ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #210 em: Julho 02, 2011, 07:35:10 am »
O Sr Almirante abriu o Livro!

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O ex-presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) contra-almirante Victor Brito considera que a história recente daquela empresa “é um exemplo de desperdício de dinheiros públicos, por incapacidade da liderança política e por ineficácia das administrações”.

Em artigo publicado na Revista da Marinha, Victor Brito acrescenta que a situação a que os ENVC chegaram “é extremamente perturbante, mas essa situação não resultou de qualquer catástrofe inopinada”.

“Resultou de incúria, incapacidade, arrogância de solicitar apoio especializado no momento próprio, sobreposição de motivações individuais face aos interesses coletivos”, acusa.

Antigo administrador do Arsenal do Alfeite, Victor Brito foi nomeado a 05 de julho de 2010 presidente executivo dos ENVC, mas menos de cinco meses depois pediu a demissão, sem nunca tornar públicas as razões da saída.

Pela sua experiência, era considerado um elemento muito importante para estabelecer a ligação entre os ENVC e a Marinha portuguesa, neste momento a principal cliente daquela empresa.

Em 2009, a Marinha assinou com os ENVC um contrato no valor de 500 milhões de euros, para a construção de seis navios de patrulha oceânica, dois navios de combate à poluição e cinco lanchas de fiscalização costeira.

A nova administração nomeada em 2010 integrava mais dois elementos com funções executivas e outros tantos com funções não executivas, sendo liderada por Carlos Veiga Anjos, o “chairman” da empresa.

A primeira tarefa desta administração foi a elaboração de um plano de reestruturação para retirar a empresa de uma situação financeira muito complicada, à beira da falência.

Para Victor Brito, esta iniciativa ficou “forte mente comprometida à partida”, com a nomeação faseada dos administradores e com uma alteração estatutária de permeio, “desenhada para satisfazer objetivos de promoção pessoal”.“O estatuto da empresa foi alterado, tendo sido fixada uma solução de governação dualista, totalmente inapropriada e até absurda para uma configuração empresarial mono-acionista que, em acréscimo, depende duma holding do Estado”, critica.

Segundo Victor Brito, esta situação resulta dos avanços e recuos registados ao longo de mais de uma década e da “ausência de orientação estratégica” do lado do Estado acionista.

O ex-presidente executivo culpa também a “ineficácia das administrações, algumas mais preocupadas em demonstrar que os engenheiros não percebem nada de gestão empresarial, e incapazes de identificarem as especificidades da indústria naval”.

Administrações, continua, que se revelaram “permeáveis a múltiplos acordos laborais populistas, demagógicos e ruinosos, que acumulados ao longo dos anos levaram a acréscimos de encargos de produção economicamente insustentáveis, como é o caso do horário laboral de 37 horas semanais”.

Contratos “mal feitos e/ou mal geridos, ausência de adequados mecanismos de controlo e aprovisionamento de materiais e equipamentos insuficientemente acautelados” são outras das críticas deixadas por Victor Brito às sucessivas administrações dos ENVC

 :Palmas:  :Palmas:  :Palmas:  :Palmas:
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #211 em: Julho 02, 2011, 02:11:35 pm »
ICE 1A+:

Faz as malas vamos para a red light street!   :festa:  :nice:
 

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P44

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #212 em: Julho 02, 2011, 06:57:35 pm »
mientras... :roll:

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Una delegación oficial visita Puerto Real
Malasia visita Navantia interesada por los patrulleros oceánicos

18/06/2011

(Infodefensa.com) Cádiz – Una delegación del Ministerio de Defensa de Malasia, encabezada por su secretario general de Defensa, Dato´Sri Dr Haji Ismail bin Haji Ahmad, número dos del departamento, visitó las instalaciones del astillero Navantia en Puerto Real para interesarse por su programa de patrulleros oceánicos.

La visita, según informó Navantia, viene precedida del mantenimiento de diversos contactos con autoridades del Ministerio de Defensa español y con el consejero delegado de la compañía española de construcción naval, Luis Cacho

La visita malasia se concentró, sobre todo, en conocer en detalle el programa de construcción de cuatro Patrulleros de Vigilancia de la Zona Económica Exclusiva (PVZEE) que lleva a cabo la empresa para la Armada de Venezuela en las instalaciones de Puerto Real y San Fernando.

