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Substituiçao dos F-16's

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #855 em: Junho 15, 2012, 12:29:50 am »
Citação de: "Lightning"
Esse tratado não é com os paises todos do mundo, vai perguntar à China se tem :mrgreen: , esse tratado vem dos tempos da guerra fria e era entre o bloco NATO e o bloco de Leste, de modo a existir um "equilibrio" de forças entre os dois lados, de modo a que um dos lados nunca tivesse clara superioridade sobre o outro lado, ao haver o tal equilibrio, haveria paz pois nenhum dos lados teria força o suficiente para vencer o outro.

Claro, mas também quem é que vai obrigar a China a uma redução do armamento? Ou os EUA? Ou a Rússia? Mas creio que o armamento, em geral, acaba por ser monitorizado por inspecções de armamento de países da NATO a países não-NATO e vice-versa. E depois há sempre aquele assunto do "se eu faço, tu também fazes". Como é que um país pode exigir a outro um controlo no crescimento do seu arsenal quando, por outro lado, é uma potência militar? Há limites para a diplomacia e, especialmente, para o bom senso, particularmente quando falamos de países como a China e a Rússia. Ás vezes esquecemo-nos que a Guerra Fria ainda não acabou.

Citação de: "PereiraMarques"
Correcto. E esses mesmos países fora da Europa podem ter o que quiserem, a Turquia na parte asiática do país faz o que quer, idem para a Rússia (cuja maioria do território país se encontra mesmo na Ásia), os EUA no seu território nacional ou noutros territórios fora da Europa, etc.

Quando falei em controlo de armamento, falo no controlo no geral, e não em termos de disposição no terreno. Há um controlo do armamento, não só a nível Europeu, mas sim a nível internacional, nomeadamente a nível de exportação. Senão era bonito: Os Russos punham os brinquedos todos do lado asiático e, qualquer coisa, traziam a festa toda para terras europeias. As inspecções de armamento da NATO não servem só para controlo de armamento na Europa, mas sim no seu geral. E faz sentido, as armas não deixam de ser uma ameaça por não estarem no lado Europeu.
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #856 em: Junho 15, 2012, 12:53:41 pm »
Citação de: "whiskey01"
Mas creio que o armamento, em geral, acaba por ser monitorizado por inspecções de armamento de países da NATO a países não-NATO e vice-versa.

Nunca ouvi falar nisso, já alguém inspecionou Israel? O Irão? A Coreia do Norte? Já algum pais (fora do tal acordo de armamento convencional na europa) inspecionou o armamento de Portugal? Ou de qualquer pais NATO?

Citar
Quando falei em controlo de armamento, falo no controlo no geral, e não em termos de disposição no terreno. Há um controlo do armamento, não só a nível Europeu, mas sim a nível internacional, nomeadamente a nível de exportação.

Esse controlo é feito pelo pais produtor, vende a quem quer, a quantidade que quer, e poe as restrições que bem quiser.

O controlo que sei que há, é um controlo informativo, isto é, a nivel dos serviços de indormações, os paises querem saber o que é que os outros tem.
E depois há "pressoes" entre os vários paises produtores para não venderem certos equipamentos a certos paises, como por exemplo, recentemente a venda de helicopteros de ataque russos à Síria.
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #857 em: Junho 15, 2012, 01:32:52 pm »
Citação de: "Lightning"
Nunca ouvi falar nisso, já alguém inspecionou Israel? O Irão? A Coreia do Norte? Já algum pais (fora do tal acordo de armamento convencional na europa) inspecionou o armamento de Portugal? Ou de qualquer pais NATO?

Claro, não está na internet, não existe!
Acho que fui mal interpretado. Já reparei que nos fóruns a malta tem tendência a levar tudo o que alguém diz à letra. Eu quando falei em "países de todo o mundo", não me estava a referir a literalmente TODOS os países do mundo, senão tinha mesmo dito "todos os países do mundo". Já sabia que iam buscar a Coreia do Norte e o Irão, estava mesmo com um pressentimento de que, mais cedo ou mais tarde, iam fazer isso  c34x . Quem é que vai fazer inspecções à Coreia do Norte ou ao Irão? O máximo que fazem é impôr sanções. Estas inspecções só se fazem entre países com alguma razoabilidade diplomática, e não a malta que pura e simplesmente decidiu odiar para sempre os do lado de cá. Israel é outro caso à parte. É bem mais tolerante que os vizinhos, mas ainda assim, como é que se pode pedir a um país que controle o seu arsenal, quando vive rodeado de inimigos e pessoas que não os reconhecem como uma nação soberana? Sejamos razoáveis...


Citação de: "whiskey01"
controlo que sei que há, é um controlo informativo, isto é, a nivel dos serviços de indormações, os paises querem saber o que é que os outros tem

Mas é exactamente desse controlo que eu falava. Entre países que não têm quaisquer problemas uns com os outros, será mesmo necessário estar a espiá-los para saber o que eles têm?

http://www.state.gov/t/avc/

Este é o americano. Vou ver se encontro mais.
Já agora, não há um tópico específico para isto? Estamo-nos a desviar muito do assunto.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #858 em: Junho 15, 2012, 04:59:01 pm »
Israel é tão intolerante a inspecções internacionais como qualquer dos países vizinhos. Não te esqueças que eles têm ADM feitas em segredo, e que quando houve uma inspecção internacional à sua central termo-nuclear (depois de muita pressão internacional) eles não mostraram toda a instalação.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #859 em: Junho 15, 2012, 08:09:49 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Israel é tão intolerante a inspecções internacionais como qualquer dos países vizinhos. Não te esqueças que eles têm ADM feitas em segredo, e que quando houve uma inspecção internacional à sua central termo-nuclear (depois de muita pressão internacional) eles não mostraram toda a instalação.

Dessa não sabia... Tenho de concordar contigo, deixa-me reforumular: Não são tão perigosos para o Ocidente como, por exemplo, o Irão.  
Mas atenção: Creio que há uma regra (lembro-me de já a ter lido em qualquer lado) que até é aplicada no tratado CFE que permite que os países que estão a ser inspeccionados possam restringir o acesso a X% das suas instalações militares. Vou ver se a encontro para colocar aqui.
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #860 em: Junho 15, 2012, 08:47:32 pm »
Citação de: "whiskey01"
Mas é exactamente desse controlo que eu falava. Entre países que não têm quaisquer problemas uns com os outros, será mesmo necessário estar a espiá-los para saber o que eles têm?

Sei que de vez em quando são organizadas visitas pelos adidos militares estrangeiros às unidades militares do pais onde estão. Agora não sei até que ponto é que estas visitas são pormenorizadas, ou se todos os adidos militares são convidados a participar nelas. Será que o adido militar da Coreia do Norte visita as mesmas unidades que o adido militar do Reino Unido?

Citar
http://www.state.gov/t/avc/

Muito bem, desconhecia a existencia.
 

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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #861 em: Junho 20, 2012, 12:09:49 am »
Já agora só a título de curiosidade, os limites de material do Tratado CFE.

 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #862 em: Junho 20, 2012, 06:29:00 pm »
Bem longe, em todos os aspectos.. :mrgreen:
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #863 em: Junho 20, 2012, 07:59:45 pm »
Quem me dera termos metade desse limite...
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #864 em: Junho 20, 2012, 11:49:49 pm »
Citação de: "whiskey01"
Quem me dera termos metade desse limite...

Quase nenhum pais deve ter, esses valores são do tempo da guerra fria, nós nessa época também tinhamos muitos aviões, Fiats há pazada.
Por exemplo nos anos 70 a Holanda comprou cerca de 200 F-16 e tem vindo constantemente a reduzir esse numero, recentemente publicou que vai reduzir para 40 F-16.

Eu não queria ter metade desse limite, era mais material para estar parado, só na condição de vendermos esse material praticamente todo para termos orçamento para que o que realmente precisamos funcione, para que é que queriamos 150 carros de combate se não há verba para por 37 Leopard 2 a funcionar? Eu preferia que o que temos agora funcionasse e o que temos em lista de espera para compra fosse realmente adquirido como os NPO, uma nova espingarda automática para as FAs, talvez um Navpol, etc.
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #865 em: Junho 21, 2012, 12:48:27 pm »
Citação de: "Lightning"
Quase nenhum pais deve ter, esses valores são do tempo da guerra fria, nós nessa época também tinhamos muitos aviões, Fiats há pazada.
Por exemplo nos anos 70 a Holanda comprou cerca de 200 F-16 e tem vindo constantemente a reduzir esse numero, recentemente publicou que vai reduzir para 40 F-16.

