Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
59 (44%)
Rafale
21 (15.7%)
Gripen
34 (25.4%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

Votos totais: 134

Substituiçao dos F-16's

  • 4852 Respostas
  • 1283081 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9943
  • Recebeu: 5095 vez(es)
  • Enviou: 849 vez(es)
  • +5369/-1151
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #780 em: Julho 20, 2011, 04:25:03 pm »
Boas

Pois é capaz de ter razão. :G-beer2:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23352
  • Recebeu: 4273 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3165/-4572
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #781 em: Julho 20, 2011, 05:35:33 pm »
E ias substituir esses meios? Continuavas a não ter dinheiro suficiente e o estado não está disposto a gastar nem um € com a defesa.

Eu sou talvez um sonhador, mas sonho que a antiga BA3 tenha pelo menos uns Aviocar para o pessoal continue a saltar sempre que precise como acontecia nos tempos da FAP.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

junger

  • 53
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #782 em: Julho 29, 2011, 02:37:44 pm »
Citar
Suecia (saab) - menor população

Tem dinheiro e é provavel que a SAAB seja vendida.

penso que uma das razões para ter dinheiro é a de fabricar aviões.
A SAAB AB está no mercado bolsista desde sempre pelo que falar em que vai ser vendida não faz sentido.


Citar
Rep. Checa (Aero Vodochody ) menor população, dimensão e PIB

De cabeça acho que eles só constroem se tiverem clientes para um treinador avançado. Esse treinador avançado foi criado porque havia clientes no Bloco de Leste.
Albania, Áustria, Bangladesh, Jordania, Indonesia, Bolivia, Iraque, Israel, Hungria e Espanha manifestaram interesse no Aero L-159 ALCA
A Força Aérea Checa adquiriu 72 unidades.
Egipto e Tunísia adquiriram a anterior versão Aero L-59 Super Albatros


Citar
Chile (Enaer): Menor PIB

O que é que eles constroem?

Construiram Aviões: CASA C-101 Aviojet (sob licença CASA) e ENAER T-35 Pillán (Sob licenca Piper)
e modernizaram os Mirage V Chilenos.

Citar
Israel (IAI): Menor PIB, população e Dimensão
UAV e Israel recebe bilhões de dólares dos EUA.
Nós também recebemos muito dinheiro da OTAN e da UE e de programas de assistencia dos EUA a aliados.
A IAI fabrica: Gulfstream G200, G500, entre outros (sob licença)
fabricou os Kfir e Nesher

Citar
Suiça (Pilatus): Menor dimensão e população

Não é a OGMA que produz um avião para eles?

Pretérito: produzia, e apenas partes.

Citar
Finlandia (Valmet): Menor população
O que é que eles constroem?

Caça-bombardeiros F/A-18 Hornet para a força aéra Finlandesa
Helicópteros NH90


Citar
Holanda (Fokker/Rekkof) : Menor dimensão
Eles actualmente constroem alguma coisa? Eu tinha a impressão que a empresa tinha ido à falência... :?
Daí a mudança de nome para Rekkof (Fokker ao contrário), com marca registada Next Generation Aircraft, fabricam uma versão modernizada do
Fokker F100 e do F70.



Citar
Ucrania (Antonov): menor PIB
[/quote]
Filho da URSS e consegue clientes graças a isso.[/quote]
Também se pode dizer que consegue muita concorrencia graças a isso.


Citar
Se formos ver a OGMA faz o que grande parte dessas empresas fez ou faz, ou seja, constrói partes de aparelhos, repara e até monta todo um aparelho para a Pilatus (se a memória não me falha).

Pretérito, as OGMA já não fabricam nem montam aeronaves, apenas realizam certas partes da fuselagem.
Isto para uma empresa que já fabricou aviões a 100%, incluindo motores, revela bem a decadencia da nossa industria aeronautica.
Nem UAVs a OGMA fabrica.
 

