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Escolha o melhor

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Substituiçao dos F-16's

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #810 em: Setembro 18, 2011, 12:55:46 pm »
Em relação aos harpoints do F-16, não são 9 na realidade até são 11, há duas posições que servem para pods como o targeting pod.




Nessas duas imagens dá para terem uma ideia das possiveis configurações do F-16, mas não se pode colocar qualquer coisa em qualquer posição, as armas 1 e 3 que são misseis ar-ar, só podem ser colocadas nos hardpoints 1, 2, 3, 7, 8 e 9, as bombas e misseis ar-solo só podem ficar nos harpoints 3, 4, 6 e 7 (no esquema há dois tipos de bombas na posição 5, mas em Portugal nunca vi isso), os depositos de combustivel só podem ficar nos harpoints 4, 5 e 6, o targeting pod possui uma posição especifica como falei acima, nessa esquema esse harpoint está idetificado como 5R.
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #811 em: Setembro 18, 2011, 03:45:53 pm »
Eu concordo que o JAS 39 seja uma alternativa bem real aos nossos queridos e amados F-16. Mas quis fazer um pouco de pesquisa. A Wikipedia a mim não me diz nada.

Relativamente ao Raio de Combate, fui ao site da FAS (Federation of American Scientists) e não encontrei lá nenhuma informação disponível acerca desse ponto. A Jane's também não dizia grande coisa. Ainda assim, consegui encontrar lá uma pequena lista de novos "brinquedos" que adicionaram ao Gripen, em 2008:

- Radar AESA,
- Alteração do compartimento do motor, para acomodar o novo F414G turbofan, que irá adicionar cerca de 20% de potência à aeronave, bem como permitir que esta carregue mais combustível e armamento. Esta alteração obrigou o alargamento das entradas de ar (intakes).
- Alteração do trem de aterragem para um mais resistente, que permite ao Gripen suportar aterragens mais violentas.

Suponho que o novo trem de aterragem e o motor mais potente sejam um sinal de que a SAAB vai avançar com a versão naval do Gripen (já foi feita uma proposta à Marinha Indiana). Estas alterações fazem com que o JAS 39 possa estar no activo até 2040.
De qualquer maneira, se quiserem ler o artigo, deixo aqui o link...

http://www.janes.com/products/janes/def ... 1065927879

e uma imagem do novo Gripen:

 

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GI Jorge

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #812 em: Setembro 18, 2011, 05:10:14 pm »
Por acaso já sabia isso, li no Areamilitar, também em 2008: "Saab mostra o novo Gripen «Demonstrator»"(http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=551). E entretanto há outras coisas, como "Supercruise" já serão bem reais quando Portugal decidir trocar o F-16, até porque "Capacidade de «Supercruise» demonstrada pela SAAB" (http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=722) já em 2009.

A não ser que Portugal decida desenvolver um caça indígena, ou que apareça outro pais a desenvolver um, como o Brasil (ambos os cenários extremamente improváveis), ninguém me convence que existe um caça melhor que se adapte à situação portuguesa.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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pchunter

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #814 em: Setembro 19, 2011, 06:45:51 pm »
Boa tarde,

Gripen NG

Algumas opções ar-ar:
http://www.google.pt/imgres?q=%22gripen ... YCA&zoom=1

Algumas opções ar-terra:
http://www.google.pt/imgres?q=%22gripen ... YCA&zoom=1


PDFs:
http://www.jsfnieuws.nl/wp-content/Saab ... 170409.pdf

http://www.gripen.com/NR/rdonlyres/FCB6 ... _final.pdf


Citar
Gripen NG is only 4% heavier than JAS 39C but comes with over 22% more engine thrust.

Engine improvement dry thrust: 25%
Engine improvement wet thrust: 22%

The F-414G engine will provide 20 to 25% more thrust over the existing RM12.
The NG Demonstrator has flown the new airframe and engine since May 2008.
Test phase 1 has performed maximum speed trials and heavy stores flutter tests.
Test phase 2 to start from 2009 will include tests of new sensors such as AESA.


