Boa tarde camaradas... antes de mais gostaria de dizer que as evoluções MLU são para continuar, actualmente temos F-16 MLU de todas as versões e é objectivo da FAP optimiliza-los e iguala-los ao mesmo nível padrão futuramente o MLU M6, sendo que os anteriores MLU M2 e M3 futuramente irão ser modernizados para o M6 e depois passamos os M4 e M5 para o M6 ou algum superior que exista na altura, posto isto os nossos F-16 MLU

? irão andar com a cruz de cristo pelo menos mais 15 anos. Actualmente a FAP é certo que anda a estudar num futuro a médio prazo um substituto que garanta a substituição de um excelente caça, para mim um dos mais polivalente avioes de combate actualmente ao serviço, ele tem capacidade de ataque aéreo, naval e terrestre. Hoje em dia, a FAP não te grandes opções para o substituir no mercado vejamos:
- Um dos preferidos das Altas Entidades Militares é o F-35, contudo este projecto está muito longe de ser um sucesso, obrigando mesmo os EUA a darem prazo de resolução de problemas caso o projecto vai a vida, um dos grandes obstáculos é o seu preço astronómico, existem ecomendas firmadas por vários países (Noruega - 50; Austrália- 100; Turquia - 100 todos F35A) e outros como a Espanha, Reino Unido F35B para operarem nos seus PA, além os EUA, contudo este projecto penso que não irá ter grande futuro.~
- Especificamente no mercado europeu temos dois grandes avioes de combate o grande conhecido Typhoon e o Rafale, grandes avioes, grandes preços, grande consumo/preço/hora, é bi-motor coisa que é incomportável para a nossa FAP, depois temos um caça moderno mas ainda com provas para dar como é o caso do Grippen monomotor barato e sofisticado como a nossa FAP quer.... contudo só ainda dois países (que eu saiba) tem planos de adquir (Africa do Sul e Suécia).
- Mercado Russo nem pensar.... fora de questão no coment.
Dentro desta panóplia a FAP equaciona qual será o melhor substituto para os nossos F16 MLU, actualmente nenhum devido ao nosso orçamento, e actual modernização dos F16. Futuramente penso que a FAP tem quatro opções:
- Se o projecto F35 vincar e o preço descer com o futuro ocorrer de encomendas, temos a nossa FAP a encomendar 20 F35 e quem sabe com uma boa negociação das LAjes ou um Peace Atlantis III venham mais 4 ou 8 F-35 em 2ª mão.
- Encomendar umas 24 unidades de Typhhons em 2ª mão de uma geração anterior comprados a Alemanha ou RU;
- Se o Grippen NG tiver boas prestações dadas prevejo um optimo negócio da nossa FAP com a vinda de umas 24 unidades;
- Depois se queremos experiencia ganha ao longo dos anos, toda uma panóplia de vantagens adquiridas com os F-16 MLU M6, poderá vir ou os F-16 E/F Block 60, ou então um F-16 mais moderno que exista na altura.
Esta é a minha opinião.