*

junger

  • 53
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #783 em: Julho 29, 2011, 02:51:30 pm »
Citar
A propria SAAB Sueca e a Dassault Francesa    estão a demonstrar nao terem capacidade para  desenvolverem sozinhas de um caça  de 5ª geração  
dado as dezenas de milhares de milhões necessarios!

A India pode dar-se ao luxo de financciar projectos desses á custa de Analfabetismo, Desnutrição  e Pobreza  extrema de mais de metade da sua populaçao

Isso são rumores, até porque os projectos de 5ª geração existentes não impressionam muito.
O F-22 é um aparelho limitadíssimo, nem capacidade de ataque ao solo possui, e é caríssimo porque utiliza tecnologia que os EUA não podem vender diluindo os custos por outros clientes. O F-35 corre o sério risco de ser obsoleo quando finalmente entrar ao serviço.

Neste momento a Dassault tem a produção do Rafale assegurada para lá de 2020 e a Saab continua a produzir o Grippen.

Creio que é muito cedo para dizer se há ou não capacidade para desenvolver caças de 5ª geração, até porque a diferença tecnológica que separa esta geração da anterior não reside tanto nas componentes puramente aeronauticas, mas mais nos sensores, motorizações e armamentos, coisas que nada tem a ver com a Dassault ou com a Saab.
A furtividade acaba por ser a única componente em que a Saab e a Dassault tem que assegurar competencia.
As empresas já provaram com o nEUROn que podem resolver esse problema facilmente, colaborando entre sí.

O  nEUROn acaba por ser a plataforma de teste para um ou mais futuros aparelhos de 5ª geração
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23352
  • Recebeu: 4273 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3165/-4572
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #784 em: Julho 29, 2011, 02:59:36 pm »
Citação de: "junger"
Citar
A propria SAAB Sueca e a Dassault Francesa    estão a demonstrar nao terem capacidade para  desenvolverem sozinhas de um caça  de 5ª geração  
dado as dezenas de milhares de milhões necessarios!

A India pode dar-se ao luxo de financciar projectos desses á custa de Analfabetismo, Desnutrição  e Pobreza  extrema de mais de metade da sua populaçao
Neste momento a Dassault tem a produção do Rafale assegurada para lá de 2020 e a Saab continua a produzir o Grippen.

Estão a produzir Gripens para quem?

Citar
Creio que é muito cedo para dizer se há ou não capacidade para desenvolver caças de 5ª geração, até porque a diferença tecnológica que separa esta geração da anterior não reside tanto nas componentes puramente aeronauticas, mas mais nos sensores, motorizações e armamentos, coisas que nada tem a ver com a Dassault ou com a Saab.
A furtividade acaba por ser a única componente em que a Saab e a Dassault tem que assegurar competencia.
As empresas já provaram com o nEUROn que podem resolver esse problema facilmente, colaborando entre sí.

O  nEUROn acaba por ser a plataforma de teste para um ou mais futuros aparelhos de 5ª geração

E porquê embarcaram as duas companhias juntas num projecto destes? Porque é a única forma de conseguirem produzirem algo do género dentro do orçamento que dispoem (orçamento esse que é cada vez mais reduzido).
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23352
  • Recebeu: 4273 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3165/-4572
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #785 em: Julho 29, 2011, 03:20:50 pm »
Citação de: "junger"
Citar
Suecia (saab) - menor população

Tem dinheiro e é provavel que a SAAB seja vendida.

penso que uma das razões para ter dinheiro é a de fabricar aviões.
A SAAB AB está no mercado bolsista desde sempre pelo que falar em que vai ser vendida não faz sentido.

Lembro-me de um responsável da Saab a piscar o olho à Embraer para isso mesmo. A Saab conseguia manter-se porque tinha o mercado nacional e uns quantos países europeus que por norma compravam os caças à Saab. Agora que as Forças Armadas europeias estão a encolher e com o mercado externo cada vez mais competivo a única forma que eu vejo da Saab sobreviver no futuro será a mesma ser adquirida por uma companhia mais rubusta.


Citar
Rep. Checa (Aero Vodochody ) menor população, dimensão e PIB

De cabeça acho que eles só constroem se tiverem clientes para um treinador avançado. Esse treinador avançado foi criado porque havia clientes no Bloco de Leste.
Albania, Áustria, Bangladesh, Jordania, Indonesia, Bolivia, Iraque, Israel, Hungria e Espanha manifestaram interesse no Aero L-159 ALCA
A Força Aérea Checa adquiriu 72 unidades.
Egipto e Tunísia adquiriram a anterior versão Aero L-59 Super Albatros[/quote]

Tens razão, devo ter confundido o modelo, de qualquer maneira estamos a falar de números um pouco expressivos.

Citar
Chile (Enaer): Menor PIB

O que é que eles constroem?

Construiram Aviões: CASA C-101 Aviojet (sob licença CASA) e ENAER T-35 Pillán (Sob licenca Piper)
e modernizaram os Mirage V Chilenos.[/quote]

Ou seja montaram aviões.

Citar
Israel (IAI): Menor PIB, população e Dimensão
UAV e Israel recebe bilhões de dólares dos EUA.
Nós também recebemos muito dinheiro da OTAN e da UE e de programas de assistencia dos EUA a aliados.
A IAI fabrica: Gulfstream G200, G500, entre outros (sob licença)
fabricou os Kfir e Nesher[/quote]

Nós recebemos bilhões da OTAN? A sério? pensa lá bem...

Citar
Suiça (Pilatus): Menor dimensão e população

Não é a OGMA que produz um avião para eles?

Pretérito: produzia, e apenas partes.[/quote]

Produzia partes e montava o avião.

Citar
Finlandia (Valmet): Menor população
O que é que eles constroem?

Caça-bombardeiros F/A-18 Hornet para a força aéra Finlandesa
Helicópteros NH90 [/quote]

Ou seja, montaram um caça e um helicóptero?


Citar
Holanda (Fokker/Rekkof) : Menor dimensão
Eles actualmente constroem alguma coisa? Eu tinha a impressão que a empresa tinha ido à falência... :?
Daí a mudança de nome para Rekkof (Fokker ao contrário), com marca registada Next Generation Aircraft, fabricam uma versão modernizada do
Fokker F100 e do F70.[/quote]

Desconhecia, pensava que era apenas um projecto que ainda não tinha saido do papel.



Citar
Ucrania (Antonov): menor PIB
[/quote]
Filho da URSS e consegue clientes graças a isso.[/quote]
Também se pode dizer que consegue muita concorrencia graças a isso.[/quote]

Pode-se...


Citar
Se formos ver a OGMA faz o que grande parte dessas empresas fez ou faz, ou seja, constrói partes de aparelhos, repara e até monta todo um aparelho para a Pilatus (se a memória não me falha).

Pretérito, as OGMA já não fabricam nem montam aeronaves, apenas realizam certas partes da fuselagem.
Isto para uma empresa que já fabricou aviões a 100%, incluindo motores, revela bem a decadencia da nossa industria aeronautica.
Nem UAVs a OGMA fabrica.[/quote]

Olha que eu tenho a impressão de que todo o aparelho era montado nas OGMA, pelo menos lembro-me de ter visto fotos que mostrava isso mesmo.

Atenção, eu não sou contra que se monte aparelhos nas OGMA para a FAP, cheguei a falar com um PILAV que ele não percebia porque é que os C-295 M não tinham sido montados lá. É uma questão de incluir isso no contracto, mas dúvido que haja um único governo que apoie essa medida já isso acarreta um custo maior. Eu nem sei como foi possível eles terem decidido que os Pandur fossem montados cá em Portugal! É algo completamente lógico, no entanto que é muito pouco normal para os nossos "carissimos" politicos.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

GI Jorge

  • 617
  • +1/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #786 em: Julho 29, 2011, 03:56:10 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Nós recebemos bilhões da OTAN? A sério? pensa lá bem...

Caro Cabeça de Martelo, bilhões são bilhas grandes. Diz-se biliões.   :lol:
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #787 em: Julho 29, 2011, 05:36:55 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Nós recebemos bilhões da OTAN? A sério? pensa lá bem...

Caro Cabeça de Martelo, bilhões são bilhas grandes. Diz-se biliões.   :toto:  :toto:  :toto:  :toto:  :toto:
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23352
  • Recebeu: 4273 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3165/-4572
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #788 em: Julho 29, 2011, 06:19:43 pm »
Quando estava a responder tinha uma certa moça de ancas avantajadas a passar por mim. E o brasileiros são malucos pela mulher melancia...deviam ver esta! :lol:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3707 vez(es)
  • +967/-1101
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #789 em: Julho 30, 2011, 04:59:56 pm »
Penso que o factor dos C-295 não serem montados cá mas os Pandur já serem, talvez tenha o principal factor no numero de aparelhos, os F-16 também estão a ser modernizados e montados cá (OGMA e BA5), mas os F-16 também não são 12, são 30 e muitos.
 

*

junger

  • 53
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #790 em: Agosto 02, 2011, 11:10:30 pm »
Citação de: "Lightning"
Penso que o factor dos C-295 não serem montados cá mas os Pandur já serem, talvez tenha o principal factor no numero de aparelhos, os F-16 também estão a ser modernizados e montados cá (OGMA e BA5), mas os F-16 também não são 12, são 30 e muitos.

não são montados cá. todos os aparelhos portugueses foram adquiridos novos ou usados aos EUA, já montados.
na realidade e convém esclarecer isto, o que se faz nos MLU é algo como um tunning de instalação(não confundir com tunning a sério em que se alteram os componentes, principalmente o motor). As OGMA limitam-se a instalar kits de tunning nos F-16.
Estamos muito longe de uma aeronave Portuguesa.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #791 em: Agosto 02, 2011, 11:38:27 pm »
já montados?...junger alguns F-16 vieram em caixotes, foram descascados até à ultima todas as cablagens substituidas, um overhaul completo...tunning? isso é para automóveis!
Por falar em motor e não é que cá em Portugal fizeram um upgrade ao PW220 (o motor do F-16)! Ou seja melhoraram os motores...também! Remodelaram toda a instrumentação...ou em termos simplistas passaram do analógico OCU para o digital MLU.
Não simplifiquem demasiado o trabalho do pessoal técnico da BA5, que corrigiram inclusivé erros de montagem das OGMA e não lhes retirem o mérito de terem posto a operar em pleno os F-16!
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

junger

  • 53
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #792 em: Agosto 03, 2011, 12:25:16 am »
Citação de: "raphael"
já montados?...junger alguns F-16 vieram em caixotes, foram descascados até à ultima todas as cablagens substituidas, um overhaul completo...tunning? isso é para automóveis!
Por falar em motor e não é que cá em Portugal fizeram um upgrade ao PW220 (o motor do F-16)! Ou seja melhoraram os motores...também! Remodelaram toda a instrumentação...ou em termos simplistas passaram do analógico OCU para o digital MLU.
Não simplifiquem demasiado o trabalho do pessoal técnico da BA5, que corrigiram inclusivé erros de montagem das OGMA e não lhes retirem o mérito de terem posto a operar em pleno os F-16!

Que confusão!
Os F-16 do Peace Atlantis II (usados), estavam naquilo que os americanos chamam Cocoon Storage (http://www.f-16.net/modules/Gallery2/ga ... alNumber=2), uma forma de armazenar os aparelhos mantendo-os protegidos dos elementos. A ideia é manter o aparelho integral, pelo que eles vieram inteiros para o pais.
O upgrade aos motores feito em Portugal é uma mera substituição dos motores originais pelos F100-PW-220E adquiridos em simultaneo, no Programa Peace Atlantis II.
Com os aparelhos vieram Kits MLU, esses sim em caixotes, daí a sua confusão.
As cablagens se substituidas só o foram as dos sistemas alterados.
Overhaul é tb um termo originalmente automobilistico e no fundo é uma reparação ou inspecção extensiva.
O MLU é na realidade uma inspecção dos 60.000 km complementada com um tunning radical que substitui controlo o motor e componentes electrónicos.
 