Según la prensa local, Malasia ha abierto un concurso para adjudicar la construcción de un número aún no determinado de buques de estas características, y la compañía española estaría bien posicionada para pujar por él.

El diario La Voz afirmó, en este sentido, que las autoridades malayas pidieron en 2010 una oferta de precio y plazo de construcción a Navantia y no se descarta que antes de final de año exista un compromiso firme de su gobierno sobre este asunto. Se estima que la Armada malasia estaría interesada en seis unidades.

El Gobierno malasio ya adquirió y recibido de Navantia y la francesa DCNS dos submarinos Scorpene (Ver noticia). El contrato ascendió a 400 millones de euros.

La delegación de Malasia fue recibida en la factoría de Puerto Real por el director de la Unidad de Producción de San Fernando-Puerto Real, Fernando Miguélez; por el director comercial de Navantia, Francisco Barón; y por el gerente del programa de los PVZEE. Los visitantes malasios hicieron un breve recorrido por las instalaciones y después visitarán uno de los patrulleros oceánicos, el Warao.

Este tipo de barco está diseñado para misiones de vigilancia y protección, así como para la defensa en superficie. Tienen una eslora de 98.90 metros y una dotación de 60 personas con capacidad adicional para otras 32.

http://www.infodefensa.com/?noticia=mal ... ria=armada
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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HSMW

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #213 em: Julho 03, 2011, 03:14:25 pm »
Estaleiros de Viana: decisão sobre despedimentos em Setembro

Processo de reestruturação anunciado pela administração previa a saída de 380 dos 720 trabalhadores

O Ministério da Defesa anunciou este sábado que a decisão sobre a implementação do plano de reestruturação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), prevendo o despedimento de 380 trabalhadores, só será tomada em Setembro.

Em comunicado, o Ministério da Defesa explica que a decisão sobre o plano de viabilidade empresarial dos ENVC «em todas as suas vertentes, financeira, económica e laboral» e «incluindo o Plano de Reestruturação do Pessoal», será tomada em Assembleia Geral da Empordef agendada para 02 de Setembro.


Esta informação foi divulgada após uma reunião entre o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e as administrações da Empordef e dos ENVC.

Com esta decisão, ficará em suspenso o processo de reestruturação anunciado pela administração dos ENVC na véspera da tomada de posse do actual Governo e para implementar de forma «imediata», prevendo a saída de 380 dos 720 trabalhadores dos ENVC, como forma decortar nos custos fixos da empresa.

Os ENVC, detidos a 100 por cento pela holding pública Empordef, apresentam um passivo acumulado de 200 milhões de euros e fecharam 2010 com prejuízos de 40 milhões de euros.

A Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) congratulou-se hoje com a suspensão do plano de reestruturação da empresa, que previa 380 despedimentos, e diz-se pronta a «discutir tudo» com o Governo.

«Por muito difíceis que sejam os temas, estamos prontos a discutir tudo. Queremos que os estaleiros voltem a ser a empresa do ano, como já o foram no passado», afirmou à Agência Lusa o porta-voz da Comissão de Trabalhadores dos ENVC.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #214 em: Julho 03, 2011, 08:52:02 pm »
Boas!

Embaixador do Brasil em Portugal garante emprego "já amanhã" a todos os trabalhadores dos ENVC que queiram ir para o Brasil


Só não aparece ninguém a querer levar o conselho de Administração!  :mrgreen:
 

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Feinwerkbau

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #215 em: Julho 05, 2011, 01:04:51 pm »
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #216 em: Julho 06, 2011, 06:53:59 pm »
Numa altura em que sao anunciados despedimentos e de grande afluencia de navios para reparaçao a actual Aministração deu mais um sinal de boa Gestao!

Ocupou a doca seca com  o Atlantida sem ter qualquer  contrato assinado com a venezuela e sem estarem a ser efectuados quaisquer trabalhos no referido navio

 Os navios que chegam para reparaçao tem ficado á espera de vez no cais do Bogio!

E ninguem vai preso!

encontran-se nos ENVC:

9504267 BBC THAILAND

9120891 IVER ASPHALT

9353022 GLOBAL HEBE

9471991 AMAZONDIEP

Sera que eles vao descontar do ordenado deles o custo da ocupaçao da doca seca a já cerca de 4 meses!
 
Como dizia o outro: isto é um circo! uma palhaçada!
 

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Malagueta

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #217 em: Julho 14, 2011, 04:37:11 pm »
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #218 em: Julho 28, 2011, 04:31:03 am »
A crise não e igual para todos....


Presidente dos ENVC acumula  ao salário de 110 000 euros um subsidio de 72 000 euros anuais por trabalhar deslocado do pais de origem!
+ 1000 euros por mes para alugar carro
+ alojamento pago pela empresa


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Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo gastam anualmente 362 mil euros em vencimentos com três elementos do Conselho Executivo,


Os números constam do Relatório e Contas de 2010, a que a Agência Lusa teve hoje acesso, e onde se constata que o cargo de presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) corresponde a uma “remuneração global anual de 110.000 euros”.
Este valor é acrescido dos “custos de utilização de veículo com aluguer máximo de 1.000 euros mensais, telefone móvel e despesas de alojamento em Viana do Castelo”, lê-se.
O cargo de presidente executivo é ocupado atualmente pelo espanhol Francisco Gallardo, que ainda tem direito a um subsídio anual de 72.000 euros, por se encontrar “deslocado do seu país de origem”, além do custo das despesas de alojamento em Viana e quatro viagens aéreas ao país de origem, “em classe económica, a utilizar em cada ano civil”.
Ao administrador espanhol, que chegou à empresa há precisamente um ano, a empresa pagou em seis meses 41.157 euros de vencimentos, acrescidos, entre outros apoios, de 35.454 euros relativos ao subsídio por estar deslocado do país. Gallardo integrou inicialmente as funções de vogal executivo e passou já este ano a presidente.
Ainda segundo o Relatório e Contas de 2010, que também identifica a difícil situação financeira da empresa, a mais dois vogais executivos do Conselho de Administração (CA) são pagas remunerações anuais brutas de 90.000 euros, acrescidas dos custos de utilização de veículo “com aluguer máximo de 1.000 euros mensais e telefone móvel”.
« Última modificação: Julho 28, 2011, 08:28:29 am por chaimites »
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #219 em: Julho 28, 2011, 08:20:41 am »
Estado estuda privatizar 65% dos Estaleiros de Viana e há angolanos interessados

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Não é por falta de interessados que a privatização dos ENVC não avançará. Segundo apurou o Negócios, várias empresas portuguesas e angolanas manifestaram já interesse em entrar no capital da empresa. Há também uma sociedade italiana que iniciou negociações, que foram entretanto suspensas a seu pedido por causa da recente mudança de Governo

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=498425
 

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Cabeça de Martelo

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #220 em: Julho 28, 2011, 10:23:02 am »
Que se privatize depressa e bem. Angolanos? Não sei se eles sabem alguma coisa de construção naval. Cá para mim os ENVC estavam melhor entregues aos italianos.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Get_It

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #221 em: Julho 28, 2011, 04:47:32 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Que se privatize depressa e bem. Angolanos? Não sei se eles sabem alguma coisa de construção naval. Cá para mim os ENVC estavam melhor entregues aos italianos.
Eles não precisam de saber nada sobre construção naval. Precisam é de petróleo e diamantes para comprar. Há muito tempo que a filha do presidente (ex-presidente?) Angolano tem andado a comprar empresas portuguesas, a última grande compra acho que foi parte da ZON.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Cabeça de Martelo

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #222 em: Julho 28, 2011, 05:00:49 pm »
E quem vai gerir os estaleiros? Os boys do PS ou os boys do PSD? Esquece, mais vale ter uma equipa de gestão estrangeira, pelo menos nos lugares de topo. Com o tempo os portugueses vão ter tempo para subir na "cadeia alimentar", foi assim em muitas empresas multinacionais em Portugal.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Feinwerkbau

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #223 em: Julho 29, 2011, 09:38:30 am »
neste momento não faltam desempregados no mundo que percebam de construção naval....

Angola tem uma coisa boa que é mercado, com todas as plataformas de petroleo offshore a precisar de assistência...
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #224 em: Agosto 01, 2011, 09:17:46 am »
Os Estaleiros Navais de Viana do castelo  foram convidados  a integrar um  consórcio constituído pela DST, Siemens, BES e uma empresa australiana.



A viabilidade dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e a mais valia que representam está a vista de  todos, menos  dos mentecaptos que os tem gerido  ao longo dos ultimos anos.