Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #765 em: Janeiro 27, 2011, 05:49:30 pm »
Citação de: "nelson38899"
A ideia é a FAP ficar com 33 MLU, quanto a planos, so me lembro do plano de venda de 9 MLUs. O mais certo sera a continuação do programa MLU através da adição de kits mais modernos, como sera o caso da  futura versão 6.1.

Ok, Obrigado !
Pensava que a FAP já estaria estudando a possibilidade de adquirir aeronaves como o Eurofighter, ou o JAS39 Gripen, ou ainda o F-35 Joint Strike Fighter , após resolvidos os problemas deste último.

Um Abraço
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #766 em: Janeiro 27, 2011, 10:14:59 pm »
Citação de: "Desertas"
Ok, Obrigado !
Pensava que a FAP já estaria estudando a possibilidade de adquirir aeronaves como o Eurofighter, ou o JAS39 Gripen, ou ainda o F-35 Joint Strike Fighter , após resolvidos os problemas deste último.

E quem disse que a FAP não andará já a estudar qual o sucessor do F-16 MLU? Mas antes disso é preciso calma até porque os MLU são recentes e ainda terão muita vida útil para dar. Além disso os upgrades M6 irão torná-los ainda mais capazes. Contudo não se julgue que a Força Aérea anda a dormir porque não anda.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #767 em: Janeiro 28, 2011, 12:20:57 am »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "Desertas"
Ok, Obrigado !
Pensava que a FAP já estaria estudando a possibilidade de adquirir aeronaves como o Eurofighter, ou o JAS39 Gripen, ou ainda o F-35 Joint Strike Fighter , após resolvidos os problemas deste último.

E quem disse que a FAP não andará já a estudar qual o sucessor do F-16 MLU? Mas antes disso é preciso calma até porque os MLU são recentes e ainda terão muita vida útil para dar. Além disso os upgrades M6 irão torná-los ainda mais capazes. Contudo não se julgue que a Força Aérea anda a dormir porque não anda.  :wink:

Como é de conhecimento público, o CEMFA Luís Araújo, disse que Portugal deveria ser parceiro de nível 3 do programa F-35 JSF.... Mas do querer ao [poder]puder vai muito...
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #768 em: Janeiro 28, 2011, 07:16:14 pm »
Citação de: "typhonman"
Como é de conhecimento público, o CEMFA Luís Araújo, disse que Portugal deveria ser parceiro de nível 3 do programa F-35 JSF.... Mas do querer ao [poder]puder vai muito...

Posso dizer-te que isso está completamente fora de cogitação. Como bem disseste, do querer ao poder vai um grande caminho.

Não estando a fazer qualquer inconfidência, as altas esferas da FAP estão cada vez mais atentas a uma solução europeia pós-MLU face aos contínuos problemas e indefinições com o F-35. O Lightning II é ainda o preferido, seguindo a linha de ao nível de aeronaves de combate se dar preferência a aparelhos norte-americanos, mas posso dizer-te que os caças europeus, já com provas dadas (Eurofighter, Gripen NG e mesmo Rafale), estão também a ser analisados, até como não poderia deixar de ser.  :mrgreen:
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #769 em: Janeiro 28, 2011, 09:06:19 pm »
http://www.airfighters.com/photo/63662/L/Portugal-Air-Force/General-Dynamics-F-16AM-Fighting-Falcon/15129/

fonte:

Air Force:    More: Portugal - Air Force
Aircraft:    More: General Dynamics F-16AM Fighting Falcon
Registration:    15129 (cn M17-13/61-610)
Location:    More: Monte Real (BA5) (LPMR)
Photo Date:    December 3, 2010
Photographer:    More: Helder Afonso
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #770 em: Janeiro 28, 2011, 09:48:57 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "typhonman"
Como é de conhecimento público, o CEMFA Luís Araújo, disse que Portugal deveria ser parceiro de nível 3 do programa F-35 JSF.... Mas do querer ao [poder]puder vai muito...

Posso dizer-te que isso está completamente fora de cogitação. Como bem disseste, do querer ao poder vai um grande caminho.

Não estando a fazer qualquer inconfidência, as altas esferas da FAP estão cada vez mais atentas a uma solução europeia pós-MLU face aos contínuos problemas e indefinições com o F-35. O Lightning II é ainda o preferido, seguindo a linha de ao nível de aeronaves de combate se dar preferência a aparelhos norte-americanos, mas posso dizer-te que os caças europeus, já com provas dadas (Eurofighter, Gripen NG e mesmo Rafale), estão também a ser analisados, até como não poderia deixar de ser.  :mrgreen:

Na minha opinião o grande problema do Typhoon e Rafale é o facto de serem bi-motor, além de que o Rafale a nível de munições usa um espectro das mesmas de fabricação francesa como o MICA, tendo nós todas as munições ar-ar e ar-solo de origem US (podendo ser integrados no Typhoon), pelo que li a hora de voo do typhoon é cara, mas de certo que tudo isso será analisado.

Mas é bom saber que no EMFA já se trabalha nesse sentido.
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #771 em: Janeiro 29, 2011, 01:42:22 am »
Citação de: "typhonman"
Na minha opinião o grande problema do Typhoon e Rafale é o facto de serem bi-motor, além de que o Rafale a nível de munições usa um espectro das mesmas de fabricação francesa como o MICA, tendo nós todas as munições ar-ar e ar-solo de origem US (podendo ser integrados no Typhoon), pelo que li a hora de voo do typhoon é cara, mas de certo que tudo isso será analisado.

Mas é bom saber que no EMFA já se trabalha nesse sentido.

Devido à falta de sucesso de exportações do Rafale , e às alterações que seriam necessárias a nivel de armamento e outros equipamentos , julgo que dificilmente será o escolhido.
Quanto ao Typhoon , é utilizado por quatro aliados da NATO (Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália ) , pela Austria e com outros países europeus como possíveis compradores torna-se na minha opinião uma hipotese mais atraente do que o Rafale. Poderiam ser feitas parcerias com os parceiros da NATO , e a rede logística para a aeronave seria mais simples.
No entanto , e até agora , o único utilizador do Typhoon , que tenha utilizado F-16 foi a Itália , que utilizou aeronaves usadas da Força Aérea Americana , em regime de leasing ao abrigo do programa PEACE CAESAR,enquanto os Typhoon não entravam ao serviço. As 34 aeronaves recebidas, começaram a ser devolvidas o ano passado , sendo que a última será devolvida no decorrer do próximo ano .

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #772 em: Janeiro 29, 2011, 03:21:19 pm »
Citação de: "typhonman"
Na minha opinião o grande problema do Typhoon e Rafale é o facto de serem bi-motor, além de que o Rafale a nível de munições usa um espectro das mesmas de fabricação francesa como o MICA, tendo nós todas as munições ar-ar e ar-solo de origem US (podendo ser integrados no Typhoon), pelo que li a hora de voo do typhoon é cara, mas de certo que tudo isso será analisado.

Mas é bom saber que no EMFA já se trabalha nesse sentido.

Sim, de facto caças bimotores serão um pouco de areia a mais para a nossa camioneta, mas como é natural não poderão ser colocados de lado aquando de uma futura avaliação.  :roll:

Voltando agora um pouco atrás, ao incidente ocorrido no dia 19 com um reabastecedor KC-30A australiano e um F-16 MLU nosso, confirma-se que o problema foi de origem técnica com a boom do avião-cisterna da Airbus, problema esse que já está a ser resolvido e que não terá causado grandes estragos à aeronave. O nosso caça teve estragos de pouca monta na fuselagem superior, mas aterrou em segurança em Monte Real, assim como o A330 MRTT da RAAF que chegou 1h40 mais tarde a Sevilha sem problemas.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #773 em: Janeiro 29, 2011, 04:40:03 pm »
Tudo o que vou dizer a seguir só faria sentido se tivessemos pilotos suficientes, mas fazendo de conta que temos:

