Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
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F-35
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Substituiçao dos F-16's

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #795 em: Agosto 03, 2011, 11:46:16 pm »
Citação de: "junger"
Que confusão!
Os F-16 do Peace Atlantis II (usados), estavam naquilo que os americanos chamam Cocoon Storage (http://www.f-16.net/modules/Gallery2/ga ... alNumber=2), uma forma de armazenar os aparelhos mantendo-os protegidos dos elementos. A ideia é manter o aparelho integral, pelo que eles vieram inteiros para o pais.
O upgrade aos motores feito em Portugal é uma mera substituição dos motores originais pelos F100-PW-220E adquiridos em simultaneo, no Programa Peace Atlantis II.
Com os aparelhos vieram Kits MLU, esses sim em caixotes, daí a sua confusão.
As cablagens se substituidas só o foram as dos sistemas alterados.
Overhaul é tb um termo originalmente automobilistico e no fundo é uma reparação ou inspecção extensiva.
O MLU é na realidade uma inspecção dos 60.000 km complementada com um tunning radical que substitui controlo o motor e componentes electrónicos.

Os aviões podiam estar completos quando chegaram a Portugal mas na OGMA não continuam assim, diversas partes da estrutura e outros equipamentos internos são removidos para se efectuar o reforço estrutural, os F-16 OCU que estavam na esquadra 201 até foram a voar para a OGMA, mas para Monte Real já voltam em cima de camiões, só depois em Monte Real é que ficam em condições de voltarem a voar, em relação às cablagens electricas, são substituidas as que pertencem aos sistemas novos, mas também são substituidas outras calbagens que se encontram em mau estado (o deserto não é amigo).

Em relação aos motores do F-16 a revista Mais Alto diz que foram modernizados e não substituidos.
http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/cont ... f16MLU.pdf
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #796 em: Setembro 15, 2011, 09:21:47 pm »
Aqui já se fala de tudo, menos de um substituto para os F-16  :mrgreen:

Vá lá, malta. Qual é o sortudo que pode usar a cruz nas asas (e na cauda)?
 

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Feinwerkbau

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #797 em: Setembro 16, 2011, 08:20:05 am »


por este andar deve ser um destes  :D  :twisted:  

vá lá, não me batam, um pouco de humor matinal sabe sempre bem  :wink:
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #798 em: Setembro 16, 2011, 09:54:41 am »
Citação de: "Feinwerkbau"
por este andar deve ser um destes :D :twisted:

vá lá, não me batam, um pouco de humor matinal sabe sempre bem :G-beer2:
 

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GI Jorge

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #799 em: Setembro 16, 2011, 07:20:40 pm »
Citação de: "whiskey01"
Aqui já se fala de tudo, menos de um substituto para os F-16  :mrgreen:

Vá lá, malta. Qual é o sortudo que pode usar a cruz nas asas (e na cauda)?

Tenho 90% de certeza que será o Gripen.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #800 em: Setembro 16, 2011, 09:26:11 pm »
Relativamente à escolha do Gripen, não te parece que o F-16 é tão bom caça quanto o Gripen? A mim parece-me que um F-16 bem artilhado era capaz de lhe fazer frente...
 

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GI Jorge

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #801 em: Setembro 16, 2011, 09:53:14 pm »
Citação de: "whiskey01"
Relativamente à escolha do Gripen, não te parece que o F-16 é tão bom caça quanto o Gripen? A mim parece-me que um F-16 bem artilhado era capaz de lhe fazer frente...

Talvez, mas acho que o F-16 está a chegar ao fim da sua vida. Só se pode fazer upgrades até certo ponto. Já para não falar da idade das células.
Já o Gripen tem do seu lado muitas vantagens: reduzida RCS, maior raio de combate, maior velocidade e maior manobrabilidade. Se se confirmar que tem capacidade de supercruise, será a cereja no topo do bolo.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #802 em: Setembro 16, 2011, 09:56:46 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Talvez, mas acho que o F-16 está a chegar ao fim da sua vida. Só se pode fazer upgrades até certo ponto. Já para não falar da idade das células.
Já o Gripen tem do seu lado muitas vantagens: reduzida RCS, maior raio de combate, maior velocidade e maior manobrabilidade. Se se confirmar que tem capacidade de supercruise, será a cereja no topo do bolo.

Pronto, quem sabe, sabe  :lol:
 

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GI Jorge

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #803 em: Setembro 16, 2011, 10:11:44 pm »
Citação de: "whiskey01"
Citação de: "GI Jorge"
Talvez, mas acho que o F-16 está a chegar ao fim da sua vida. Só se pode fazer upgrades até certo ponto. Já para não falar da idade das células.
Já o Gripen tem do seu lado muitas vantagens: reduzida RCS, maior raio de combate, maior velocidade e maior manobrabilidade. Se se confirmar que tem capacidade de supercruise, será a cereja no topo do bolo.

Pronto, quem sabe, sabe  :oops:
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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chaimites

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #804 em: Setembro 17, 2011, 02:57:38 am »
Citação de: "whiskey01"
Aqui já se fala de tudo, menos de um substituto para os F-16  :mrgreen:

Os Aeronaves da FAP tem todas  belas e longas vidas
 

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Edu

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #805 em: Setembro 17, 2011, 12:06:04 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "whiskey01"
Relativamente à escolha do Gripen, não te parece que o F-16 é tão bom caça quanto o Gripen? A mim parece-me que um F-16 bem artilhado era capaz de lhe fazer frente...

Talvez, mas acho que o F-16 está a chegar ao fim da sua vida. Só se pode fazer upgrades até certo ponto. Já para não falar da idade das células.
Já o Gripen tem do seu lado muitas vantagens: reduzida RCS, maior raio de combate, maior velocidade e maior manobrabilidade. Se se confirmar que tem capacidade de supercruise, será a cereja no topo do bolo.

Embora na wikipedia esteja que o Gripen tem um maior raio de combate eu tenho muitas duvidas relativamente a esse aspecto. O raio de combate depende muito da configuração de combate da aeronave, o Gripen tem menos capacidade de carga que um F-16 assim penso que na mesma configuração o F-16 deve ter um maior raio de combate.
 

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GI Jorge

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #806 em: Setembro 17, 2011, 12:53:58 pm »
Citação de: "Edu"
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "whiskey01"
Relativamente à escolha do Gripen, não te parece que o F-16 é tão bom caça quanto o Gripen? A mim parece-me que um F-16 bem artilhado era capaz de lhe fazer frente...

Talvez, mas acho que o F-16 está a chegar ao fim da sua vida. Só se pode fazer upgrades até certo ponto. Já para não falar da idade das células.
Já o Gripen tem do seu lado muitas vantagens: reduzida RCS, maior raio de combate, maior velocidade e maior manobrabilidade. Se se confirmar que tem capacidade de supercruise, será a cereja no topo do bolo.

Embora na wikipedia esteja que o Gripen tem um maior raio de combate eu tenho muitas duvidas relativamente a esse aspecto. O raio de combate depende muito da configuração de combate da aeronave, o Gripen tem menos capacidade de carga que um F-16 assim penso que na mesma configuração o F-16 deve ter um maior raio de combate.

Realmente, isso pode ser verdade.
Mas no Areamilitar, comparei o Gripen NG com o F16 AM/BM e lá diz que o Gripen NG tem 10 suportes para armas, ao contrário de 8 no F16. E também diz que o Gripen NG tem uma autonomia carregado de 1100Km, ao contrário de 550 no F16. Raio de combate lá não diz.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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Edu

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #807 em: Setembro 17, 2011, 04:17:49 pm »
Atenção que autonomia não é raio de combate, autonomia carregado significa a distância que a aeronave consegue percorrer quando carregado de armamento. Por seu lado, raio de combate significa até que distancia a aeronave consegue voar, executar a missão e voltar sem reabastecer.

De facto o Gripen pode ter mais hardpoints para colocação de armamento mas isto não lhe dá mais capacidade pois ele não consegue levantar tanto peso, o que significa é que pode por exemplo levar mais misseis ligeiros, no entanto relativamente a bombas não leva mais. Além do mais existem adaptadores para poder por exemplo num hardpoints 3 misseis ou bombas.

Relativamente aos números do raio de combate não existe um valor certo, isto depende muito do tipo de missão, no área militar atribuem 550 Km ao F-16, no entanto eu tenho cá um livro que dá ao F-16 1300 km de raio de combate. A verdade é que nem um está certo nem o outro errado, depende do tipo de missão. Se calhar numa missão de policiamento aéreo em que o F-16 apenas tenha de levar 2 AIM-9 e 2 AIM-120 pode ter os 1300 km de raio de combate pois o resto do payload pode ser combustível. No entanto numa missão em que leve 6 misseis ar-ar, mais bombas e misseis ar-terra o raio de combate pode de facto descer para os 550 km porque o F-16 nesse caso não tem capacidade de levar tanto combustível.  

