Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
58 (43.6%)
Rafale
21 (15.8%)
Gripen
34 (25.6%)
Eurofighter Typhoon
16 (12%)

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Substituiçao dos F-16's

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HSMW

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #825 em: Setembro 21, 2011, 09:26:53 am »
Citação de: "whiskey01"
Citação de: "LuisC"
Será que depois de encontrada a resposta a esta pergunta ainda vão continuar a acreditar que é possível?


Eu acredito. A não ser que aches que ficar com os F-16 para sempre seja a melhor solução, o Gripen, o F-35 ou o Rafale são, de facto, os potenciais sucessores do F-16 MLU.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Johnnie

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #826 em: Setembro 21, 2011, 11:40:25 am »
Os caças da SAAB até parecem engraçados no papel, nos exercicios lá se vão safando mas já algum deles ( Drakken, Viggen, Grippen) foi testado em situação de combate real?  :mrgreen:

Portugal para fazer uma escolha inteligente só precisa espreitar como é que os israelitas vão resolver o mesmo problema, não é preciso inventar a roda de novo!!!
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #827 em: Setembro 21, 2011, 11:51:50 am »
Israel vai comprar 25 F-35A Lightning II, nós teremos de ter uma boa ajuda dos EUA (Lajes Agreement ? ) para poder ter uma esquadra de 20. Nem penso sequer em 40, porque é muita fruta... :mrgreen:
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #828 em: Setembro 21, 2011, 12:03:11 pm »
Citação de: "HSMW"
Imagem[/img]

???

Citação de: "Johnnie"
Portugal para fazer uma escolha inteligente só precisa espreitar como é que os israelitas vão resolver o mesmo problema, não é preciso inventar a roda de novo!!!

BINGO! Os israrelitas vão comprar os 25 F-35. E já algum F-35 foi testado em combate? Eles ainda nem no activo estão. Além disso, não vamos comparar Israel com Portugal... Se bem que rir um bocadinho não faz mal a ninguém  :mrgreen:[/quote]

 :lol:
 

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nelson38899

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #829 em: Setembro 21, 2011, 02:00:21 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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GI Jorge

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #830 em: Setembro 21, 2011, 11:02:19 pm »
Pessoalmente acho que comprar o F35 seria suicídio económico e operacional por várias razões. Não só é caro de comprar, mas também de manter. Já alguém imaginou como seria dispendioso manter todos os aviões prontos ao mesmo tempo?
E depois, aquilo não é um caça. Mais parece um barril com umas asinhas pequeninas e um motor.
Mas se é verdade que esta opinião não vem de quem é melhor para a dar, fica aqui a opinião de alguém que sabe do que fala:

Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #831 em: Setembro 22, 2011, 02:28:29 am »
O Futuro deve ser este:

F 16 super viper

Citar
Lockheed Martin's F-16IN Super Viper features

 
The AESA radar is a key feature of F-16IN Super Viper and according to Lockheed Martin officials;  The radar is a discriminator in multirole combat aircraft when network operations are unavailable or when the fighter aircraft’s RF has been raised to a higher level by the carriage of external stores.

The Northrop Grumman APG-80 AESA radar in the F-16IN provides outstanding situational awareness and detection, ultrahigh-resolution synthetic aperture radar mapping, fully interleaved modes of operations with automatic terrain following, and air-to-air tracking of multiple targets. AESA radars are more “operator friendly.” The radar has the ability to maintain tracks on targets while continuing to search for new contacts, while also allocating time to perform air-to-surface operations such as an attack on a surface target or even a resource intensive task such as radar guided terrain. The final benefit of the AESA radar is increased reliability and reduced planned maintenance.

Net-Centric Warfare Capability

The fusion of net-centric operations and onboard data provides a total battle space picture and optimises mission accomplishment. The F-16 was the first multi-role fighter to incorporate a data link capability, and the IAF's Operational Data Link (ODL) can be integrated onto the F-16IN in order to ensure interoperability with other IAF aircraft.

Modern, all-digital glass cockpit

The pilots receive easy-to-interpret information via the all-digital cockpit and helmet-mounted cueing system. The large colour displays are capable of fusing data from on-and-off-board sensors, reducing the workload and enabling the pilot to focus on the mission.

Advanced Survivability Features

The low radar signature of the F-16IN reduces detection by enemy radars. Its single-engine design has smaller infrared and visual signature than twin-engine fighters. The internal electronic warfare system avoids or defeats the most advanced threats. Superior agility and excellent pilot situational awareness reduce vulnerability to attack, while critical systems redundancy and shielding enhance survivability.

