ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

  • 1247 Respostas
  • 308527 Visualizações
*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #285 em: Setembro 10, 2011, 01:34:28 pm »
Feinwerkbau:

Nao trabalhavam sequer!
 E só tu conferires a idade de reforma por invalidez dos trabalhadores que trabalham nas docas ou a bordo!

Soldadores e montagem  reformam  em media  aos 55 anos com graves problemas de saúde!
Nao conheces aqui um único soldador que resista ate aos 60 anos!

Eu manifestei-me ja ha muitos anos pelo complemento de trabalho a bordo e nas docas, mas os chefinhos da "santa casa " boicotaram sempre! esses sim mereciam redução de horario de trabalho e subsidios de risco!, nao é quem esta o dia todo sentado na secretaria!

Poder colocar os homens a trabalhar abrigados da chuva por estas bandas ja é um grande desenvolvimento tecnologico!  :mrgreen:
As novas oficinas: pavilhao de blocos, panel line e nova cabine de decapagem e pintura vao premitir  reduzir o trabalho na plataforma de montagem, uma vez que os blocos vao sair para a plataforma ja quase prontos e pintados restando apenas uni-los

 Feinwerkbau: uma ponte com 4 robots de soldadura para soldar paineis   e coisa corriqueira, nao é tecnologia de ponta! eu tenho aqui os panfletos de vatirios fornecedores

http://www.kranendonk.com/images/stories/Kranendonk/double-hull-welding-gantry-brochure.pdf
nao ha dinheiro para investir.........
 

*

Feinwerkbau

  • Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #286 em: Setembro 10, 2011, 03:26:06 pm »
vão ser montados alguns, mas não robotizados, continua-se de tocha na mão mas com melhores condições ( há defeitos e vantagens nisso ).

no entanto pode ser que quando houver dinheiro as infra-estruturas instaladas permitam a instalação dos robots sem grandes complicações, segundo sei a filosofia do construído vai nesse sentido  :wink:
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #287 em: Setembro 17, 2011, 12:07:55 am »
Delegação de Empresa Russa esteve hoje nos ENVC

 Para alem das garrrafas de  Vodka de deixaram de presente pouco mais pode ser revelado  :Amigos:
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 402
  • Recebeu: 249 vez(es)
  • Enviou: 47 vez(es)
  • +116/-4077
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #288 em: Setembro 17, 2011, 03:02:53 pm »
Vieram pedir desculpa pela borrada que fizeram no projecto do ferry?
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #289 em: Setembro 17, 2011, 07:28:42 pm »
Segundo sei fazem parte lote de intressados em investir nos ENVC
Um gigante Russo ligado ao Gaz Natural

O Ferry esse podia ser oferecido de brinde a quem libertasse os ENVC das garras do poder Político

Mas nao estranhem , os mesmos que se manifestaram pela viabilização , vao ser os mesmos a manifestarem-se contra a privatização!

comigo não contam!
 

*

Feinwerkbau

  • Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #290 em: Setembro 28, 2011, 10:28:48 pm »
Citar
http://www.radiogeice.com/geicefm/index.php?option=com_content&view=article&id=3811:envc-governo-estuda-diversas-propostas-de-investimento-na-empresa&catid=35:informacao-regional&Itemid=70


ENVC: Governo estuda diversas propostas de investimento na empresa
Escrito por Ivone Marques  
Qua, 28 de Setembro de 2011 00:00

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo passaram nos últimos meses de uma empresa em vias de “afundar”, devido à sua situação financeira, para uma empresa aparentemente apetecível em termos internacionais. Ao que a Rádio Geice apurou, são já inúmeras as propostas de investimento nos estaleiros vianenses actualmente nas mãos do Governo, e nomeadamente no Ministro da Defesa, que actualmente tutela o processo de viabilização dos Estaleiros Navais.

À cabeça da lista aparecem os diversos contactos mantidos com várias empresas brasileiras, aparentemente dispostas a encomendar embarcações aos Estaleiros Navais, um facto que a confirmar-se poderia vir a resolver a débil situação financeira do maior construtor naval português. Mas, tudo indica que há outras propostas aliciantes de países africanos dos PALOP, que têm demonstrado interesse neste dossier e que poderão inclusivamente potenciar um desfecho em relação ao ferry Atlântida. Para além destas propostas, a Geice apurou que existem outras em estudo, de países externos à Europa, nomeadamente da Ásia. O facto de existirem diversas propostas de investimento terá sido inclusivamente um dos factores que levou o Ministro da Defesa a adiar para o final de Outubro uma tomada de decisão sobre o futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Um processo no qual têm também estado envolvidos activamente o Governo, os deputados do PSD e a Empordef, a holding do Estado que tutela actualmente os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

por outro lado..........

Citar
http://[size=85]http://www.radiogeice.com/geicefm/index.php?option=com_content&view=article&id=3807:viana-presidente-da-comissao-politica-distrital-do-psd-acusa-autarca-de-viana-de-falar-do-que-nao-sabe-e-fora-de-tempo&catid=35:informacao-regional&Itemid=70[/size]

Viana: Presidente da Comissão Política Distrital do PSD acusa autarca de Viana de “falar do que não sabe e fora de tempo”    

Escrito por Sonia Sá  
Ter, 27 de Setembro de 2011 12:13

Eduardo Teixeira, presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo, lançou esta segunda-feira duras críticas ao autarca de Viana do Castelo. O deputado do PSD acusou José Maria Costa de um “silêncio cúmplice” durante 6 anos, em relação à crise dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Eduardo Teixeira diz mesmo que o autarca socialista “fala do que não sabe e fala fora de tempo”, referindo-se ao concurso público que a Atlanticoline abriu para a construção de dois novos ferries e que deixa de fora os ENVC. Diz ainda que os Estaleiros têm “dado emprego a ‘boys’ socialistas”.

Eduardo Teixeira falava durante a conferência “90 dias de Governo – Um novo rumo para Portugal”, que aconteceu esta segunda-feira à noite. O líder da distrital do PSD acusou ainda os socialistas de serem responsáveis por 500 insolvências de empresas, só este ano. Eduardo Teixeira, deputado do PSD eleito por Viana e líder da distrital do PSD, lançou assim duras críticas ao autarca de Viana do Castelo.

e ainda....


Citar
http://[size=85]http://www.radioaltominho.pt/c_news.html[/size]

O presidente da Câmara de Viana está preocupado com o impasse que rodeia encomendas consideradas «seguras» feitas pela Marinha Portuguesa e pela empresa estatal Petróleos da Venezuela aos Estaleiros Navais de Viana.
 28/09/11  
 José Maria Costa aponta os exemplos do segundo Navio Patrulha Oceânica baptizado com o nome Figueira da Foz  e a construção de dois navios asfalteiros para a Venezuela.
Casos que o autarca socialista pretende esclarecer com o secretário de Estado da Defesa a quem já pediu audiência.
Para além do polémico concurso público lançado pela empresa açoriana Atlânticoline, o autarca quer ainda analisar outras questões com o Governante, como os projectos de parceria que tem surgido nos últimos tempos, considerados pelo Municipio como soluções a ter em conta na viabilização futura da empresa.
Sobre o navio Atlântida, que o Governo açoriano encomendou aos Estaleiros Navais e rejeitou por não cumprir a velocidade máxima contratada, o autarca não diz que continua num impasse. O ferry continua atracado do Arsenal do Alfeite em Lisboa, à espera de comprador.

 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #291 em: Setembro 29, 2011, 03:49:16 pm »
Mais uma vez os ENVC refens da incompetencia e incapacidade politica de resolver os problemas em tempo útil
Esta tudo á espera de uma decisão do Ministério da Defesa

Os projectos estão  parados, e no caso dos asfalteiros há prazos para comprir
Recordo que em caso de imcomprimentos ha indeminizações que estão contratualizadas, e que numa altura destas seriam desastrosas para a empresa,
 vamos ver se depois a culpa não volta ser do incompetente  do "ZE do MALHO"
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #292 em: Outubro 01, 2011, 01:02:19 am »
A "Saga" continua

Citar
Açores
Atlânticoline denuncia atraso no pagamento de 7 milhões pelos Estaleiros de Viana do Castelo

O presidente da Atlânticoline, Carlos Reis, afirmou hoje à Lusa que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) “estão em falta” no pagamento de sete milhões de euros do acordo relativo aos navios Atlântida e Anticiclone.
Na sequência da situação, o presidente da Atlânticoline admitiu que a empresa, responsável pelo transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas dos Açores, “não pode aguardar muito mais tempo”.

Segundo Carlos Reis, a empresa açoriana “não quer enveredar pelo caminho da execução e da penhora”.


entretanto.......

Citar
Administração dos Estaleiros Navais de Viana desmente Atlânticoline e garante que está tudo pago até 31 de dezembro de 2012
A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) negou hoje a existência de qualquer valor em dívida à empresa Atlânticoline, garantindo que até ao final de 2012 todos os pagamentos estão regularizados.

“Os ENVC negam a existência desse valor. Até 31 de dezembro de 2012 todos os valores estão regularizados e mesmo após essa data não seria esse o montante a liquidar”, garantiu fonte da administração da empresa à Agência Lusa.

Eu nao sei  o que quer o Sr Carlos Reis, presidente da Atlaticoline  mas a única coisa que ele  pode penhorar é  o navio Atlantida... .até nao era má ideia!  :mrgreen:
 

*

Feinwerkbau

  • Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #293 em: Outubro 01, 2011, 03:20:22 am »
mesmo assim ainda ficavam a dever 35M€ ou perto disso aos ENVC.... pensando bem se calhar era a solução lolololol


ó Zé olha aqui a 2ªa feria.., lololol


http://lugardoreal.com/imaxe/moldar-o-aco/
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #294 em: Outubro 01, 2011, 08:39:05 am »
Citação de: "Feinwerkbau"
mesmo assim ainda ficavam a dever 35M€ ou perto disso aos ENVC.... pensando bem se calhar era a solução lolololol


ó Zé olha aqui a 2ªa feria.., lololol


http://lugardoreal.com/imaxe/moldar-o-aco/

conhecia esse arquivo mas a foto esta cortada!

Muito bom!
 

*

Feinwerkbau

  • Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #295 em: Outubro 02, 2011, 12:11:57 pm »
Citar

http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/219350


Trabalhadores dos Estaleiros de Viana garantem que empresa pode construir ferries para os Açores e saúdam pedido da Defesa


Regional | 2011-10-01 13:58
Os trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo congratularam-se hoje com o pedido do Governo, aos Açores, para revisão do concurso para a construção de dois ferries e garante que a empresa está em condições de a levar a cabo.

“Nós estamos em condições para concorrer, como outros estaleiros portugueses, privados e públicos. O importante é que se permita essa hipótese”, disse à Lusa António Barbosa, da Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

O responsável reagia assim ao pedido que o Ministério da Defesa fez ao Governo dos Açores para interceder no caso do concurso público lançado pela empresa Atlânticoline para a construção de dois ferries porque os critérios excluem os ENVC e qualquer empresa nacional.

“Num procedimento que infelizmente é já recorrente, a empresa Atlânticoline, SA repete o lançamento de concursos para a construção de navios cujos requisitos inviabilizam, pura e simplesmente, a possibilidade de os ENVC [Estaleiros Navais de Viana do castelo], mas também de qualquer empresa nacional, a eles concorrer", lê-se numa carta dirigida ao secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, a que a agência Lusa teve acesso.

Paulo Braga Lino invoca o "difícil momento que o país e as suas empresas atravessam", a situação dos ENVC e "o interesse nacional e regional" para solicitar a intervenção do Governo açoriano.

Argumentos partilhados pelos trabalhadores: “Estamos no mesmo país, mas se atuamos como dois países diferentes, isso é muito mau. Portugal é um só e não deve haver qualquer descriminação de empresas”, afirmou António Barbosa.

Em causa está o concurso público que a Atlânticoline abriu na semana passada para a construção de dois navios para operar nas ligações entre Faial, Pico e S. Jorge, nos Açores.

Neste concurso, com um valor de 18,72 milhões de euros, a empresa manteve as condições que existiam no anterior, entretanto encerrado por desistência do único estaleiro convidado a apresentar proposta, e que suscitaram críticas dos estaleiros nacionais e um apelo do presidente da Câmara de Viana do Castelo para que o Governo português intercedesse.

