Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #795 em: Fevereiro 18, 2011, 08:32:46 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Charlie Jaguar"
No novo número da revista "Mais Alto" (JAN/FEV 2011) vem publicado um artigo intitulado "F-16 MLU - A Força Aérea Portuguesa no Operational Flight Program M6.1" que, como diz o seu título, é dedicado à implementação operacional da OFP M6.1 na FAP.  :cry:

Pois, isso não há não, nem na OFP 6.5.  :|
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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #796 em: Fevereiro 18, 2011, 08:38:50 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Charlie Jaguar"
No novo número da revista "Mais Alto" (JAN/FEV 2011) vem publicado um artigo intitulado "F-16 MLU - A Força Aérea Portuguesa no Operational Flight Program M6.1" que, como diz o seu título, é dedicado à implementação operacional da OFP M6.1 na FAP.  :cry:

Pois, isso não há não, nem na OFP 6.5.  :|

Pelo que percebi, o radar dos nossos F16 é inferior aos f16 marroquinos e f18 espanhois. Pelo que me disseram o P3c não pode fazer o guiamento dos misseis, ou seja, em caso de combate BVR os nossos caças irão cair como tordos, pois o radar deles não terá capacidade de ver o inimigo antes do lançamento do míssil.
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Johnnie

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #797 em: Fevereiro 18, 2011, 09:37:39 pm »
Tens os radares de terra também não?
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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #798 em: Fevereiro 18, 2011, 09:47:42 pm »
Citação de: "Johnnie"
Tens os radares de terra também não?

Caso o combate se desenrole no oceano ou no espaço aéreo de um desses países, como farás para guiares o míssil???
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LuisC

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #799 em: Fevereiro 19, 2011, 02:14:11 am »
Há uma questão que gostaria de colocar aos mais entendidos e que desde já agradeço o eventual esclarecimento…

O sistema de identificação Amigo/Inimigo (ou IFF) AN/APX-113(V) não tem um alcance superior ao próprio radar APG-66(V)2A? Não permitirá detectar alvos bem antes do próprio radar e, assim sendo, estar nas mesmas condições que os F-16s marroquinos que julgo utilizarem o mesmo sistema IFF?
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #800 em: Fevereiro 19, 2011, 11:12:05 am »
Citação de: "LuisC"
Há uma questão que gostaria de colocar aos mais entendidos e que desde já agradeço o eventual esclarecimento…

O sistema de identificação Amigo/Inimigo (ou IFF) AN/APX-113(V) não tem um alcance superior ao próprio radar APG-66(V)2A? Não permitirá detectar alvos bem antes do próprio radar e, assim sendo, estar nas mesmas condições que os F-16s marroquinos que julgo utilizarem o mesmo sistema IFF?

segundo a BAE, que é quem fabrica este sistema

Citar
Interrogator subsystem
- Detection range >100 nmi
- Sector coverage ±60° AZ, ±60° EL
- Azimuth accuracy ±2°
- Range accuracy and resolution <500 ft. (152 m)
- In-beam targets 32
- Modes 1, 2, 3/A, C, 4 and 5
http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.baesystems.com%2FBAEProd%2Fgroups%2Fpublic%2F%40businesses%2F%40eandis%2Fdocuments%2Fbae_publication%2Fbae_pdf_eis_an_apx113.pdf.pdf&rct=j&q=AN%2FAPX-113(V)&ei=k6JfTcu7NISq8AO6-f1Z&usg=AFQjCNFYWaJS-NcBu7On0vb0LnSXMeII5Q&sig2=QD67XxRZZom2YXDMdjAyew&cad=rja]
Citar
:idea:
[/url]  

vindo de quem fabrica o radar



Citar
:idea:
[/url]
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #801 em: Fevereiro 19, 2011, 04:39:38 pm »
Atenção que precisamente uma das capacidades a ser melhorada nas OFP 6.1 é o IFF, passando a ter Modo 5. O Mode 5 permitirá ao piloto ter uma muito melhor imagem, por assim dizer, do espaço aéreo envolvente e do que nele se encontra (situational awareness) sem ter de depender de outros meios como os radares de terra, plataformas AWACS, etc. Além, claro, de permitir o emprego de armas BVR ao máximo das suas capacidades como será o caso do AIM-120D.  :arrow: http://www.f-16.net/f-16_forum_viewtopi ... art-0.html
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #802 em: Fevereiro 20, 2011, 10:41:57 pm »
Portugal dentro em breve irá passar para ultimo lugar em termos de poderio aéreo (caças) e armamento empregue:
1º França (Rafale; Mirage 2000)
2º Itália (Eurotyphoons, F-16 alugados)
3º Espanha (F-18; Eurotyphoons)
4º Grécia (F-16; Mirage 2000)
5º Marrocos (F-16; F-5)
6º Argélia (Mig 29; Su 24; Su 30; L30; Mig 25; Mig 23  Existem negociações para a aquisição dde caças (Su-30 e Mig-35)
7º Libia ( Su24; Mig 21; Mig23; Mirage F1; Su 22) Existem negociações para compra de caças (Mig-35 e Rafales)

Não contei paises como Turquia, Egipto e Túnisia.

.... No fim da tabela Portugal (F-16) e mta experiencia dos PILAV´s
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #803 em: Fevereiro 21, 2011, 12:09:51 am »
Citação de: "Instrutor"
Portugal dentro em breve irá passar para ultimo lugar em termos de poderio aéreo (caças) e armamento empregue:
1º França (Rafale; Mirage 2000)
2º Itália (Eurotyphoons, F-16 alugados)
3º Espanha (F-18; Eurotyphoons)
4º Grécia (F-16; Mirage 2000)
5º Marrocos (F-16; F-5)
6º Argélia (Mig 29; Su 24; Su 30; L30; Mig 25; Mig 23  Existem negociações para a aquisição dde caças (Su-30 e Mig-35)
7º Libia ( Su24; Mig 21; Mig23; Mirage F1; Su 22) Existem negociações para compra de caças (Mig-35 e Rafales)

Não contei paises como Turquia, Egipto e Túnisia.

.... No fim da tabela Portugal (F-16) e mta experiencia dos PILAV´s

Qual foi o critério para colocar Itália à frente de Espanha ?
God and the soldier all men adore
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for when war is over and all things righted
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #804 em: Fevereiro 21, 2011, 10:12:15 am »
Maior número de Eurotyphoons; Superioridade dos F-16 sobre os F-18 A/B espanhois embora sejam um pouco F-18 MLU.
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #805 em: Fevereiro 21, 2011, 09:15:19 pm »
Citação de: "Instrutor"
Maior número de Eurotyphoons; Superioridade dos F-16 sobre os F-18 A/B espanhois embora sejam um pouco F-18 MLU.

Mayor número de thyphons......ok, superioridade de os F16 italianos a los F18 espanhoeis.....NO

Os F-16 italianos están en exclusiva para defensa aerea, no habiendose homologado armamento aire-tierra, por no hablar de que son blocks 40...

Por no hablar de 24 F-16 contra mais de 90 F-18.....¿no?

En mi opinión, la Fuerza Aerea espanhola es superior a la Italiana.........

Y falta la RAF en ese listado.
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #806 em: Março 31, 2011, 06:10:07 pm »
Menacho,

Os F-16 italianos são Block 15 ADF modernizados foram devolvidos aos Estados Unidos no verão de 2010.

Nos Estados Unidos, os F-18 têm levado ‘sovas’ dos F-16 Block 20 equipados com mísseis AIM-7 Sparrow. Essas ‘sovas’ tornaram-se mais regulares desde que os F-16 começaram a utilizar os mísseis AIM-120 AMRAAM.

Em Itália o Typhoon tem a função de defesa aérea, ficando a função de ataque a cargo do Tornado, e, mais tarde do F-35.

É certo que o radar do F-18 tem maior alcance, porque também tem uma antena maior, e provavelmente, maior potência de emissão.

No entanto, o RWR do F-16 vai dizer ao piloto que está a ser iluminado pelo radar de outro avião. Os pilotos sabem que existem manobras que fazem com que os radares de antena plana percam a localização/aquisição de um alvo.

Temos que ter em conta a que distancia o F-18 pode disparar um míssil AMRAAM, e o facto de haver tácticas que podem ser utilizadas para evitar um AMRAAM. No início dos anos 90 os pilotos de F-15 no Red Flag ficaram surpreendidos com as tácticas anti-AMRAAM dos Tornados F.3.

Nem sempre o avião mais moderno tem vantagem. No ano passado li numa revista espanhola que um combate simulado entre dois Typhoons e dois Harrier II Plus terminou com dois Typhoons e um Harrier II abatidos.

Cumprimentos
 

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Menacho

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #807 em: Março 31, 2011, 06:26:32 pm »
Pois mais a mi favor, si solo tienen Tifons aire aire, al igual que nosotros, y Tornados solo aire -tierra, mientras que nosotros tenemos F-18 que son tan boos como os tornados en aire-tierra, e infinitamente melhoores que os tornados en aire-aire, la FA espanhola es mais potente que la FA italiana.

En fin, es o mesmo.....



 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #808 em: Março 31, 2011, 07:00:38 pm »
Menacho,

O Tornado foi concebido como um sistema de armas de interdição, para atacar a baixa altitude, alvos em profundidade no território do antigo Pacto de Varsóvia, daí a sigla IDS.

Um Tornado com dois depósitos, e oito bombas de 1000 libras tem um alcance de 1390 km, uma capacidade e um conforto no voo a baixa altitude apenas comparados ao Buccaneer e ao F-111.

O seu tamanho situa-o entre o F-16 e o F-18, e, no entanto tem um raio de acção superior a qualquer um dos dois, excepto a um F-16 com depósitos de 600 galões e CFTs.

As suas capacidades ar-ar limitam-se a soluções de tiro para os canhões e mísseis ar-ar de curto alcance.

Não se podem comparar projectos com requisitos diferentes.

Cumprimentos
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #809 em: Abril 09, 2011, 03:49:03 pm »
F-16 da FAP aterrando em Porta-aviões ?





Não ! F-16 da FAP aterrando no aeroporto da Madeira .

Um Abraço
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