Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3797 Respostas
  • 938302 Visualizações
*

Desertas

  • Perito
  • **
  • 338
  • +0/-0
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #780 em: Janeiro 31, 2011, 01:18:32 am »
Citação de: "teXou"
Citação de: "Instrutor"
... Grippen monomotor barato e sofisticado como a nossa FAP quer.... contudo só ainda dois países (que eu saiba) tem planos de adquir (Africa do Sul e Suécia).
Citar


... Gripen is in service with the Swedish, Czech Republic, Hungarian and South African Air Forces and has also been ordered by Thailand....

http://www.gripen.com/en/GripenFighter/TheGripenFighter.htm

O Grippen não utiliza uma variante do motor do F-18 Hornet o General Electric F-404?
Este motor já não está um pouco ultrapassado ?
A razão da minha dúvida é que a Boeing escolheu o General Electric F-414 para o F-18 Super Hornet em vez duma evolução do General Electric F-404.

Um Abraço
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted
 

*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #781 em: Janeiro 31, 2011, 11:39:19 am »
Citação de: "Desertas"
O Grippen não utiliza uma variante do motor do F-18 Hornet o General Electric F-404?
Este motor já não está um pouco ultrapassado ?
A razão da minha dúvida é que a Boeing escolheu o General Electric F-414 para o F-18 Super Hornet em vez duma evolução do General Electric F-404.

Um Abraço

No website da Saab.

Citar
...
Powerplant:
The Volvo Aero Corporation RM12 is a modular, fuel efficient, low bypass ratio afterburning turbofan in the 80 KN (18,000lb) thrust class. It is based on the General Electric F-404-400 which has attained several million flight hours in operations world wide - with several enhancements incorporated by Volvo including increased thrust and bird strike resistance.

http://www.gripen.com/en/GripenFighter/TechnicalSummary.htm
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +1/-0
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #782 em: Janeiro 31, 2011, 03:08:17 pm »
Citação de: "teXou"

Esse avião é lindíssimo. Se for escolhido para substituir o F16, irei ficar mesmo muito feliz. E é mais barato e tudo. E se for confirmada a sua capacidade de supercruise, e com todas as modernizações efectuadas até daqui a 15 anos, será quase, ou tão bom, como o F35.  Este ultimo, que não tem supercruise...
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #783 em: Janeiro 31, 2011, 04:25:11 pm »
Muito bonito mesmo, se for pela beleza... este para mim era o vencedor!
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5151
  • Recebeu: 745 vez(es)
  • Enviou: 1653 vez(es)
  • +8549/-4173
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #784 em: Janeiro 31, 2011, 05:12:41 pm »
JAS-39E/F é a nova designação para o NG.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6771
  • Recebeu: 7445 vez(es)
  • Enviou: 5060 vez(es)
  • +10184/-2923
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #785 em: Janeiro 31, 2011, 07:58:29 pm »
A propósito de motores, o do JAS-39E/F será equipado com o mais recente General Electric F414G, o mesmo do F/A-18E/F Super Hornet, embora com pequenas alterações dado o facto do Super Hornet ser bimotor e o Gripen monomotor. O protótipo do Gripen NG atingiu Mach 1.2 em supercruise com este novo motor.  :)


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +1/-0
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #786 em: Janeiro 31, 2011, 08:52:20 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
A propósito de motores, o do JAS-39E/F será equipado com o mais recente General Electric F414G, o mesmo do F/A-18E/F Super Hornet, embora com pequenas alterações dado o facto do Super Hornet ser bimotor e o Gripen monomotor. O protótipo do Gripen NG atingiu Mach 1.2 em supercruise com este novo motor.  :)



Com ou sem armamento?
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8057
  • Recebeu: 1378 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5279/-242
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #787 em: Janeiro 31, 2011, 08:54:51 pm »
Amigos, vamos continuar essa conversa antes aqui:  :arrow: viewtopic.php?f=27&t=5206&start=660
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6771
  • Recebeu: 7445 vez(es)
  • Enviou: 5060 vez(es)
  • +10184/-2923
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #788 em: Janeiro 31, 2011, 09:06:15 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Amigos, vamos continuar essa conversa antes aqui:  :arrow: http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... &start=660

Sorry, PM.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #789 em: Fevereiro 05, 2011, 11:17:19 am »
Citar
não há nenhum upgrade M6 instalado em nenhum MLU da EPAF, em principio e a correr bem, a versão M6 não seria desenvolvida e instalada, mas politícamente acabou-se por voltar atrás na decisão, o motivo disto chama-se problemas com o F-35, se as coisas tivessem a andar normalmente os primeiros F-35 na europa deveriam ficar operacionais por volta de 2016, se não estou em erro, mas tem havido sucessivos atrasos, e essa data está a ficar cada vez mais utópica, por vários motivos, a primeira é a escalada absurda de custos do F-35 , outra tem sido os constantes atrasos de desenvolvimento, outra é a pouca vontade dos USA fornecerem aos compradores europeus um avião 100% igual ao seu, com as mesmas capacidades a nivel de software e capacidade Stealth, ou seja posturas dos USA que tem irritado alguns países europeus que participam e pagam o desenvolvimento do F-35, ex. Holanda, Inglaterra, Italia, Noruega . Resumindo, com todos estes atrasos, problemas, e aumento de custos, com o F-35, os países europeus decidiram desenvolver mais uma tape do F-16 MLU a M6, e a M6.5, que será a derradeira. Esta tape começou a ser desenvolvida em 2008/2009, esta versão vai permitir ao F-16 usar novos armamentos como o AIM-120D AMRAAM, a GBU-39/B Small Diameter Bomb (SDB) e a GBU-54/B Laser JDAM (LJDAM), além de incorporar um sistema LINK 16 bastante melhorado. O upgrade para esta nova Tape dos F-16 da EPAF está prevista ser efectuada durante o ano de 2012.

http://www.forum9gs.net/viewtopic.php?f=12&t=428&start=450
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6771
  • Recebeu: 7445 vez(es)
  • Enviou: 5060 vez(es)
  • +10184/-2923
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #790 em: Fevereiro 05, 2011, 10:20:47 pm »
Só há uma questão que eu julgo ser uma pena a sua não incorporação na M6.5 tape: a mudança de radar para o AN/APG-68(v)9. De resto a adição da LJDAM, da GBU-39 e do "Super AMRAAM" AIM-120D são tudo boas notícias.  :arrow: http://wiki.scramble.nl/index.php/Lockh ... ing_Falcon[/quote]
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5151
  • Recebeu: 745 vez(es)
  • Enviou: 1653 vez(es)
  • +8549/-4173
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #791 em: Fevereiro 06, 2011, 12:18:31 am »
A LJDAM seria um bom complemento as actuais munições guiadas por GPS/laser.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13066
  • Recebeu: 3288 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1138/-1901
    • http://youtube.com/HSMW
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #792 em: Fevereiro 06, 2011, 03:11:45 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6771
  • Recebeu: 7445 vez(es)
  • Enviou: 5060 vez(es)
  • +10184/-2923
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #793 em: Fevereiro 18, 2011, 04:15:24 pm »
No novo número da revista "Mais Alto" (JAN/FEV 2011) vem publicado um artigo intitulado "F-16 MLU - A Força Aérea Portuguesa no Operational Flight Program M6.1" que, como diz o seu título, é dedicado à implementação operacional da OFP M6.1 na FAP.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #794 em: Fevereiro 18, 2011, 08:28:20 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
No novo número da revista "Mais Alto" (JAN/FEV 2011) vem publicado um artigo intitulado "F-16 MLU - A Força Aérea Portuguesa no Operational Flight Program M6.1" que, como diz o seu título, é dedicado à implementação operacional da OFP M6.1 na FAP.  :cry:
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva