Por falar nisso, que acham a medida do governo de começar a promover nas FAs por mérito em vez de ser exclusivamente por antiguidade? Uma boa medida, na minha opinião, que apenas peca por ser tardia.
As promoções nas FA não são exclusivamente por antiguidade. As promoções de Capitão (1TEN) a Major (CTEN), de Tenente-Coronel (CFG) a Coronel (CMG) e de Coronel para o Generalato são por escolha, portanto por mérito.
Nas categoria de Sargentos também há promoções que são por escolha.
Concordo em teoria com que as promoções passem a ser exclusivamente por mérito, no entanto a forma como o mérito é avaliado tem que ser algo muito bem ponderado para evitar injustiças como as que existem actualmente, bem como a implementação de um sistema de gestão de carreiras, entre outras coisas ...
Ora aqui está uma pessoa bem informada :!: :twisted:
Não é só mandar postas de pescada, criticar a instituição é muito fácil, só que por vezes dão-se muitos tiros nos pés. é o que acontece quando as pessoas não se informam e pensam que a carreira dos militares é igual à dos funcionários publicos.

o avaliado

2º avaliador que é o superior hierárquico do 1ºavaliador
As avaliações podem ser anuais, sempre que destaca o 1ºavaliador (Chefe de serviço), sempre que destaca o avaliado ou ainda por processos disciplinares ou por condecorações.
As avaliações são feitas a diversos itens superiormente estabelecidos e iguais para todos os militares.
A avaliação é feita pelo 1ºavaliador, que dá conhecimento ao avaliado. O avaliado ao tomar conhecimento dá a sua opinião sobre a mesma, concordando ou não e argumenta se assim o pretender e assina. O passo seguinte é o 2ºavaliador dar o seu parcer, este parcer resume-se a dizer se a avaliação foi justa, Subavaliada ou Sobreavaliada.
Com base nesta avaliação, louvores, medalhas ou castigos é que os militares são ou não escolhidos ou preteridos nas promoções. Sendo esta avaliação classificada como confidencial.
É isto que se passa de modo muito resumido.