*

junger

  • 53
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #793 em: Agosto 03, 2011, 12:48:32 am »
Citar
Lembro-me de um responsável da Saab a piscar o olho à Embraer para isso mesmo. A Saab conseguia manter-se porque tinha o mercado nacional e uns quantos países europeus que por norma compravam os caças à Saab. Agora que as Forças Armadas europeias estão a encolher e com o mercado externo cada vez mais competivo a única forma que eu vejo da Saab sobreviver no futuro será a mesma ser adquirida por uma companhia mais rubusta.

não vejo nenhum encolhimento, na realidade os orçamentos de defesa aumentam à medida que as economias crescem, e o que interessa é o $$$ e não o numero de aeronaves adquiridas. A SAAB tem relevancia estrategica para a Suecia que é um país rico e pode comprar 20 SAABs se quiser.
O mercado não está mais competitivo, nós é que temos fraca memória, sempre foi assim. Aliás há 20 anos era pior, havia mais concorrentes, hoje é só Rafales, Typhoons e Grippens.



Citar
Albania, Áustria, Bangladesh, Jordania, Indonesia, Bolivia, Iraque, Israel, Hungria e Espanha manifestaram interesse no Aero L-159 ALCA
A Força Aérea Checa adquiriu 72 unidades.
Egipto e Tunísia adquiriram a anterior versão Aero L-59 Super Albatros

Tens razão, devo ter confundido o modelo, de qualquer maneira estamos a falar de números um pouco expressivos.[/quote]

Numeros de unidades talvez mas de $$$ nem por isso. O valor actual de um aparelho destes compensa a menor procura (lei do mercado).


Citar
Citar
Chile (Enaer): Menor PIB

O que é que eles constroem?

Construiram Aviões: CASA C-101 Aviojet (sob licença CASA) e ENAER T-35 Pillán (Sob licenca Piper)
e modernizaram os Mirage V Chilenos.

Ou seja montaram aviões.[/quote]

Não, os aparelhos eram construidos, não apenas montados.
Toda a fuselagem era construida no Chile.

Citar
Citar
Israel (IAI): Menor PIB, população e Dimensão
UAV e Israel recebe bilhões de dólares dos EUA.
Nós também recebemos muito dinheiro da OTAN e da UE e de programas de assistencia dos EUA a aliados.
A IAI fabrica: Gulfstream G200, G500, entre outros (sob licença)
fabricou os Kfir e Nesher

Nós recebemos bilhões da OTAN? A sério? pensa lá bem...[/quote]
Nós não temos 500 aviões de combate! Mas mesmo assim recebemos alguns biliões (milhares de milhões de dólares) ao longo de muitos anos, de várias proveniencias, principalmente do acordo das Lages .


Citar
Citar
Suiça (Pilatus): Menor dimensão e população

Não é a OGMA que produz um avião para eles?

Pretérito: produzia, e apenas partes.

Produzia partes e montava o avião.[/quote]
Montava alguns talvez, mas não construia a totalidade da célula. de qualquer forma é pretérito.

Citar
Citar
Finlandia (Valmet): Menor população
O que é que eles constroem?

Caça-bombardeiros F/A-18 Hornet para a força aéra Finlandesa
Helicópteros NH90

Ou seja, montaram um caça e um helicóptero?[/quote]
Não, construiram um caça e um helicóptero.


Citar
Citar
Holanda (Fokker/Rekkof) : Menor dimensão
Eles actualmente constroem alguma coisa? Eu tinha a impressão que a empresa tinha ido à falência... :?
Daí a mudança de nome para Rekkof (Fokker ao contrário), com marca registada Next Generation Aircraft, fabricam uma versão modernizada do
Fokker F100 e do F70.

Desconhecia, pensava que era apenas um projecto que ainda não tinha saido do papel.[/quote]

Não, coisas que não saem do papel é mesmo em Portugalk



Citar
Ucrania (Antonov): menor PIB
[/quote]
Filho da URSS e consegue clientes graças a isso.[/quote]
Também se pode dizer que consegue muita concorrencia graças a isso.[/quote]

Pode-se...


Citar
Se formos ver a OGMA faz o que grande parte dessas empresas fez ou faz, ou seja, constrói partes de aparelhos, repara e até monta todo um aparelho para a Pilatus (se a memória não me falha).

Pretérito, as OGMA já não fabricam nem montam aeronaves, apenas realizam certas partes da fuselagem.
Isto para uma empresa que já fabricou aviões a 100%, incluindo motores, revela bem a decadencia da nossa industria aeronautica.
Nem UAVs a OGMA fabrica.[/quote]

Olha que eu tenho a impressão de que todo o aparelho era montado nas OGMA, pelo menos lembro-me de ter visto fotos que mostrava isso mesmo.

Atenção, eu não sou contra que se monte aparelhos nas OGMA para a FAP, cheguei a falar com um PILAV que ele não percebia porque é que os C-295 M não tinham sido montados lá. É uma questão de incluir isso no contracto, mas dúvido que haja um único governo que apoie essa medida já isso acarreta um custo maior. Eu nem sei como foi possível eles terem decidido que os Pandur fossem montados cá em Portugal! É algo completamente lógico, no entanto que é muito pouco normal para os nossos "carissimos" politicos.[/quote]
 

*

junger

  • 53
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #794 em: Agosto 03, 2011, 01:00:39 am »
Citar
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "junger"
Citar
A propria SAAB Sueca e a Dassault Francesa    estão a demonstrar nao terem capacidade para  desenvolverem sozinhas de um caça  de 5ª geração  
dado as dezenas de milhares de milhões necessarios!

A India pode dar-se ao luxo de financciar projectos desses á custa de Analfabetismo, Desnutrição  e Pobreza  extrema de mais de metade da sua populaçao
Neste momento a Dassault tem a produção do Rafale assegurada para lá de 2020 e a Saab continua a produzir o Grippen.

Estão a produzir Gripens para quem?

A Flygvapnet parece que encomendou 204 aparelhos e foram fabricados 130, ainda faltam uns quantos.


Citar
Citar
Creio que é muito cedo para dizer se há ou não capacidade para desenvolver caças de 5ª geração, até porque a diferença tecnológica que separa esta geração da anterior não reside tanto nas componentes puramente aeronauticas, mas mais nos sensores, motorizações e armamentos, coisas que nada tem a ver com a Dassault ou com a Saab.
A furtividade acaba por ser a única componente em que a Saab e a Dassault tem que assegurar competencia.
As empresas já provaram com o nEUROn que podem resolver esse problema facilmente, colaborando entre sí.

O  nEUROn acaba por ser a plataforma de teste para um ou mais futuros aparelhos de 5ª geração

E porquê embarcaram as duas companhias juntas num projecto destes? Porque é a única forma de conseguirem produzirem algo do género dentro do orçamento que dispoem (orçamento esse que é cada vez mais reduzido).

Não, na realidade tem a ver com o facto de ser um projecto puramente de investigação, sem qualquer prespectiva de venda e numa lógica economicista as empresas resolveram unir esforços. Assim adquirem competencias na área da furtividade e da aerodinamica activa avançada a custo menor.
Ambas são de interesse estrategico para os seus respectivos países, pensar que a França deixa cair a Dassault ou que a Suecia deixa cair a SAAB é apostar no cavalo errado.