Ingresso no Exército

• 5603 Respostas
  • 1354174 Visualizações
*

rui duarte

• 23
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1440 em: Maio 14, 2009, 04:41:42 pm »
Actualmente só ha recruta em Mafra (Escola pratica de Infantaria) e em Gaia (Regimento de Artilharia Nº5) nestes dois locais tem-se a formaçao geral comum de praças, ou seja formam-te enquanto militar geral.

Depois de passares os 3 meses de recruta num destes locais que eu disse acima vais ser colocado onde houver vagas e conforme a nota final da recruta, depois conforme as unidades podes ter um breve curso de especialiade ou... vais aprendendo com o tempo. Regra geral e pelo que sei em santa margarida todas as unidades fazem um breve curso.

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12991
  • Recebeu: 3357 vez(es)
  • Enviou: 7963 vez(es)
  • +1260/-2114
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #1441 em: Maio 15, 2009, 11:22:38 pm »
E vai começar a ser dada também na EPS.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #1442 em: Maio 16, 2009, 02:35:40 pm »
Actualmente só ha recruta em Mafra (Escola pratica de Infantaria) e em Gaia (Regimento de Artilharia Nº5) nestes dois locais tem-se a formaçao geral comum de praças, ou seja formam-te enquanto militar geral.

Onde é que é feita a instrução e a pratica de tiro no caso dos recrutas do RISP?

Do ponto de vista de umas saidas à noite e dos transportes parece-me uma boa escolha. Mas tb o será de um ponto de vista das instalações e equipamentos disponiveis?
::..Trafaria..::

*

rui duarte

• 23
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1443 em: Maio 16, 2009, 06:46:23 pm »
HSMW: vai RE-começar :wink:

Trafaria: queres explicar o que é o RISP?

Quanto a escolha dos locais nao faço ideia, mas em mafra as instalações do famoso "alto da vela" eram as dos comandos e estavam impecaveis, muito melhores do que as dos proprios graduados no convento, ja o pessoal do CFS/CFO tambem tinham direito a boas instalações
Do RA5 nao sei porque nunca por la passei

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #1444 em: Maio 17, 2009, 12:59:56 am »
Quero:
O que pretendia escrever era RASP (Regimento de Artilharia da Serra do Pilar).
Julgo ser lá que está localizada a formação/Norte dos praças; actual RA5.
::..Trafaria..::

*

rui duarte

• 23
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1445 em: Maio 17, 2009, 02:28:39 am »
Trafaria: ainda esta semana respondo aqui á pergunta, tenho de ir falar com pessoal que fez recruta la  :wink:

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-300
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #1446 em: Maio 17, 2009, 10:52:02 am »
Citação de: "LeandroScorpion"
Boas ...

Eu tenho 17 anos (faço 18 no mês de Outubro) e estou a pensar voluntariar-me ao exercito (eu e a minha namorada que tem 18 já)!

Mas ainda tenho varias questões pendentes já liguei duas vezes para a linha grátis que eles disponibilizam e através disso la consegui reter qualquer coisita mas gostava de ouvir mais opiniões !

Queria ver se me podia responder as mesmas neste fórum que acompanho a um certo tempo !

O que nos aconselham ? Gostaria-mos de fazer vida militar porque alem de termos vontade e gostarmos de tudo o que a vida militar nos pode oferecer, a sensação única de poder honrar o nosso pais e a nossa bandeira é gratificante !

O que estávamos a pensar era fazer a formação inicial e depois ingressar no curso de praças e servir o exercito !  

Acham que é fácil ficarmos no mesmo Campo Militar (vivemos na zona de Santarém) ?
Iremos receber algum dinheiro enquanto fazemos a formação-instrução para praças ?

Por favor ajudem me se puderem e contem a vossa experiência enquanto militares e o que fizeram, seria uma grande ajuda   :wink:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'

Cumprimentos

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • +118/-300
(sem assunto)
« Responder #1447 em: Maio 17, 2009, 10:52:36 am »
Citação de: "Ranger Rebelde"
Boas!

Depende muito dos vossos objectivos e habilitações literárias. Senão vejamos:

- Se o vosso objectivo é o de concorrerem à AM (Academia Militar) ou ESE (Escola de Sargentos do Exército) para poderem integrar os Quadros Permanentes do Exército, estas são as únicas formas de ficarem na "tropa toda a vida" (que habilitações possuem?);

- Se pretendem ingressar nas forças de segurança pública (PSP, GNR, etc.) não é necessário perderem tempo no Exército, pois concorrem directamente às ditas;

- Se pretendem prosseguir estudos, aconselho vivamente a estudar antes de irem para o Exército, porque lá dentro é muito difícil conciliar ambos, depende muito das Unidades Militares e pseudo justificações dos comandantes das Unidades;

- Se querem apenas ficar 6 anos como praças, que é o actual regime de voluntariado e contrato, então é uma total perda de tempo e de juventude e no final, o desemprego espera-os cá fora.

Portanto, os meus amigos têm que decidir o que será melhor para os dois, porque por mais que o ppl deste fórum tenha muita boa vontade, só os interessados têm a decisão final nas mãos, e as vivências que cada um tenha no Exército é muito subjectivo: uns gostaram, outros nem por isso, outros nem sabem o que é tropa, outros andam por cá a tentar iludir (enganar) o ppl... :wink:

Boa sorte!
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Cumprimentos

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • +118/-300
(sem assunto)
« Responder #1448 em: Maio 17, 2009, 10:53:17 am »
Apenas o 9 ano porque infelizmente consequências da vida fizeram nos desistir do secundário (estávamos ambos no 11º) e a nossa vida actual não dá para estudar (livros, transportes, comida,) e como estamos desempregados é uma das únicas soluções a vista  :(

Obrigado pela resposta Ranger Rebelde    :!:

Cumprimentos

*

rui duarte

• 23
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1449 em: Maio 17, 2009, 11:14:26 am »
Leandro vou te responder as tuas perguntas e depois vou-te dar a minha opiniao pessoal.

Actualmente é muito mas muito improvavel se um militar que se de como interessado para ir para santa margarida nao ir la parar (mesmo os que nao queriam ir la estao lol)
No primeiro mes da recruta recebes sensivelmente 200€ nos 2 meses seguintes vais receber cerca de 450€ e a partir dai recebes o normal de um soldado com os devidos descontos.

Agora a minha opiniao pessoal tendo em conta a unidade em que estou em santa margarida: é mesmo muito dificil estudar, poucos sao os dias em que vais ter tempo para isso, quase nunca és dispensado as 17 e outras tantas vezes estas de serviço. Se nao tiveres carro para sair do campo militar ainda mais complicado se torna! Mas nada é possivel e tens ate uma oportunidade de estudar e fazer os testes dentro da unidade (Centro Naval de Ensino a Distancia)
Com empenho tudo se faz.

(sem assunto)
« Responder #1450 em: Maio 17, 2009, 12:34:36 pm »
Citação de: "rui duarte"
Leandro vou te responder as tuas perguntas e depois vou-te dar a minha opiniao pessoal.

Actualmente é muito mas muito improvavel se um militar que se de como interessado para ir para santa margarida nao ir la parar (mesmo os que nao queriam ir la estao lol)
No primeiro mes da recruta recebes sensivelmente 200€ nos 2 meses seguintes vais receber cerca de 450€ e a partir dai recebes o normal de um soldado com os devidos descontos.

Agora a minha opiniao pessoal tendo em conta a unidade em que estou em santa margarida: é mesmo muito dificil estudar, poucos sao os dias em que vais ter tempo para isso, quase nunca és dispensado as 17 e outras tantas vezes estas de serviço. Se nao tiveres carro para sair do campo militar ainda mais complicado se torna! Mas nada é possivel e tens ate uma oportunidade de estudar e fazer os testes dentro da unidade (Centro Naval de Ensino a Distancia)
Com empenho tudo se faz.

Obrigado rui pela tua resposta já me esclareceste muita coisa que ainda precisava de saber !
Na realidade eu e a minha namorada estávamos mesmo interessados em ir para santa margarida porque parece ter muito boas condições e acima de tudo é sensivelmente perto de onde moro ! Tens razão quanto a isso de estudar, um militar nos primeiros anos dificilmente tem tempo livre...
Mas é algo que queremos realmente (e uma das únicas saídas para nos)
E empenho é algo que sempre fiz na minha vida e espero conseguir tudo o que pretendo no exercito , vai ser difícil mas a vida actual é difícil por si só !

Mais uma vez obrigado  :roll:

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1451 em: Maio 17, 2009, 12:42:37 pm »
Apenas o 9 ano porque infelizmente consequências da vida fizeram nos desistir do secundário (estávamos ambos no 11º) e a nossa vida actual não dá para estudar (livros, transportes, comida,) e como estamos desempregados é uma das únicas soluções a vista  :(

Obrigado pela resposta Ranger Rebelde    :(

Deixo-vos o panorama, que no campo das hipóteses, é o mais negro, de facto, para terem consciência do que poderá ser o futuro, como também poderão ter a sorte de serem incorporados numa Unidade Militar, onde possam conciliar estudos com a vida militar, contudo e após a selecção (física e psico-técnica), fase da recruta, especialidade que vão seguir, vagas e necessidades de militares nas unidades, e outros factores inerentes, cumprirem serviço militar na mesma unidade poderá ser um "tiro no escuro"... :?

De qualquer das formas fica o meu ponto de vista, que tem o valor que tem, pois só os 2 poderão decidir depois de ponderarem os prós e contras.

Boa sorte e desejo-vos muito sucesso profissional.

(sem assunto)
« Responder #1452 em: Maio 17, 2009, 01:02:11 pm »
Citação de: "Ranger Rebelde"

Obrigado pela resposta Ranger Rebelde    :(

Deixo-vos o panorama, que no campo das hipóteses, é o mais negro, de facto, para terem consciência do que poderá ser o futuro, como também poderão ter a sorte de serem incorporados numa Unidade Militar, onde possam conciliar estudos com a vida militar, contudo e após a selecção (física e psico-técnica), fase da recruta, especialidade que vão seguir, vagas e necessidades de militares nas unidades, e outros factores inerentes, cumprirem serviço militar na mesma unidade poderá ser um "tiro no escuro"... :(
Concordo com tudo o que disse e esse cenário que descreveu é o que mais me tem inquietado nos últimos tempos mas temos que arriscar mesmo sendo 6 anos perdidos espero conseguirmos terminar os estudos lá e claro juntar algum dinheiro e depois lançarmos nos para o mercado de trabalho (quem sabe se daqui a 6 anos este mundo/país mude) !
Não podemos é ficar parados a espera que as coisas aconteçam porque assim ninguém vai longe ....
Mesmo sabendo essa realidade teremos de seguir esse caminho  porque é um dos poucos que nos restam (mais de 300 entrevistas para emprego e nem um sim ou um talvez num espaço de 2 meses deita qualquer um abaixo de certeza) :roll:

*

CL

• 49
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1453 em: Maio 17, 2009, 02:19:04 pm »
Leandro vou-te ser muito sincera e frontal. Na minha opinião, se tu e a tua namorada conseguirem entrar para o exército, para a mesma unidade e quem sabe para o mesmo pelotão vão ter de ter muita coragem…porque primeiro é provável que não vás gostar muito da maneira como vão falar com ela; nem ela vai gostar muito de ver como, em certas situações, vão falar contigo.
Já para uma pessoa que tem namorado (a) cá fora é muito difícil, em termos psicológicos imagina quanto os dois estão no mesmo sítio.
Agora a divagar: imaginemos que estão os dois no mesmo pelotão a fazer um exercício complicado e que requeira muita capacidade física, e que a tua namorada já estava estafada e não o consiga fazer nem lhe seja permitido fazer esse tal exercício com ajuda. Como te irias sentir com tamanha sensação de impotência?
Mas não me interpretes mal: porque eu acho que se querem realmente seguir com isto para a frente, FORÇA (devem é ir cientes de que as coisas não vão ser nada fácies!!)
« Última modificação: Maio 17, 2009, 08:20:03 pm por CL »

(sem assunto)
« Responder #1454 em: Maio 17, 2009, 03:02:13 pm »
Citação de: "CL"
Leandro vou-te ser muito sincera e frontal. Na minha opinião, se tu e a tua namorada conseguirem entrar para o exército, para a mesma unidade e quem sabe para o mesmo Pelotão vão ter de ter muita coragem…porque primeiro é provável que não vás gostar muito da maneira como vão falar com ela; nem ela vai gostar muito de ver como, em certas situações, vão falar contigo.
Já para uma pessoa que tem namorado (a) cá fora é muito difícil, em termos psicológicos imagina quanto os dois estão no mesmo sítio.
Agora a divagar: imaginemos que estão os dois no mesmo Plutão a fazer um exercício complicado e que requeira muita capacidade física, e que a tua namorada já estava estafada e não o consiga fazer nem lhe seja permitido fazer esse tal exercício com ajuda. Como te irias sentir com tamanha sensação de impotência?
Mas não me interpretes mal: porque eu acho que se querem realmente seguir com isto para a frente, FORÇA (devem é ir cientes de que as coisas não vão ser nada fácies!!)

CL obrigado por a tua opinião !
Sabemos que é uma situação complicada e depois de lermos a tua resposta conversamos sobre isso .
Eu tenho a noção que para se estar no exercito temos de ter tanto força mental como física,  que as coisas são complicadas e que temos de ser submetidos a uma rigorosa disciplina (não tanto como a uns anos atrás mas mesmo assim rigorosa) e quem não estiver preparado para isso não deve nem sequer pensar na ideia de entrar no exercito e ser formado para ser o melhor profissional possível ! Nos já temos noção dessas coisas e não é por isso que vamos desistir, se o comandante ou o nosso superior disser algo apenas temos de "baixar a bolinha" como se diz ... Claro que é complicado muitas vezes e que as vezes só apetece responder e dizer umas asneirada sobre a mãe e o pai do determinado senhor/senhora mas temos de nos controlar e aceitar, é parecido a situação de um patrão de uma empresa qualquer a dizer que fizemos mal uma coisa que nos deu tanto trabalho a fazer !  

Obrigado pela tua resposta fez nos pensar um pouco mas não te preocupes que nós iremos ter força, quanto mais se essa situação acontecer (ficarmos no mesmo pelotão e na mesma unidade)   um simples olhar ou pensamento é o suficiente para activar o "HULK" que temos dentro de nós  :roll:  :!:  

Obrigado CL
« Última modificação: Maio 17, 2009, 04:04:22 pm por LeandroScorpion »