Eu não queria ter metade desse limite, era mais material para estar parado, só na condição de vendermos esse material praticamente todo para termos orçamento para que o que realmente precisamos funcione, para que é que queriamos 150 carros de combate se não há verba para por 37 Leopard 2 a funcionar? Eu preferia que o que temos agora funcionasse e o que temos em lista de espera para compra fosse realmente adquirido como os NPO, uma nova espingarda automática para as FAs, talvez um Navpol, etc.

Sim, dadas as condições económicas, o mais provável era ficar tudo a apodrecer nas bases. Mas também há muito que o governo português colocou as forças armadas para 4º ou 5º plano, e já é tradição desde pouco depois do 25 de Abril. Tal como diz na Wikipedia, "Country financial problems and persistent lack of political will by the Portuguese governments and Defense Ministers has led to a incapacitated Armed Forces". E tudo o que está em lista de espera, desde os NH-90 (que supostamente iriam servir na UALE) até ao LPD para a Marinha muito provavelmente não vão passar de intenções.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #866 em: Agosto 24, 2012, 04:18:09 pm »
Citar
O Ministro da Defesa da Romênia, Corneliu Dobritoiu, disse na quarta-feira que o governo de seu país poderia comprar jatos de combate F-16 de Portugal, pois as aeronaves estão em “muito boa” condição, de acordo com uma equipe de especialistas que analisou a condição técnica dos caças multimissão.

http://www.cavok.com.br/blog/?p=53941#more-53941
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #867 em: Agosto 24, 2012, 06:46:22 pm »
E podia comprar também à Holanda. Pelo que li a Roménia necessita de cerca de 30 F-16.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #868 em: Agosto 24, 2012, 08:32:48 pm »
Citação de: "HSMW"
E podia comprar também à Holanda. Pelo que li a Roménia necessita de cerca de 30 F-16.

O problema é que os Holandeses já venderam, o que tinham a mais para o Chile e agora o stock e a possibilidade do cancelamento do F35 vai dificultar novas vendas de caças. Logo no futuro o único vendedor disponível é aqui o burgo.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #869 em: Novembro 10, 2012, 11:31:36 am »
Citar
O ministro da Defesa, Aguiar Branco, afirmou hoje que estão decorrer negociações para a venda dos helicópteros PUMA e dos aviões AVIOCAR, e acrescentou que a venda dos caças F-16 à Roménia ou à Bulgária, ainda não está fechada.

Questionado pela agência Lusa sobre os processos relativos aos três meios aéreos, Aguiar Branco disse que "todos estão em situações de negociações", mas não concretizou as que envolvem os PUMA e os AVIOCAR (substituídos por outros meios), limitando-se a esclarecer apenas o negócio com os dois países sobre os F-16.

"Não há ainda compromissos assegurados em relação à definição concreta da venda. Há um procedimento que está a ocorrer e quando houver uma situação concreta e definitiva em termos de compromissos assumidos, o país será informado sobre isso", explicou o ministro, no fim de uma visita ao Centro de Formação Militar e Técnico da Força Aérea (CFMTFA), na Ota, Alenquer.

Dez caças F-16 e oito helicópteros PUMA (substituídos pelos EH 101 Merlin) da Força Aérea Portuguesa estão inscritos como alienáveis na Lei de Programação Militar (LPM), segundo o relatório de execução de 2011 a que a agência Lusa teve acesso em abril último.

Metade dos PUMA disponíveis já para venda

De acordo com o documento, dos oito helicópteros PUMA, quatro estão em condições de venda imediata e a outra metade precisa de "uma profunda manutenção". Acrescenta o relatório que, dos "contactos com diversas entidades internacionais potencialmente interessadas" no ano passado "não foi possível identificar interessados".

Existem ainda dez aviões AVIOCAR inscritas para venda na LPM, mas que já só servem "para fins museológicos".

Os outros catorze estão "em condições de voo". Os AVIOCAR foram substituídos pelos novos C-295.

Sobre a visita ao Centro de Formação Militar e Técnico da Força Aérea, inserida no roteiro da modernidade, o ministro destacou a aposta no conhecimento que é feita na unidade de instrução onde são formados 90% dos militares da instituição militar.

"A modernidade na Força Aérea é uma aposta no conhecimento e isto é muito importante porque é uma aposta num investimento invisível, mas que dá qualificação e que permite que os portugueses em geral e, neste caso, os nossos militares, sejam referenciais de excelência nas operações" referiu Aguiar Branco.



Ler mais: http://expresso.sapo.pt/portugal-negoce ... z2Boo2yTAS
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva