ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

  • 1247 Respostas
  • 308503 Visualizações
*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 103 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +43/-253
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #300 em: Outubro 03, 2011, 11:21:54 am »
Caro Lampuka,

há muitas coisas em Relaçao ao navio Atlantida, que infelizmente sao um caso de polícia judciária.

A velocidade contratualizada eram 18 nós e nao 19 como mencionou, o certo é que o navio atingiu os 18.9. Se foi a 75% da potencia isso, tento quanto sei, já nao é público e acho que nao haverá necessidade de se saber agora para nao criar mais dramas em volta deste mistério.

De facto os ENVC cometeram uma grande argolada, nao a de alterar o navio, mas a de ter feito as alteraçoes sem estas estarem assinadas no contracto. Assim sendo os ENVC apesar de terem feito o seu trabalho de uma forma exemplar sao culpados por nao respeitarem o contracto (e muito bem, o que infelizmente nao serviu de liçao aos ENVC, veja-se a venda do navio para a Venezuela). No entanto e já que estamos a falar de argoladas, certamente que o Governo Regional dos Açores cometeu uma ainda maior ao gastar dinheiro dos contribuintes na compra do projecto do Atlantida sem ter consultado alguém que soubesse do assunto para lhe dizer que o projecto era um autentico aborto (o pessoal tem tendencia para se esquecer disto).

Os ENVC assumiram o erro, devolveram o dinheiro e ficaram com o Atlantida, (ah, e nao se esqueça do Anticiclone, cujos módulos estao prontos e a maquinaria já foi comprada, o que aumenta o prejuízo deles). Agora querem mais dinheiro? Haja bom senso.

De facto é uma pena que as ligaçoes no triangulo ainda sejam feitas com embarcaoes antigas o que de facto prejudica muito a regiao, mas é preciso um navio de luxo para isso? Para mim o Atlantida foi um projecto magalómano, que ficou demasiado caso para ser suportado, e quem acabou por ficar mal na fotografia foram os ENVC que passam por incompetentes unica e exclusivamente por nao saberem rejeitar um projecto, ou emendar contractos. Mas a Atlanticoline quer parecer a virgem imaculada quando nao o é.

Cumprimentos

PS- o concurso para os 2 novos ferries é quase €19m. Como é que pode haver uma disparidade tao grande em relaçao ao Atlantida e ao Anticiclone? Algo me diz que tem os novos ferries nao vao ter casino  :mrgreen:
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #301 em: Outubro 03, 2011, 05:11:35 pm »
Lampuka:

Eu  so quero que a Atlanticoline entre com um processo de execuçao e penhora:  

O que é que os ENVC tem que seja penhoravel?

O Atlantida ultrapassa em muito o valor da penhora
As ferramentas de trabalho nao podem ser penhoradas
Dinheiro os ENVC nao tem.

O que sobra?

Tem aqui as toneladas de aço e a maquinaria do anticiclone!
 Assim vao levar um navio em peças para os Açores!
 Nao merecem outra coisa!

Desde o inicio a Atlanticoline esta neste processo de má fé, os açoreanos nao conseguem ver isso
talvez por eles proprios serem refens nas suas ilhas dessa mesma empresa!
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #302 em: Outubro 03, 2011, 05:21:13 pm »
Miguelbud:
 
Ainda nao conheces o projecto dos novos ferrys?

Foi feito em Inglaterra
Mais uma vez demonstram desrespeito pelas empresas Nacionais!

E como os Açores é uma zona onde nunca chove tem o cardeck a ceu aberto  e metade dos passageiros vao a chuva tambem! :mrgreen:
em dias de chuva os ferrys ficam com metade da lotação  a nao ser que vão de guarda chuva aberto!




Os proprios Estaleiros navais do Mondego  tem construido Ferrys muito mais sofisticados!
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 508 vez(es)
  • +297/-1822
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #303 em: Outubro 03, 2011, 07:09:45 pm »
Oh senhores, mais uma vez vos peço, contenham-se e não baralhem as coisas ainda mais.
Os ferrys agora a concurso nada têm a ver com o Atlantida e o Anticiclone. Estes são para renovar os actuais "Expressos" e "Cruzeiros" a operar há vários anos através da Transmaçor, agora propriedade da Atlanticoline. Fazem apenas viagens entre Pico, Faial e São Jorge, que formam o tal triângulo e onde o transporte maritimo não tem nada a ver com o resto da região porque:
1-Mantém-se durante todo o ano e desde há muitos anos sem interrupções
2-São viagens que variam entre os 20 minutos e os 45 minutos porto a porto
3-Fazem-se várias viagens diariamente entre Faial e Pico e pelo menos uma também a São Jorge
4-A novidade será o transporte também de viaturas quando até agora apenas iam passageiros e alguma carga
5-Faz-se também o transporte de doentes por este meio com alguma frequência

Ao fim ao cabo, é tipo o cacilheiro, só que entre as três ilhas mais próximas do arquipélago.

Sendo assim, entenda-se que não se encolheram os navios, não se prescindiu do casino nem tão pouco dos camarotes. São coisas diferentes e, portanto, também com valores muito diferentes.

Oportunamente vou-vos contar uma história... :wink:

Saudações atlânticas...
João Pereira
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #304 em: Outubro 03, 2011, 07:55:15 pm »
Eu no final desta história so quero saber quem e que vai preso!
Seja do lado da Atlanticoline seja do lado dos ENVC (EMPORDEF)
 Nao se pode andar a brincar assim com os dinheiros Públicos!
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 103 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +43/-253
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #305 em: Outubro 03, 2011, 11:23:02 pm »
Citação de: "chaimites"
Miguelbud:
Ainda nao conheces o projecto dos novos ferrys?
Já tinha visto este e o outro, e ambos faziam parte do projecto que a Damen ganhou e depois desistiu, por ver que os navios nao atingiriam a velocidade contratualizada. Agora dizes-me que foi projectado em Inglaterra  :shock:  :shock: A Damen faz outsourcing dos projectos e dedica-se somente ás actividades dos robots do malho?

Confesso que até gostei do design deste, no entanto depois de ter olhado bem para ele fez-me lembrar um ferry que eu apanhei quando fui de Corfu para a Albania e vi que para os Açores é mau. Mesmo que nao chova levar com a brisa Atlantica na cara durante o inverno nao deve ser muito agradável.

Citação de: "Lampuka"
Oh senhores, mais uma vez vos peço, contenham-se e não baralhem as coisas ainda mais.
Caro Lampuka, O Atlantida sempre foi apresentado na comunicaçao social como o ferry que juntamente com o Anticiclone iriam substituir as actuais embarcaçoes que fazem o transporte nas chamadas ilhas do triangulo. Seria um navio muito mais confortável, poderia transportar veículos e melhoraria o transporte de doentes. Quando nos contar a história talvez possamos compreender melhor, mas os factos sao os que foram mencionados.

Citação de: "Lampuka"
Sendo assim, entenda-se que não se encolheram os navios, não se prescindiu do casino nem tão pouco dos camarotes. São coisas diferentes e, portanto, também com valores muito diferentes.
Tem toda a razao quando diz que nao se encolheram os navios, aliás, o seu comprimento foi até aumentado neste terceiro concurso. No entanto eu falei em € Lampuka e neste novo concurso os numeros sao 18.7milhoes de euros pelos 2 ferries. No Atlantida falava-se em 30 e tal milhoes, nao sei se era só o Atlantida ou se incluia o Anticiclone também. De qualquer das formas os valores sao muito díspares o que leva a crer que houve aqui gato, e como  na altura tanto o Governo Regional como o da República tinham a mesma cor, acredito piamente que o Atlantida foi o TGV dos Açores.

Cumprimentos aos dois
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 508 vez(es)
  • +297/-1822
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #306 em: Outubro 04, 2011, 01:19:22 am »
Citar
O Atlantida sempre foi apresentado na comunicaçao social como o ferry que juntamente com o Anticiclone iriam substituir as actuais embarcaçoes que fazem o transporte nas chamadas ilhas do triangulo. Seria um navio muito mais confortável, poderia transportar veículos e melhoraria o transporte de doentes.
Nunca, se assim o entenderam perceberam mal, até porque a Transmaçor que é a responsável pelo transporte maritimo nas ilhas do triângulo só agora passou a ser parte da Atlanticoline.
Além disso são, serão e sempre foram, como já anteriormente expliquei, realidades completamente diferentes.
Quanto à "história" prometida não passa disso mesmo, de um resumo do que tem sido o transporte maritimo de passageiros na região e da forma como se chegou ao panorama actual.
Perdoem-me mas terá de ser mais tarde porque isto não anda fácil em termos de trabalho...

Abraço,
João Pereira
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #307 em: Outubro 04, 2011, 01:46:22 am »
Citar
Já tinha visto este e o outro, e ambos faziam parte do projecto que a Damen ganhou e depois desistiu, por ver que os navios nao atingiriam a velocidade contratualizada. Agora dizes-me que foi projectado em Inglaterra    A Damen faz outsourcing dos projectos e dedica-se somente ás actividades dos robots do malho?


Posso ter-te enduzido em erro o que foi feto em Inglaterra foi  o ante-projecto

A  Atlanticoline encomendou á BMT Nigel Gee Limited o ante-projecto dos ferrys
A realização do ante-projecto tem por finalidade a preparação dos documentos técnicos que servem de base para a apresentaçao das propostas por parte dos estaleiros concorrentes
 
 Esta fase do ante-projeto pode ser ultrapassada se o Armador optar por  um navio  com projeto ja existente no mercado, e nao optar por design próprio.
 Mas como nos Açores há petroleo e a Troika ainda não chegou lá optaram pela via mais cara.

Este ante-projecto é entregue aos estaleiros concorrentes juntamente com os requesito técnicos pretendidos pelo Armador.
O gabinete de projecto basico de cada estaleiro  decide se a proposta  tem possibilidade de ser exequivel ou nao!
Se decide que é viável, entao o estaleiro avança com um proposta de construção.
So então é que se avança para  o projecto detalhado do navio

A Damen  viu que o ante-projecto apresentado nao era compativel com os requesitos tecnicos exigidos pelo Armador  e pediu a Atlanticoline que efectuasse as alteraçoes  convenientes,  como estes nao resolveram o problema recusaram a construção!
 
O Erro no Atlantida esteve aqui!
"Alguem" assinou o contrato  de construção  do dia para a noite sem sequer consultar o gabinete de projeto basico dos ENVC para conferir a viabilidade do mesmo.
Algo que nunca se tinha passado ate então nos ENVC
« Última modificação: Outubro 04, 2011, 06:10:40 am por chaimites »
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #308 em: Outubro 04, 2011, 01:52:35 am »
Lampuka:

 Quando é que os Açoreanos se libertam das correntes em que estão presos!?
 Os Transportes nos Açores são um roubo!
 Uma galinha de ovos de ouro, para meia duzia, que enriquece a custa do isolamento dos outros!

Abraço!

PS: E nao te esqueças que o caso Atlantida nao é nenhuma guerra entre os ENVC e os Açoreanos!
Acho que neste caso foram os dois vitimas da lamentável Gestao Pública que temos neste País!
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 103 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +43/-253
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #309 em: Outubro 04, 2011, 10:35:27 am »
Citação de: "chaimites"
Posso ter-te enduzido em erro o que foi feto em Inglaterra foi o ante-projecto
OK, fiquei esclarecido. Mais uma vez lamento que nao se faça isso em Portugal.

Já agora Chaimites, nao é hoje que se sabe o futuro dos estaleiros? Ando a vasculhar na net, mas nao encontro nada sobre o assunto e tinha ideia que a decisao tinha sido adiada para hoje.
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 508 vez(es)
  • +297/-1822
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #310 em: Outubro 04, 2011, 03:03:35 pm »
Citar
Mas como nos Açores há petroleo e a Troika ainda não chegou lá optaram pela via mais cara.
Calminha amigo, não nos confunda com a origem da desgraça em que o país está porque nós aqui não temos "buracos" estilo Madeira nem ainda piores do tipo que existiriam se separassem as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e contabilizassem as dívidas destas, nem derretemos dinheiro em estádios para Euros, nem em Expos, nem tão pouco temos os prejuízos das CP, Refer, TAP e outras parecidas, etc... Tudo isso nos passou ao lado e poucos proveitos nos trouxeram, portanto não "emprenhem pelos ouvidos" a dizer que todos os problemas advêm das regiões autónomas.
Citar
Este ante-projecto é entregue aos estaleiros concorrentes juntamente com os requesito técnicos pretendidos pelo Armador.
O gabinete de projecto basico de cada estaleiro decide se a proposta tem possibilidade de ser exequivel ou nao!
Se decide que é viável, entao o estaleiro avança com um proposta de construção.
So então é que se avança para o projecto detalhado do navio

A Damen viu que o ante-projecto apresentado nao era compativel com os requesitos tecnicos exigidos pelo Armador e pediu a Atlanticoline que efectuasse as alteraçoes convenientes, como estes nao resolveram o problema recusaram a construção!

O Erro no Atlantida esteve aqui!
"Alguem" assinou o contrato de construção do dia para a noite sem sequer consultar o gabinete de projeto basico dos ENVC para conferir a viabilidade do mesmo.
Algo que nunca se tinha passado ate então nos ENVC
Isto sim é que é o cerne da questão...
Amadorismo? Negligência? Incompetência? Tudo junto ou ainda mais alguma "coisa"?
Quem foram os responsáveis, onde estão e que penalizações tiveram ou terão?
Abraço,
João Pereira
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #311 em: Outubro 04, 2011, 10:27:02 pm »
Citar
Isto sim é que é o cerne da questão...
Amadorismo? Negligência? Incompetência? Tudo junto ou ainda mais alguma "coisa"?
Quem foram os responsáveis, onde estão e que penalizações tiveram ou terão?

A negociata do navio foi feita entre  Administração EMPORDEF e ATLANTICOLINE
Nenhum técnico dos ENVC teve nada a ver com a assinatura do contrato de construção


Aos técnicos dos ENVC foi entregue uma aberração de projecto que tinha erros dignos de um aluno de 1ºano de engenharria naval
Tomem lá e construam!

Até te digo mais, o resultado final é um Hino á competencia dos  tecnicos dos ENVC , perante tal chafordice de projecto

Depois,
mao sei se esta a par do processo de construção de um navio,
Nada é feito unilateralmente, o Armador; esta sempre presente, desde a escolha das chapas atá ao motor, tudo passa pela mao dos representantes do Armador no estaleiro.
Nao há um único traço num navio que não tenha, nem leve a assinatura do representante do Armador por baixo!

Os Representantes da Atlannticoline que acompanharam a construção   assumiram tudo o que se fez no navio, daí a surpresa geral quando se deu
a recusa!
E só ha 2 opçôes, ou nao sabiam o que estavam a fazer ou foi pura má fé!  

Os responsaveis?  no acordo assinado por ENVC e Atlanticoline diz:

" na origem das divergencias  estarão eventuais responsabilidades de terceiros"

quem e que sao os "terceiros"?
Eu só fico feliz quando vir alguem preso!




Citar
Calminha amigo, não nos confunda com a origem da desgraça em que o país está porque nós aqui não temos "buracos" estilo Madeira nem ainda piores do tipo que existiriam se separassem as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e contabilizassem as dívidas destas, nem derretemos dinheiro em estádios para Euros, nem em Expos, nem tão pouco temos os prejuízos das CP, Refer, TAP e outras parecidas, etc... Tudo isso nos passou ao lado e poucos proveitos nos trouxeram, portanto não "emprenhem pelos ouvidos" a dizer que todos os problemas advêm das regiões autónomas.

Ninguem esta a dizer que os Açores tem buracos como a madeira,

Mas tambem te digo uma coisa: com o dinheiro gasto nos ultimos anos em fretamentos de navios, ja tinham comprado a frota Russa do Mar Negro :mrgreen:
E tu sabes melhor que minguem, quem é que enriquece com o isolamento das ilhas Açoreanas!
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 508 vez(es)
  • +297/-1822
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #312 em: Outubro 05, 2011, 01:58:07 am »
Eu continuo a insistir que, independentemente de terem ou não existido falhas no acompanhamento por parte da Atlanticoline, a responsabilidade maior é sempre dos estaleiros porque, entre outras coisas, foram eles que venderam os navios e portanto, a responsabilidade da sua construção é deles.
Se o projecto é uma aberração, não construiam. Ou faziam-no sob a responsabilidade da Atlanticoline, coisa que me parece que não aconteceu.
Além disso, o problema da não aceitação do navio devido à velocidade é só a ponta do iceberg. Os problemas maiores começaram anteriormente quando o navio não passa nos testes de estabilidade lateral em caso de avaria e depois, tudo o que serviu para corrigir essa falha piorou a situação. O engraçado é que quando essa primeira falha "transpirou" cá para fora e se começou a por em causa a qualidade dos navios que se estavam a construir, o governo regional socialista até saiu em defesa dos estaleiros porque confiava nas suas capacidades técnicas e estava convicto que os problemas seriam ultrapassados.
Depois disso, e já nos testes para entrega, é que o verniz estalou.
Só que há coisas que ainda não percebi, como por exemplo, o aparecimento do projecto russo no esquema. A ideia que tenho é que foi "impingido" pelo governo da república na altura em que o Sr. Putin visitou Portugal e onde, entre outras coisas, também vendeu os KAMOV cujo negócio também foi posto em causa.
Segunda questão, impingiu à Atlânticoline ou aos ENVC? É que são situações muito diferentes.
E a responsabilidade da EMPORDEF nisto tudo?
Abraço,
João Pereira
 

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1117
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 508 vez(es)
  • +297/-1822
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #313 em: Outubro 05, 2011, 02:11:50 am »
Citar
Mas tambem te digo uma coisa: com o dinheiro gasto nos ultimos anos em fretamentos de navios, ja tinham comprado a frota Russa do Mar Negro
E tu sabes melhor que minguem, quem é que enriquece com o isolamento das ilhas Açoreanas!
Estea é, sem dúvida, uma das maiores falhas do governo regional socialista.
Mérito lhes seja feito por reactivarem de forma mais completa o inexistente há bastante tempo transporte de passageiros interilhas para lá do triângulo.
Mas tirando os primeiros anos, ainda com a Açorline e o navio Golfinho Azul, em que a novidade encobriu as falhas, tem sido trapalhada atrás de trapalhada, o que é uma pena...
João Pereira
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #314 em: Outubro 05, 2011, 12:23:19 pm »
Lampuka

Quanto ao Atlantida nao adianta estarmos aqui a discutir o sexo dos Anjos!
Sao todos pessoas sérias, uns "meninos do coro"!
e como diz o memorando de entendimento:  "Eventuais responsabilidades de terceiros"   foram os terceiros que fizeram a borrada!


Estas são para o ICE 1A+