Os 28 F16A/B MLU da FAP

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pchunter

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #750 em: Janeiro 20, 2011, 07:05:52 pm »
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Incidente com aeronave Airbus A330 MRTT da RAAF


Uma aeronave A330 MRTT durante testes de reabastecimento aéreo com um caça F-16 da Força Aérea de Portugal.
Um incidente em voo ocorreu durante um voo de treinamento com o pessoal da Airbus Military, envolvendo uma aeronave KC-30A Multi-Role Tanker Transport (MRTT) da Real Força Aérea da Austrália e uma aeronave de caça F-16 da Força Aérea Portuguesa.
A aeronave estave sendo operada por pessoal da Airbus Military Corporation. Nenhum mebro da RAAF estava a bordo do MRTT no momento do incidente.
Detalhe do sistema de reabastecimento aéreo "boom" do A330 MRTT da RAAF que teve um problema durante um voo de testes.
O incidente resultou num destacamento e parcial perda do sistema “boom” de reabastecimento aéreo (ARBSHR) do MRTT, o qual caiu no oceano.
Ambas aeronaves sofreram danos parciais mas retornaram em segurança para suas bases operacionais.
O Projeto AIR 5402 fornecerá cinco aeronaves MRTT para a Força de Defesa da Austrália. O projeto, desenvolvimento e testes das aeronaves de testes estão a cargo da Airbus Military nas suas unidades em Madri, Espanha.
A Airbus Military e as autoridades de aviação militar da Europa estarão encarregadas das investigações do incidente.
Os órgãos de defesa da Austrália participarão do processo de investigação.

Alguém sabe o que se passou? :?
 

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Charlie Jaguar

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #751 em: Janeiro 21, 2011, 12:11:15 am »
Foi um acidente, mas felizmente sem consequências de maior. Ao que parece há apenas a lamentar a perda de parte de uma flying boom que foi tomar banho ao Atlântico.  :)

Ainda há muitos detalhes por saber ao certo, mas ao que tudo indica o acidente deu-se ontem por volta das 17h espanholas quando F-16 nossos se preparavam para efectuar mais uma série de testes de reabastecimento nocturno com um A330 MRTT da Real Força Aérea Australiana que havia descolado de Sevilha. Algo se passou com a boom do KC-30A porque segundo o relatório preliminar a sonda ter-se-á danificado quando ia fazer contacto com o receptáculo do F-16, tendo-se depois elevado e embatido na parte inferior do reabastecedor. No embate uma das aletas que guiam a boom partiu-se fazendo com que a mesma oscilasse violentamente até partir e cair ao mar.



Ao que parece, o nosso F-16 terá regressado à base sem problemas, nem quaisquer ferimentos ao piloto. Ressalvo que até agora se sabe ainda muito pouco, mas pelo pouco que sei e consegui ler não houve felizmente consequências de maior.
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Lightning

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #752 em: Janeiro 21, 2011, 06:49:19 pm »
Só para informar que a partir de agora, todos os F-16 que se virem por ai vão ser MLU, é que o ultimo OCU que estava na BA5 foi a semana passada para a OGMA para integrar o programa de modernização.
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #753 em: Janeiro 21, 2011, 07:11:16 pm »
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A notícia foi avançada pela TVI. O acidente do qual não resultaram feridos aconteceu na quarta-feira, mas está em curso uma investigação pelas autoridades australianas.

Um caça F16 pertencente à Força Aérea Portuguesa esteve envolvido num acidente, quarta-feira, com um avião militar australiano, um A330, em pleno voo. O avião australiano tinha partido de Madrid e o acidente deu-se cerca das 17.00.

A informação foi revelada num boletim do departamento de defesa australiano, que entretanto abriu um processo de investigação. O coronel Mário Gaspar, do Estado Maior da Força Aérea portuguesa (EMFA), confirmou que está a acompanhar o assunto.

No boletim do departamento de defesa australiano é referido que o acidente acabou por resultar no desprendimento e na perda parcial do sistema de reabastecimento que caiu ao mar", falando ainda em "danos materiais" nos dois aviões, que "voltaram em segurança para as suas bases aéreas de origem".