Enhanced High Thrust Engine

The F-16IN offers the highest thrust engine in the competition, the General Electric F110-132A. It has 32,000 pounds of thrust with an unprecedented record of safety, reliability, maintainability and durability. The F110 incorporates the latest technology including full authority digital engine control for maximum fuel efficiency and performance.

Cockpit overview

The F-16IN cockpit displays and controls are fully integrated revamped to quickly convey the information and simplify operations for the pilot. The pilot receives mission and tactical information via the full colour, all digital glass cockpit and a Helmet Mounted Display (HMD). Electronic displays incorporating graphics, digital data and colour alerts replace traditional engine and flight instrumentation speeding up the pilot’s cognitive processing of system status.

Proven Combat and Operational Effectiveness

Over 400,000 combat hours
More air-to-air victories (72-0)
Over 100,000 combat missions flown
Over 2,200,000 ordnance delivered in combat
Over one million operational sorties in support of the global war against terror

Sem duvida: o melhor substituto para o F16 será um irmão mais novo!!

O F 16 ainda tem muito por onde evoluir e vai continuar a ter a melhor relação  qualidade preço
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #832 em: Setembro 22, 2011, 03:13:52 pm »
Sabes porque é que daqui a 10/15 anos não vais ter uma linha de produção de F-16? Porque o F-35 é da Lockheed Martin. Por isso dúvido que a mesma empresa deixe um produto mais em conta continue a ser produzido. É como nos carros, se podem vender um carro por 10 não vão continuar a fabricar outro que custa 5. É a velha teoria de que um modelo mais barato ia canibalizar as vendas do modelo mais caro.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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ICE 1A+

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #833 em: Setembro 23, 2011, 06:57:41 pm »
Eu estou mais inclinado para a ideia que ninguem vai ter dinheiro para comprar F35, por isso vao continuar a produção do  modelo mais barato

Mas quem vai ditar a regras vai ser o mercado.
 

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nelson38899

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #834 em: Setembro 23, 2011, 10:13:26 pm »
Citação de: "ICE 1A+"
Eu estou mais inclinado para a ideia que ninguem vai ter dinheiro para comprar F35, por isso vao continuar a produção do  modelo mais barato

Mas quem vai ditar a regras vai ser o mercado.

sendo assim, aqui fica um futuro novo MLU.
Citar
O Escritório de Representação Econômico e Cultural de Taipei os Estados Unidos solicitou oficialmente nessa quinta-feira, dia 22 de setembro, a modernização de 145 caças F-16A/B da Força Aérea de Taiwan (RoCAF). De acordo com o Ministério de Defesa Nacional em Taipei, o programa será executado num período de 12 anos, num custo aproximado de US$ 5,3 bilhões.


A solicitação completa (que pode ser vista aqui) inclui a venda de: 176 radares com Antenas de Varredura Eletrônicas Ativas (AESA); 176 Sistemas de Navegação Inerciais com GPS; 176 sistemas de Gerenciamento de Guerra Eletrônica ALQ-213; melhorias em 82 pods ALQ-184 de Contramedidas Eletrônicas (ECM) para incorporarem a tecnologia de Memória de Frequências de Rádios Digitais (DRFM) ou a compra de novos pods ECM (AN/ALQ-211(V)9 Suítes Integradas de Guerra Eletrônica Defensiva Embarcada (AIDEWS) com DRFM, ou os pods AN/ALQ-131 com DRFM); 86 terminais de link de dados táticos; melhoria em 28 pods de pontaria eletro-ópticos/infravermelhos Sharpshooter; 26 Sistemas de Pontaria AN/AAQ-33 SNIPER ou AN/AAQ-28 LITENING; 128 Sistemas Conjuntos de Pontaria Montados no Capacete; 128 óculos de visão noturna; 140 mísseis AIM-9X SIDEWINDER; 56 mísseis captivos de treinamento AIM-9X; 5 kits de telemetria AIM-9X; 16 GBU-31V1 JDAMs (Joint Direct Attack Munitions); 80 kits GBU-38 JDAM; Sistemas de Bombas Guiadas a Laser por GPS/Dual Mode (16 GBU-10 Enhanced PAVEWAY II ou GBU-56 Laser JDAM, 80 GBU-12 Enhanced PAVEWAY II ou GBU-54 Laser JDAM, 16 GBU-24 Enhanced PAVEWAY III); 64 CBU-105 Sensor Fused Weapons com Wind-Corrected Munition Dispensers (WDMD); 153 lançadores LAU-129 com interface de mísseis; melhoria em 158 transponders IFF APX-113 combinados com interrogadores; e aplicações HAVE GLASS II.

Também estão incluídos: munição, equipamento alternativo de munição, engenharia e estudo de projeto para troca dos existentes motores F100-PW-220 por motores F100-PW-229, melhoria nos computadores de missão modulares, display multifuncionais no cockpit, equipamentos de comunicação, Sistemas de Planejamento Conjunto de Missão, manutenção, construção, reparo, apoio de aeronave de reabastecimento, serviços de translado, equipamento de apoio no solo e das aeronaves, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento, engenharia técnica, apoio logístico, equipamentos de testes, ajuda on-site, e outros elementos de apoio logístico relacionado.

O Escritório de Representação Econômico e Cultural de Taipei nos Estados Unidos também solicitou uma possível continuação do programa de treinamento de pilotos e apoio logístico para as aeronaves F-16 na Base Aérea de Luke, Arizona, para incluir treinamento de voo, de suprimentos e apoio de manutenção, peças sobressalentes e de reparos, equipamento de apoio, gerenciamento do programa, publicações, documentação, treinamento, serviços de combustível e abastecimento.
http://cavok.com.br/blog/?p=39265
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Re: Substituição dos F-16's
« Responder #835 em: Setembro 24, 2011, 10:50:26 am »
As últimas versões do F-16 podem até fazer frente aos caças mais recentes mas não se esqueçam que o substituto dos nossos F-16 vai ter de servir mais de 40 anos. É preciso então que as aeronave tenham espaço para futuras modernizações. Seria também bom que a indústria nacional possa participar seja na manutenção do aparelho ou seja no desenvolvimento de componentes para a aeronave. Afinal de contas somos um país que tem uma indústria relacionada com o sector aeroespacial (software, componentes, comunicações, etc.) que tem vindo a evoluir muito e tem conquistado o mercado internacional.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #836 em: Outubro 11, 2011, 09:16:29 pm »
:mrgreen:
 

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afonsinho

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #837 em: Outubro 28, 2011, 07:52:28 pm »


Futuro dos nos f16s, mas so com um motor!!
Os japoneses pensam de caraças!!
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #838 em: Outubro 28, 2011, 09:09:03 pm »
Citação de: "afonsinho"


Futuro dos nos f16s, mas so com um motor!!
Os japoneses pensam de caraças!!

Escreve lá isso outra vez, se faz favor lol
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #839 em: Novembro 06, 2011, 06:03:57 pm »

Já agora:

Citar
Portugal

Since the military coup in 1974 after the revolutions in the Portugese colonies Mozambique, Angola and Portugese Guinea during the late 1960s, Portugal has changed the organisation of the Portugese Air Force and reduced the number of aircraft from 850 in 1974 to only about 290 in 1976. The 1990s brought the acquisition of modern aircraft such as 20 new F-16 Block 15 Fighting Falcons and a second batch of 25 F-16 Block 15s, which replaced the 50 A-7P Corsair II and the relocation of several squadrons to other bases.

Portugal joined the European Participating Air Forces (EPAF), a cooperation (F-16 Project Group) of The Netherlands, Belgium, Denmark, Norway and Portugal for the sustainment and upgrading of F-16s in Europe. Receiving MLU packages by Portugese aircraft was a slow process, being seriously hampered by operational an budget limitations.
Original procurement of F16s:
17x F-16AM (Block 15OCU) (New, delivery 1994-1995)
3x F-16BM (Block 15OCU) (New, delivery 1994)
21x F-16A (Block 15) (Used, ex-USAF/ANG 1999-2000)
4x F-16B (Block 15) (Used, ex-USAF/ANG 1999-2000)
Back in 2007 some non-MLU F16s were available for sales (in storage). If and when this sale will materialize is still uncertain. The impact at current F-16 squadrons is also unclear.
Current jet fighter fleet (August 2009)
21x Lockheed Martin F-16AM
6x Lockheed Martin F16BM
Two squadrons are operational with F-16s at AFB Monte Real
Opportunities Joint Strike Fighter
Portugal was identified by Lockheed Martin officials as one of the possible buyers in presentations to the industry in 2007. Also in a document produced for the Dutch Parliament (Basis Document, 2001)  a possible requirement of an unknown number of Portugese planes to replace the A-7 Corsairs had been mentioned. However, the facts show this has become out of date. The main part of the current fleet of F16s has been delivered in 1994-1995 and may be operational until 2018-2025. In that timeframe in a possible fighter competition the F-35 may play a role. However, not without competition, because also European companies have mentioned Portugal as an option in their sales
analysis.