Do meu ponto de vista a atitude mais correcta nesta altura seria começar a equacionar a aquisição por exemplo de 20 Gripens NG (embora também pudesse ser outro caça) não para substituir imediactamente o F-16 mas sim para complementar, ficaria-se assim com uma terceira esquadra de caças mais recentes e quando se retirassem definitivamente o F-16 podia-se adquirir mais 30 a 40 Gripens tendo como vantagem o facto de já conhecermos bem a aeronave e a transição ser muito facil. Sei que vão referir os problemas logisticos de manter duas cadeias distintas de manutenção e que actualmente não temos dinheiro, sim é veradade esses dois problemas são reais, mas quanto a mim a alternativa a esta opção é daqui a 15 anos já não podermos operar os F-16's  ficarmos numa situação semelhante à do brasil e andarmos meia duzia de anos sem uma capacidade de defesa aerea real.
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #774 em: Janeiro 29, 2011, 05:08:29 pm »
Citação de: "Edu"
Tudo o que vou dizer a seguir só faria sentido se tivessemos pilotos suficientes, mas fazendo de conta que temos:

Do meu ponto de vista a atitude mais correcta nesta altura seria começar a equacionar a aquisição por exemplo de 20 Gripens NG (embora também pudesse ser outro caça) não para substituir imediactamente o F-16 mas sim para complementar, ficaria-se assim com uma terceira esquadra de caças mais recentes e quando se retirassem definitivamente o F-16 podia-se adquirir mais 30 a 40 Gripens tendo como vantagem o facto de já conhecermos bem a aeronave e a transição ser muito facil. Sei que vão referir os problemas logisticos de manter duas cadeias distintas de manutenção e que actualmente não temos dinheiro, sim é veradade esses dois problemas são reais, mas quanto a mim a alternativa a esta opção é daqui a 15 anos já não podermos operar os F-16's  ficarmos numa situação semelhante à do brasil e andarmos meia duzia de anos sem uma capacidade de defesa aerea real.

Não temos dinheiro para essa compra, além disso aos olhos da opinião pública e do próprio ministro da Defesa, não iria fazer sentido comprar 20 caças modernos, quando temos o F-16AM/BM que acabou de ser modernizado, e no qual se investiu perto de 500 milhões de euros.
 

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Nuno Calhau

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #775 em: Janeiro 29, 2011, 09:51:13 pm »
Citação de: "Edu"
Tudo o que vou dizer a seguir só faria sentido se tivessemos pilotos suficientes, mas fazendo de conta que temos:

Do meu ponto de vista a atitude mais correcta nesta altura seria começar a equacionar a aquisição por exemplo de 20 Gripens NG (embora também pudesse ser outro caça) não para substituir imediactamente o F-16 mas sim para complementar, ficaria-se assim com uma terceira esquadra de caças mais recentes e quando se retirassem definitivamente o F-16 podia-se adquirir mais 30 a 40 Gripens tendo como vantagem o facto de já conhecermos bem a aeronave e a transição ser muito facil. Sei que vão referir os problemas logisticos de manter duas cadeias distintas de manutenção e que actualmente não temos dinheiro, sim é veradade esses dois problemas são reais, mas quanto a mim a alternativa a esta opção é daqui a 15 anos já não podermos operar os F-16's  ficarmos numa situação semelhante à do brasil e andarmos meia duzia de anos sem uma capacidade de defesa aerea real.


Meu caro.

Já é uma tradição cá pelo burgo...

Basta lembrar os anos do A-7P, sem menosprezar o contributo prestado pelo sluff claro, mas dadas as suas limitações os T-38 chegaram a fazer alertas.

Antes deles, foram os anos em que os vetustos F-86F permaneceram decrépitos ao serviço. Lembre-se que já chegaram em 1958, numa era em que os aviões de caça ficavam obsoletos em poucos meses ou anos. Tendo permanecido ao serviço até 1980 já sem qualquer valor militar.

Neste momento a nível de caça puro até se está muito bem servido. Que se prepare o futuro é uma coisa, agora para o presente médio prazo não está mal.

Note que 500 milhões de €´s é o valor de um submarino, dá 1.250.000€ por cada célula (40).
Podendo ir evoluindo em conjunto com a EPAF.

