Suecia (saab) - menor população
Tem dinheiro e é provavel que a SAAB seja vendida.
penso que uma das razões para ter dinheiro é a de fabricar aviões.
A SAAB AB está no mercado bolsista desde sempre pelo que falar em que vai ser vendida não faz sentido.
Lembro-me de um responsável da Saab a piscar o olho à Embraer para isso mesmo. A Saab conseguia manter-se porque tinha o mercado nacional e uns quantos países europeus que por norma compravam os caças à Saab. Agora que as Forças Armadas europeias estão a encolher e com o mercado externo cada vez mais competivo a única forma que eu vejo da Saab sobreviver no futuro será a mesma ser adquirida por uma companhia mais rubusta.
Rep. Checa (Aero Vodochody ) menor população, dimensão e PIB
De cabeça acho que eles só constroem se tiverem clientes para um treinador avançado. Esse treinador avançado foi criado porque havia clientes no Bloco de Leste.
Albania, Áustria, Bangladesh, Jordania, Indonesia, Bolivia, Iraque, Israel, Hungria e Espanha manifestaram interesse no Aero L-159 ALCA
A Força Aérea Checa adquiriu 72 unidades.
Egipto e Tunísia adquiriram a anterior versão Aero L-59 Super Albatros[/quote]
Tens razão, devo ter confundido o modelo, de qualquer maneira estamos a falar de números um pouco expressivos.
Chile (Enaer): Menor PIB
O que é que eles constroem?
Construiram Aviões: CASA C-101 Aviojet (sob licença CASA) e ENAER T-35 Pillán (Sob licenca Piper)
e modernizaram os Mirage V Chilenos.[/quote]
Ou seja montaram aviões.
Israel (IAI): Menor PIB, população e Dimensão
UAV e Israel recebe bilhões de dólares dos EUA.
Nós também recebemos muito dinheiro da OTAN e da UE e de programas de assistencia dos EUA a aliados.
A IAI fabrica: Gulfstream G200, G500, entre outros (sob licença)
fabricou os Kfir e Nesher[/quote]
Nós recebemos bilhões da OTAN? A sério? pensa lá bem...
Suiça (Pilatus): Menor dimensão e população
Não é a OGMA que produz um avião para eles?
Pretérito: produzia, e apenas partes.[/quote]
Produzia partes e montava o avião.
Finlandia (Valmet): Menor população
O que é que eles constroem?
Caça-bombardeiros F/A-18 Hornet para a força aéra Finlandesa
Helicópteros NH90 [/quote]
Ou seja, montaram um caça e um helicóptero?
Holanda (Fokker/Rekkof) : Menor dimensão
Eles actualmente constroem alguma coisa? Eu tinha a impressão que a empresa tinha ido à falência...
Daí a mudança de nome para Rekkof (Fokker ao contrário), com marca registada Next Generation Aircraft, fabricam uma versão modernizada do
Fokker F100 e do F70.[/quote]
Desconhecia, pensava que era apenas um projecto que ainda não tinha saido do papel.
Ucrania (Antonov): menor PIB
[/quote]
Filho da URSS e consegue clientes graças a isso.[/quote]
Também se pode dizer que consegue muita concorrencia graças a isso.[/quote]
Pode-se...
Se formos ver a OGMA faz o que grande parte dessas empresas fez ou faz, ou seja, constrói partes de aparelhos, repara e até monta todo um aparelho para a Pilatus (se a memória não me falha).
Pretérito, as OGMA já não fabricam nem montam aeronaves, apenas realizam certas partes da fuselagem.
Isto para uma empresa que já fabricou aviões a 100%, incluindo motores, revela bem a decadencia da nossa industria aeronautica.
Nem UAVs a OGMA fabrica.[/quote]
Olha que eu tenho a impressão de que todo o aparelho era montado nas OGMA, pelo menos lembro-me de ter visto fotos que mostrava isso mesmo.
Atenção, eu não sou contra que se monte aparelhos nas OGMA para a FAP, cheguei a falar com um PILAV que ele não percebia porque é que os C-295 M não tinham sido montados lá. É uma questão de incluir isso no contracto, mas dúvido que haja um único governo que apoie essa medida já isso acarreta um custo maior. Eu nem sei como foi possível eles terem decidido que os Pandur fossem montados cá em Portugal! É algo completamente lógico, no entanto que é muito pouco normal para os nossos "carissimos" politicos.