“A pronta intervenção do Governo em proteger as empresas e a economia nacional é de louvar”, sublinhou o autarca José Maria Costa, na reação a este pedido.

O socialista lembra que os ENVC “têm grande competência técnica e conhecimento de construção naval, em especial em ferries, tendo construído já no passado navios similares para empresas portuguesas”.

mas por outro lado...

Citar

http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011/10/01/acores-atlanticoline-admite-avancar-com-pedido-para-penhora-de-bens-dos-estaleiros-de-viana

Açores: Atlanticoline admite avançar com pedido para penhora de bens dos Estaleiros de Viana

Ponta Delgada, 01 out (Lusa) -- A Atlânticoline admitiu hoje avançar para um pedido de penhora de bens dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) dando o prazo limite de "uma semana" para a resolução do pagamento de sete milhões de euros relativo aos navios Atlântida e Anticiclone.

"Os Estaleiros têm uma data limite até à qual aceitamos uma proposta, desde que realista. Esse prazo não acabou, mas obviamente que a tomada de posição de ontem (sexta-feira) só nos vem dar indícios de que não há qualquer interesse, dentro deste prazo, que ainda decorre, de uma solução", afirmou o presidente da Atlânticoline, Carlos Reis, numa conferência de imprensa.

Na sexta-feira a administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo negou a existência de qualquer valor em dívida à empresa Atlânticoline, garantindo que até ao final de 2012 todos os pagamentos estão regularizados, depois de Carlos Reis ter afirmado que os ENVC estavam "em falta" no pagamento de sete milhões de euros.

mas afinal o que é que se passa aqui? andamos todos a dormir ou quê?? ou há grande incompetência ou então gostava que alguém me explicasse devagarinho os interesses envolvidos neste circo...
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #296 em: Outubro 02, 2011, 10:00:46 pm »
E ninguem vai preso?

Esta historia cheira a corrupção á legua!!
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 103 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +43/-253
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #297 em: Outubro 02, 2011, 10:42:23 pm »
Citação de: "Feinwerkbau"
mas afinal o que é que se passa aqui? andamos todos a dormir ou quê?? ou há grande incompetência ou então gostava que alguém me explicasse devagarinho os interesses envolvidos neste circo...
Eu creio que é por causa dos Açores estarem longe e as notícias demorarem a chegar lá. Quando a Atlanticoline perceber que no continente houve eleiçoes há 100 dias e o Sócrates já nao está no poder calam-se logo.

É que isto já nem é falta de vergonha, é mesmo lata, especialmente depois do Atlantida atingir os 18 nós. Para mim eles é que deviam indemenizar os ENVC pelos danos que causaram na imagem da empresa.
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 508 vez(es)
  • +297/-1822
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #298 em: Outubro 03, 2011, 12:45:15 am »
Desculpem a sinceridade mas há determinados senhores que aqui escrevem que das duas uma, ou são estúpidos ou tentam fazer os outros disso.
Por partes (e mais uma vez):
1- velocidade contratada que não passou nos testes, 19 nós a 75% da potência, entendem, 75%, e isso é muito diferente de apenas 19 nós. Tem a ver com desgaste das máquinas, consumos e, principalmente, com uma das características obrigatórias do equipamento a fornecer constantes do caderno de encargos e que não se pode desviar "1mm" do previsto
2- num concurso público, ainda por cima internacional, e para um equipamento deste valor que seria provavelmente comparticipado por fundos europeus, é impossivel o juri do mesmo poder assinar um auto de recepção do equipamento sem este cumprir com todas as caracteristicas técnicas obrigatórias, todas e não só algumas, até porque o mesmo juri estaria "entalado" judicialmente caso o fizesse, e ainda mais grave, no caso de existir alguma fiscalização enviada pela união europeia para verificação do equipamento poderia dar-se o caso de já não recebermos as ditas ajudas ou ter de devolvê-las.
3- a argolada que os ENVC cometeram foi a de terem construido um navio baseado num mau projecto. a proválo:
Citar
Esta tecnica é usada geralmente na reconversão e requalificação de navios antigos, mas teve que ser utilizada no Atlantida, talvez por causa uns litros de vodka a mais na cabeça do projectista.


A Atlanticoline não encomendou aos ENVC alterações de recurso em navios velhos mas sim navios novos e o que os ENVC tentaram entregar foi um navio novo remendado com o intuito de solucionar um problema grave de segurança relacionado com a sua estabilidade lateral em caso de avaria, alterações que lhe fizeram ficar mais pesado (e consequentemente mais lento) e com maior calado, impossibilitando a sua eventual operacionalidade em alguns portos da região.

4- Os ENVC assumiram o erro e assinaram um acordo onde a Atlanticoline prescindia de parte das indeminizações previstas pelo caderno de encargos para os incumprimentos em causa ao mesmo tempo que os ENVC devolveriam faseadamente os 37ME que haviam  recebido antecipadamente como previsto no dito caderno de encargos, de forma a facilitar e de certa forma auxiliar na sua sobrevivência.
5- Os ENVC não estão a honrar os compromissos assumidos comportando-se como um qualquer "caloteiro" e portanto, por muito que me custe por ser uma empresa nacional e principalmente por ter pena que os seus trabalhadores tenham sido arrastados para estas situações lamentáveis por administrações incompetentes e irresponsáveis, estou de acordo que a Atlanticoline faça de tudo para mantê-los fora dos concursos por si lançados. Os restantes estaleiros nacionais não estão vocacionados para este tipo de construção e o seu papel nos ultimos tempos tem sido o de arma de arremesso para pressionar a Atlanticoline.
6- Nós Açoreanos, no meio disto tudo, não temos nada contra os ENVC e só temos pena de continuarmos a viajar em barcos velhos e sem as condiçoes previstas para o Atlantida e o Anticiclone. Também temos a noção de que estamos a ser o bode espiatório que se arranjou para encobrir os verdadeiros problemas que atravessam as nossas industrias navais, que já vêm de trás, e que têm origem nas administrações e politicas seguidas, na falta de verdadeira engenharia naval moderna e de investimento sério no sector.
7- É preciso que se entenda de uma vez por todas que a vinda do Atlantida e do Anticiclone para os Açores é dificil mas não impossivel, mas nunca poderá ser através do famigerado concurso que lhes deu origem. Quando muito terá de existir um novo, preparado para estes navios que, entretanto terão de ser alterados para minimizar os erros de projecto que possuem e, neste momento o comportamento dos ENVC e de algumas instituições do Continente e de Viana do Castelo em particular, nomeadamente com utilização de argumentos tristes em que, entre outras coisas se põe em causa a nossa inteligência, seriedade e capacidades, só estão a servir para estremar posições onde, garantidamente, serão os ENVC os maiores prejudicados.
8- Quanto a alguns senhores que por aqui escrevem, pela forma como o fazem demonstram não respeitar a minha região facto que me deixa triste. Por outro lado, os seus comentários muitas vezes são demonstrativos da sua ignorância pelo que não deverão ser alvo de discussão. Como alguém disse, "para discutirmos com um ignorante temos de descer ao seu nivel, e aí, eles ganham-nos pela esperiência..."
Abraço,
João Pereira
 

*

Feinwerkbau

  • Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #299 em: Outubro 03, 2011, 11:05:27 am »
podes ter muita razão no que dizes mas....

não terão sido todas as alterações feitas com a aprovação do cliente??
esses mm a que não se pode fugir incluem também acabamentos, espaços funcionais e outras coisas?

E deixo a pergunta no ar, acham mesmo que a AtlânticoLine está a defender os interesses dos Açoreanos com este circo?

O facto é que este espectáculo começou em 2006 e vocês continuam sem navios, já se gastou uma pipa de massa em projectos, já se lançaram e anularam concursos etc e continuam a navegar e a pagar navios fretados...

já pra não dizer a péssima imagem que está a dar aos Açores também.

Além disso, e apesar de não ter nada a ver com  o caso, contratualmente, mas estamos a falar da região de Viana do Castelo também, que se não é a mais pobre do pais anda perto disso e este caso esta a por em causa a subsistência de muita gente honesta, humilde e trabalhadora.
Se o Portugueses nem para os Portugueses são bons, então que se lixe lá isto tudo...

Continuo a perguntar, a quem tráz vantagens esta situação??
ou será estratégia para ficarem com o navio de borla? ..  às tantas ficam com os blocos do AntiCiclone ;)