Menacho,
Os F-16 italianos são Block 15 ADF modernizados foram devolvidos aos Estados Unidos no verão de 2010.
Nos Estados Unidos, os F-18 têm levado ‘sovas’ dos F-16 Block 20 equipados com mísseis AIM-7 Sparrow. Essas ‘sovas’ tornaram-se mais regulares desde que os F-16 começaram a utilizar os mísseis AIM-120 AMRAAM.
Em Itália o Typhoon tem a função de defesa aérea, ficando a função de ataque a cargo do Tornado, e, mais tarde do F-35.
É certo que o radar do F-18 tem maior alcance, porque também tem uma antena maior, e provavelmente, maior potência de emissão.
No entanto, o RWR do F-16 vai dizer ao piloto que está a ser iluminado pelo radar de outro avião. Os pilotos sabem que existem manobras que fazem com que os radares de antena plana percam a localização/aquisição de um alvo.
Temos que ter em conta a que distancia o F-18 pode disparar um míssil AMRAAM, e o facto de haver tácticas que podem ser utilizadas para evitar um AMRAAM. No início dos anos 90 os pilotos de F-15 no Red Flag ficaram surpreendidos com as tácticas anti-AMRAAM dos Tornados F.3.
Nem sempre o avião mais moderno tem vantagem. No ano passado li numa revista espanhola que um combate simulado entre dois Typhoons e dois Harrier II Plus terminou com dois Typhoons e um Harrier II abatidos.
Cumprimentos