Ainda à TVI, o Estado Maior da Força Aérea portuguesa desvalorizou o acidente. De acordo com o coronel Mário Gaspar, tratou-se de "um incidente num treino de reabastecimento e sem gravidade".
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1763216
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #754 em: Janeiro 21, 2011, 07:18:39 pm »
Ainda a propósito dos testes com o reabastecedor A330 MRTT envolvendo aeronaves F-16 nacionais, que têm estado a ajudar na qualificação operacional do método de reabastecimento ARBS (Aerial Refuelling Boom System) do aparelho da Airbus, aqui ficam por cortesia do construtor europeu mais umas imagens.  :wink:






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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #755 em: Janeiro 21, 2011, 07:20:01 pm »
Citação de: "nelson38899"
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A notícia foi avançada pela TVI. O acidente do qual não resultaram feridos aconteceu na quarta-feira, mas está em curso uma investigação pelas autoridades australianas.

Um caça F16 pertencente à Força Aérea Portuguesa esteve envolvido num acidente, quarta-feira, com um avião militar australiano, um A330, em pleno voo. O avião australiano tinha partido de Madrid e o acidente deu-se cerca das 17.00.

A informação foi revelada num boletim do departamento de defesa australiano, que entretanto abriu um processo de investigação. O coronel Mário Gaspar, do Estado Maior da Força Aérea portuguesa (EMFA), confirmou que está a acompanhar o assunto.

No boletim do departamento de defesa australiano é referido que o acidente acabou por resultar no desprendimento e na perda parcial do sistema de reabastecimento que caiu ao mar", falando ainda em "danos materiais" nos dois aviões, que "voltaram em segurança para as suas bases aéreas de origem".

Ainda à TVI, o Estado Maior da Força Aérea portuguesa desvalorizou o acidente. De acordo com o coronel Mário Gaspar, tratou-se de "um incidente num treino de reabastecimento e sem gravidade".
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1763216


Meu Deus, as idiotices (para não dizer outra coisa) que se dizem nos comentários...
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #756 em: Janeiro 21, 2011, 07:36:28 pm »
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KC-30A Tanker Damaged In Training
Jan 20, 2011

By Robert Wall wall@aviationweek.com
PARIS
 
An Airbus Military KC-30A tanker in testing for the Royal Australian Air Force was involved in an incident with a Portuguese air force F-16 during a refueling exercise Jan. 20. More than a dozen refuelings had taken place when the incident occurred. Both aircraft sustained damage. Details of what transpired are still under review, but the incident caused the refueling boom on the Airbus A330-based tanker to break off and fall into the Atlantic. Both aircraft returned safely to their respective bases.



Spanish authorities will lead the incident investigation, with Australian officials involved. So far, Airbus Military does not expect any affect on the first delivery of the tanker to the Royal Australian Air Force. That handover is already behind schedule, although Airbus CEO Tom Enders said this week the milestone was imminent.

EADS
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #757 em: Janeiro 21, 2011, 07:47:15 pm »
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Incidente com F-16 durante treino de reabastecimento

21.01.2011 - 16:46 Por António Arnaldo Mesquita

Um caça F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) sofreu danos ligeiros quando foi atingido por uma peça que se desprendeu quando estava a ser reabastecido por um avião tanque A330 MRTT, no mar ao largo da base aérea de Monte Real, Leiria, na passada quarta-feira. O caça regressou a Monte Real, assim como o avião tanque, um dos cinco que a Força Aérea australiana adquiriu à Airbus por 1,2 mil milhões de euros e que estava em testes numa base que o fabricante europeu tem em Madrid, Espanha.

 O incidente ocorreu pelas 17h00, quando se deu o desprendimento de uma peça na extremidade da mangueira que estava ligada aos reservatórios do A330 MRTT, que têm uma capacidade para 60 toneladas de carburante. A peça chocou com a fuselagem do F-16 sem consequências, enquanto outras componentes do equipamento de reabastecimento caíram no mar. Os treinos de reabastecimento das aeronaves da aviação militar são habituais e os pilotos envolvidos são “experientes e têm que ter mais de mil horas de voo”, disse ao PÚBLICO o coronel Mário Gaspar, porta-voz da FAP. A Airbus anunciou, entretanto, a abertura de um inquérito para determinar as causas do incidente.