Um Abraço.
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #776 em: Janeiro 30, 2011, 05:47:43 pm »
Boa tarde camaradas... antes de mais gostaria de dizer que as evoluções MLU são para continuar, actualmente temos F-16 MLU de todas as versões e é objectivo da FAP optimiliza-los e iguala-los ao mesmo nível padrão futuramente o MLU M6, sendo que os anteriores MLU M2 e M3 futuramente irão ser modernizados para o M6 e depois passamos os M4 e M5 para o M6 ou algum superior que exista na altura, posto isto os nossos F-16 MLU ???? irão andar com a cruz de cristo pelo menos mais 15 anos. Actualmente a FAP é certo que anda a estudar num futuro a médio prazo um substituto que garanta a substituição de um excelente caça, para mim um dos mais polivalente avioes de combate actualmente ao serviço, ele tem capacidade de ataque aéreo, naval e terrestre. Hoje em dia, a FAP não te grandes opções para o substituir no mercado vejamos:
- Um dos preferidos das Altas Entidades Militares é o F-35, contudo este projecto está muito longe de ser um sucesso, obrigando mesmo os EUA a darem prazo de resolução de problemas caso o projecto vai a vida, um dos grandes obstáculos é o seu preço astronómico, existem ecomendas firmadas por vários países (Noruega - 50; Austrália- 100; Turquia - 100 todos F35A) e outros como a Espanha, Reino Unido F35B para operarem nos seus PA, além os EUA, contudo este projecto penso que não irá ter grande futuro.~
- Especificamente no mercado europeu temos dois grandes avioes de combate o grande conhecido Typhoon e o Rafale, grandes avioes, grandes preços, grande consumo/preço/hora, é bi-motor coisa que é incomportável para a nossa FAP, depois temos um caça moderno mas ainda com provas para dar como é o caso do Grippen monomotor barato e sofisticado como a nossa FAP quer.... contudo só ainda dois países (que eu saiba) tem planos de adquir (Africa do Sul e Suécia).
- Mercado Russo nem pensar.... fora de questão no coment.

Dentro desta panóplia a FAP equaciona qual será o melhor substituto para os nossos F16 MLU, actualmente nenhum devido ao nosso orçamento, e actual modernização dos F16. Futuramente penso que a FAP tem quatro opções:
- Se o projecto F35 vincar e o preço descer com o futuro ocorrer de encomendas, temos a nossa FAP a encomendar 20 F35 e quem sabe com uma boa negociação das LAjes ou um Peace Atlantis III venham mais 4 ou 8 F-35 em 2ª mão.
- Encomendar umas 24 unidades de Typhhons em 2ª mão de uma geração anterior comprados a Alemanha ou RU;
- Se o Grippen NG tiver boas prestações dadas prevejo um optimo negócio da nossa FAP com a vinda de umas 24 unidades;
- Depois se queremos experiencia ganha ao longo dos anos, toda uma panóplia de vantagens adquiridas com os F-16 MLU M6, poderá vir ou os F-16 E/F Block 60, ou então um F-16 mais moderno que exista na altura.
Esta é a minha opinião.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #777 em: Janeiro 30, 2011, 06:03:04 pm »
O colega acabou praticamente por fazer uma súmula daquilo que já foi aqui dito. Ah, e se me permite a correcção, o Reino Unido mudou de opinião (e Governo  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #778 em: Janeiro 30, 2011, 11:08:32 pm »
Erro crasso amigo erro crasso? O Charlie Jaguar é militar ou ex-militar? Ou é civil.... é que na minha tropa colegas são aquelas meninas que andam a passear de mini saias no intendente.... :G-beer2:  :mrgreen:  :mrgreen:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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teXou

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #779 em: Janeiro 30, 2011, 11:22:20 pm »
Citação de: "Instrutor"
... Grippen monomotor barato e sofisticado como a nossa FAP quer.... contudo só ainda dois países (que eu saiba) tem planos de adquir (Africa do Sul e Suécia).
Citar


... Gripen is in service with the Swedish, Czech Republic, Hungarian and South African Air Forces and has also been ordered by Thailand....

http://www.gripen.com/en/GripenFighter/TheGripenFighter.htm
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
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" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org