Gripen NG Basic Specs (1)

Number of Stations 10
Empty weight 7.0 ton
MTOW >16 ton
Internal fuel >3.3 ton
External fuel 3.8 ton
Payload >6 ton


Gripen NG Range (2)

Range is increased an average of 40% over the JAS 39C as both the internal and external fuel capability is expanded.
Combat radius: 1,300 Km + 30 minutes on station with A2A weapons.
Range (one-way): 2,500 Km on internal fuel
Ferry range (one-way): 4,075 Km with external fuel
Combat Radius estimate: 1,800 km with A2A weapons

One drop tank (450 Gal) gives the Gripen NG an extra range of approximately 1000 km.


Design notice (3)

To accommodate a higher airflow for the F-414G engine the forward intakes has been expanded by about an inch. These forward intakes are removable on all JAS 39 models for modifications. The Laser Designator Pod station was removed for the modifications and will return over time and might be moved forward at the same time. Installing the new engine into the NG Demonstrator was successful on first attempt with only minor adjustments. Two new ventral stations have been fitted to the central fuselage and a rearranged landing gear has created space for a new internal fuel tank. The Demonstrator (a rebuilt JAS39B/D) is used to show possible upgrades to existing Gripens or solutions for completely new models.

The avionics planned for the NG is of the same products planned for C/D upgrades and is already part of the long term development and test program that existed before the launch of the NG Demonstrator. The F414 Gripen Demo is test aircraft 39-7 and flies next to her lighter RM12 sister 39-6. Other test aircraft is involved in the development such as 39-1 who is conducting METEOR missile tests with the PS/05A radar.

F414G on Gripen 39C? Possible. Would increase the T/W ratio by 22%.


RCS, IR

Gripen has very small Infra-red and radar signature. This has been further reduced for each new version. Gripen has less than 1/10th the average RCS of an F-16C and most likely the lowest RCS and IR signature of any non-stealth fighter today. A new Volvo Aero radial flame holder has significantly reduced the IR signature from the engine section. The aircraft has an innovative air/fuel distribution system with a set of heat exchangers, ram air intakes, shoulder placed exhaust ducts and computerized control to cool down the aircraft. When fuel reaches a specified temperature from a heat source it is replaced by cooler fuel that has been distributed through these systems. The flash protection has been replaced in 39C to be a conductive paint as opposed to the metallic stripes this has both lowered rcs and support costs. Lights have been changed from bulbs to LED and there are also infra-red lights on the aircraft for lo-vis night flights so FAC’s or wingmen with NVG can see the aircraft in the night.

Signature reductions was part of design start, reduced for 39C and will according to the SwAF be further reduced for the Gripen NG.

http://forum.keypublishing.co.uk/showpo ... ostcount=1
Cumprimentos
 

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HSMW

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #815 em: Setembro 19, 2011, 07:27:17 pm »
O caça que irá substituir o F-16 e dominar os nosso céus:

http://www.flickr.com/photos/27168121@N08/2776683866/
ou
http://www.flickr.com/photos/65589468@N04/6154369706/
É só escolher...

O buraco da Madeira deixa-me assim...  :bang:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #816 em: Setembro 19, 2011, 10:06:24 pm »
Citação de: "HSMW"
O caça que irá substituir o F-16 e dominar os nosso céus:

http://www.flickr.com/photos/27168121@N08/2776683866/
ou
http://www.flickr.com/photos/65589468@N04/6154369706/
É só escolher...

O buraco da Madeira deixa-me assim... :bang:

Duvido muito que o Eurofighter Typhoon seja o próximo substituto do F-16, até porque voltamos à questão dos bimotores.
Relativamente ao buraco da Madeira, é o resultado de pequenos ditadores... E a malta de cá pouco ou nada resolve...
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #817 em: Setembro 19, 2011, 11:39:17 pm »
Uma realidade que temos que ter presente é que o F-16 MLU possui capacidade de disparar/lançar a maior parte do armamento moderno que por ai anda, que são os AMRAAM, as bombas guiadas por laser e GPS, novos misseis IR (ou o AIM9X ou o IRIS-T ou ambos, já não me lembro correctamente), e para o guiamento destas armas já temos o Targeting Pod e o capacete JHMCS, por isso no estado financeiro em que estamos, não estou a ver trocarmos toda a frota de caças por uma outra que faz praticamente o mesmo, só que tem mais uma ou duas novidades como supercruise ou radar AESA.

O F-16 MLU só sai de duas maneiras, ou por a frota estar toda arrebentada de horas de voo, e então ai vamos aos saldos, seja americano ou europeu.
A 2ª maneira é o aparecimento de uma tecnologia que automaticamente torne obsoleto o F-16 e as armas que ele utiliza, tipo armas laser ou coisas do género.
 

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HSMW

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #818 em: Setembro 19, 2011, 11:56:55 pm »
Ninguém me compreende...  
:twisted:  :mrgreen:
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #819 em: Setembro 20, 2011, 11:32:32 am »
O Gripen NG só sai com encomendas já que os Suecos têm caças em demasia para as suas capacidades actuais. Eles queriam empurrar o NG para o Brasil, mas dali só sai Rafale.

Eu dúvido que o substituto do F-16 seja o Gripen, é um caça bastante razoável, para os dias de hoje, mas para o futuro, presumo que não seja a melhor escolha.

Para mim e se o mapa geo-estratégico e respectivas alianças não mudarem, vamos de F-35 e já vamos com sorte.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Smoke Trails

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #820 em: Setembro 20, 2011, 11:52:00 am »
Bom dia,

A Força Aérea Sueca já disse que em 2020, o Gripen vai ser substituído pelo Gripen NG.

No entanto, essa data poderia ser antecipada e a Força Aérea Sueca poderia tornar-se o cliente inicial (launch customer) se isso motivasse a Noruega a optar pelo Gripen NG!

Cumprimentos
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #821 em: Setembro 20, 2011, 01:35:56 pm »
Sim, todos sabemos que o MLU, de momento, nos serve muito bem. Mas estamos a falar de alternativas futuras. Tal como já aqui foi dito (e eu concordo), há de chegar uma altura onde já não dá para melhorar o F-16. E aí, acabou-se a festa.

 
Citação de: "Lightning"
O F-16 MLU só sai de duas maneiras, ou por a frota estar toda arrebentada de horas de voo, e então ai vamos aos saldos, seja americano ou europeu.
A 2ª maneira é o aparecimento de uma tecnologia que automaticamente torne obsoleto o F-16 e as armas que ele utiliza, tipo armas laser ou coisas do género.

Não só. Não nos podemos esquecer que enquanto nós tentamos enfiar o maior número de componentes dentro do F-16, também os fabricantes do Eurofighter Typhoon, do Gripen ou do F-35 o vão fazer. O F-16 vai-se tornar obsoleto quando chegarmos a um ponto onde a melhor versão do F-16 já não pode competir com os caças contemporâneos.

Além disso, temos de ser selectivos. O F-35 é um caça que ainda nem entrou no activo, enquanto do F-16 e do Gripen já sabemos o que podemos esperar. E ao preço que estão a vender o Lightning II, dúvido muito que esse será o próximo substituto do F-16.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #822 em: Setembro 20, 2011, 03:13:06 pm »
O problema é que ainda não sabemos sequer qual vai ser o preço final do F-35, nem o que o mesmo vai conter (provavelmente só os EUA terão direito a todos os brinquedos). Depois há a questão de que pelos vistos o F-35 ter demonstrado ser em quase todos os requisitos, inferior aos seus congéneres europeus (EF e Rafale).

Pessoalmente eu não sou grande fã de projectos que não sairam e já estão a dar tantos problemas, mas na verdade basta ver o historial da FAP e os discursos dos vários CEMFA desde que o projecto arrancou.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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LuisC

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #823 em: Setembro 20, 2011, 11:27:57 pm »
Sonhar é bom e por enquanto não paga imposto mas...

Quais os custos de uma esquadra de 20 caças F-35, EF, Rafale ou Gripen NG?

Será que depois de encontrada a resposta a esta pergunta ainda vão continuar a acreditar que é possível?
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #824 em: Setembro 21, 2011, 12:39:42 am »
Citação de: "LuisC"
Será que depois de encontrada a resposta a esta pergunta ainda vão continuar a acreditar que é possível?


Eu acredito. A não ser que aches que ficar com os F-16 para sempre seja a melhor solução, o Gripen, o F-35 ou o Rafale são, de facto, os potenciais sucessores do F-16 MLU.