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Substituiçao dos F-16's

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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #930 em: Novembro 05, 2014, 12:53:28 am »
Segundo a wikipedia o C295 dá 19 a 12 ao C27, em termos de países operadores  :mrgreen:

https://en.wikipedia.org/wiki/EADS_CASA_C-295
https://en.wikipedia.org/wiki/Alenia_C-27J_Spartan
 

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NVF

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #931 em: Novembro 06, 2014, 12:03:05 am »
O que, em linguagem científica, quer dizer que são da mesma ordem de grandeza   :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 

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raphael

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #932 em: Novembro 06, 2014, 12:14:06 am »
Citação de: "NVF"
O que, em linguagem científica, quer dizer que são da mesma ordem de grandeza   :mrgreen:

Boa os americanos que fiquem com o C27 que nós estamos muito bem com o C295!
Um abraço
Raphael
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Edu

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #933 em: Novembro 06, 2014, 10:34:13 am »
No papel o C-27 é uma aeronave superior ao C-295, carrega mais 2 toneladas de carga, tem uma velocidade de cruzeiro 20% maior e como em grosso modo os motores têm quase o dobro da potência também certamente descola em menos pista.

Agora também temos de nos lembrar que um C-27 custa praticamente o dobro do preço de um C-295 (53.3 milhões vs 28 milhões de dollars). E será que um C-27 consegue fazer a vez de dois C-295? A resposta é não. Com o mesmo dinheiro que compramos 12 C-295 comprávamos 6 C-27. Portanto acho que o C-295 foi uma escolha mais acertada.

Não é apenas Portugal a considerar isso. O C-295 é um maior sucesso de vendas que o C-27, vendeu mais unidades e para um maior número de compradores.
 
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César

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #934 em: Novembro 06, 2014, 08:19:58 pm »
Nao nos esquecerei-mos que vieram substituir os velhos C-212, o que C-295 é mais que claramente superior.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #935 em: Novembro 08, 2014, 02:56:27 pm »
FS2020: um conceito sueco para um caça de quinta geração



 FS2020/25 é um modelo de um caça tripulado de nova geração da Saab. Como principais características a aeronave tem um compartimento interno para armas e capacidade supercruise.

A aeronave mostrada nos estudos aerodinâmicos abaixo tem duas baias internas, uma frontal para armas leves e outra principal, para armas mais pesadas.

O vídeo no final do post mostra os ensaios em túnel de vento e o voo com o modelo em escala.

Para acessar o estudo detalhado, que mostra o efeito do fluxo do ar durante a liberação do armamento das baias, clique:

 :arrow: http://www.aereo.jor.br/2011/01/08/fs20 ... a-geracao/

 :arrow: http://www.aereo.jor.br/2010/04/16/demo ... em-escala/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #936 em: Novembro 08, 2014, 04:29:26 pm »
Citação de: "Edu"
No papel o C-27 é uma aeronave superior ao C-295, carrega mais 2 toneladas de carga, tem uma velocidade de cruzeiro 20% maior e como em grosso modo os motores têm quase o dobro da potência também certamente descola em menos pista.

Agora também temos de nos lembrar que um C-27 custa praticamente o dobro do preço de um C-295 (53.3 milhões vs 28 milhões de dollars). E será que um C-27 consegue fazer a vez de dois C-295? A resposta é não. Com o mesmo dinheiro que compramos 12 C-295 comprávamos 6 C-27. Portanto acho que o C-295 foi uma escolha mais acertada.

Não é apenas Portugal a considerar isso. O C-295 é um maior sucesso de vendas que o C-27, vendeu mais unidades e para um maior número de compradores.

Sim.. Mas os países que querem um avião para usar em cenário táctico de guerra "real deal", ou que prevêm o seu uso num conflito a médio prazo, compram C-27J, menos polivalente, mas mais capaz no que respeita a transporte táctico á seria, vulgo, M-113, peças de Artilharia etc.
 

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raphael

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #937 em: Novembro 08, 2014, 05:36:13 pm »
Citação de: "typhonman"
Citação de: "Edu"
No papel o C-27 é uma aeronave superior ao C-295, carrega mais 2 toneladas de carga, tem uma velocidade de cruzeiro 20% maior e como em grosso modo os motores têm quase o dobro da potência também certamente descola em menos pista.

Agora também temos de nos lembrar que um C-27 custa praticamente o dobro do preço de um C-295 (53.3 milhões vs 28 milhões de dollars). E será que um C-27 consegue fazer a vez de dois C-295? A resposta é não. Com o mesmo dinheiro que compramos 12 C-295 comprávamos 6 C-27. Portanto acho que o C-295 foi uma escolha mais acertada.

Não é apenas Portugal a considerar isso. O C-295 é um maior sucesso de vendas que o C-27, vendeu mais unidades e para um maior número de compradores.

Sim.. Mas os países que querem um avião para usar em cenário táctico de guerra "real deal", ou que prevêm o seu uso num conflito a médio prazo, compram C-27J, menos polivalente, mas mais capaz no que respeita a transporte táctico á seria, vulgo, M-113, peças de Artilharia etc.

Mas para "real deal" existe a NATO e os meios da Aliança....a ideia do orgulhosamente sós é coisa do passado!
Um abraço
Raphael
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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #938 em: Novembro 08, 2014, 11:25:25 pm »
Citação de: "raphael"
Citação de: "typhonman"
Citação de: "Edu"
No papel o C-27 é uma aeronave superior ao C-295, carrega mais 2 toneladas de carga, tem uma velocidade de cruzeiro 20% maior e como em grosso modo os motores têm quase o dobro da potência também certamente descola em menos pista.

Agora também temos de nos lembrar que um C-27 custa praticamente o dobro do preço de um C-295 (53.3 milhões vs 28 milhões de dollars). E será que um C-27 consegue fazer a vez de dois C-295? A resposta é não. Com o mesmo dinheiro que compramos 12 C-295 comprávamos 6 C-27. Portanto acho que o C-295 foi uma escolha mais acertada.

Não é apenas Portugal a considerar isso. O C-295 é um maior sucesso de vendas que o C-27, vendeu mais unidades e para um maior número de compradores.

Sim.. Mas os países que querem um avião para usar em cenário táctico de guerra "real deal", ou que prevêm o seu uso num conflito a médio prazo, compram C-27J, menos polivalente, mas mais capaz no que respeita a transporte táctico á seria, vulgo, M-113, peças de Artilharia etc.

Mas para "real deal" existe a NATO e os meios da Aliança....a ideia do orgulhosamente sós é coisa do passado!

Claro, sempre nos pusemos a meter a água no capote dos outros, e na generalidade os países europeus da NATO, metem a água em cima dos americanos... Mas eles já se fartaram. c34x
 

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Get_It

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #939 em: Novembro 09, 2014, 01:25:16 am »
Indo buscar/puxar a conversa um bocado mais atrás: Nem a USAF quis o C-27J por causa do custo-benefício comparado com o C-130. Tudo bem que também terá sido por motivos logísticos e de doutrina, especialmente visto que no fundo eles quiseram foi roubar o C-27J ao US Army. As restantes agências quiseram o C-27 por ser de borla. A Guarda Costeira vai receber um monte deles em troca de dar uns poucos C-130 velhotes ao serviço florestal. Que sortudos. Assim também queria eu. Afinal de contas eles até têm uma variante do CN-235 (entre outras aeronaves) para fazer o trabalho a sério de patrulha marítima e SAR.

Já quanto à "real deal" num cenário da NATO já quase ninguém utiliza aeronaves como o C-27J e C-295 para transporte táctico no TO. OK que muitos utilizam na teoria. O US Army é que queria o C-27 porque este era mais barato, até certo ponto, de operar que o C-130 e como era mais pequeno eles não tinham de estar à espera que um C-130 fosse completamente "enchido" para poder transportar equipamento. Obviamente a USAF tem os seus próprios "estudos" a dizer o contrário quanto aos custos operacionais. Mas isto também já são problemas entre os dois ramos das forças armadas. Mesmo hoje países como a Bulgária, Itália, e Espanha enviam aeronaves "pequenas" como o C-27 e C-295/235 para as missões da NATO porque é o que têm disponível para contribuir. Entretanto, outros países como a França (e futuramente Alemanha) estão é a utilizar bichos como o A-400M para o transporte táctico e não apenas transporte estratégico. A performance de aeronaves como o A-400M melhorou bastante em pistas mal preparadas e curtas e o impacto nas células também já diminui consideravelmente. Também pouca diferença faz a muitos países a vantagem a nível de custos entre ter uns tantos aparelhos médios dedicados a transporte táctico ou utilizar algo como um C-130J/A-400M. Até porque simplesmente têm doutrinas diferentes e não sentem a necessidade de ter uma infraestrutura logística como a dos norte-americanos, que até parece mais uma cadeia logística de distribuição de um mega-supermercado ao estilo do Walmart.

Os norte-americanos que se fartem à vontade, a verdade é que eles estão sempre por detrás destas missões todas. E mesmo que estas missões contribuam para a segurança dos restantes países da NATO a verdade é que elas também contribuem para os interesses dos EUA. Nós (NATO) também contribuímos financeiramente para os C-17 partilhados, e países como o Reino Unido também têm C-17s e muitos outros países têm aeronaves com capacidade de transporte estratégico, sejam eles A-400M ou cargueiros civis convertidos (MRTT).

Quanto à substituição dos F-16: aposto o meu cavalinho no Gripen. Com a Embraer por detrás daquilo agora é que vai ser e vamos no futuro ver ali uma pressão enorme nos nossos políticos. É bastante económico de operar, é a única alternativa que faz sentido quanto a aeronaves mono-motor e tem tanto componentes norte-americanos como europeus. O único problema é que nos iria dificultar o acesso à escola norte-americana.

Só recomendo que não se metam a comprar caças todos XPTO senão depois acontece-nos como aconteceu com os burros dos austríacos e do suíços: Austria Has No Business Flying These High-Performance Fighters.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Edu

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #940 em: Novembro 09, 2014, 12:25:36 pm »
Citação de: "typhonman"
Citação de: "Edu"
No papel o C-27 é uma aeronave superior ao C-295, carrega mais 2 toneladas de carga, tem uma velocidade de cruzeiro 20% maior e como em grosso modo os motores têm quase o dobro da potência também certamente descola em menos pista.

Agora também temos de nos lembrar que um C-27 custa praticamente o dobro do preço de um C-295 (53.3 milhões vs 28 milhões de dollars). E será que um C-27 consegue fazer a vez de dois C-295? A resposta é não. Com o mesmo dinheiro que compramos 12 C-295 comprávamos 6 C-27. Portanto acho que o C-295 foi uma escolha mais acertada.

Não é apenas Portugal a considerar isso. O C-295 é um maior sucesso de vendas que o C-27, vendeu mais unidades e para um maior número de compradores.

Sim.. Mas os países que querem um avião para usar em cenário táctico de guerra "real deal", ou que prevêm o seu uso num conflito a médio prazo, compram C-27J, menos polivalente, mas mais capaz no que respeita a transporte táctico á seria, vulgo, M-113, peças de Artilharia etc.

Segundo dados da wikipédia nenhuma das aeronaves é capaz de transportar um M-113 visto que o máximo payload do C-27J são 11.5 Ton e um M-113 pesa 12.5 Ton. E já agora quantas peças de artilharia existem que pesam mais do que as 9.25 Ton de payload do C-295M e menos que as 11.5 Ton do C-27J?

Para usar em cenário de guerra "real deal" normalmente opta-se por C-130's e equivalentes. O C-27J é sem dúvida superior em performance ao C-295M mas a sua superioridade não justifica a diferênça de preço.


Citar
Quanto à substituição dos F-16: aposto o meu cavalinho no Gripen. Com a Embraer por detrás daquilo agora é que vai ser e vamos no futuro ver ali uma pressão enorme nos nossos políticos. É bastante económico de operar, é a única alternativa que faz sentido quanto a aeronaves mono-motor e tem tanto componentes norte-americanos como europeus. O único problema é que nos iria dificultar o acesso à escola norte-americana.

Volto a afirmar, para irmos para o Gripen mais vale ficar com o F-16. O Gripen sem dúvida que é mais moderno e apresenta melhores capacidades a nivel de sistemas que o F-16 que nós temos. Mas é uma aeronave mais pequena, com menor payload, menor alcançe e autonomia. Se já hoje há vozes que se levantam contra o F-16 pelo facto das suas caracteristicas ficarem um pouco "curtas" na actuação no nosso extenso mar que dirão sobre o Gripen?
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #941 em: Novembro 09, 2014, 03:49:18 pm »
Citação de: "Edu"
Citação de: "typhonman"
Citação de: "Edu"
No papel o C-27 é uma aeronave superior ao C-295, carrega mais 2 toneladas de carga, tem uma velocidade de cruzeiro 20% maior e como em grosso modo os motores têm quase o dobro da potência também certamente descola em menos pista.

Agora também temos de nos lembrar que um C-27 custa praticamente o dobro do preço de um C-295 (53.3 milhões vs 28 milhões de dollars). E será que um C-27 consegue fazer a vez de dois C-295? A resposta é não. Com o mesmo dinheiro que compramos 12 C-295 comprávamos 6 C-27. Portanto acho que o C-295 foi uma escolha mais acertada.

Não é apenas Portugal a considerar isso. O C-295 é um maior sucesso de vendas que o C-27, vendeu mais unidades e para um maior número de compradores.

Sim.. Mas os países que querem um avião para usar em cenário táctico de guerra "real deal", ou que prevêm o seu uso num conflito a médio prazo, compram C-27J, menos polivalente, mas mais capaz no que respeita a transporte táctico á seria, vulgo, M-113, peças de Artilharia etc.

Segundo dados da wikipédia nenhuma das aeronaves é capaz de transportar um M-113 visto que o máximo payload do C-27J são 11.5 Ton e um M-113 pesa 12.5 Ton. E já agora quantas peças de artilharia existem que pesam mais do que as 9.25 Ton de payload do C-295M e menos que as 11.5 Ton do C-27J?

Para usar em cenário de guerra "real deal" normalmente opta-se por C-130's e equivalentes. O C-27J é sem dúvida superior em performance ao C-295M mas a sua superioridade não justifica a diferênça de preço.


Citar
Quanto à substituição dos F-16: aposto o meu cavalinho no Gripen. Com a Embraer por detrás daquilo agora é que vai ser e vamos no futuro ver ali uma pressão enorme nos nossos políticos. É bastante económico de operar, é a única alternativa que faz sentido quanto a aeronaves mono-motor e tem tanto componentes norte-americanos como europeus. O único problema é que nos iria dificultar o acesso à escola norte-americana.

Volto a afirmar, para irmos para o Gripen mais vale ficar com o F-16. O Gripen sem dúvida que é mais moderno e apresenta melhores capacidades a nivel de sistemas que o F-16 que nós temos. Mas é uma aeronave mais pequena, com menor payload, menor alcançe e autonomia. Se já hoje há vozes que se levantam contra o F-16 pelo facto das suas caracteristicas ficarem um pouco "curtas" na actuação no nosso extenso mar que dirão sobre o Gripen?


Amigo...:



Citar
CARGO SYSTEMS
The Spartan is constructed with a floor strength equal to
that of a Hercules transporter, and the large cargo cabin
cross-section is able to accommodate Hercules pallets.
Without modification, HMMWV (High Mobility Medium
Wheeled Vehicle), AML-90, Perentie 6x6 armoured
vehicle, M113 armoured personnel carrier or similar
military vehicles can be driven on and off the Spartan via a
hydraulically operated rear-loading ramp. The aircraft is
constructed to offload vehicles quickly while taking fire.


http://www.179aw.ang.af.mil/shared/medi ... 07-011.pdf
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #942 em: Novembro 10, 2014, 09:08:54 pm »
Amigos F-16 ok?

C-27 vs C-295 é na sala ao lado obrigado.
 

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AVIA

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #943 em: Fevereiro 22, 2015, 07:33:31 pm »
O F16 XL pode ser um sério candidato à sucessão do nosso F16 Fighting Falcon atual. É um avião que conhecemos muito bem.

As vantagens:

-Novas asas  que permitem aumentar de 80% a capacidade interna de combustível do Fighting Falcon.
-O avião apresenta uma melhor estabilidade à baixa velocidade.
-17 pontos para cargas externas.
-Motor Pratt & Whitney F100-PW-102 (o mesmo que o F16 Fighting Falcon)
-Peso operacional:  21.772 kg
-Velocidade Max:    2230 kmh à 12 200 m
-Teto prático:      18800 m
-Distancia Max. :  4.600 km  com a carga máxima (suficiente para patrulhar na nossa ZEE)


Até podemos encarar fazer um mix: F16 XL + F20 Tigershark

As vantagens do F20 :

- Capacidade incomparável para subir até 12.000 m em 2min 12s
- Capacidade incomparável para realizar 12 missões de 1h30 em 24 horas.
- Decolagem de pistas improvisadas com um apoio logístico ultra reduzido.
- Velocidade e maneabilidade comparáveis ao jatos atuais.
- Preço de compra e de manutenção muito baixos.

 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #944 em: Fevereiro 22, 2015, 08:36:44 pm »
Citação de: "AVIA"
Até podemos encarar fazer um mix: F16 XL + F20 Tigershark

Vou-t contar um segredo sobre o F-16 XL e o F-20...

... eles não existem.
 
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