Para analisar a autonomia de uma aeronave eu prefiro olhar para dados como o ferry range e a capacidade de carga. Em ambos os casos o F-16 é superior ao Gripen.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #808 em: Setembro 17, 2011, 04:35:36 pm »
Citação de: "whiskey01"
Citação de: "GI Jorge"
Talvez, mas acho que o F-16 está a chegar ao fim da sua vida. Só se pode fazer upgrades até certo ponto. Já para não falar da idade das células.
Já o Gripen tem do seu lado muitas vantagens: reduzida RCS, maior raio de combate, maior velocidade e maior manobrabilidade. Se se confirmar que tem capacidade de supercruise, será a cereja no topo do bolo.

Pronto, quem sabe, sabe  c34x

Sou, e serei, sempre favorável à substituição dos nossos F-16AM/BM pelo Saab Gripen NG, agora também conhecido por JAS-39E/F. Como é por demais conhecido, a data supostamente estipulada para o início da saída de serviço operacional dos nossos Fighting Falcon é 2025. Nada de extraordinário já que por exemplo a Bélgica anunciou esta semana que irá começar a retirar os seus aparelhos a partir de 2015 e até 2025, e os seus caças têm muito mais tempo de serviço. E até lá o Gripen NG terá mais de 14 anos para maturar e introduzir ainda novas tecnologias.

Face à nossa geografia, e ao facto de muito do tempo de voo ter de ser passado sobre o mar, o mais seguro seria sempre optar por um avião de combate bimotor, Eurofighter, Rafale ou até Super Hornet. Mas como nunca mais se decidem a explorar petróleo ao largo de Peniche ou do Algarve, teremos quase de certeza de escolher um monomotor. E aí as opções são claras, e escassas, para monomotores de 5ª geração: F-35A, Gripen NG ou mesmo uma versão hiper-incrementada do F-16, mas esta última pouco credível. Como o Lightning II, por ser um projecto totalmente novo, continua a sofrer de acne e outros problemas de juventude, ao que se junta o seu cada vez mais exorbitante custo, sinceramente penso que o Gripen é o substituto adequado para os nossos MLU e que não nos irá ficar deixar mal. Não creio que um F-16E/F Block 60 seja a solução pós-MLU e como já alguém disse a dado ponto há limites para a "tralha" que se consegue enfiar dentro duma única célula.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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GI Jorge

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #809 em: Setembro 17, 2011, 07:11:21 pm »
Citação de: "Edu"
Atenção que autonomia não é raio de combate, autonomia carregado significa a distância que a aeronave consegue percorrer quando carregado de armamento. Por seu lado, raio de combate significa até que distancia a aeronave consegue voar, executar a missão e voltar sem reabastecer.


O que vi em relação ao raio de combate foi na Wikipedia. Só fui ao Areamilitar para tentar confirmar.

Citação de: "Edu"
De facto o Gripen pode ter mais hardpoints para colocação de armamento mas isto não lhe dá mais capacidade pois ele não consegue levantar tanto peso, o que significa é que pode por exemplo levar mais misseis ligeiros, no entanto relativamente a bombas não leva mais. Além do mais existem adaptadores para poder por exemplo num hardpoints 3 misseis ou bombas.

Relativamente aos números do raio de combate não existe um valor certo, isto depende muito do tipo de missão, no área militar atribuem 550 Km ao F-16, no entanto eu tenho cá um livro que dá ao F-16 1300 km de raio de combate. A verdade é que nem um está certo nem o outro errado, depende do tipo de missão. Se calhar numa missão de policiamento aéreo em que o F-16 apenas tenha de levar 2 AIM-9 e 2 AIM-120 pode ter os 1300 km de raio de combate pois o resto do payload pode ser combustível. No entanto numa missão em que leve 6 misseis ar-ar, mais bombas e misseis ar-terra o raio de combate pode de facto descer para os 550 km porque o F-16 nesse caso não tem capacidade de levar tanto combustível.  

Para analisar a autonomia de uma aeronave eu prefiro olhar para dados como o ferry range e a capacidade de carga. Em ambos os casos o F-16 é superior ao Gripen.

Também vamos ser sinceros, os nossos caças dificilmente terão missões em que necessitem de levar bombas, misseis ar-terra e 6 misseis ar-ar. A maior parte das missões serão de intercepção e patrulhamento, em que 2 misseis curto alcance e 2 longo alcance, e possivelmente 1 ou 2 misseis anti navio deverão chegar.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar