Estaleiros Navais de Viana arriscam insolvência
O Fundo de Pensões dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo apresenta um défice de 11 milhões de euros e pode ficar insolvente se não forem injectados 1,5 milhões de euros, anunciou hoje a Comissão de Trabalhadores.
A informação foi transmitida à Agência Lusa pelo coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) dos estaleiros, António Barbosa, dando conta que a empresa "não cumpre os mínimos exigidos pela entidade reguladora", pelo que o Instituto de Seguros de Portugal (ISP) "pode declará-lo insolvente".
O responsável explicou que a situação de descapitalização do fundo, criado em 1987 para atribuir complementos à reforma dos trabalhadores da empresa, "não é nova" e "arrasta-se há vários anos".
Nesse sentido, o fundo conta atualmente com uma dotação financeira de 13 milhões de euros, quando "seria suposto estar nos 24 milhões".
"Fruto de negociações e incumprimentos ao longo do tempo, havia o compromisso de a empresa transferir todos os anos cerca de 724 mil euros, mas isso não foi feito nem em 2010 nem este ano", apontou António Barbosa.
A situação, e sobretudo a possibilidade de o fundo ser declarado insolvente pelo ISP, foi dada a conhecer internamente, em dez plenários setoriais realizados nos últimos dias, nos estaleiros.
Lusa