principalmente após o extremar de posições e aí, na minha opinião, os ENVC pela posição vulnerável em que se encontravam deveriam ter optado por propor um novo negócio ao invés de optarem por pressionar directa ou indirectamente para que o navio fosse aceite nas condições que estava, o que nunca poderia acontecer por aquilo que expliquei no segundo ponto. Falou-se demais, do que não se devia e quem não deveria...
Citar
este caso causou dano aos trabalhadores dos ENVC? SIM E MUITO
...E também à Região Autónoma dos Açores, que continua sem navios próprios e sem os 37ME ou parte deles que adiantou, como previsto pelo caderno de encargos.
Agora continuo a insistir, a responsabilidade do projecto é a chave de todo este processo.
João Pereira