Notícia actualizada às 19h30

 :arrow: http://www.publico.pt/

Os nossos aparelhos F-16 é que têm feito a qualificação operacional do sistema de reabastecimento denominado boom (ou lança), e o Airbus da Real Força Aérea Australiana tem cá vindo várias vezes para esse efeito como testemunham, por exemplo, as fotos tiradas em Dezembro último pelo amigo Paulo Mata para o blog Pássaro de Ferro: http://www.passarodeferro.com/2010/12/a ... m2010.html
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #758 em: Janeiro 23, 2011, 12:15:16 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Meu Deus, as idiotices (para não dizer outra coisa) que se dizem nos comentários...

É verdade, os comentários à notícia do incidente nos mais variados orgãos de comunicação social eram, no minimo, execráveis. No entanto, se acham que cá eram maus, o que acham daqueles proferidos do outro lado do Atlântico?  :arrow: http://cavok.com.br/blog/?p=25922
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #759 em: Janeiro 23, 2011, 12:30:43 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "GI Jorge"
Meu Deus, as idiotices (para não dizer outra coisa) que se dizem nos comentários...

É verdade, os comentários à notícia do incidente nos mais variados orgãos de comunicação social eram, no minimo, execráveis. No entanto, se acham que cá eram maus, o que acham daqueles proferidos do outro lado do Atlântico?  :arrow: http://cavok.com.br/blog/?p=25922

Depois é este tipo de pessoa que dá mau nome a um povo. Cambada de idiotas. Mas por acaso gostei de uma resposta:
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Pelo menos eles bateram com F-16 enquanto que a gente tem F-5 de segunda mão comprados á jordania…

É bom saber que ainda se encontram muitos brasileiros (e outras nacionalidades, obviamente) que sabem como responder ao preconceito, nos seus próprios termos.
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #760 em: Janeiro 23, 2011, 03:47:04 pm »
Citação de: "GI Jorge"
É bom saber que ainda se encontram muitos brasileiros (e outras nacionalidades, obviamente) que sabem como responder ao preconceito, nos seus próprios termos.

Claro que sim, nem o meu post anterior teve qualquer outra intenção que não a de mostrar que não era apenas cá que se diziam disparates sem se saber o que se passou de facto. Quanto ao resto, são recalcamentos de alguns que felizmente não representam aquilo que o grande povo brasileiro é.  :)
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #761 em: Janeiro 23, 2011, 06:29:17 pm »
A mim pouco interessa o que esses brasileiros escrevem.
É impressionante como pessoas que se interessam por assuntos de defesa continuam a ser tão ignorantes...

Enquanto isso no defensetech.org ninguém questionou a competência do piloto português mas antes a qualidade da sonda e da empresa que a produz.
http://defensetech.org/2011/01/20/substantial-piece-of-refueling-boom-falls-off-eads-tanker/
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #762 em: Janeiro 24, 2011, 11:03:30 pm »
Citação de: "Lightning"
Só para informar que a partir de agora, todos os F-16 que se virem por ai vão ser MLU, é que o ultimo OCU que estava na BA5 foi a semana passada para a OGMA para integrar o pograma de modernização.

Verdade, sim senhor. Pouco passava das 13h do passado dia 18 de Janeiro quando o último sobrevivente dos OCU - F-16B "15119" - descolou de Monte Real em direcção a Alverca para conversão, e modernização, para o padrão MLU.  :arrow:  http://www.passarodeferro.com/2011/01/o ... m2011.html
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #763 em: Janeiro 25, 2011, 11:52:33 am »
Depois da modernização do F-16B "15119" com quantas aeronaves com MLU ficará a FAP ?
Existem planos para futuras modernizações , ou já está em vista um substituto?


Um Abraço
God and the soldier all men adore
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for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #764 em: Janeiro 27, 2011, 11:00:45 am »
Citação de: "Desertas"
Depois da modernização do F-16B "15119" com quantas aeronaves com MLU ficará a FAP ?
Existem planos para futuras modernizações , ou já está em vista um substituto?


Um Abraço

A ideia é a FAP ficar com 33 MLU, quanto a planos, so me lembro do plano de venda de 9 MLUs. O mais certo sera a continuação do programa MLU através da adição de kits mais modernos, como sera o caso da  futura versão 6.1.
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