eu estou a pensar seriamente em ingressar no exercito mas nao queria ao fim de 7 anos ser mandado pra rua, queria ficar nos quadros na classe de sargentos
Tiago:
Possivelmente tenho filhos da tua idade. Portanto considera este post como conversa do cota.
Vamos lá ver. O teu interesse em ficar no quadro acho que só deve ter duas razões objectivas:
a) achas que a vida militar te realiza e é isso que queres para o teu futuro, é por aí que passa a tua felicidade ( já te informaste dos espinhos?... ).
b) achas que é emprego certo, o patrão não é exigente, o salário até pode ser curto mas é pontual, a palavra desemprego não existirá e até à reforma já não te chateias mais.
Pois bem! Se estás na opção a) qual é o problema? atira-te e depois de lá estares tens todas as oportunidades de estudar, de te valorizar e concorrer a situações que permitem progredir. A não ser que pretendas ir apenas beber uns canecos, comer umas gajas e os 7 anos passam e depois levas guia de marcha.
E aí tens um problema. Já não tens 18 anos e qualificações não há e vais a uma empresa procurar emprego e és cilindrado por outros melhor preparados.
7 anos são muito tempo. Terás oportunidades de progredir, tens é que trabalhar e estudar, caso contrário vais... com os porcos.
Achas que, por exemplo, os oficiais fazem a Academia e depois até general é sempre a subir? Não há trabalho, não há cursos, estudar e muito?
Achas que numa empresa se entra e se é logo administrador, director-geral ou qualquer cargo superior? Muitas das pessoas que estão nestes cargos começaram bem por baixo e a ganhar muito pouco , exceptuando o Belmiro de Azevedo que o filho começou logo como administrador mas aí o pai é o dono.
Se não tens pais ricos, vai ao...
Isto é assim: se é isto que queres, não tenhas medo nem tenhas vergonha de começar por limpar as cavalariças. Desde que tenhas oportunidades e tempo para te preparares para elas, vai à luta. Se não conseguires a culpa é só tua. Não foste capaz.
Se te enquadras na opção b), tem cuidado. Já estás derrotado porque o mundo é feito de competição, mesmo muita. Se aos 18 anos pensas assim, estás frito. Cada vez há mais competição, tudo é difícil de obter. Nada está garantido, vais ter que lutar pelo que queres. Se achas que te vão dar de forma grátis o teu futuro, já foste. És tu que vais ter que trabalhar, lutar e demonstar que o que és ou terás foste tu que o conseguiste, com trabalho, qualificação e estudo.
e que voume ja inscrever e gostaria de ficar nos quadros.
Aplica-te e empenha-te, estuda, valoriza-te e tem os olhos abertos para todas as oportunidades e traça objectivos ambiciosos. Porque é que daqui a um tempo não podes até chegar à academia?
Cumprimentos,